sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Amigos, amigos é verdade mas nos negócios nem tanto

O Parlamento Europeu aprovou ontem em Estrasburgo o novo acordo de parceria no domínio das pescas entre a União Europeia e Moçambique, que contempla 89 licenças de pesca de atum para embarcações europeias, das quais sete para Portugal. (...)

editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007

Mugabe, de libertador a ditador! (Por Otília Leitão*)

Jamais esquecerei os anos 1999/2000, em que fui repórter enviada ao Zimbabué e assisti a funerais de fazendeiros brancos de uma das principais culturas o pais, o tabaco, e que foram espancados e torturados.(...)
* In semanário caboverdiano "A Semana"

editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007

Guebuza quer apoio da CPLPpara combater a criminalidade

O chefe de Estado de Moçambique, Armando Guebuza, pediu recentemente “cooperação” e “coordenação” aos sectores judiciários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para combater criminalidade transnacional de âmbito económico-financeiro e tráfico face aos resultados da globalização, fez saber a Lusa. (...)

editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007

País vai produzir biocombustível para exportação

O governo de Moçambique assinou um contrato de 360 milhões de euros para o cultivo de plantas para uso energético, que lhe poderá assegurar a autonomia energética e promover a sua exportação. No contrato com com a CAMEC (Companhia de Indústria Mineira e Exploração da África Central, co sede em Londres, o governo moçambicano comprometeu-se a produzir 120 milhões de litros de etanol e fertilizantes por ano e a cultivar plantas de uso energético, tais como eucalipto, mandioca, pinhão-manso e cana-de-açúcar, para mais tarde poder exportar biocombustível para o mercado internacional. (...)

editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007

FRELIMO defende eleições provinciais em simultâneo com gerais

A FRELIMO, no poder em Moçambique, defende o adiamento para 2009 das primeiras eleições para as assembleias provinciais, marcadas para 16 de Janeiro próximo, fazendo-as coincidir com as próximas eleições gerais (legislativas e presidenciais). (...)

editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007

Dinheiro divide FRELIMO e RENAMO na Beira

Há barulho no Conselho Municipal da Beira. Tudo porque as duas bancadas continuam a não se entender quanto aos moldes com que são feitos os orçamentos desde que o edil Davis Simango tomou posse como presidente da segunda maior cidade moçambicana. (...)

editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007

Mais de 100 mil crocodilos vendidos a África do Sul e Zimbabué

Mais de 100 mil crocodilos serão exportados da província de Tete, centro de Moçambique, para África do Sul e Zimbabué, nos próximos quatro meses, garantindo receitas e a diminuição destes répteis na zona, anunciaram recentemente as autoridade provinciais.(...)

editado n' O Observador 87, de 26-Out-2007

Em nome da sacra verdade (Por Eugénio Costa Almeida)

(...) Para os ditadores, autocratas, tecnocratas, déspotas e pseudo-democratas, incluindo directores e chefes bajuladores, os jornalistas são a maior praga que apareceu ao cimo da Terra. (...)

editado n' O Observador 86, de 25-Out-2007

Guebuza adopta pena capital para consolidar poder

Sessenta moçambicanos foram executados sumariamente no ano passado em Moçambique, alguns dos quais nas principais penitenciárias, revela o relatório anual da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos (LDH), que acusa o executivo de Armando Guebuza pela actual situação.(...)

editado n' O Observador 86, de 25-Out-2007

Investimento directo estrangeiro no País será de USD 9 mil milhões

O investimento directo estrangeiro em Moçambique este ano deverá atingir 9 mil milhões de dólares, afirmou em Maputo o director do Centro de Promoção de Investimentos, Mahomed Rafique. (...)

editado n' O Observador 86, de 25-Out-2007

Camargo Corrêa investe USD 5 mil milhões em Moçambique

A brasileira Camargo Corrêa vai investir 270 milhões de dólares na construção de cimenteiras em Angola e Moçambique nos próximos dois anos, afirmou o director da “holding” José Edison Barros Franco. (...)

editado n' O Observador 86, de 25-Out-2007

Juízes portugueses aposentados podem dar formação em países lusófonos

Os juízes portugueses jubilados poderão em breve ter a possibilidade de trabalharem temporariamente em países lusófonos nos domínios da formação e assessoria a tribunais locais, admitiu ontem o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de Portugal. De acordo com Noronha do Nascimento, que participa em Maputo na VII Conferência do Fórum dos Presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a aprovação desta nova possibilidade de cooperação deverá ser debatida já em Novembro na próxima reunião plenária do Conselho Superior da Magistratura (CSM), órgão a que preside (...)

editado n' O Observador 86, de 25-Out-2007

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Gay's unidos para que Moçambique seja o sexto País a legar os seus casamentos

Gay’s defendem « (...) uma simples e pequeníssima alteração da Lei da Família» para Moçambique ser o sexto País do mundo a legalizar o casamento pleno dos homossexuais. Direitos são Direitos não se discutem, respeitam-se. Por isso, viva a liberdade!

Justiça com dois pesos e duas medidas "dispara" balas para alvos pré-escolhidos (Por Jorge Eurico)

É daqueles casos cabeludos que acontecem por este País adentro quando o assunto é atropelar Direitos Fundamentais do cidadão. Neste domínio a PRM não deixa os seus créditos por mãos alheias e tem demonstrado que não brinca em serviço quando se trata de «desconstruir» o Estado de Direito democrático que ainda não viu plenamente a luz do sol político moçambicano

Segundo adiamento de eleições provincias está à vista

O adiamento das primeiras eleições para as assembleias provinciais em Moçambique, previstas para 16 de Janeiro, ficou ontem à vista com a entrega no Parlamento pela bancada da FRELIMO de uma proposta de revisão pontual da Constituição do País. A proposta do partido no poder visa permitir ao Parlamento dotar-se de poderes extraordinários para alterar a determinação constitucional de que as eleições para as assembleias provinciais se realizem até Janeiro de 2008.

ACIS investe forte (e feio) em Sofala

As empresas filiadas na Associação Industrial e Comercial de Sofala (ACIS) tem um investimento global de mais de um bilhão de dólares empregando actualmente mais de 27 mil pessoas. Esta informação foi revelada ao OBS por Graeme White, presidente da Associação Industrial e Comercial de Sofala, à margem do lançamento do livro sobre o “Quadro Legal e Constituição de Sociedades Comerciais em Moçambique” e um outro sobre o “Quadro legal de emprego em Moçambique”

Moçambique pode vir a exportar ferro a partir de 20011

Moçambique poderá vir a ser um exportador de ferro a partir da transformação das areias pesadas de Chibuto, afirmou recentemente em Maputo Víctor Damásio, responsável do projecto da Corridor Sands para a região de Maputo. De acordo com Damásio, o processamento de ilmenite, um subproduto das areias pesadas, em Beluluane, surge como uma boa oportunidade, atendendo ao conjunto de infra-estruturas já existentes na área