sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 156, de 15/Fev/2008

Cabo Verde, a ilha dos sacerdotes (por Jorge Eurico)
- Padre Nicolau (Cidade Velha) levou ao extremo o mandamento divino “crescei e multiplicai-vos”, tendo contribuído com 54 filhos para o povoamento das 10 ilhas
CERCA de quinze mil e 200 dias são passados desde que, na sua qualidade de primeiro presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Abílio Duarte, numa improvisada tribuna de honra, proclamava, com o simbolismo que impunha a circunstância, no estádio da Várzea (cidade da Praia), a independência da nação e do Estado de Cabo Verde. O Sol estava no zénite. O calor era intenso. As moscas zuniam nos ouvidos dos presentes, mas a indiferença mandava-as zunirem noutro lugar que não aquele.

O livro do pragador (II) (por Gil Gonçalves, de Luanda)
- A abóbora cresce rápido, mas apodrece depressa.(Provérbio africano)
Há, para todas as coisas da fome, um tempo imanente Toda a fome tem o seu tempo permanente, e há sempre tempo para isso. Há tempo para nascer, para crescer, viver e morrer à fome. Nunca há tempo para arrancar o que a fome plantou. Nunca há tempo para curar e derribar a fome. O tempo sobra para edificá-la. Tempo de chorar e tempo de não rir, 4 nunca faltam.

ÚLTIMA HORA: Guebuza exige explicações sobre “manif’s”
O ministro do Interior (José Pacheco), o vice-ministro (José Mandra), o Comandante- geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) ( Custódio Pinto), o seu adjunto (Jorge Kalawa) e alguns generais da corporação foram chamados de urgência, quarta-feira última, por volta das dez horas da manhã, ao gabinete de trabalho de Armando Guebuza para explicar “tim-tim-por-timtim” quais as reais causas dos tumultos que tiveram a capital do País e as localidades de Chókwe e de Chibuto como palco.

EGF ganha concurso para a limpeza de Maputo
A empresa portuguesa EGF, uma sub-holding do Grupo Águas de Portugal (AdP) para a área de negócio dos resíduos, ganhou em consórcio com a empresa sul-africana Neoquímica o concurso para a limpeza de Maputo, nos próximos três anos. Em declarações à agência Lusa, o vereador para a área de Salubridade do Município de Maputo, João Shwalbach adiantou que a concessão prevê a colocação pelo consórcio EGS/Neoquímica na “zona de cimento” de Maputo de “750 novos contentores e uma nova frota de carros”.

African Riviera investe 223 milhões de euros em hotéis de cinco estrelas junto à Ilha de Moçambique
O grupo holandês African Riviera vai investir 223 milhões de euros na construção de dois hotéis na Ilha de Moçambique, província de Nampula (Norte), um dos quais uma unidade hoteleira flutuante de cinco estrelas. A construção das duas unidades hoteleiras deverá arrancar no final deste ano e o projecto tem a parceria da empresa Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM-EP), detentora de infra-estruturas naquela região, disse à agência noticiosa portuguesa Lusa uma fonte ligada ao processo. Um dos hotéis de cinco estrelas será construído na zona continental do Lumbo a partir das ruínas da primeira unidade hoteleira edificada em Moçambique, actualmente propriedade da Caminhos de Ferro de Moçambique.

ZIMBABUÉ: Líder da oposição pede «coragem» a PR sul-africano
O líder da maior facção do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), na oposição no Zimbabué, apelou ontem em Joanesburgo ao presidente da África do Sul a que demonstre maior coragem, exigindo a Robert Mugabe eleições livres e justas. Falando no decorrer de uma visita a Joanesburgo, Morgan Tsvangirai afirmou ser chegada a hora de o presidente Thabo Mbeki abandonar a sua política de «diplomacia silenciosa» e a permanente recusa em criticar o líder da Zanu-PF e presidente do seu país, Robert Mugabe.

Austrália pede perdão a aborígenes por injustiças durante a colonização
O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, fez ontem um histórico pedido de perdão aos aborígenes pelas injustiças cometidas durante dois séculos de colonização branca, afirmando que queria deste modo «apagar uma grande mancha da alma da nação». O pedido de desculpas representa um momento decisivo na turbulenta história das relações raciais na Austrália.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, via PDF, solicitando via e-mail ao lado.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Destaques da edição 155, de 14/Fev/2008

HOJE É DIA DOS NAMORADOS: Sejam felizes e façam alguém feliz!
Conhece a História do Dia de São Valentim? É claro que (não) sim; contudo, gostaríamos de rememorar consigo as origens desta data. Pois aí vai: As comemorações dos Dias dos Namorados possuem várias explicações possíveis, baseadas na tradição cristã, romana e pagã. A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no Século III, em Roma, onde os casais celebram seu dia, no dia 14 de Fevereiro.

Ricos continuam ricos pobres continuam pobres
- Uso da Internet continua a aumentar em todo o mundo
O abismo digital entre países ricos e pobres está a diminuir, à medida que o uso de telefones celulares e Internet torna-se mais disponível, mas o mundo emergente ainda está muito atrás, ponta um relatório da Organização das Nações Unidas divulgado a semana passada. A Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (UNC TAD, na sigla em inglês) informa que o total de usuários de telefones celulares quase triplicou nos países em desenvolvimento nos últimos cinco anos.

Golpe de Estado? -São mais as dúvidas e menos as certezas (por: Eugénio Costa Almeida)
Timor-leste acordou há dias sob o espectro de um eventual atentado - leia-se Golpe de Estado(?!) – contra as principais figuras do Estado timorense. E segundo quase todas as fontes externas, o responsável principal por este acto tresloucado e cobarde teria sido o renegado e fugitivo antigo líder da Polícia Militar, o major Alfredo Reinado.Não se contesta nem se duvida dos atentados que o presidente Ramos-Horta e o primeiro-ministro “Xanana” Gusmão foram alvos.

Deputado do PSD inicia visita ao nosso País
O deputado do PSD para a Emigração José Cesário iniciou ontem uma visita de seis dias a Moçambique e à África do Sul, devendo analisar em Maputo as consequências para os portugueses da crise provocada pelo aumento dos transportes. «Em Maputo tem havido uma situação complicada devido ao conflito aberto por causa da questão dos transportes públicos e sei que há portugueses que têm sido atingidos por este surto de violência», disse à Agência Lusa o deputado, à chegada à capital moçambicana.

Autoridades reforçam vigilância face a descargas de barragem no Zimbabué
As descargas que estão a ser efectuadas desde o início da semana pela barragem de Kariba, no Zimbabué, fizeram reforçar a atenção das autoridades moçambicanas relativamente à situação de cheias no Vale do Zambeze, no centro de Moçambique.“O cenário de abertura das comportas (da barragem de Kariba)] preocupa- nos, até porque a época chuvosa ainda não acabou”, disse à Agência Lusa o Director-adjunto do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), João Ribeiro, por enquanto, assegurou João Ribeiro, a barragem de Cahora Bassa terá nos próximos dias capacidade para acomodar o acréscimo de caudal do rio Zambeze - a barragem de Kariba está a descarregar 1.500 metros cúbicos por segundo.

Governo aprova compensações transportes e trava aumentos
O Governo vai «compensar » o preço de combustível dos transportadores para travar o aumento de tarifas que motivou a revolta em Maputo na última terça-feira, anunciou recentemente em Maputo o ministro dos Transportes e Comunicações, António Munguambe. As cidades de Maputo e da Matola foram na terça-feira da semana passada palco de violentas manifestações contra o agravamento das tarifas dos transportadores privados de passageiros («chapas»), levando o Governo e os operadores do sector a suspender as tarifas que deviam ter entrado em vigor nesse dia.

Pedro Sá da Bandeira expõe vida de vendedores de rua em exposição fotográfica no Centro Cultural Português
Uma exposição do fotojornalista português Pedro Sá da Bandeira sobre os vendedores de rua de Maputo, intitulada “Vai Fazer Bom Preço”, marca a abertura do ano cultural de 2008 do Centro Cultural português de Maputo, do Instituto Camões.

PRETÓRA: «Escorpiões» vão ser desmantelados
A unidade especial de combate ao crime organizado «The Scorpions» (os escorpiões) vai ser desmantelada e os seus efectivos integrados numa nova unidade sob comando dos serviços de polícia, anunciou ontem no Parlamento o ministro da Segurança. O ministro Charles Nqakula disse aos parlamentares que «a melhor experiência dos Scorpions» e dos actuais efectivos da polícia (SAPS) serão juntas «sob um único comando e ponto de controlo», o que constitui, em sua opinião, uma abordagem abrangente ao combate ao crime organizado.

PARIS: Sarkozy admite vender material militar ao Brasil
O presidente francês Nicolas Sarkozy anunciou que a França está pronta a “transferir tecnologia para poder vender submarinos e aviões de combate” ao Brasil, no seguimento do encontro ontem realizado com seu homólogo brasileiro, Lula da Silva.

ANGOLA: «Apenas cinco das 18 províncias têm advogados suficientes»
Apenas cinco das 18 províncias angolanas têm advogados suficientes para garantir o cabal acesso dos cidadãos à Justiça, disse recentemente o Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola. As únicas províncias onde estão garantidos os serviços de advogados são Luanda, Benguela, Cabinda, Huíla e Huambo, revelou Inglês Pinto.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em versão PDF, solicitando via e-mail ao lado.

Alguns destaques da edição 153, de 12/Fev/2008

País está “very good” para acolher assembleias do BAD
- BAD faz parte do grupo de 19 doadores que apoiam o Orçamento do Estado moçambicano
O GOVERNO está fortemente comprometido em acolher as Assembleias Anuais do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em Maputo, nos dias 14 e 15 de Maio de 2008 – disse o
Ministro da Planificação e do Desenvolvimento, e Governador do BAD para Moçambique, Aiuba Cuereneia.

Governo analisa hoje propostas técnicas para os transportes
O Governo deverá analisar hoje, terça-feira, em conselho de ministros, “propostas técnicas” com vista a ultrapassar a crise gerada pelo aumento, há uma semana, das tarifas dos transportes semi-públicos de passageiros (“chapas”) de Maputo. De acordo com a imprensa moçambicana de domingo, caso as propostas não sejam apresentadas na próxima reunião de cúpula do Governo, as negociações com os representantes dos transportadores deverão ser “imediatamente retomadas” para que uma solução seja encontrada “até ao final da semana”.

Hospital de Espungabera (Manica) já tem bloco operatório (por: António Mavila, Beira)
O Hospital Rural de Espungabera, na sede distrital de Mossurize, na província de Manica, conta desde há dias com um bloco operatório, e que foi inaugurado pelo governador de Manica, Maurício Viera. O bloco operatório segundo, soube o nosso jornal, custou cerca de 850 mil dólares norte-americanos, o correspondente a mas de dois milhões de meticais e este valor segundo fontes do governo de Manica foi financiado pelo governo finlandês.

Dos direitos virtuais às (im)posições formais (por: Jorge Eurico)
À semelhança das preferências de cada um, que podem ser lamentadas mas nunca postas em causa, os Direitos, nos países de Direito democrático, não se discutem, respeitam-se e aplicam-se sem que ninguém ouse tergiversar. Isto, digo eu, pode ser (des)confirmado pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH), que tem acolhimento jurídico nas Leis Constitucionais (ainda) vigentes nas repúblicas de Angola e de Moçambique - Países de todos nós, sem excepção, e não apenas de alguns poucos.

Obrigado “puto” (por: Orlando Castro)
Um dia, algures na tenebrosa luta pela subsistência, conheci pelas palavras um “puto” que nascera na mesma terra que eu mas, curiosamente, no ano em que tive de abandonar a minha pátria. Fomos trocando palavras que, nas esquinas da memória, revelavam muito em comum. Também nos recantos do coração havia elos iguais, sangue igual.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Patrice Trovoada confirma que vai chefiar o novo Governo
Patrice Trovoada, filho do ex-Presidente são-tomense Miguel Trovoada (1991- 2001), confirmou no último fim-de-semana que vai assumir o cargo de primeiro-ministro após a queda quinta-feira do Executivo de Tomé Vera Cruz. “Se a solução é assumida por todos de que Patrice Trovoada deve ocupar a posição de primeiro-ministro, eu assumo porque, para São Tomé e Príncipe, serei sempre um soldado às ordens”, declarou Patrice Trovoada, citado pela agência Panapress.

BRASIL: Homicídios entre jovens aumentaram 31% nos últimos dez anos
O número de homicídios de jovens entre 15 a 24 anos aumentou 31,3 por cento, no Brasil, nos últimos dez anos, revelou um estudo tornado público recentemente pelo Ministério da Justiça. Elaborado pela Rede de Informação Tecnológica Latino-americana (RITLA), o estudo indicou que o número total de homicídios ascendeu de 38.888 para 46.660, no período entre 1996 e 2006, um aumento de 20 por cento.

Jornal da “bófia” acusa jornalista de tudo e mais alguma coisa (Cartas ao Director)
O Independente, jornal renascido das cinzas, ligado a Fernando Manuel, outrora membro da DISA (a polícia do Estado), hoje SINFO e ex-vice-ministro da Segurança do Estado, reaparece como um instrumento de desacreditação da imprensa privada que se atreva a não tocar pelo mesmo diapasão que o do regime. A prova-lo é a notícia da sua primeira edição, depois de ressurgido, sobre o director do jornal independente angolano Folha 8. A notícia tem como título “William Tonet envolvido em burlas, corrupção e mais. Folha 8 lança-se ao cabritismo a troco de silenciar intrigas e difamação.”A notícia com a qual se abre o referido jornal, mais do que informar é um ataque pernicioso e pessoal ao director e proprietário de um dos jornais de referência da imprensa independente angolana.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em versão PDF, solicitando via e-mail ao lado (por razões de acesso à Internet só hoje pôde ser colocado a edição 153; pelo facto as nossas desculpas)

Alguns destaques da edição 154, de 13/Fev/2008

Homossexual eu sou;e depois,qual é grilo?!
- Ninguém é obrigado a gostar dos homossexuais, mas devemos ser educados e respeitá-los (Cartas ao Director)
QUANDO é descoberta uma relação homossexual, os praticantes do heterocentrismo não se importam com a boa educação e a moral que dizem defender. Mesmo publicamente, os heterocentristas não se coíbem de descer o nível dos seus comentários, emitindo obscenidades contra as relações homossexuais. Mas porquê falar pejorativamente de detalhes que deveriam pertencer à vida íntima de um casal que se ama, quer seja composto por indivíduos de sexo oposto ou do mesmo sexo?

Tampas de esgoto em metal substituídas por outras em cimento
O Conselho Municipal do Maputo vai despender 26 milhões de meticais na substituição das tampas de esgoto que foram roubadas, afirmou o vereador das Infra-estruturas e Comunicação, Mário Macaringue. O vereador precisou que as tampas que foram roubadas, em metal, estão a ser substituídas por outras em cimento, mais pesadas e mais resistentes e menos valiosas.

Navio encalhado prejudica Porto da Beira em milhões de USD (por: António Mavila)
O Porto da Beira está desde sábado último a ter um prejuízo avaliado em milhões de dólares devido ao facto de se encontrar encalhado no canal que permite a entrada e saída um navio designado “Border”. O “Border”, um navio com 163 metros de cumprimento, ficou encalhado no canal quando tentava entrar no porto da Beira, isto aconteceu na boia 33 no bairro do Macuti o que impossibilita que os navios de grande porte não consigam fazer se por aquele local.

Ministro risonho (António Munguambe) não sabe ler... (por: Maria de Lourdes Torcato)
A nossa “super-terça feira” (aplausos para o humor moçambicano), aqui em Maputo, foi inspiração para conversa de café e debate nas barracas, relatos aos amigos que estão longe e, porque não, umas notas à laia de crónica. Primeira nota: uns dias antes da manifestação, numa entrevista aos editores do Notícias e da TVM, o Presidente Guebuza aludiu em dada altura à necessidade de “saber ler os sinais”. Para se ser jornalista, analista, político ou futurólogo, é de facto indispensável ter esse sexto sentido que capta o que anda no ar, para prever e predizer e assim antecipar-se aos acontecimentos.

Atentado contra Ramos-Horta, uma estória (muito) mal contada... (por: Eugénio Costa Almeida)
Segundo notícias veiculadas nas televisões portuguesas e a partir de telex da Reuter e da Lusa o presidente timorense Ramos-Horta terá sofrido uma emboscada, em sua casa(?) sofrendo ferimentos no estômago. Ainda de acordo com as tais notícias o líder da eventual emboscada teria sido o major Reinado que foi abatido.

...e não era uma ameaça à estabilidade! (por: Orlando Castro)
Nem de propósito. Infelizmente. Na passada quinta-feira escrevi aqui, sob o título «Major Alfredo Reinado a ministro, já!», que ao estilo de Ramos Horta, Xanana Gusmão veio dizer que o major fugitivo Alfredo Reinado “não era uma ameaça real à estabilidade” de Timor-Leste.

Nada de novo, salve-se quem puder! (por: Jorge Eurico)
Apesar de consagrados no estatuto jurídico-político do País, o Governo continua (até quando?) a denegar deliberadamente e de forma perversa direitos básicos como água, luz, saúde e educação à maioria dos angolanos. Água, luz, saúde e educação é, julgo eu, quanto bastaria para que os angolanos pudessem viver com um eterno sorriso nos lábios como se fizessem usufruto e tivessem o petróleo no bolso.

TIMOR-LESTE: Países da CPLP condenam atentados e manifestam preocupação
Os Governos brasileiro, cabo-verdiano e guineense condenaram os atentados registados em Díli contra o Presidente da República e o primeiro-ministro, José Ramos Horta e Xanana Gusmão, respectivamente, manifestando-se preocupados com a situação em Timor-Leste. Homens armados tentaram matar José Ramos-Horta e Xanana Gusmão, em dois ataques concertados.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra em PDF solicitando via e-mail ao lado

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 152, de 11/Fev/2008

Ministros da Justiça da CPLP reúnem-se a partir de hoje em Bissau
- A XI Reunião dos Ministros da Justiça da CPLP vai decorrer próximos dias11 e 12 de Fevereiro, em Bissau

A XI Reunião dos Ministros da Justiça da CPLP vai decorrer nos próximos dias 11 e 12 de Fevereiro, em Bissau, capital da Guiné-Bissau, informou sexta-feira, em nota, o Secretariado-Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com sede em Lisboa. O tema principal da conferência será a “Resolução Alternativa de Litígios - Diferentes experiências no seio da CPLP” e serão ainda abordadas outros temas como o grau de implementação da Rede de Cooperação Judiciária dos Países de Língua Portuguesa. Integram a CPLP, além do Brasil e Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

ASSIM PENSA (E TAMBÉM O DIZ) TOMAZ SALOMÃO: Governo quê? Muita calma nessa hora!
O secretário executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) disse recentemente em Addis Abeba, que antes da formação de um Governo continental, a articulação e a comunicação entre os diferentes grupos regionais com a SADC e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), devem ser reforçadas. O líder líbio, Muamar Kadafi, anunciou que o Governo federal africano será formado em Julho próximo, durante a 11ª Cimeira da União Africana (UA) no Cairo, a capital egípcia. Mas, para o secretário executivo da SADC, Tomaz Salomão, este evento é “algo que deve acontecer naturalmente e não deve ser forçado”.

Novo oleoduto liga Moçambique à África do Sul
Um novo oleoduto vai ligar o porto da Matola (Sul de Moçambique) a Nelspruit, na província sul-africana de Mpumalanga, a 249 quilómetros de distância, a partir de 2009. O diretor-executivo da empresa Nature & Business Alliance Africa, Alfonso Niemand, afirmou sábado último que os trabalhos de construção começarão em Junho se o estudo de impacto ambiental for aprovado.

Confrontos de 3ªfeira objecto balanços díspares
O confrontos de terça e quarta-feira em Maputo, motivados pelo aumento do preço dos transportes, têm sido objecto de balanços díspares, com o número de mortes a oscilar entre dois e seis e o de feridos entre 40 e 191.O último balanço do Governo, dado pelo vice-ministro do Interior, José Mandra, foi fornecido quarta-feira e fazia referência a dois mortos e 40 feridos, revendo em alta um relatório policial do mesmo dia, que apontava para nove feridos e ausência de vítimas mortais.

Várias doenças causam em Tete 64 mortos
Mais de 60 pessoas morreram na cidade de Tete desde o final do ano passado devido a várias doenças, incluindo cinco relacionadas com as cheias, disse César de Carvalho presidente daquele município. Segundo o presidente, 59 pessoas sucumbiram a doenças como a sida e a malária, e cinco morreram devido cólera e diarreia aguda, estas últimas relacionadas com as cheias que assolam o centro do País.

Brasil está entre os dez países com mais fumantes no mundo
O Brasil está entre os dez países com mais fumantes no mundo, segundo um comunicado da Organização Mundial de Saúde publicado em Nova York a semana passada. O tabaco poderá ainda matar bilhões de pessoas no planeta esse século, caso os governos e a sociedade civil não actuem rapidamente para reduzir o seu consumo, continua o relatório da OMS.

Violência e Eleições em África - A ditadura é a antítese dademocracia (por: Jardo Muekalia)
A situação pós-eleitoral que se criou na República do Quénia vem, mais uma vez, pôr a nu a fragilidade das instituições democráticas africanas e desenterrar as velhas dúvidas sobre a compatibilidade da democracia com a cultura e tradição africanas. Quero realçar que é triste e revoltante ver aquelas imagens de gente de todas as idades com trouxas à cabeça, rostos transformados pelo medo, corpos amordaçados pela dor e um olhar incerto, procurando entender o que se passa à sua volta. Com ou sem razão, aqueles cidadãos afectados pela trágica situação, passam a associar as eleições com à violência. Mais grave ainda, de outros cantos do continente, da Europa e da América, surgem vozes de chamados peritos, que põem em questão a democracia em África sempre que se deparam com situações idênticas. Quero ousar discordar e oferecer a minha opinião.

EUA afirmam que Bin Laden e a direcção dos taliban se encontram no Paquistão (por: Jorge Heitor)
As autoridades do Paquistão desmentiram recentemente as afirmações de um alto funcionário anónimo norte-americano segundo as quais os dirigentes da Al-Qaeda, Osama bin Laden, e dos taliban, Mullah Mohammad Omar, estariam escondidos naquele país, com os seus principais comandantes. “Esta afirmação não tem fundamento”, disse à AFP o porta-voz do Ministério paquistanês dos Negócios Estrangeiros, Muhammad Sadiq, segundo o qual se existissem informações importantes sobre o assunto deveriam ser fornecidas a Islamabad, para que ela agisse.

ZIMBABUÉ: Eduardo dos Santos poderá mediar situação política (da África Monitor)
É considerado negativo (ausência de resultados) o balanço da acção de Thabo Mbeki como medianeiro de esforços e iniciativas conjuntas dos EUA e Grã-Bretanha tendo em vista levar Robert Mugabe a moderar as suas políticas internas; como alternativa a Tabo Mbeki o Departamento de Estado e o Conselho de Segurança Nacional (CSN) aventam o nome de José Eduardo dos Santos (JES).

ANGOLA: Sociedade discute discriminação racial no Bilhete de Identidade (por: Ricardo Bordalo/Lusa)
A polémica identificação racial nos bilhetes de identidade angolanos foi legalmente decidida pela Assembleia Nacional há quase uma década, mas agora, a sete meses das eleições legislativas no país, a sociedade volta a discutir a medida.Os cidadãos angolanos têm no bilhete de identidade a sua “raça” discriminada por “negro”, “misto” ou “branco”, desde 2000, ano em que foi votada a melindrosa lei no Parlamento.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado