sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 161, de 22/Fev/2008

Fortes no mar, fracos contra a Sida
- Em Sofala, a prevalência chega aos 25 por cento, contra uma média nacional de 16 por cento

A NOITE espreita, os barcos de pesca atracam no porto da Beira e Esteva Mandofa, um jovem pescador regressado do mar com dinheiro na algibeira, sai em busca de uma mulher. Musculoso e cheio de energia, este homem de 23 anos nunca usou preservativo. “Eu sei que existe HIV. Até perdi um companheiro por causa da Sida em 2006.

NÃO CONFUNDAM... Pão é pão; combustível é combustível
A comparticipação atribuída pelo Governo aos operadores de transportes semi-colectivos de passageiros (“chapas”), para fazer face ao aumento registado no preço dos combustíveis, não será seguida no que respeita ao preço do pão. De acordo com o presidente da Associação de Panificadores de Moçambique, os esforços do Governo e produtores concentra-se apenas em medidas para estancar aumentos futuros que possam provocar o agravamento de factores como o custo dos cereais no mercado internacional.

Há seis anos assassinaram o líder histórico do Galo Negro
O chão de Angola tremeu, de Norte a Sul, do Leste a Oeste, não por causa do frio provocado pelas orvalhadas das noites do Moxico, mas sob o peso do corpo morto de Jonas Savimbi. Houve quem pensasse que fosse haver um levantamento no Centro Sul do País. Os estados português, israelita e norte-americano jogaram um papel importante e decisivo para que, com sete balas (há quem diga que foram mais), se colocasse ponto final à vida de um velho e grande guerrilheiro que vai certamente figurar nos anais da História de Angola, e não só, como tendo sido um estadista sem Estado: Jonas Malheiro
Savimbi.

Se foi um mal que veio por bem... (por Jorge Eurico)
O termo da existência de Jonas Savimbi, permitam-me ser politicamente(in)correcto(porque a História assim exige e as mais recentes evidências quotidianas dos factos assim aconselham), foi um mal que veio para bem. Um mal (claro que não se deseja a morte de ninguém nem a ninguém!) que veio para bem na medida em que deixou a nu uma manifesta e inapta capacidade do MPLA para lidar com valores como a democracia, tolerância política, liberdade e cidadania.

Recordar, agora e sempre, o meu Presidente (por Orlando Castro)
Mau grado a vontade, os avisos e as pressões dos quadrúpedes ruminantes, com ou sem gibas sobre o dorso, que em Angola e Portugal nasceram a saber tudo e são donos divinos da verdade, volto a publicar - como, aliás, faço todos os anos desde 2002 - o texto que escrevi na altura em que se confirmou que Jonas Savimbi tinha sido morto em combate.

Savimbi morreu em vão? (por Eugénio Costa Almeida)
Após a sua morte os angolanos começam a ver uma luz ao fundo do túnel com a histórica posição do Tribunal Supremo (o Tribunal Constitucional) que deu razão à UNITA em dois importantes assuntos, um para o partido e outro para os Angolanos: considerou válidas as razões da UNITA para reclamar ao não direito de se recensear os angolanos da diáspora, considerando-a uma norma não constitucional e ilegítima, pelo que veremos como o Governo e o MPLA irão descalçar esta bota, e o facto dos 16 “desavindos” deputados ex-UNITA não poderem se juntar como grupo independente, embora não tenha também dito que têm de sair. Esperemos que 6 anos depois, o Povo angolano comece a sentir que a morte do Mais Velho não foi em vão, e que Savimbi possa, enfim, descansar nas nharas da sua terra.

Deputado do PSD termina visita ao nosso País e África do Sul preocupado com situações de pobreza
O deputado do PSD para a Emigração José Cesário mostrou-se ontem preocupado com situações de pobreza que encontrou entre as comunidades portuguesas, durante uma visita a Moçambique e à África do Sul. “Voltam a ser preocupantes as situações de pobreza, incerteza quanto ao futuro e a criminalidade”, disse o deputado social-democrata à Agência Lusa um dia depois de ter terminado a deslocação àqueles países.

Rádio Moçambique realiza XIII Conselho Consultivo na Barragem dos Pequenos Libombos
A Rádio Moçambique vai realizar o seu XIII Conselho Consultivo, sob o lema “PELA QUALIDADE E MODERNIDADE”. O encontro decorrerá de 26 a 28 de Fevereiro corrente, na Barragem dos Pequenos Libombos, distrito de Boane, e fará uma reflexão sobre temas estratégicos para a instituição, designadamente “ Novas tecnologias de informação, Disciplina Laboral, Qualidade da Radiodifusão, Estatuto Editorial e o Processo de transferência do Centro Emissor da Matola”.

HARARE: Zimbabué tem inflação de seis dígitos
A inflação do Zimbabué em 12 meses atingiu, em Janeiro, o estratosférico patamar de seis dígitos: 100.580,2%. No mês anterior, havia ficado em 66.212,3%.

Marrocos: Rede islamita «queria matar ministros e judeus»
O Governo marroquino assegurou ontem ter desmantelado uma rede terrorista que planeava assassinar ministros e judeus, ligada à Al-Qaida e a um partido islamita sem representação parlamentar cuja dissolução decretou.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Hidroeléctrica do Papagaio reabilitada pela Soares da Costa
A polémica hidroeléctrica do Rio Papagaio, em São Tomé e Príncipe, construída há 15 anos com apoio da cooperação portuguesa mas que nunca funcionou, vai ser reabilitada pela construtora Soares da Costa, noticiou a imprensa local.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 160, de 21/Fev/2008

Maputo, capital de lésbicas africanas
- Mulheres de diversas orientações sexuais preparam líderes para o Século XXI

MAIS de 80 mulheres, composta por lésbicas, bissexuais, transexuais e feministas oriundas de
diversos países africanos, participam de 25 a 29 de Fevereiro, num dos hotéis da capital moçambicana, num seminário sobre “Liderança para o Desenvolvimento”. Promovido pela associação LAMBDA, o seminário terá como lema “Preparar Pensadoras e Líderes Feministas Lésbicas do Século 21: Uma Resposta Feminista ao Patriarcado e à Homofobia em África”

Governo combate os pobres e não a pobreza (por Eugénio Costa Almeida)
Sim à “exploração de biocombustíveis no país, desde que esta indústria não colida com o programa do Governo de combate à fome e à pobreza”. Esta é uma das afirmações do presidente Armando Guebuza, que adiantou, e pertinentemente, que a matéria-prima para os biocombustíveis devem ser cultivadas em terrenos menos férteis. Sim aos subsídios aos “chapas” porque o povo passa por dificuldades financeiras e, a fazer fé nas palavras acima, fome. Mas não pode esquecer os transportes colectivos inter-regionais e inter-cidades ou continua tudo na mesma e lá se vai o programa do Governo de combate à fome e à pobreza. Sim ao desenvolvimento económico do País e a consolidação da iniciativa privada mas, minimizem o aumento do pão, porque o povo não pode passar fome e isso contraria o programa do Governo de combate à fome e à pobreza.

Nascidas para morrer!
O número anual de mortes de crianças no mundo desceu de 20 para 9,7 milhões entre 1990 e 2006. Mas mesmo assim há mais de 26 mil menores que, diariamente, morrem antes de completar cinco anos, na sua maioria por causas evitáveis. Esta é a principal conclusão de um relatório ontem apresentado em Genebra por responsáveis da UNICEF.

Ao MPLA não interessa eleições (por Emanuel Lopes)
Amigos meus descrevem-me a enorme tensão que se vive em Luanda. Descontando o exagero habitual dos meus compatriotas, acredito que em poucas alturas da nossa História recente se tenham vivido momentos aparentemente tão confusos como os agora se vivem. O que é que está acontecer afinal e a quem interessa esta tensão social?

Operações do BCP na Grécia e Moçambique são para manter e participação no BPI também
O presidente do conselho de administração do BCP garantiu que as operações do banco na Grécia e Moçambique são para manter, tal como a participação no BPI, cuja desvalorização já esta reflectida nas contas de 2007. Carlos Santos Ferreira (…) revelou que o facto de essa possibilidade ter sido referida por alguns órgãos de comunicação social valeu-lhe “um telefonema para o governador do Banco de Moçambique a tranquilizá-lo”.

72 mortos ,vítimas de doenças ligadas às inundações
Pelo menos 72 pessoas morreram e 1.300 outras contraíram a cólera ou outras infecções intestinais por causa das inundações que afectam Moçambique desde o início de Janeiro, indicou recentemente a ONG Médicos sem Fronteira (MSF).

Má nutrição e HIV/SIDA são principais causas de mortalidade infantil
A má nutrição e o HIV/SIDA permanecem as principais causas da mortalidade infantil em Moçambique, de acordo com um relatório publicado esta semana pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

CAMPALA: Governo ugandês e rebeldes vão julgar crimes de guerra
O Governo e os rebeldes ugandeses assinaram um acordo para julgar os crimes de guerra, informaram ontem fontes governamentais. O histórico pacto foi assinado segunda-feira à noite, pelo Executivo e Exército de Resistência do Senhor (LRA) na cidade sudanesa de Juba, e contempla a aplicação da justiça aos crimes cometidos durante 21 anos de guerra no Norte do País. «Acordámos que os crimes severos cometidos pela LRA durante a guerra serão julgados numa divisão especial do Supremo Tribunal do Uganda», disse o capitão Chris Magezi, o porta-voz da delegação governamental.

Salazar já tem sucessor no Guinness! (por Eugénio Costa Almeida/Pululu)
Ao fim de 49 anos e 3 dias depois de ter assumido os destinos de Cuba (16 de Fevereiro de 1959, como primeiro-ministro) Fidel Castro Ruz anuncia a sua retirada do poder de Cuba deixando os EUA órfãos. Com Fidel Castro fora dos comandos de Cuba quem será o próximo fidalgal inimigo do senhor do Norte? António de Oliveira Salazar, o “eterno” presidente do Conselho português tem um digno sucessor no Guinness World Records como o líder que mais tempo esteve no poder; a dúvida manter-se-á em saber qual o mais despótico...

FRANÇA (Córsega): Palácio da Justiça de Ajaccio metralhado
O Palácio de Justiça de Ajaccio, a prefeitura da região corsa (Sul), foi metralhado sem fazer feridos terça-feira à noite por um ou vários desconhecidos num carro, revelou fonte judicial. «Há sete impactos de bala na fachada, vários dos quais à altura de um homem, e os CRS de guarda só escaparam aos tiros porque se lançaram ao chão», declarou o procurador da República em Ajaccio, José Thorel, que se deslocou ao local. Segundo o magistrado, «a arma utilizada era de grande calibre e o ou os atiradores terão utilizado uma viatura roubada que foi encontrada em chamas a cerca de 500 metros do Palácio alguns instantes mais tarde».

Fretilin não iria reconhecer Governo de Xanana Gusmão
A Fretilin não iria reconhecer o Governo de Xanana Gusmão com o acordo interpartidário que estava a ser promovido pelo Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse recentemente o secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri. “De modo algum iríamos reconhecer o Governo. Iríamos sim cooperar com sentido de Estado para resolver os problemas que são de todos nós, que não são só problemas do Governo”, afirmou Mari Alkatiri.

GUINÉ-BISSAU: Supremo confirma Kumba Ialá como presidente eleito em congresso do PRS
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau confirmou o ex-presidente guineense Kumba Ialá como o líder eleito no congresso do Partido da Renovação Social (PRS), pondo fim a uma polémica que dividia os dirigentes “renovadores”. Segundo o acórdão do Supremo Tribunal, datado de 15 de Fevereiro, e que a Agência Lusa teve hoje acesso, os juízes conselheiros do STJ confirmam a legalidade do III Congresso do PRS, bem como a eleição de Kumba Ialá para o cargo de presidente desta força política.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Alguns dos destaques da edição 159, de 20/Fev/2008

(In) capacidade policial dá lugar à Justiça Privada no Centro do País
- PRM deixa cidadãos confundirem a beira da estrada com a estrada da Beira

A ONDA de linchamentos que está a abalar a Beira (centro), segunda maior cidade de Moçambique, resulta do “cansaço” dos cidadãos perante a ineficiência das autoridades no combate ao crime, na opinião de analistas ouvidos pela Agência Lusa. Apenas este ano, sete pessoas foram espancadas e carbonizadas até à morte por populares nos subúrbios da Beira, que os acusam de práticas e diversos crimes, entre roubos e assassínios.

Guebuza já antecipa justificação para miséria dos moçambicanos (por Orlando Castro)
O Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, apoiou, segunda-feira, a exploração de biocombustíveis no país, mas desde que esta indústria não colida com o programa do Governo de combate à fome e à pobreza. Pois. Todos nós estamos mesmo a ver que os pobres vão continuar pobres. O problema, entenda-se, não está nos biocombistíveis mas no Governo que, mais uma vez, está do lado dos poucos que têm milhões e não, como seria de esperar, dos milhões que têm pouco ou nada.

Morrumbene já tem sinais de progresso
O distrito de Morrumbene, província de Inhambane, está, desde domingo último, ligado à Rede Nacional de Energia (RNE), revela um comunicado de imprensa da Empresa de Electricidade de Moçambique (EdM) chegado ontem à nossa redacção. Os habitantes daquele ponto do País zona, diz o documento, deixam de ser abastecidos por grupos geradores bastante onerosos devido ao preço do combustível, possibilitando, desta forma, o relançamento de vários projectos económicos desenhados para o distrito.

Escócia e Córsega independentes, JÁ! (por Eugénio Costa Almeida)
Se o Kosovo, que todos afirmam, mesmo os que o querem ver independente ou os que estão a “governá-la” como é o caso da OTAN/ NATO, ser inviável como Estado, pode ser independente e é reconhecido pelos EUA, Reino unido, França e Alemanha, ou seja, o xerife e os 4 grandes europeus - e viva a unidade europeia - então, e por motivos ainda mais válidos, quer económicos, quer políticos, quer sociais, a Escócia, a Córsega e o País Basco francês, ou o Porto Rico, podem
ser independentes, JÁ!

Se foi um mal (morte de Jonas Savimbi) que veio por bem, o bem (Paz Social) demora a chegar (por Jorge Eurico)
O termo da existência de Jonas Savimbi (foi a 22 de Fevereiro de 2002), permitam-me ser politicamente (in)correcto (porque a História assim exige e as mais recentes evidências quotidianas dos factos assim aconselham), foi um mal que veio para bem. Um mal (claro que não se deseja a morte de ninguém nem a ninguém!) que veio para bem na medida em que deixou a nu uma manifesta e inapta capacidade do MPLA para lidar com valores como a democracia, tolerância política, liberdade e cidadania.

HARARE: Eleições livres se o Zimbabwe aplicar as reformas prometidas
As eleições zimbabweanas do próximo mês serão “livres e equitativas” se as reformas legislativas prometidas pelo regime forem aplicadas, declarou recentemente a ministra sul-africana dos negócios estrangeiros Nkosazana Dçamini-Zuma. “Se os zimbabweanos implementarem tudo o que acordaram durante as suas negociações (...) se aplicarem as leis votadas pelo Parlamento sobre a segurança, a informação, os médias, a perspectiva é boa para as eleições livres e equitativas”, disse. “O que é doravante importante é que todas essas coisas estejam em vigor antes e durante as eleições”, prosseguiu à saída de um encontro com o seu homólogo néozelandês, Winston Peters.

CABO VERDE: Polícia apreende contentor com armas para norte-americano
A Polícia Nacional caboverdiana descobriu em Santo Antão, num contentor importado da África do Sul, material e armas de guerra pertencentes a um cidadão norte-americano, que foi detido preventivamente. Trata-se, segundo a polícia, de Lawrence Scott Baker, que reside na Vila da Ponta do Sol há três anos. O Tribunal da Comarca de Ponta do Sol decretou a prisão preventiva de Lawrence Scott Baker, após a descoberta do material, que inclui metralhadoras, pistolas, várias munições, explosivos e rádios comunicações, além de fardamentos militares.

GUINÉ-BISSAU: Líder do MDG chamado a depor por críticas a «Nino» Vieira
O líder do Movimento Democrático Guineense, Silvestre Alves, disse recentemente à Agência Lusa que foi convocado a depor na Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau por ter pedido ao presidente “Nino” Vieira esclarecimentos sobre a utilização de Fundos Públicos. Segundo o líder do partido sem representação parlamentar, a audição decorreu na sexta-feira, por alegada suspeita de ter praticado crimes de denúncia caluniosa e injúria contra a figura do chefe de Estado guineense.

CHINA: Explosão faz 24 mortos em mina ilegal
Uma explosão numa mina de ferro clandestina que funcionava disfarçada de criação de javalis causou 24 mortos e cinco feridos na província de Hebei, no Norte do país, informou ontem a agência noticiosa oficial chinesa. A explosão ocorreu no passado domingo, deixando mais de 30 mineiros presos debaixo da terra, segundo informações das autoridades da província, citadas pela Nova China.

Bush pede «transição democrática» após saída de Fidel
O presidente norte-americano, George W. Bush, disse ontem esperar que o anúncio da renúncia de Fidel Castro signifique o início de uma «transição democrática» em Cuba.

Estas e outras notícias podem serem lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 158, de 19/Fev/2008

32 ANOS DEPOIS DA NOSSA INDEPENDENCIA: Quem pode, pode; quem não pode não come pão!
- Oscilação de preços de trigo no mercado internacional tem reflexo no dia-a-dia do País

O GOVERNO, as empresas de moagem e as panificadoras estão à procura de formas para travar o aumento crescente do preço do pão em Maputo, uma das razões do descontentamento na capital do País. Uma padaria foi saqueada nos tumultos do último dia 5 em Maputo, por manifestantes que protestavam contra o aumento dos preços nos transportes privados de passageiros.

Kundy Pahiama deveria (entre outras coisas) beber menos (por Jorge Eurico)
As declarações de Kundy Pahiama deixam inseguros todos os angolanos, e não só, que gostariam de viver sem medo num País sem medo, (mais) seguro, (mais) aberto, (mais) plural e politicamente (mais) tolerante à luz da tácita promessa parida a 22 de Fevereiro de 2002.Se eu fosse do MPLA, à pala da Paz, da Estabilidade e da Democracia, exigiria a quem de Direito (ao presidente Eduardo dos Santos, no caso) que não mais deixasse o ministro da Defesa falar publicamente. Porquê?

Aspirina aliviou a dor do Kosovo mas a infecção, essa continua lá (por Orlando Castro)
Mais uma vez, e tantas quantas forem preciso para dar corpo às estratégias dos potências mundiais, o mexilhão será sempre lixado, seja ele albanês, sérvio ou qualquer outra coisa. É claro que EUA, Rússia e União Europeia sabem que criar países, alterar fronteiras, inventar novas geografias são paliativos.

Kosovo: Estará a Europa cansada da Paz? (por Eugénio Costa Almeida)
Será que a Europa está preparada peara um conflito que o reconhecimento do novo Estado poderá causar ao continente e, queira Europa pensar nisso ou não, se extrapolará para outras paragens? Será que o Kosovo vai ser mesmo um país independente ou não será mais que um pequeno passo para o próximo, o grande, que será a sua auto-anexação à Albânia e com isto cimentar a vontade de Enver Hoxha, antigo presidente albanês de se criar a Grande Albânia.

Governo vai publicar Lei da Concorrência
O Governo vai remover um dos últimos obstáculos ao comércio livre na região com a aprovação de uma Lei da Concorrência até Junho próximo, de acordo com a imprensa sul-africana. A Lei da Concorrência é m dos principais instrumentos que os estados-membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla em inglês) têm de fazer aprovar para que entrem em vigor o Acordo de Comércio Livre da SADC, em 2008, a união alfandegária em 2010, o mercado comum em 2015 e a união monetária em 2018.

5º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia ultrapassa as 500 comunicações
O 5º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia (CLME’2008), que decorrerá de 2 a 4 de Setembro, em Maputo, e subordinado ao tema geral “A Engenharia no Combate à Pobreza, pelo Desenvolvimento e Competitividade”, já recebeu mais de 500 propostas de comunicações, envolvendo mais de 1000 autores.

Empresa do Dubai vai investir no Bilene
A empresa para África da “holding” estatal Dubai World anunciou ir investir 200 milhões de dólares no Bilene, uma zona de veraneio próxima da capital de Moçambique. De acordo com o jornal Emirates Business, a Dubai World Africa vai construir no local um hotel de cinco estrelas e cabanas de praia e apartamentos bem como um campo de golfe de padrão internacional, que serão servidos por um aeroporto próprio. O local onde vai ser construído este projecto compreende a lagoa de São Martinho, uma reserva natural e uma área de praia onde as tartarugas depositam os seus ovos.

CPLP só pode intervir teoricamente (por Orlando Castro/Jornal de Notícias)
Portugal, mais do que a própria Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), deveria conseguir aperceber-se que o importante não é ser o maior doador financeiro de Timor Leste, mas sim o maior impulsionador de iniciativas que contemplem o emprego e a protecção social, bem como a educação, com absoluta prioridade, gerindo as suas próprias iniciativas”, afirma o estudioso timorense Mane Kribas, acrescentando que, “em vez de abrir os cordões à bolsa, doando verbas cuja gestão é dúbia e nos deixa sem saber para onde vão os dinheiros doados”, a CPLP enquanto instituição, ou cada um dos seus membros, “deveriam olhar para o país real,
agindo em vez de reagir”.

EUA aconselham cidadãos a não se deslocarem a Timor-Leste
Os Estados Unidos avisaram os seus cidadãos a não se deslocarem a Timor-leste devido ao “potencial de violência” no país. Num “aviso de viagem” emitido durante o fim de semana o Departamento de Estado norte-americano fez notar a recente tentativa de assassinato do presidente leste timorense José Ramos Horta e do primeiro ministro Xanana Gusmão lançando depois um “aviso” de que continua a existir o “potencial para distúrbios violentos de natureza civil”. “A situação pode deteriorar-se sem aviso e estrangeiros podem ser alvos específicos”, refere o Departamento de Estado, aconselhando depois os cidadãos norte-americanos “a adiarem por agora viagens não essenciais a Timor-leste”.

Se quiser ler estas e outras notícias, na íntegra e em PDF, por favor aceda ao e-mail ao lado.

Alguns destaques da edição 157, de 18/Fev/2008

Editorial: FRELIMO, o rei vai nu (?)
As manifestações que, nas últimas semanas, tiveram como palco Maputo, Matola, Chókwe, Xinavane e outras regiões do País são um sinal claro e inequívoco de que o rei moçambicano vai nu; ou seja, são sintoma de que alguma coisa vai (está) mal no País. Contrariamente ao que se tem insinuado, as manifestações não são uma rejeição à pessoa de Armando Guebuza como presidente da FRELIMO e muito menos do País.

COMO SE (JÁ ) NÃO BASTASSE SER POBRE: Somos o País mais afectado pelas cheias na África Austral
País precisa de USD 35 milhões para ajudar vítimas das cheias

DOS países da África Austral atingidos pelas inundações que começaram em Dezembro, Moçambique pode ser o mais afectado, com cerca de 680 mil pessoas atingidas e mais de 90 mil hectares de plantações destruídas, refere uma fonte da ONU. O Escritório das Nações Unidas para Assistência Humanitária, Ocha, estima que cerca de 450 mil pessoas necessitem assistência humanitária de emergência na região atingida pelas inundações, especialmente medicamentos, água potável e abrigo para os desalojados.

Banco Mundial vai apoiar sector de recursos hídricos
O ministro das Obras Públicas, Felício Zacarias, afirmou quinta-feira passada em Maputo que o Governo pode melhorar as suas intervenções no sector dos recursos hídricos a fim de responder aos desafios colocados pelo desenvolvimento do País.

Querem decapitar Imprensa livre! (por Jorge Eurico)
Os espadachins do regime angolano, quiçá tendo em atenção as eleições que serão realizadas em Setembro próximo, já começaram a desembainhar as suas espadas e a esgrimi-las contra (tudo e) todos aqueles que lutam para manter acesa a chama da liberdade e consolidar a democracia (in)existente na Pátria de Agostinho Neto.

SÃO ORDENS DA ORDEM...E PONTO FINAL! Inscrição de advogados portugueses continua suspensa no nosso País
A inscrição de novos advogados portugueses na Ordem dos Advogados de Moçambique continua suspensa, enquanto os dirigentes da congénere portuguesa não revirem o protocolo de cooperação em vigor, disse à Lusa o bastonário da Ordem moçambicana. Alberto Cauio disse que a suspensão de novas inscrições, na sequência de uma deliberação votada pelo Conselho Directivo da Ordem dos Advogados de Moçambique, em Agosto de 2007, não afecta os advogados portugueses anteriormente inscritos. Cauio negou ainda que causídicos portugueses em exercício em Moçambique antes da suspensão do referido protocolo estejam a ser impedidos de continuar a sua actividade em Moçambique, como relataram à agência Lusa advogados moçambicanos em Maputo.

Sobre a demagogia dos que se pensam anti-demagogos (por José Adelino Maltez)
Dizem os manuais que o demagogo, na sua expressão grega primitiva, era apenas o chefe ou “condutor do povo”, sem qualquer sentido pejorativo, e, como tal, se qualificavam Sólon ou Demóstenes, intimamente ligados à defesa da democracia.

Austrália soma e segue em Timor (por Orlando Castro)
A influência australiana em Timor-Leste sente-se desde há muito, escrevi eu em diversas alturas, nomeadamente no dia 10 de Maio do ano passado. Nessa altura recuperei o que me dissera Xanana Gusmão em 13 de Fevereiro de 1999 (entrevista publicada no Jornal de Notícias): “O Governo australiano que continua a manifestar-se contra a independência de Timor-Leste está a passar-nos um atestado de menoridade”. Se com a vitória Se com a vitória de Ramos-Horta a Austrália acampou no seu quintal a que chama seu (Timor-Leste), com ajuda de Alfredo Reinado vai alargar o quintal. A Austrália têm-se mantido no país à margem da Missão Integrada da porque quem manda são os australianos. Tão simples quanto isso.

ÁFRICA DO SUL: Zuma introduz recurso (antes do processo) contra o seu interrogatório
O presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, Jacob Zuma, inculpado por fraude e corrupção, introduziu quinta-feira última, um recurso no Tribunal Constitucional para impedir a acusação de utilizar os documentos obtidos durante certas investigações.

Para ler estas e outras notícias, na íntegra e em PDF, por favor aceda ao e-mail ao lado.