quinta-feira, 20 de março de 2008

Alguns destaques da edição 176, de 21/Mar/2008

"Violem-me, violem-me; espanquem-me, espanquem-me!"
- Na África do Sul, chegam anualmente à Polícia cerca de 54 mil queixas de estupro

DEPOIS de apresentar, ao longo dos últimos anos, um dos maiores índices de estupros do mundo, a África do Sul vê agora o crime transformar-se em tema de um jogo infantil nas escolas, segundo denuncia um relatório divulgado recentemente pela Comissão de Direitos Humanos. “Viole-me, Viole-me” e “Espanque-me, Espanque-me” são dois jogos infantis, nos quais as crianças perseguem umas as outras e fingem que estão a agredir ou a estuprar os seus companheiros. “Isto demonstra a extensão e o nível que alcançou a brutalidade da juventude e no que se transformou a violência sexual na África do Sul”, afirmou a Comissão de Direitos Humanos, num relatório há cerca de uma semana.

Viva quem é incompetente, invertebrado, servil, acéfalo, capacho e... hermafrodita (por Orlando Castro/Alto Hama)
O importante num país como Portugal, onde tudo é de faz de conta, é ser filho (mesmo que bastardo) do que enteado (mesmo que legítimo). É ser incompetente e servil, acéfalo e capacho, invertebrado e solícito. Ou seja, curvar-se servilmente perante aqueles de quem depende. Não sei que objectivos movem um país, para além de uma dramática aproximação ao Burkina Faso, que institui o primado da incompetência e do servilismo como condição sine qua non para alguém ascender na hierarquia seja do que for. Não sei. Mas, reconheço, o problema não reside no facto de eu não saber. Reside, isso sim, no facto de quem tem por função saber, ser mais ignaro que um calhau, tenha ou não cunha, tenha ou não cartão do partido no poder, seja ou não amestrado. Quando vejo o que resta deste país entregue a um bando de vampiros que, para sobreviverem, sugam até o sangue dos filhos.

Cavaco Silva foi oficial, cavalheiro e.... cineasta
Os dois anos que o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, passou no nosso País, onde cumpriu entre 1963 e 1965 uma comissão militar, revelam um apaixonado por viagens e desconhecido cineasta, segundo testemunhos recolhidos pela Lusa. José Macedo e Cunha, actual presidente do Grémio Literário e que até 1964 viveu no mesmo prédio que Cavaco Silva, recorda-se da faceta de cineasta do hoje chefe de Estado.

Empresa dos caminhos-de-ferro com resultados positivos em 2007
A empresa Caminhos de Ferro e Portos de Moçambique apresentou um lucro de 247,7 milhões de meticais (cerca de 10,3 milhões de dólares) em 2007, de acordo com os resultados provisórios anunciados quinta-feira em Maputo pelo seu presidente, Rui Fonseca. Dirigindo-se ao Conselho de Directores, Fonseca disse que a carga processada nos portos do país cresceu 5 por cento para 11,09 milhões de toneladas mas acrescentou que a carga transportada nos caminhos-de-ferro caiu 5 por cento para 736,3 milhões de toneladas-quilómetros, devido à quebra verificada no transporte de mercadorias entre o porto da Beira e o Zimbabwe.

Cáritas Espanha apoia plano de reconstrução em Moçambique
A Cáritas da Espanha acaba de aprovar doações de 60 e 50 mil euros para apoiar os planos de reconstrução postos em andamento pelas Caritas nacionais da República Democrática do Congo e de Moçambique para aliviar, respectivamente, os graves efeitos causados pelo terramoto que assolou a região de Bukavu no mês de Fevereiro passado e as graves inundações na bacia do rio Zambeze no final de Dezembro.

Maputo aborda em Luanda implementação do univisa na região
Os ministros das Relações Exteriores e Negócios Estrangeiros, Interior, Turismo, e sectores de segurança dos 14 países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) vão reunir-se quarta-feira próxima , em Luanda, para a discussão da implementação do sistema univisa na região.

O PRÉDIO (Concl.) (por Gil Gonçalves, Luanda)
A comissão de moradores do prédio, vem mais uma vez, chamar a atenção dos moradores para tomada de consciência dos graves problemas de energia eléctrica que o nosso edifício apresenta. Como é do conhecimento de todos, já recebemos vários avisos por parte da EDEL nos quais declinam quaisquer responsabilidades, sobre eventuais prejuízos humanos e materiais resultantes do mau estado da instalação e que futuras intervenções à quaisquer anomalias no edifício, ficarão condicionadas ao cumprimento estrito da sua recomendação.

PSP desrepeita Convenção de Viena (por Eugénio Costa Almeida/Pululu)
Segundo uma notícia da agência noticiosa portuguesa LUSA, três elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) terão entrado no Consulado-Geral do Brasil, em Lisboa, sem solicitar autorização ao cônsul em manifesta infracção às Convenções Internacionais, nomeadamente, ao facto doConsulado-geral, seja do Brasil ou outrem, ser, oficialmente, território estrangeiro e como tal, só ser possível de ser “invadido” a pedido das autoridades do país em causa ou quando ocorra uma manifesta falta de segurança que possa pôr em causa direitos civis e os responsáveis do “referido território” se encontrem impossibilitados de dar algum acordo ou aval. E pelo teor da notícia isso não parece ter acontecido. Bem pelo contrário! Será que em Portugal as autoridades policiais desconhecem a Convenção de Viena sobre Relações Consulares, de 1963 (24 de Abril)? Talvez seja bom que o Palácio das Necessidades, onde “habita” o Ministério dos Negócios Estrangeiros - são “negócios” , não são “relações” -, comece a esclarecer as suas autoridades policiais das suas naturais limitações.

Eleições no reino do Senhor Mugabe (por Vítor Gomes Pinto)
No dia 29 próximo pela primeira vez o Zimbabué, país de 13 milhões de habitantes no Sul da África, terá quatro eleições simultâneas, para Presidente, Câmara, Senado e governos locais. Robert Mugabe, aos 84 anos, quer um sexto mandato e é novamente o candidato pelo ZANU-PF (União Nacional Africana do Zimbabué - Frente Patriótica), mas desta feita tem dois fortes oponentes com chances: Morgan Tsvangirai, líder do MMD (Movimento para a Mudança Democrática) que foi por ele derrotado nas últimas eleições e o ex-Ministro das Finanças Simba Makoni, independente. Não há pesquisas de opinião confiáveis, mas a maioria hoje silenciosa parece dar o favoritismo a Makoni seguido por Tsvangirai.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

quarta-feira, 19 de março de 2008

Alguns destaques da edição 175, de 20/Mar/2008

Obesidade ameaça 177 milhões de crianças
- ONU prevê que 2,3 bilhões de pessoas com mais de 15 anos sofrerão de obesidade até 2015

CERCA de 50 grupos de defesa dos consumidores lançaram uma campanha para restringir a publicidade de “junk food” (comida rica em calorias e com péssima qualidade nutricional) destinada à população infantil. A campanha exige um código voluntário de boa conduta que seria assinado pelas empresas e que restringiria a publicidade desse tipo de produtos nesse meio e na internet. Os seus organizadores querem também que se coloque fim a anúncios da “junk food” em escolas e deixem de ser usados famosos ou personagens de desenhos animados com fins publicitários.

A noite que mudou a vida ao missionário nascido no lugar de Santo António (por Pedro Figueiredo/Lusa)
Sentado com os braços engessados e entrapado até aos olhos, João Gonçalves, 78 anos, fala com voz trémula do assalto à missão católica no norte de Moçambique que o atirou, gravemente ferido, para uma cama de hospital em Maputo. Não vê. Um golpe de catana, desferido por um dos assaltantes, inutilizou-lhe a única vista que ainda tinha e à qual tinha sido recentemente operado em Portugal. “Nessa noite, o guarda sentiu-os lá em cima no terraço. Foi lá e foi apanhado por um bandido. Não sei se era um ou se eram mais. Foi agarrado e estava lá a lamuriar. Eu não tive coragem de o deixar sozinho e fui acudir, mas não acudi nada”, começa por relatar o padre da missão da Boa Nova em Chiúre, na província de Cabo Delgado (norte de Moçambique). De aspecto frágil e contendo as lágrimas, João Gonçalves prossegue: “Ainda senti lá o cabo de uma catana no chão, fui a puxar por ela, mas também não via nada, não tinha luz. Deram-me vários golpes, incluindo na cabeça, no olho esquerdo - a vista que eu tinha foi-se embora, não vejo nada - e nos braços. Vá lá que só me ‘catanou‘ dos cotovelos para baixo. Os braços para cima estão mais ou menos bons”. Permanece sentado, sempre na mesma posição.

Empresa indiana pretende construir fábrica de adubos em Moçambique
A estatal indiana Rashtriya Chemicals & Fertilisers (RCF) pretende investir 1,9 mil milhões de dólares em Moçambique na construção de uma fábrica de amónia-ureia e fosfatos, informou ontem em Mumbai o jornal indiano “The Financial Express”. O jornal cita fontes da RCF para afirmar que uma equipa da empresa deslocou-se a Moçambique onde manteve contactos com instituições oficiais e empresas como as sul-africanas Industrial Development Corporation (IDC) e Foskor.“ A RCF vai em breve apresentar uma manifestação de interesse na construção de uma fábrica para a produção de amónia-ureia e fosfatos em Moçambique sendo o esquema de financiamento apresentado na altura própria”, afirmou ao jornal a fonte da empresa.

Cavaco Silva quer novo ciclo nas relações bilaterais com o nosso País (fonte: Jornal de Negócios)
O Presidente da República português escolheu Moçambique para a sua primeira visita oficial a um País Africano de Língua Oficial Portuguesa. Acompanhado por uma comitiva de 40 empresários e pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, da Defesa, Educação e da Cultura, Aníbal Cavaco Silva espera lançar “um novo ciclo na relação entre os dois países”.

PAM apoia mais de 60 mil pessoas no Norte do País depois da passagem do ciclone “Jokwe”
O Governo pediu ao Programa Alimentar Mundial (PAM) para prestar assistência urgente às mais de 60 mil pessoas que, a Norte, ainda sofrem o impacto da passagem do ciclone “Jokwe” no início deste mês. O PAM irá começar a distribuir ajuda alimentar às comunidades mais afectadas pelo ciclone, no início na próxima semana. A intenção da agência das Nações Unidas é a de aproveitar produtos que haviam sido destinados para outras operações. Para repor rapidamente estes produtos, o PAM necessitará de cerca de 550 mil dólares (quase 350 mil euros). As autoridades nacionais, agências das Nações Unidas e outras organizações humanitárias, estão com o PAM a realizar no terreno uma avaliação das necessidades prementes, na província de Nampula, a zona mais duramente atingida pelo ciclone. Pelo menos oito pessoas morreram em consequência do “Jokwe”, que atingiu a costa moçambicana a 8 de Março, com ventos que atingiram os 200 quilómetros por hora, deixando dezenas de milhares de pessoas desabrigadas.

AI alerta para discriminação contra mulheres sul-africanas com sida
(AI) alertou recentemente para a discriminação sofrida pelas mulheres pobres e portadoras do vírus do sida residentes nas zonas rurais da África do Sul, devido a sua falta de recursos, ao seu sexo e a sua doença. Num relatório, a ONG indica que as mulheres camponesas têm que enfrentar “enormes desafios”, tanto para prevenir o contágio quanto tratar a doença, caso não consigam evitá-la. A violência sexual é uma constante nas suas vidas, e a maioria dos seus companheiros se recusam a utilizar preservativos ou a submeterem-se a testes para comprovar se têm o vírus do sida, inclusive quando existem evidências claras de contágio.

Cinco anos depois, Iraque está melhor (?) (por Eugénio Costa Almeida/Pululu)
Passados 5 anos sobre a assinatura da sentença dos 3+1 sobre Saddam Hussein e quase 5 anos após a invasão, Dick Cheney, o ainda vice-presidente - está em minúsculas porque não merece mais - dos EUA, diz que o Iraque está muito melhor que o passado, dado que foi um esforço bem sucedido e as mudanças são fenomenais. Não sabemos a que passado o senhor Dick Cheney se refere. Senão vejamos: No passado ano, cerca de 87 jornalistas morreram no cumprimento do seu dever: informar, mesmo que isso incomode uns quantos, seja no Iraque, seja no Tibete, ou em outro sítio. Mas, não há problemas, para o senhor Dick Cheney o Iraque está melhor, já que foi um esforço bem sucedido e as mudanças são fenomenais. E se ele o diz. Até ao momento morreram cerca de 4000 soldados norte-americanos, além de 300 de outras nacionalidades, e umas dezenas de milhares estão feridos cuja gravidade não é quantificável. Mas, não há problemas, para o senhor Dick Cheney o Iraque está melhor, já que foi um esforço bem sucedido e as mudanças são fenomenais. E se ele o diz. Os EUA, a braços com uma das maiores crises financeiras desde a 2ª Guerra Mundial gasta, diariamente, uma enorme fortuna na manutenção do actual status quo do Iraque, quer em armamento, quer em vidas humanas perdias ou estropiadas, quer numa imagem deturpada que transmite aos árabes, em geral, e aos iraquianos, em particular. Mas, não há problemas, para o senhor Dick Cheney o Iraque está melhor, já que foi um esforço bem sucedido e as mudanças são fenomenais. E se ele o diz.

DITADOR QUE SE PREZE NÃO DEIXE CAIR DITADOR: Mugabe deve morrer no poder, diz Khadaf
O presidente do Zimbabué deve permanecer no poder até morrer e não ser “importunado” com eleições, afirmou o chefe de Estado líbio, Muammar Khadafi, citado terça-feira última pelo serviço sul-africano de notícias News24. Robert Mugabe, 84 anos, enfrenta no próximo dia 29 o maior desafio eleitoral desde a independência do Reino Unido, em 1980.. Khadafi, que esta semana se deslocou a Uganda, afirmou na segunda-feira que Mugabe e o presidente ugandense, Yoweri Museveni, “devem permanecer no poder até solucionarem todos os problemas nos respectivos países, ou morrerem no poder”, divulga a News24. Os dois governantes “não devem ser importunados com eleições porque antigos países colonizadores querem que África adopte o sistema de gestão deles, que aqui não é viável”, defendeu Khadafi.

Situação da rede eléctrica na África do Sul é “extremamente grave”
A actual situação energética da África do Sul é “extremamente grave”, alertou ontem um responsável da empresa pública de electricidade Eskom, depois de 9 geradores terem nos últimos dias entrado em sobrecarga e mergulhado vastas áreas das cidades na escuridão. Andrew Etzinger, porta-voz da Eskom, revelou que a rede eléctrica nacional está vulnerável à ocorrência de mais disparos de disjuntores e outros problemas nos equipamentos uma vez que o consumo tem excedido a disponibilidade energética e 9 dos 56 geradores da rede eléctrica nacional (para além dos 9 que se auto-desligaram nos últimos dias) estão em manutenção.

Estas e outras importantes notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Alguns destaques da edição 174, de 19/Mar/2008

Arroz atingiu preço mais alto dos últimos 20 anos em todo mundo
- Banco Mundial alerta para subida do petróleo e alimentos
GRAEME Wheeler, director executivo do Banco Mundial (BM), alertou recentemente para as possíveis consequências devastadoras da subida simultânea do petróleo e dos preços dos alimentos no mundo em desenvolvimento. Num fórum sobre a volatilidade dos preços do crude, Wheeler assinalou que o encarecimento da energia aumentou os custos dos fertilizantes e o transporte, e impulsionou a produção de bio-combustíveis.

Adivinha!
Quem é o “camarada” que foi nomeado recentemente pelo chefe de Estado para o cargo de ministro que tem um aspecto tão desalinhado que, aos olhos do Povo, causa a (má) impressão de que foge do duche como o diabo da água-benta e, pelo que tudo indica, não gosta de ouvir falar de barbeiro nem de barbearia? Pistas: Vimo-lo, durante os últimos meses, de colete e boné vermelho, rio a baixo, rio acima, a trabalhar em prol das vítimas das cheias. Substitui o jurista «Tony Risonho», o tal que não lê jornais nem os sinais do tempo.

MAS COM QUE MORAL...? Dos Santos insta zimbabweanos a aceitarem resultados das eleições
O ministro angolano das Relações Exteriores, João Miranda, instou recentemente em Harare os líderes políticos do Zimbabwe a aceitarem os resultados das eleições presidenciais e legislativas previstas para 29 de Março, apelando aos candidatos a abster-se de violência. “Os partidos políticos devem ter a capacidade de aceitar os resultados das eleições. É o que esperamos das populações, dos políticos e dos candidatos”, declarou Miranda, cujo país preside ao Órgão de Cooperação Política, de Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Cimpor investe 120 milhões nas fábricas do nosso País
A Cimpor decidiu realizar um novo investimento, de cerca de 120 milhões de euros, nas suas fábricas em Moçambique para aumentar a capacidade de produção das mesmas. «A Cimpor, perante a evolução recente da procura de cimento em Moçambique e as perspectivas de crescimento que se colocam a este mercado, decidiu realizar um importante conjunto de investimentos nas regiões Centro e Sul do País, através da sua subsidiária Cimentos de Moçambique», refere em comunicado à CMVM.

Se a hipocrisia matasse mesmo... (por Eugénio Costa Almeida/N. Lusófonas)
Felizmente que a hipocrisia ainda não mata ou o Mundo estaria a caminho de ver uma classe “animal” integrar a CITES por estar a entrar em extinção. Falo dos “políticos”! Só por hipocrisia se pode dizer que a China deixou de pertencer à classe dos países «piores violadores dos direitos humanos do mundo» em contraponto ao Sudão, que segundo o semanário português “Sol”, e citando o relatório anual norte-americano sobre os Direitos do Homem, publicado pelo departamento de Estado, Síria e Uzbequistão que SÓ agora entraram nessa classe!!!

É ASSIM QUE VAMOS COMBATER A POBREZA ABSOLUTA? Governo manda mais de 800 funcionários para o olho da rua
O Governo iniciou dois mil e 147 procedimentos disciplinares contra trabalhadores, o que conduziu ao despedimento de 812 funcionários entre 2006 e 2007, anunciou recentemente em Maputo a ministra da Função Pública, Victória Diogo. Falando durante um Fórum dos Inspectores Gerais dos Órgãos do Estado, a ministra indicou que 178 funcionários foram retrogradados e 252 outros condenados a pagar multas.

JÁ ERA SEM TEMPO! BCP oferece aparelho raio-x a Hospital da Machava
A Fundação Millennium BCP e o Millenium BIM entregaram, segunda-feira, um aparelho de raio-x ao Hospital Geral da Machava, orçado em 40 mil dólares, que servirá para fazer a despistagem da tuberculose. O aparelho foi oferecido por aquelas instituições portuguesas, na sequência de um pedido formulado a Jorge Sampaio, enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para a erradicação da tuberculose, aquando da sua visita a Moçambique, em Abril de 2007.

Um milhão de telefonemas sobre sexo
Sónia Xerinda, 25 anos, estava com dúvidas sobre a demora no seu ciclo menstrual. Ao invés de perguntar a sua mãe ou a uma amiga, ela preferiu usar o telefone. Uma ligação e as suas dúvidas estavam esclarecidas. “Eles esclareceram-me tudo. Perguntaram se eu não me tinha envolvido numa situação de risco e aconselharam-me a ir a um centro de testagem voluntária fazer o teste de HIV e a usar sempre o preservativo”, contou a jovem. Xerinda ligou para o serviço AlôVida 149, um serviço telefónico grátis e confidencial que informa sobre sexo, saúde reprodutiva, HIV e outras infecções de transmissão sexual. Com o lema Saber Mais é Viver Mais, a iniciativa pertence à Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), uma organização não-governamental moçambicana, em parceria com empresas privadas.

ANGOLA: TAAG vai continuar na «lista negra» apesar de progressos na segurança
A União Europeia vai manter a transportadora angolana TAAG na “lista negra” dos 27 pelo menos até Junho, apesar dos técnicos europeus terem “verificado progressos” para remediar problemas de segurança, disse recentemente fonte comunitária em Bruxelas. Esta mensagem será transmitida às autoridades angolanas depois da reunião do Comité de Segurança Aéreo da União Europeia de 02 a 04 de Abril, que irá analisar os resultados da última missão a Luanda de peritos europeus, em meados de Fevereiro.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF solicitando via e-mail ao lado.

Alguns destaques da edição 173, de 18/Mar/2008

Harare recusa credenciar jornalistas ocidentais e ameaça deter os ilegais
- Serviços secretos está a examinar individualmente os cerca de 300 pedidos de acreditação de jornalistas estrangeiros

O GOVERNO do Zimbabué anunciou ontem que procederá à detenção de qualquer jornalista ocidental que entre no país fazendo-se passar por turista para cobrir as eleições presidenciais, legislativas e locais de 29 de Março. A informação foi prestada por um alto funcionário do regime ao jornal estatal “Sunday Mail”. Em declarações publicadas pelo jornal, George Charamba, o secretário permanente do Ministério da Informação, disse que uma equipa composta por funcionários do seu Ministério, dos Negócios Estrangeiros e dos serviços secretos está a examinar individualmente os cerca de 300 pedidos de acreditação de jornalistas estrangeiros recebidos pelo Governo e que nenhum jornalista ocidental receberá credenciais para trabalhar no país no período eleitoral. Segundo Charamba, os “jornalistas ocidentais não serão autorizados a cobrir as eleições porque os governos dos seus países acreditam que apenas eleições ganhas pela oposição poderão ser consideradas livres e justas”. Estamos atentos a tentativas dos governos hostis de transformar jornalistas em observadores ou de infiltrar observadores não autorizados e pessoal de segurança à sombra dos media ou organizações privadas, e iremos detê-los e expulsá-los”, garantiu George Charamba ao jornal.

Missionário português ferido em assalto em Cabo Delgado
Um missionário português foi ferido com gravidade num assalto a uma missão católica em Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, mas está “fora de perigo” no Hospital Central de Maputo. Em declarações à Agência Lusa, o responsável pela congregação dos Missionários da Boa Nova, padre Anastácio Jorge, relatou que João Gonçalves, de 78 anos, chegou a Maputo inconsciente, acompanhado por um enfermeiro do Hospital de Pemba.

Cavaco Silva está desde sábado no nosso País
A segurança, discreta mas bem visível e assegurada por militares, e a longa caravana automóvel com batedores da polícia, eram na manhã do último sábado o único sinal de que o Presidente da República português acabara de aterrar em Maputo. Cavaco Silva, que viajou no voo da TAP que regularmente assegura a ligação entre Lisboa e Maputo (uma viagem de quase 11 horas), desembarcou na capital moçambicana – onde fazia sol e uma temperatura superior a 30 graus - às 10:56 (08:56 em Lisboa), tendo sido recebido à chegada por uma pequena e discreta comitiva alinhada no final da escada do avião.

PAM garante ajuda de emergência para 60 mil vítimas do ciclone“Jokwe”
Cerca de 60 mil moçambicanos afectados pela passagem do ciclone “Jokwe” vão receber ajuda alimentar de emergência do Programa Alimentar Mundial (PAM), anunciou o director do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INCG). Bonifácio António adiantou que 60 mil moçambicanos serão abrangidos pela iniciativa do PAM. “Estamos ainda a avaliar as necessidades, pelo que o número (de pessoas afectadas pelo “Jokwe”) poderá ainda aumentar”, frisou Bonifácio António, citado pela agência IRIN, do Departamento de Coordenação das Ajudas Humanitárias da ONU. O “Jokwe” provocou a morte de 17 pessoas e ferimentos em 15, e afectou mais de 30 mil casas, que ficaram total ou parcialmente destruídas em consequência da sua passagem, sobretudo nos dias 07 e 08, pelas região Norte e Centro de Moçambique.

Campanha de solidariedade da Oikos para famílias de Morrumbala
As vias de acesso em Morrumbala estão completamente inundadas, aumentando as contrariedades na evacuação das famílias afectadas e o isolamento das mesmas. É necessário recorrer a meios aéreos para socorrer e distribuir ajuda, o que dificulta e encarece a assistência. A Oikos, em total colaboração com as autoridades locais e com os militares moçambicanos, está a auxiliar no resgate das pessoas e na localização das aldeias afectadas e isoladas pela água. Já estamos a distribuir alimentos, a construir poços de água em zonas de reassentamento e, brevemente, a instalar tendas e a distribuir kits de bens essenciais.

Maria de Medeiros, Artista para a Paz, (en)canta no nosso País
A actriz e cantora Maria de Medeiros actua em Abril no nosso País naquele que será o primeiro acto como «Artista UNESCO para a paz» e onde irá tentar dar mais visibilidade à educação artística. Nomeada oficialmente «Artista UNESCO para a paz» hoje, segunda-feira, em Paris, Maria de Medeiros explicou à agência Lusa que daqui para a frente irá associar a sua agenda à da organização internacional, como forma de promover as actividades de promoção da cultura.

O PRÉDIO (II) (por Gil Gonçalves)
Entupiram as fossas nasais do esgoto, como uma baleia esguichou, marulhou, evacuou o lodo humano oprimido nas galerias tubulares. Deu à costa frontal do prédio. Ninguém se importunou com o habitat anormal, convivência sem regras. O perfume abjecto dita o paradigma da aceitação social, o lazer decisório impõe o retorno medieval, do cavar vala e escoar o fedorento nojo pela rua afora. E obram-se, comemoram-se festejos pelo feito alcançado, devidamente autorizados por quem de direito.

Frelimo já corre, não sabe é para onde (por Orlando Castro)
O porta-voz da Frelimo, Edson Macuácua, justificou a remodelação no Governo moçambicano com a tese do presidente da República, Armando Guebuza, de que “não é tempo para andar mas para correr”. Gostei. Gostei mesmo. No entanto, vistas bem as coisas, é preciso que alguém explique ao presidente que o seu Governo está de facto a correr... mas no sentido errado.

O treinador e a equipa (por Jorge Eurico)
Armando Guebuza, digo eu, também quer (e deve) mostrar trabalho. Sucede, porém, que, contrariamente a Joaquim Chissano, não tem uma equipa técnica e politicamente competente que lhe permita mostrar trabalho, de molde a convencer alguns (mas quase todos) companheiros de partido, bem como o eleitorado, que merece dirigir os destinos de Moçambique e dos moçambicanos.

Jacob Zuma quer pena de morte na África do Sul (por José Gama, Pretória)
As reações saídas do último congresso do ANC alegando que o novo líder do partido no poder na África do Sul Jacob Zuma e o Presidente da República Thabo Mbeki exerceriam uma coabitação pacifica por ambos pertencerem ao mesmo partido começa a ser contrariada na acção practica. Em entrevista recente ao “Finantial Time” de Londres, Jacob Zuma ataca frontalmente o Presidente Thabo Mbeki ao dizer que o poder na África do Sul está nas mãos do partido que lidera o país. Em resumo o Presidente do ANC tentou transmitir que no seu país é ele quem manda.

ANGOLA: Páscoa tensa na província de Cabinda (por Jorge Heitor/Público)
As cerimónias da Semana Santa em Cabinda foram, mais uma vez, assinaladas pela tensão entre as autoridades e uma parte da comunidade cristã, com dificuldades levantadas a alguns milhares de fiéis que procuravam fazer um percurso entre as paróquias de Santa Catarina, São Pedro e São Tiago, contou, domingo último, ao PÚBLICO o activista cívico Agostinho Chicaia.

GUINÉ BISSAU: Governo apresenta queixa contra jornalista
O Ministério da Administração Interna da Guiné-Bissau apresentou recentemente, no Ministério Público, queixa contra o jornalista que noticiou que as esquadras de Bissau tinham sido desarmadas pelo chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, general Tagmé N’Waié. “Acabámos de apresentar queixa no Ministério Público”, disse à Agência Lusa o assessor de imprensa do Ministério da Administração Interna, Bacar Tcherno Dolé. “A falha do jornalista foi não ter confrontado o Ministério da Administração Interna com as informações que tinha”, acrescentou Dolé. Na edição de segunda-feira, o semanário Última Hora noticiou que o chefe de Estado-Maior general das Forças Armadas Guiné-Bissau, general Tagmé Na Waié, mandou recolher todo o armamento das esquadras da polícia de Bissau.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF solicitando via e-mail ao lado.

domingo, 16 de março de 2008

Alguns destaques da edição 172 de 17/Mar/2008

Assassinatos,brutalidade e extorsão no reino da Frelimo, Guebuza & C.ª (por Orlando Castro/Alto Hama)
- Forças de segurança cometeram vários assassinatos em Maputo e arredores
OS abusos cometidos pelas forças de segurança, incluindo assassinatos, brutalidade, detenções arbitrárias e extorsão, continuam a ser as áreas merecedoras de maior censura em matéria de Direitos Humanos em Moçambique, considerou recentemente o Departamento de Estado norte-americano. De acordo com o Relatório de 2007 sobre os Direitos Humanos em Moçambique, apresentado a semana passada em Maputo pelo encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos da América, Todd Chapman, o ano passado registou mesmo um aumento no número deste tipo de violações de Direitos Humanos.

Debilidade do USD transforma zona euro na primeira economia mundial A zona euro tornou-se a primeira economia mundial, devido à queda do dólar, revela o Banco de investimentos Goldman Sachs em um estudo publicado na última sexta-feira. A perda da hegemonia da economia americana “é mais um sintoma da actual valorização do euro, que é a tradução da diferença de dinamismo entre as duas economias”, destacou o Banco. Em 2007, o Produto Interno Bruto da zona euro era de 8,873 trilhões de euros, enquanto o dos Estados Unidos, de 13,843 trilhões de dólares. Com o euro a mais de 1,56 dólar, a economia europeia supera a dos Estados Unidos, já que o euro foi negociado no último fim de semana a 1,5688 dólar.
Bruxelas atribui 9,4 ME para três projectos de desenvolvimento
A Comissão Europeia anunciou a semana passada a concessão ao nosso País de 9,4 milhões de euros para projectos de reabilitação e gestão de água, capacitação em planeamento e gestão no domínio da energia e comércio e ambiente de negócios. As três convenções de financiamento foram assinadas em Maputo pelo representante da Comissão Europeia em Moçambique, Glauco Calzuola, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Henrique Banze. “Estes projectos irão impulsionar a realização de acções concretas do Governo de Moçambique”, disse, na ocasião, o governante . Glauco Cualzuola aludiu aos convénios hoje assinados como um “passo importante para a realização dos objectivos que o Governo moçambicano definiu”.

Mandjermanes: De manifestação em manifestação até à victória final
Os cerca de 16 mil antigos trabalhadores moçambicanos na extinta República Democrática Alemã (RDA) prometeram nunca desistir de reclamar ao Governo as compensações pelo trabalho na Europa a que dizem ter direito. “O processo demonstrou que a nossa causa é justa, mesmo com a morte de colegas e de todos nós com o tempo, como parece ser a vontade do Governo, os nossos filhos continuarão esta luta”, disse à Agência Lusa Arnaldo Mendes, vice-presidente da Associação dos Trabalhadores Moçambicanos na Alemanha (ATMA). “Tudo o que nos foi pago, foi mal pago, o Governo roubou-nos e reconhece isso, agora que nos devolva tudo o que nos deve. Podemos não ter razão com a justiça que temos agora, porque é controlada [pelo Governo], mas a nossa causa é justa, todos reconhecem isso”, insiste o vice-presidente da ATMA.

Dois amigos eternos: Alto Hama e Pululu (por Jorhe Eurico)
O “Alto Hama” (http://altohama.blogspot.com/), do companheiro, amigo, Mestre e jornalista Orlando Castro, é o café (a única droga socialmente aceitável neste mundo que cada vez mais se confunde com Sodoma e Gomorra) quente e saboroso que me desperta quando a noite começa a vestir-se de branco. O “Pululu” (http://pululu.blogspot.com/), do não menos companheiro, amigo, conselheiro e académico Eugénio Costa Almeida, é o cigarro (estou careca de saber que faz mal à Saúde) que me aquece e ajuda a avivar o disco duro da memória das minhas memórias. (…) Não leio o “Alto Hama” e O “Pululu” por causa da fleuma e da indulgente amizade (espero que dure por longos anos) que mantenho com O Orlando Castro e O Eugénio Costa Almeida. Leio estes dois blogues por encontrar neles brilhantes ideias, com as quais me identifico e cauciono. No “Alto Hama” e n’ O “Pululu” encontro invariavelmente resposta à minha dor de patriota (atenção: não sou patrioteiro, sou mesmo patriota) que assiste (im)potente ao esbulho da Pátria-mãe. Só por isso, e nada mais do que isso, fui, e continuo a ser, incompreendido por aqueles que se julgam angolanos de primeira.

O PRÉDIO (I) (Crínicas de Luanda por Gil Gonçalves)
- A juventude é ávida por álcool, porque não tem acesso ao petróleo. Somente depois da última árvore derrubada, depois do último animal extinto, e quando perceberem o último rio poluído, sem peixe, O Homem irá ver que dinheiro não se come! (Provérbio Indígena) In Rosane Volpatto caradobrasil.com.br

O prédio caiado de branco, higiénico, era dos Brancos. Ocupei-o, ocupamo-lo nas prerrogativas da liberdade. Vida nova nos prédios que conquistámos. Não são mais do colono Pertencem-nos, tudo agora é nosso. Só meu! Só teu! Vou gozar bué a minha independência. Viva o socialismo! Viva o poder popular! Arrombei a porta, escrevi na parede à entrada, OCUPADO. Os Brancos deixaram coisas bonitas, são minhas, só minhas catitas! Deixaram o que nos roubaram. Colei um biquíni, mini-saia ultracurta, espelhei-me e pirei-me. Vou festejar, passear, tangar, bangar. Não acabam, não acabem os festejos, são os meus desejos. O tempo passou, senti que algo, jamais voltou. De repente tudo acabou. Chegou o trunfo, triunfo do analfabetismo. Os prédios, o prédio, alagava na vontade soberana o desejo de se autodestruir. A água, a luz, o elevador, não foi terramoto ou ciclone que o danificou. Condutores eléctricos, interruptores, fusíveis, lâmpadas, foram-se das escadas para as mãos habituadas, suadas nestas andanças dos canibais ecléticos, eléctricos. No motor do elevador alojou-se morador, contente com casinha ao dispor. A cagar
num papel, amontoando-o no convés da rua. A casinhota de serviço milimétrica forçada a acolher cinco gloriosos inquilinos inesperados, albergados. Novos donos intemporais do lixo que trespassam, iluminam a paisagem devastada do inumerável residual. Degraus das escadas partidas, pelo arrastar das partidárias botijas de gás.

Paris quer reorganizar presença militar em África
A reorganização da presença militar francesa em África, anunciada a 28 de Fevereiro último na cidade do Cabo (África do Sul) pelo Presidente francês Nicolas Sarkozy, não diz respeito às Forças Francesas do Cabo Verde (FFCV) estacionadas no Senegal, soube a PANA sexta-feira em Paris de fonte militar. A França deseja manter a sua base militar no Senegal para garantir uma melhor cooperação no domínio da segurança e da prevenção dos conflitos com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), indicou a mesma fonte.

ANGOLA: EUA e Israel ajudaram Luanda a assassinar Jonas Savimbi, líder do Galo Negro
O apoio tecnológico dos Estados Unidos e Israel a Angola foi decisivo para a morte, em Fevereiro de 2002, do líder da UNITA, Jonas Savimbi, defende um antigo oficial miliciano português no seu primeiro livro, a apresentar sexta-feira. Joaquim Morais, autor de “Jonas Savimbi – Angola para todos os angolanos um símbolo uma bandeira e uma pátria”, uma edição de autor, rejeita a versão oficial da morte em combate, a 22 de Fevereiro de 2002, de Jonas Savimbi. “Estou absolutamente convicto, e tive acesso a relatos de pessoas que o acompanharam, que os Estados Unidos, juntamente com israelitas, e utilizando um sofisticado meio de detecção de satélite, conseguiu descobrir a coluna de Savimbi e indicaram às Forças Armadas Angolanas (FAA), no terreno, as coordenadas”, sustenta.

ALBANIA: Nove mortos devido explosão de paiol, novo balanço
Pelo menos nove pessoas morreram sábado devido à explosão de um depósito militar de munições em Gradec, a norte de Tirana, declarou ontem o primeiro-ministro albanês, Sali Berisha. «Os socorristas continuam as buscas para eventualmente encontrar mais vítimas», precisou Berisha numa conferência de imprensa em Tirana.

HOLANDA: Manifestantes pró-Tibete invadem embaixada da China
A embaixada chinesa em Haia, na Holanda, foi atacada por um grupo de 100 manifestantes, que protestavam contra a presença da China no Tibete, tendo duas pessoas conseguido invadir o edifício. As autoridades detiveram os intrusos, levando-os para interrogatório, após mais de meio milhar de pessoas se ter concentrada na capital holandesa, com o objectivo de se unirem aos protestos de todo o mundo pelas vítimas em Lhasa, no Tibete. Durante o aniversário da fracassada rebelião tibetana contra o mandato chinês em 1959, que causou o exílio do Dalai Lama, o exército da China está em confrontos com a população e os monges tibetanos, tendo provocado a morte de uma centena de pessoas, segundo dados não oficiais.

IRÃO: Eleições «não foram livres ou justas», diz EU
A União Europeia (UE) manifestou ontem a sua «profunda preocupação» relativamente às eleições legislativas no Irão, que, considera, «não foram livres, nem justas». Em comunicado, a presidência eslovena lamenta o facto de o processo ter ficado «aquém dos padrões internacionais», sem permitir eleições «verdadeiramente concorrenciais», já que, antes do acto eleitoral, um grande número de candidatos reformadores foram desqualificados. As exclusões «constituem uma clara violação das normas internacionais», acusa o organismo, acrescentando que «o povo iraniano merece poder fazer uma verdadeira escolha democrática sobre o futuro do seu país». Os resultados, ainda parciais, das legislativas do Irão, que decorreram na passada sexta-feira, indicam que os conservadores venceram, com 71% dos votos, garantindo 290 assentos no Parlamento iraniano.

Estes e outros artigos podem ser lidas, na íntegra, em PDF solicitando via e-mail ao lado