sexta-feira, 4 de abril de 2008

Alguns destaques da edição 186, de 4/Abr/2008

Quando elas partem para o “engante” não há homem que resista à tentação
- Estudo sugere que mulheres “são mais espertas” na paquera

OS HOMENS têm dificuldade de interpretar os sinais das mulheres. Um estudo realizado nos Estados Unidos sugere que os homens têm mais dificuldade em identificar os sinais não-verbais demonstrados na hora da paquera do que as mulheres. A pesquisa, realizada na Universidade de Indiana, reuniu 280 estudantes heterossexuais com idade média de 20 anos - a maioria dos participantes (64%) era composta por homens.

PAX ANGOLANA: Seis anos + um de consolidação da mediocridade (por Jorge Eurico)
O aperto de mão sincero entre os generais Armando da Cruz Neto e Geraldo Abreu “Kamorteiro”, então responsáveis máximos das Forças Armadas Angolanas (FAA- Governo) e das Forças de Libertação de Angola (FALA - UNITA), na manhã de 04 de Abril de 2002, no Palácio dos Congressos, em Luanda, selou o Acordo de Paz que colocou um ponto final à guerra fratricida que durante 27 anos ceifou vidas (não foram poucas), provocou dor (indescritível), luto (a cor preta era uma constante na nossa indumentária), separou irmãos (muitos tiveram que abandonar o País para preservar as suas vidas), provocou feridas (que ainda sangram) e cicatrizes (que ainda doem). Passados cinco anos + um era suposto possível e desejável Angola ter Justiça, Trabalho e Paz, tolerância política, mais oportunidades, menos violência, e acabar com a privatização do Estado por parte do partido no poder.

Governo aposta forte (e feio) na construção de refinaria em Matutuíne
O ministro da Energia, Salvador Namburete, anunciou ontem que um grupo de investidores apresentou ao Governo um projecto de construção de uma refinaria de petróleo no País orçado em 5,1 mil milhões de euros. Caso seja aprovada, a instalação da refinaria, a ser construída no distrito de Matutuíne, província de Maputo (Sul), será o segundo empreendimento do género a ser autorizado pelo Executivo, depois de um projecto de refinaria de 3,2 mil milhões de euros ter sido aprovado em finais de 2007, para o distrito de Nacala, província de Nampula (Norte). “Há uma proposta de construção de uma refinaria que foi recebida pelo Ministério da Energia por um grupo de investidores, mas ainda tem de ser aprovada pelo Conselho de Ministros”, disse Namburete, sem especificar a identidade dos investidores.

Duas mulheres detidas à chegada a Maputo por transportarem cocaína
Duas mulheres, uma moçambicana e outra sul-africana, foram detidas no aeroporto internacional de Maputo por transportarem droga, alegadamente proveniente do Brasil, em voos da companhia aérea portuguesa TAP, anunciou ontem a policial moçambicana. De acordo com o porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, a cidadã sul-africana tinha em seu poder 64 ampolas de cocaína. “Esta mulher vinha do Brasil e foi detida quando acabava de desembarcar de um avião da TAP”, disse o porta-voz da PRM ao apresentar aos jornalistas o balanço sobre criminalidade no País durante a semana passada.

Maputo-Lisboa: Se a corrente passa é porque a ligação está estabelecida (por Maria José Nogueira Pinto/Diário de Notícias)
Cheguei pela primeira vez à cidade de Maputo, então Lourenço Marques, há muitos anos atrás. Viajava num paquete e à vista de terra, como sempre acontecia, os passageiros corriam pelo deck e debruçavam-se das amuradas invadidos por sentimentos diversos: para uns o regresso, para outros a novidade. Fui dominada pela vista deslumbrante de uma cidade de traçado rigoroso e limpo, a lembrar Haussman, uma vegetação luxuriante disciplinando o espaço, casario branco e luz como poalha dourada. Voltei uma e outra vez depois da independência e olho sempre para o copo meio cheio, registando as melhorias: um espaço público mais bem cuidado, verde por todo o lado, menos buracos no asfalto do que em algumas ruas de Lisboa, uma incipiente mas visível reabilitação urbana, as fachadas dos edifícios públicos pintadas, o grande Liceu Josina Machel com todos os vidros inteiros. As avenidas largas, as enormes acácias, os restaurantes e esplanadas ajudam a um ar cosmopolita e os pequenos mercados, o artesanato, os panos de batik desfraldados na marginal, os “chapas” a abarrotar, a “Casa Elefante” contrastam com um gigantesco centro comercial (progresso “oblige”) e lojas cujas montras se assemelham ao Prix Unique francês dos anos sessenta. Sinto-me bem aqui.

O livro apócrifo de Job (III) (por Gil Gonçalves, Luanda)
As grandes batalhas são sempre militares. Não existem grandes batalhas para acabarem com a fome. Se milhões de seres humanos aplaudem os pés dos jogadores, isso significa que são bípedes. A vossa vida é como o vento; vem e esvai-se. É a sepultura donde nunca conseguem sair. As casas dos ricos estão sempre cheias de guardas; as vossas estão bem guardadas pela fome. Nem cama tem para se consolarem; como lençol, alguns plásticos, um cobertor e um balde para água; dormem infelizes no chão. Mesmo assim o Sempiterno não vos deixa, espanta-vos com pesadelos e visões da fome. Para quê tanto sofrimento; se a morte é melhor. Viver um nadinha é confortável. Não há um único momento em que não me incomodem; sentem enorme prazer inexplicável. Só o Sempiterno o sabe.

ZIMBABUÉ: A derrota do velho crocodilo
O presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, admitiu para sua família e os seus assessores que perdeu a eleição mais importante dos seus 28 anos de Governo, informou ontem o jornal sul-africano “Business Day”. Mugabe perdeu o controle do Parlamento pela primeira vez desde que o país obteve a independência de maneira oficial, em 1980, e o opositor do Movimento para a Mudança Democrática (MDC, na sigla em inglês) disse também que foi derrotado na eleição presidencial de sábado passado e deveria reconhecer a derrota.

Robert Mugabe poderá exilar-se (por Orlando Castro/Jornal de Notícias)
Uma depois das eleições no Zimbabué, o resultado continua a ser uma incógnita, aumentando o receio de conflitos similares aos do Quénia. No entanto, a possibilidade de o actual presidente, Robert Mugabe, abandonar o país e partir para o exílio ganha contornos mais nítidos. Sob a mediação de um país africano (provavelmente a África do Sul), representantes de Mugabe e da Oposição liderada por Morgan Tsvangirai (virtual presidente) terão chegado a acordo para que, “com a dignidade de um chefe de Estado”, Robert Mugabe aceite exilar-se voluntariamente na Namíbia ou na Malásia Admite-se que o atraso na divulgação dos resultados esteja relacionado com esta alternativa que, segundo fontes em Harare, é bem vista quer pelos tradicionais aliados africanos quer pela comunidade internacional.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Alguns destaques da edição 185, de 3/Abr/2008

País deve adoptar “receita chinesa” para combater pobreza absoluta?
- Estratégia baseada na agricultura tem de estar no centro da qualquer fuga à pobreza

A “RECEITA chinesa” contra a pobreza, que permitiu elevar nos últimos 25 anos o nível de vida de centenas de milhões de pessoas, pode funcionar para os países africanos, se derem prioridade à agricultura e fortalecerem as suas instituições estatais. A conclusão é do investigador Martin Ravallion, no recente estudo “Existem lições para África do sucesso da China contra apobreza?”, patrocinado pelo Banco Mundial, que parte da constatação histórica de que a China tinha um nível de pobreza muito mais elevado do que o dos países africanos, antes de profundas reformas económicas e sociais que permitiram aproximar-se rapidamente do nível dos países mais desenvolvidos.

Cahora Bassa vai vender mais 250 megawatts/dia à Eskom
A eléctrica sul-africana Eskom vai em breve receber mais 250 megawatts de energia eléctrica por dia de Cahora Bassa no âmbito de uma negociação em curso, afirmou terça-feira em Maputo o presidente da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB). Paulo Muxanga disse que a empresa que dirige respondeu de uma forma positiva ao pedido apresentado pela Eskom, devendo o contrato para o fornecimento dos megawatts adicionais ser assinado em menos de um mês.

Quê quê isso, senhor ministro?!
O ministro da Energia usa e abusa do poder que lhe foi conferido pelos constituintes e, ao arrepio do estabelecido pela “Cartilha do Servidor Público”, confunde - vezes sem conta e conta sem vezes – imunidade decorrente do cargo que ocupa com impunidade. Vem isso a (des)propósito do facto de Salvador Namburete (mandar) estacionar a viatura de marca Mercedes - cor branca, matrícula MMR - 67 - 73 – à porta do Ministério de que é titular, mormente no passeio da Avenida 25 de Setembro, o que, convenhamos, dificulta o “vai-vem” dos transeuntes sem que a Policia Camarária tome medidas fazendo juz ao seu papel. Ou será que basta ser governante para atropelar todas as regras (e mais algumas), no caso as de trânsito?

FMI defende rede social de segurança para enfrentar aumento de preços
O Fundo Monetário Internacional (FMI) defendeu recentemente que as autoridades moçambicanas devem apostar numa “rede social de segurança” que permita amortecer o impacto interno, causador de insatisfação popular, da alta internacional do preço do petróleo e dos alimentos. Em declarações à Agência Lusa, o chefe da missão do FMI que, de 18 a 31 de Março esteve em Moçambique a avaliar o desempenho económico do País, deu como exemplo o subsídio entregue pelo Governo aos operadores de transportes privados de passageiros (“chapas”) para evitar o aumento de tarifas motivado pela subida do preço do petróleo nos mercados internacionais. “O que é importante é ter em Moçambique uma rede social de segurança muito bem desenhada. Depois é preciso pensar numa estratégia de médio e longo prazo de aumentar a oferta, o que poderá aumentar a quantidade de produtos no mercado e reduzir problemas.

Governo de Guebuza aprova aumento de municípios para 43
O Governo aprovou ontem em Maputo a criação de 10 novas autarquias no País, devendo a medida ser ratificada pela Assembleia da República, para que o País passe a ter 43 municípios. Reunido ontem na sua VIII Sessão Ordinária, o Conselho de Ministros de Moçambique decidiu elevar ao estatuto de município as seguintes vilas: Namaacha, Macia e Massinga, no Sul do País, Gorongosa, Gondola, Alto Molócué, e Ulóngué, no centro do País, e Ri-baué, Mueda e Marrupa, no Norte do País.

O livro apócrifo de Job (II) (por Gil Gonçalves)
A História faz-se com generais. Nos campos de batalha, a História não existe para os soldados. O futebolista tem a inteligência nas pernas, o sábio tem-na no cérebro. O nosso leão velho está saudável. Os filhos dos famintos andam dispersos, não sabem o que querem. O nosso segredo é fazermos tudo em degredo. Adormecemo-los com narcóticos poderosos. Quando acordam ficam cheios de visões.

HARARE: Líder da oposição do zimbabueana nega negociações para renúncia de Robert Mugabe
O líder da oposição zimbabuano, Morgan Tsvangirai, negou terça-feira que seu grupo político esteja negociando com o partido governista a renúncia do presidente Robert Mugabe. “Não nos guiemos por conjeturas —não há discussões (com o partido governista), e vamos esperar os resultados da Comissão Eleitoral”, afirmou Tsvangirai, presidente do Movimento para a Mudança Democrática (MDC). A aparição pública de Tsvangirai esta noite foi a primeira após as eleições do último sábado. Desde então, o partido esteve representado quase exclusivamente por seu secretário-geral, Tedai Biti.

IRAQUE: Morte de oito elementos de milícia recrutada pelos EUA
Oito elementos de uma milícia recrutada pelo exército norte-americano para lutar contra a al-Qaida morreram na explosão de um engenho armadilhado, no centro-norte do Iraque, anunciaram ontem as forças dos Estados Unidos. De acordo com um comunicado do exército norte-americano, a bomba explodiu quando os elementos da milícia a encontraram, terça-feira, à beira de uma estrada. Na sequência da explosão, que ocorreu a cerca de 200 quilómetros a norte de Bagdad, outras três pessoas ficaram feridas.

ANGOLA: Sobe para 24 número de mortos no desmoronamento da sede da DNIC
O número de vítimas mortais no desabamento do edifício da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), em Luanda subiu para 24, adiantou ontem a Rádio nacional de Angola. A notícia foi avançada pela Rádio Nacional de Angola, que, citando elementos das equipas de salvamento, actualizou o número de mortos para 24, com a retirada dos escombros na madrugada de hoje de mais nove corpos, que se somam aos 15 encontrados até à noite de Domingo. Entretanto, segundo a mesma estação, o Governo angolano prometeu ontem que as vítimas do desabamento do edifício da DNIC vão ter um funeral condigno. Mais de 48 horas depois da derrocada do prédio de sete andares, as equipas de salvamento continuam as buscas, embora tenham já reconhecido que não deve ser possível encontrar mais pessoas com vida.

SÃO TOME E PRÍNCIPE: Filmes voltam ao país 15 anos depois pela mão da Lusomundo
Uma parceria entre a portuguesa Lusomundo e a empresa Irmãos Monteiro, de São Tomé e Príncipe, permitiu o regresso das longas-metragens à única sala de cinema do arquipélago, depois de 15 anos de tela “às escuras”. O Cinema Marcelo da Veiga, na centro da cidade de São Tomé, voltou “à vida” no passado fim-de-semana, graças à projecção do policial norte-americano “Gangster Americano”, mas a parceria não se prende apenas com a projecção de filmes, segundo disse à Lusa o representante do Lusomundo, Carlos Ribeiro. “Pretendemos transformar o cinema numa casa de espectáculo, trazer a esta casa artistas sãotomenses e internacionais”,afirmou.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Alguns destaques da edição 184, de 2/Abr/2008

Filipe Paúnde não vai substituir Luísa Diogo (1º de Abril)
A notícia, por nós publicada na edição passada sob o título “Filipe Paúnde rende Luisa Diogo no cargo de Primeiro-Ministro” não corresponde nem um pouco mais ou menos à verdade; ou seja, qualquer semelhança com realidade foi... pura ficção. O 1.º de Abril, consagrado universalmente à Mentira, animou a nossa redacção a publicar a referida notícia, uma brincadeira (de mau gosto, reconhecemos) que de quando em vez é preciso para fazer os nossos leitores esquecerem-se do drama quotidiano que vivemos.

PAM pede USD 500 milhões para combater fome no mundo
- Organização provê comida para 70 milhões de pessoas em todo o mundo

O PROGRAMA Alimentar Mundial (PAM), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) encarregada da alimentação, anunciou recentemente um “apelo emergencial extraordinário” para os países doadores. A entidade pediu doações no valor de USD 500 milhões para evitar interrupções nas suas operações globais por causa do aumento dos custos da comida e do combustível.

Os Meninos das Ruas (por Joffre Justino)
Soube pela comunicação social luandense que estarão a morrer, de forma inusitada, muitos dos meninos que em Luanda vivem pelos cantos da Cidade, abandonados que estão… Segundo a Policia Nacional, estes Meninos das Ruas de Luanda estarão a morrer por doença…mas que o mujimbo aponta como se tratando de assassinatos organizados, forma barata de resolver esta situação de abandono em que vivem centenas de Meninos na capital Angolana. Não irei entrar no diz que diz sobre o assunto. Vou sim relatar uma estória vivida por mim em Luanda, em 1992, ao tempo em que era um dos coordenadores do Terra Angolana, jornal da UNITA. Todas as manhãs, bem cedo, levantava-me e ia comprar os jornais que existissem disponíveis em Luanda, à época no caso quase que somente o Jornal de Angola.

Governo avalia em 8 milhões de euros danos do ciclone «Jókwe»
O Governo de Moçambique avaliou ontem em 12,6 milhões de dólares (cerca de oito milhões de euros), o custo da reconstrução das infra-estruturas destruídas no início deste mês pelo ciclone “Jokwé”. Em conferência de imprensa, o director nacional adjunto do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Casimiro Abreu, assegurou que “há capacidade interna” em Moçambique para a mobilização dos fundos necessários à reabilitação das infra-estruturas danificadas pelo ciclone. “Há uma certeza de que poderemos cobrir essas necessidades. Há províncias que não chegaram de sofrer desastres naturais e os seus fundos poderão ser reorientados para atender a esta questão de emergência”, frisou Abreu, afastando a possibilidade de ser lançado um apelo internacional.

O LIVRO APÓCRIFO DE JOB (I) (por Gil Gonçalves, Luanda)
Depois de uma grande batalha militar ganha, os anos passam, a fome continua, aumenta. Não teve valor essa batalha. As desgraças do faminto A adversidade do Sempiterno é cruel para o faminto Com pele e ossos estão sempre à nossa mercê. Esse é o nosso segredo. Então o Sempiterno saiu deixando um pouco de sal na ferida do faminto, dizendo que era um feitiço bom. A sua mulher disse-lhe: não entendo como é possível, passados trinta e tal anos ainda acredites no Sempiterno. Amaldiçoa o Sempiterno para que ele morra. O faminto respondeu: és doida, nós já estamos habituados a receber mal do Sempiterno, nunca recebemos bem. É preferível aceitar o Sempiterno, porque sempre podemos roubar qualquer coisita.

Oposição diz-se à frente em apuração no Zimbábue
A oposição diz ter uma ampla liderança na apuração dos votos das eleições conjuntas realizadas no sábado (29) no Zimbabué, mas poucos resultados oficiais foram anunciados por enquanto. O Movimento para a Mudança Democrática (MDC, sigla em inglês), do opositor Morgan Tsvangirai, começou a anunciar resultados na manhã de segunda-feira passada, com base em contagens feitas em postos de votação de 128 dos 210 distritos parlamentares. De acordo com o partido, Tsvangirai lidera a apuração da eleição presidencial, com 60% contra 30% de Mugabe. O restante dos votos foi dado ao ex-ministro das Finanças Simba Makoni.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

terça-feira, 1 de abril de 2008

Alguns destaques da edição 183, de 1/Abr/2008

Quando a (in)verdade se confunde com a mentira
- Grande parte dos casos de mitomania levam ao suicídio
A MITOMANIA é a tendência mórbida para a mentira. Normalmente, as mentiras dos mitoaníacos estão relacionadas a assuntos específicos. Uma menina cujo pai é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como a sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram.

Filipe Paúnde rende Luísa Diogo no cargo de Primeiro –Ministro
Nos próximos meses vão registar-se mudanças profundas no edifício da Pereira Lago, n.º 10. Por exemplo, o “ jovem turco” Edson Macucuá, secretário para Mobilização e Propaganda da FRELIMO, poderá render Filipe Paúnde no cargo de secretário-geral do partido no poder que, por sua vez, vai substituir Luísa Diogo nas funções de Primeiro-Ministro, apurou o OBS junto de uma fonte da Presidência da República. Para além de Luisa Diogo, poderão ser abrangidos pelo “tsunami” (leia-se exoneração) presidencial os Presidentes dos Conselhos de Administração (PCA)de determinadas empresas, onde o Estado é accionista maioritário, que ocupam estes cargos há mais de dez anos.

Deixe-me rir senhor ministro (por Orlando Castro)
O ministro do Interior de Angola, Roberto Leal Monteiro “Ngongo” acusou uma “certa imprensa religiosa”, sem especificar como é timbre dos ditadores ou dos seus aprendizes, de estar a espalhar notícias falsas sobre o principal interesse das equipas de resgate do edifício da DNIC, em Luanda: Diamantes e dólares. Coisa estranha? Antes pelo contrário. O governante explicou ao jornalistas, no final de uma visita inesperada ao que resta do edifício da DNIC do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que a tal “imprensa religiosa” está a divulgar informação errada dizendo que as equipas de salvamento estão “mais interessadas” em procurar “diamantes e dinheiro” do que em salvar as pessoas dos escombros.

E as crianças, senhores donos do poder? (por Jorge Eurico)
Duas crianças e dez mulheres encontram-se sob os escombros do edifício-sede da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC) que, qual castelo de baralho de cartas, desabou na madrugada de sábado último na capital angolana. Aquando do incidente, do edifício com sete andares que vitimou até agora 15 pessoas, encontravam-se nas instalações da DNIC, 181 detidos. Entre os detidos havia (o que não cabe nem um pouco mais ou menos na minha cabeça nem na de ninguém que tenha dois palmos de testa e amor ao próximo) uma criança com menos de sete dias de vida, outra com menos de cinco e uma mulher grávida.

“O Prédio” caiu, enfim! (por Eugénio Costa Almeida)
Gil Gonçalves, nas suas crónicas de Luanda, já vinha há um tempo alertando, em crónicas no diário “O Observador”, para a situação precária como estava o edifício da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC) e como ninguém ligava ao assunto. Como não há nada que mais aborreça do que se ter razão, o edifício ruiu na madrugada do último sábado com cerca de 181 pessoas que lá estavam detidas ou em trabalho, incluindo cerca de 10 mulheres e duas crianças com 3 dias e 2 anos. E o mais grave é que edifício começou a ruir à 1 da madrugada e ruiu completamente às 4,30 horas. Incúria completa de quem estava à frente da DNIC e que devem ser devidamente responsabilizados, face às vítimas já conhecidas.

Arcelor-Mittal retoma produção de aço
A fábrica de laminagem do aço de Maputo, paralisada durante cerca de 10 anos, retomou a sua produção a título experimental, soube a PANA de fonte segura. O seu proprietário, a Arcelor-Mittal, número um mundial da siderurgia, prometeu investir 11 milhões de dólares americanos na fábrica, além do preço de compra desta empresa que pertencia outrora ao Estado.

TAL FILHO, TAL PAI: Pai de Afonso Dhlakama reclama melhores condições para Povo e população de Magunde (por António Mavila, Beira)
A zona de Mangunde, distrito de Chibabava em Sofala, está sem grandes investimentos e como consequência disso muitos investidores que pretendem instalar-se naquela zona têm fugido para outras zonas com melhores condições. Quem o diz é Marceta Macacho Dhlakama, pai do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que adianta que o maior problema da sua zona são as estradas que se encontram totalmente degradadas, sendo necessario uma reabilitação urgente. “Apelo ao Governo no sentido de investir aqui em Mangunde, principalmente na reabilitação das vias de acesso uma vez que estão muito estragadas, o que torna difícil a circulação de viaturas”,disse. Mangunde, de acordo com Marceta Dhlakama, é uma zona altamente boa para a agricultura e muita gente sabe disse sendo, segundo ele, necessário o Governo olhar para aquela região. Magunde diz sentir na pele que está haver uma demora na reabilitação da estrada que liga Mangunde a Muxungue na estrada Nacional No1 por parte do Governo. O nosso jornal constatou no local que a referida estrada já esteve em reabilitação mas que os trabalhos foram interrompidos devido as chuvas que caíram com muita intensidade dificultaram a circulação de viaturas.

Ponte que liga a Tanzânia a Moçambique pronta no início de 2009
A Ponte da Unidade, uma estrutura de 720 metros de comprimento que ligará a Tanzania e Moçambique por cima do rio Rovuma, deverá ficar pronta no início de 2009, informou domingo em Nairobi o jornal The East African. De acordo com o jornal, a empresa chinesa China Geo Engineering Corporation, que está a construir a ponte de 40 milhões de dólares, já instalou a maior parte dos pilares que vão suportar o tabuleiro que ligará a província de Cabo Delgado à região de Mtware na Tanzânia.

Guiné-Bissau inicia campanha de comercialização da castanha de caju
O primeiro-ministro bissau-guineense, Martinho Ndafa Cabi, apelou sábado último em Bra (sete quilómetros de Bissau) para a diversificação dos produtos agrícolas, durante o lançamento da campanha agrícola de comercialização da castanha de caju, sector estratégico para a recuperação da economia nacional. No seu discurso, Ndafa Cabi disse que a castanha de caju é de importância estratégica para a Guiné-Bissau, mas “é preciso sanear as mentalidades na Guiné-Bissau, pois a castanha de caju não é o único produto agrícola”. “Por isso, é preciso proceder imediatamente à diversificação dos produtos agrícolas tais como o arroz, o milho, o amendoim. uma vez que a longo prazo a castanha de caju corre o risco de representar um perigo para o país”, afirmou o primeiro-ministro bissau-guineense.

ANGOLA: Quinze mortos confirmados na derrocada de edifício em Luanda (por Ricardo Bordalo/Lusa)
O desabamento do edifício da DNIC, em Luanda, na madrugada de sábado, causou 15 mortos, segundo os dados mais recentes O coordenador dos Serviços de Protecção Civil, Eugénio Laborinho, confirmou em conferência de imprensa a retirada dos escombros, nas últimas horas, dos corpos de sete mulheres, uma criança e dois homens. Ao longo das mais de 36 horas de buscas desde a derrocada do edifício de sete andares, cerca das 04:30 de sábado, as equipas de salvamento já tinham retirado dos escombros outros cinco corpos.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Novo acordo de pescas assinado com o Japão
São Tomé e Príncipe e Japão assinaram um novo acordo no sector das pescas, no âmbito de cooperação bilateral, anunciou sexta-feira em São Tomé a ministra são-tomense das Pescas, Valdemira Tavares. Assinado há pouco menos de oito dias em Tóquio, Japão, o acordo, válido por 12 meses e renovável, concede aos barcos nipónicos o direito de captura de atum na zona marítima exclusiva de São Tomé e Príncipe, disse a governante são-tomense. “Iremos passar licenças aos barcos da cooperativa japonesa para pesca de atum nas nossas águas”, disse Valdemira Tavares, tendo acrescentado que segundo o documento as operações das embarcações nipónicas serão fiscalizadas por um organismo internacional.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF solicitando via e-mail ao lado

Alguns destaques da edição 182, de 31/Mar/2008

Unesco “puxa tapete” a Repórter Sem Fronteiras
- Organização é acusada de receber financiamento do Departamento de Estado norte-americano
A Prensa Latina noticiou em Paris que a Organização das Nações Unidas para a Educação,
Ciência e Cultura (Unesco) retirou a 12 de Março, o co-auspício por motivo do Dia da Liberdade da Internet ao grupo Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Fontes diplomáticas da Unesco declararam à PL que “o órgão tomou a decisão em virtude da reiterada falta de ética dos RSF nos seus propósitos de desmoralizar um certo número de países”. “A actuação dos RSF não se ajusta ao perfil nem às propostas da Unesco e volta a demonstrar o seu interesse sensacionalista, querendo erigir-se como Tribunal inquisidor de nações em vias de desenvolvimento”, destaca o órgão citando os meios consultados que acrescentaram que “por isso e por outros antecedentes, a entidade da ONU avalia dar por terminada definitivamente a relação com os RSF, excluindo-os de qualquer tipo de colaboração no futuro” Apesar do facto de que é agora bem conhecida a vinculação da pseudo-ONG francesa com a CIA e com o Departamento de Estado norte-americano, o secretário vitalício da organização tinha conseguido penetrar nos círculos da Unesco e recuperar a sua rede de comunicação a favor de Washington.

Viver a vida sem usar falsos padrões morais (por Nvunda Tonet)
Os seres humanos gozam do privilégio de possuírem a inteligência, o que de certo modo diferencia das restantes espécies existentes no globo. A presente crónica pretende pincelar como podemos aproveitar a vida, ou melhor viver a vida sem desvario, mas fazendo fundamentalmente actividades que nos rejuvenescem em todos os sentidos. Sempre que nos propusemos a reflectir sobre o modo de vida, surgem inúmeras inquietações, nomeadamente sobre o modelo mais aceitável e a conduta que os cidadãos devem seguir para se enquadram nos padrões estabelecidos pela sociedade.

Pão com sabor a mandioca
O aumento imparável do preço de trigo nos mercados internacionais e o consequente agravamento do custo de pão, alimento básico para a população, voltam as esperanças de Moçambique para uma alternativa tipicamente nacional: a mandioca. Logo que a tendência da subida do valor do trigo no mercado internacional se mostrou irreversível e se tornou patente a insatisfação popular face ao aumento do preço do pão, o Ministério da Agricultura de Moçambique e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), com o encorajamento dos panificadores, envolveram-se em ensaios para estudar a possibilidade de utilização de farinha de mandioca no fabrico do pão.

Doença de miseráveis na Beira custa 520 meticas (por António Mavila, Beira)
A contracção da cólera na cidade portuária da Beira tem preço. Custa 520 meticais por dia. Tudo isto porque os chamados vendedores informais invadiram todas as ruas da cidade e fazem refeições em locais inapropriados, sem as mínimas condições de higiene. A venda de comida ao ar livre começou no mercado do Maquino, mesmo centro da cidade da Beira e a situação foi ganhando terreno perante o olhar impávido das autoridades municipais por um lado e da saúde por outro. A nossa reportagem fez uma ronda por varias artérias da cidade e em vários locais embora distantes um do outro e constatou que se continua a confeccionar comida sem as mínimas condições de higiene até mesmo ao lado de fezes ou outros resíduos sólidos com mau cheiro à mistura.

As eleições, o Quénia e o analfabetismo (por Gil Gonçalves, Luanda)
Não são as eleições, não é o Quénia, é o analfabetismo. As convulsões das sociedades têm sempre como origem os governos. Falta-nos a profundidade da coragem para o denunciar. Não me surpreende a suavidade das palavras que absorvo contidas num dos universos paralelos de um verdadeiro jornalista; suaves, escorridas como a metafísica da cachoeira do Sumbe. Os governos nada têm de extraordinário, exceptuando que são compostos por homens. E neles nos descontentamos sempre, porque não sendo aromáticos destroem os jasmins do ultra epifenómeno. Como universos em expansão que se afastam de nós à velocidade da luz, arrastando o iluminismo e Locke e Voltaire para o eterno não retorno.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF solicitando via e-mail ao lado