quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O «regresso» do Orlando Castro (Crónica de Jorge Eurico)

Depois de ter decidido colocar um ponto e vírgula às suas opiniões relativas à terra que o viu nascer, e que ama como ninguém, eis que Orlando Castro (o jornalista que, parafraseando o meu amigo e Mestre Eugénio Costa Almeida, tem a notícia na ponta dos dedos e transmite-a com seriedade e agudeza que o caracteriza aos seus fiéis leitores) está de volta (eu Te saúdo por isso!) e sempre igual a ele mesmo, sobretudo quando o assunto é, e tem a ver com, Angola

CFM deram à volta à falência

A empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) saiu da quase falência para uma situação de empresa rentável e com credibilidade financeira, afirmou recentemente em Maputo o representante do Banco Mundial em Maputo. Michael Baxter afirmou que as principais linhas férreas e portos, incluindo os sistemas ferroviários de Nacala e Beira, bem como os portos de Maputo, Beira, Nacala e Quelimane já foram concessionados.

Moçambicano "Dionísio&Associados" nomeado para firma de advocacia africana do ano

A firma de advocacia "Dionísio & Associados" foi nomeado para o prémio de “Firma de Advocacia Africana do Ano”, no âmbito dos prémios “Chambers”

Governo paga HCB até 31 de Dezembro

Moçambique vai pagar ainda este ano a dívida de 700 milhões de dólares a Portugal relativos à reversão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), garantiu recentemente à Lusa, em Brasília, o ministro da Energia, Salvador Namburete

Comparar Samora Machel a Jesus Cristo é sacrilégio

Samora Machel encabeçou o golpe palaciano contra o vice-presidente da FRELIMO, Uria Simango e (...) mandou-o assassinar na companhia de outros prisioneiros políticos (...) Os filhos eram obrigados a assistir, na praça pública, os seus pais a serem chicoteados, alegadamente, em defesa do Povo

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

África do Sul contra condições prévias à cimeira UE-África

África do Sul contra condições prévias à cimeira UE-África
O embaixador sul-africano na União Europeia advertiu recentemente contra a imposição de condições prévias à cimeira UE-África, considerando que todos os dirigentes africanos, incluindo o presidente zimbabueano Robert Mugabe, devem participar. O embaixador Anil Sooklal declarou a jornalistas em Pretória que a exclusão de Mugabe da cimeira, prevista para 08 e 09 de Dezembro, em Lisboa, não seria apoiada pelos seus homólogos africanos.

Que Paulo Tchipilica é este? (Crónica de Orlando Castro)

Recordo-me de há já uns anos Paulo Tchipilica fazer uma conferência, no âmbito do Congresso para a paz e a reconciliação em Angola, em que – então como ministro da Justiça – disse que a democracia é a melhor forma possível de governo, defendendo que a democracia evita a tirania, salvaguarda a liberdade, garante a alternância do poder e remove pelo voto as consequências negativas da megalomania e do caciquismo que o exercício do poder oferece.


(Crónica publicada inicialmente no jornal on-line www.noticiaslusofonas.com e no http://altohama.blogspot.com)

Como é dificil engolir Mugabe e McCan (Opinião de Eugénio Costa Almeida)

Se há uma que os ingleses têm dificuldade de engolir é dar razão a terceiros, mesmo que vejam e saibam que estes têm razão. Tem sido assim com o Reino Unido ao longo da História e dos sucessivos conflitos onde entrou – relembremos que, na libertação de Paris, não queriam aceitar DeGaulle e tiveram de o engolir no alto dos seus quase dois metros, facto impostos pelos norte-americanos –, nos diferentes convénios internacionais – não queriam a CEE (e também não era bem quisto) – pelo que criou a EFTA onde liderou até se decidir, por fim e com cláusulas por si aceitáveis, pela CEE/UE, ou sentir que, por vezes, não tem domínio na “sua” Commonwealth.

Dívida do Governo leva a destruição de várias famílias em Sofala

Mais de quinhentos trabalhadores, entre eles alguns reformados, pertencentes à Fábrica de Contraplacados e Parquetes (Ex Empacol), na cidade da Beira, ameaçam desencadear uma greve a qualquer momento como forma de pressionar o Governo a pagar cinco anos e três meses de salários, incluindo o 13º vencimento. Dizem os trabalhadores que a dívida até ao ano de 2005 encontrava se avaliada em mas de 12 mil milhões de meticais de salarios aos seus trabalhadores. Por não terem como viver muitas famílias já se desintegraram.

Fábrica de anti-retrovirais traria mais autonomia para o País

Incentivado pelos doadores internacionais, o Ministério da Saúde (MISAU) segue a todo vapor com a distribuição de antiretrovirais em Moçambique. No final deste ano, a estimativa é chegar a 100 mil seropositivos em tratamento – três vezes mais que no ano passado. Os fundos que sustentam esta ambição provêm maioritariamente de doadores internacionais. Mas até quando Moçambique receberá dinheiro deles para distribuir antiretrovirais (ARVs)?
(Se quiser saber mais, por favor contacte por e-mail. Obrigado)

Ponte sobre Zambeze será concluida em 2009

A ponte sobre o rio Zambeze, obra a cargo do consórcio português Soares da Costa/Mota-Engil, que irá ligar o Norte ao Sul do País, estará concluída dentro do prazo previsto, Março de 2009, apesar dos contratempos que tem enfrentado. A garantia foi dada por Elias Paulo, o director do gabinete de construção do projecto, a mais emblemática obra a decorrer actualmente em Moçambique e uma das principais no País desde a independência, em 1975.

Poder central ataca os municípios ao impor os seus controladores (Um texto de Britney da Uzuma, em Quelimane)

No afã de controlar tudo, todos (e mais alguma coisa), a FRELIMO terá encontrado mais uma nova forma de controlar o interior do País e dar a volta à Oposição. A denúncia é feita pelo delegado de Afonso Dhlakama na "Terra do Palmar".
O delegado da RENAMO-União Eleitotal (RUE), Evaristo Wachave, afirmou recentemente na província de Zambézia que a nova estrutura do Governo do País que introduz a figura de administradores municipais é mais um fracasso do partido no poder, a FRELIMO.

(se quiser saber mais, por favor contacte através dos e-mails no cabeçalho ou ao lado. Obrigado).