Como é sabido foi, formalmente, no contexto também dos Direitos Humanos que a UNITA foi violentamente sancionada, pelas Nações Unidas, aliás como eu próprio, que estive dois anos proibido de ser remunerado em qualquer actividade que tivesse, sem ter sido alvo de qualquer julgamento. O que sucedeu e sucede no Zimbabwe não tem sido mais que sucessivas violações aos Direitos Humanos, perpetradas em parte sobre cidadãos nacionais e em parte sobre cidadãos britânicos ou também britânicos. Daí que entenda não ser curial que países africanos que assumiram agressivamente posições de forte acusação à UNITA e aos seus membros, se recusem a entender e a acatar a posição da Grã Bretanha no que respeita à aceitação da presença do sr Mugabe em Lisboa. Na verdade, no que respeita ao caso da UNITA nenhum dos seus membros teve sequer direito à defesa da sua honra e ainda hoje encontramos na INTERNET as mais escabrosas, infames e insultuosas acusações sobre nós sem que tenhamos quaisquer condições de resposta às mesmas, por falta de acesso a meios que as Nações Unidas, os Estados, a comunicação social, etc, têm.
No entanto, sobre este escândalo mantém-se o silencio e mesmo alguma cumplicidade da actual Direcção da UNITA pois nada faz para que a defesa da honra de membros e ex membros seus se concretize.
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Amigos, amigos é verdade mas nos negócios nem tanto
O Parlamento Europeu aprovou ontem em Estrasburgo o novo acordo de parceria no domínio das pescas entre a União Europeia e Moçambique, que contempla 89 licenças de pesca de atum para embarcações europeias, das quais sete para Portugal. (...)
editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007
editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007
Mugabe, de libertador a ditador! (Por Otília Leitão*)
Jamais esquecerei os anos 1999/2000, em que fui repórter enviada ao Zimbabué e assisti a funerais de fazendeiros brancos de uma das principais culturas o pais, o tabaco, e que foram espancados e torturados.(...)
* In semanário caboverdiano "A Semana"
editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007
* In semanário caboverdiano "A Semana"
editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007
Guebuza quer apoio da CPLPpara combater a criminalidade
O chefe de Estado de Moçambique, Armando Guebuza, pediu recentemente “cooperação” e “coordenação” aos sectores judiciários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para combater criminalidade transnacional de âmbito económico-financeiro e tráfico face aos resultados da globalização, fez saber a Lusa. (...)
editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007
editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007
Etiquetas:
Armando Guebuza,
CPLP,
Justiça,
Moçambique
País vai produzir biocombustível para exportação
O governo de Moçambique assinou um contrato de 360 milhões de euros para o cultivo de plantas para uso energético, que lhe poderá assegurar a autonomia energética e promover a sua exportação. No contrato com com a CAMEC (Companhia de Indústria Mineira e Exploração da África Central, co sede em Londres, o governo moçambicano comprometeu-se a produzir 120 milhões de litros de etanol e fertilizantes por ano e a cultivar plantas de uso energético, tais como eucalipto, mandioca, pinhão-manso e cana-de-açúcar, para mais tarde poder exportar biocombustível para o mercado internacional. (...)
editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007
editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007
Etiquetas:
Bios,
CAMEC,
Combustíveis,
Moçambique
FRELIMO defende eleições provinciais em simultâneo com gerais
A FRELIMO, no poder em Moçambique, defende o adiamento para 2009 das primeiras eleições para as assembleias provinciais, marcadas para 16 de Janeiro próximo, fazendo-as coincidir com as próximas eleições gerais (legislativas e presidenciais). (...)
editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007
editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007
Dinheiro divide FRELIMO e RENAMO na Beira
Há barulho no Conselho Municipal da Beira. Tudo porque as duas bancadas continuam a não se entender quanto aos moldes com que são feitos os orçamentos desde que o edil Davis Simango tomou posse como presidente da segunda maior cidade moçambicana. (...)
editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007
editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007
Etiquetas:
Autarquias,
Beira,
FRELIMO,
RENAMO
Subscrever:
Mensagens (Atom)
