sexta-feira, 11 de abril de 2008

Destaques da edição 190, de 11/Abr/2008

LUANDA: MPLA tem em marcha plano para decapitar todos os opositores (Norberto Hossi, Luanda/Not. Lusófonas)
- Revelamos plano de acção sugerido pelo SINFO e entregue ao presidente José Eduardo dos Santos
Nos últimos dias os dirigentes do partido no poder em Angola, o MPLA, tem estado numa feroz campanha de diabolização de todos quantos, por defenderem a democracia e um Estado de Direito, são seus adversários. O 4 de Abril foi uma vergonha, pois apenas falaram de realizações do governo os membros do partido no poder que tiveram espaço de antena nos Órgãos públicos, onde destrataram como no tempo de partido único o Galo Negro, numa clara demonstração de receio quanto a um desfecho desfavorável nas eleições de Setembro, como ocorre no Zimbabué. A par disso, o NL revela na íntegra o plano de acção sugerido, em documento datado de 20 de Março, pelos Serviços Internos de Informação, SINFO. Um plano em que é sugerida uma acção do tipo “vale tudo”. Nesta cruzada estão os turcos do regime: Kundi Pahiama, Dino Matross, Bento Bento e Kwata Kanawa, com os meios de comunicação de Estado.


O FIM DO MUNDO: Velhos sem juízo!

-Consumo de entre «mais velhos» deverá duplicar até 2020
O OBSERVATÓRIO Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) estima que o número de “adultos mais idosos” com problemas de consumo de estupefacientes irá aumentar para mais do dobro até 2020, previsão que classifica de “inquietante”. “Estima-se que o número de pessoas idosas com problemas de consumo de substâncias ou necessitadas de tratamento devido a perturbações causadas por esse consumo irá aumentar para mais do dobro entre 2001 e 2020", revela o último número da publicação do OEDT “Drogas m Destaque”, intitulado “Abuso de substâncias entre os adultos mais idosos”.

Polícia admite dificuldades em travar imigração ilegal
A polícia admitiu ontem dificuldade em travar a imigração ilegal no País, em especial na província de Tete (centro), onde no passado fim-de-semana foi interceptado um contentor com 155 imigrantes ilegais, um dos quais já morto. “Para quem conhece a província de Tete tem uma maior possibilidade de compreender qual a facilidade de entrada [em Moçambique] de qualquer estrangeiro por aquela região”, disse o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, em declarações à agência Lusa.

Parlamento ratifica tratado de interdição de testes nucleares
A Assembleia da República ratificou terça-feira em Maputo, por unanimidade e aclamação, o Tratado de Interdição Completa de Ensaios Nucleares, em vigor deste 1996. Ao ratificar o documento, proposto ao Parlamento pelo Governo após a sua aprovação pelo Conselho de Ministros, Moçambique compromete-se “a não realizar qualquer teste de explosão de armas nucleares ou outro tipo de explosões nucleares e a proibir ou evitar tais explosões em qualquer lugar sob sua jurisdição ou controlo”.

Tabo Mbeki chega hoje a Maputo com economia na agenda
O Presidente da África do Sul, Tabo Mbeki, chega hoje a Maputo, para participar na 13ª Cimeira da Conferência Económica Bilateral Moçambique-África do Sul, disse fonte oficial. No âmbito da sua visita a Moçambique, com duração de apenas um dia, Mbeki vai manter conversações com o seu homólogo Armando Guebuza, além de acompanhar os trabalhos da referida conferência, que constitui o principal mecanismo de cooperação entre os dois países no domínio económico, indicou à Lusa fonte oficial da Presidência moçambicana, sem fornecer mais detalhes.

Grupo Pestana investe 47,5 milhões e aposta em golfe na ilha de Inhaca
O grupo português Pestana vai investir nos próximos anos 47,5 milhões de euros em novos projectos em Moçambique, incluindo a construção de um empreendimento imobiliário turístico com um campo de golfe, hotel e moradias na ilha de Inhaca (Sul). O projecto previsto para a ilha ao largo de Maputo é inspirado noutros que o grupo turístico português tem em Portugal (Algarve e Sintra), São Tomé e Príncipe e Brasil, como explicou à Agência Lusa o responsável pelo grupo turístico em Moçambique, Pedro Martins.

O prédio da injustiça desabou (por Gil Gonçalves, Luanda)
- Antes de vinte e quatro horas passadas e depois da visita doProcurador-geral da república, prédio da DNIC, Direcção Nacional da Investigação Criminal, desaba em Luanda, por volta das quatro da manhã.
Os prédios mal conservados, abandonados, fatalmente acabam como as ditaduras, em ruínas inexoráveis. Quem governa mal, supera o lodaçal. Os maus filhos são como os maus governos. Quando os esperamos numa desdita, dizem-nos sarcásticos que gastaram o dinheiro em banquetes. Já tínhamos alertado no nosso trabalho anterior, O PRÉDIO, publicado no O Observador, sobre mais esta tragédia que acaba de acontecer. Mas, a resposta dos governantes a estes preceitos é invariável. «São discursos incendiários, antipatrióticos» ou, «não jogo nessa equipa.» A demagogia é a arma atómica da política. Dois horas depois chegam os primeiros socorros. Fecham-se todas as ruas de acesso. Cem bombeiros, polícia de intervenção rápida, e outros órgãos policiais e militares socorrem e protegem a área.

De cidadão para proletário(I) (por António Justo)
Um povo sem ressonância individual passa a viver em estádio de inveja, passando esta a motivar o seu agir, resultante dum povo soldado com os desertores da precariedade. Os nossos políticos na Europa agem irresponsavelmente ao destruírem sistematicamente a camada social média em favor das multinacionais, fomentando a sua degradação em benefício dum estado dependente com um povo proletário carente. O esfomeado reduz a sua felicidade a um estômago com apetite mas sem fome. O seu nível de felicidade é limitado à oscilação entre o apetite e a fome. Os povos da Europa, porém, não se contentarão com isso.

ZIMBABUE: Tsvangirai acusa Mugabe de «golpe de Estado»
O candidato da oposição zimbabueana Morgan Tsvangirai acusou o presidente de perpetrar «um golpe de Estado militar de facto», ao deslocar tropas para todo o país para «intimidar a população» antes da eventual segunda volta das presidenciais. «Eles enviaram forças militares para todo o país a fim de preparar um escrutínio e intimidar a população, é uma tentativa de criar as condições para uma vitória de Robert Mugabe», declarou Tsvangirai, durante uma entrevista quarta-feira à revista Time, publicada
no seu site oficial. «Os chefes militares tentam desviar a vontade do povo», disse, acrescentando que se «trata, de uma certa forma, de um golpe de Estado militar de facto», considera o opositor, chefe do Movimento Democrático para a Mudança (MDC), que afirma a sua vitória logo à primeira volta nas presidenciais a 29 de Março.

CHILE: Detido sacerdote acusado de abusos sexuais a menores
Um sacerdote católico foi detido na cidade chilena de Punta Arenas sob acusação de delitos de abuso sexual e violação a cinco menores, informaram quarta-feira fontes policiais e eclesiásticas. O salesiano Jaime Low Cabezas é acusado de um caso de violação e quatro de abuso sexual, cometidos contra adolescentes entre 15 e 17 anos que participavam num grupo pastoral juvenil dirigido pelo sacerdote na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, onde era pároco. Jaime Low Cabezas foi capturado quarta-feira de madrugada pela Brigada de Delitos Sexuais e de Menores, da Polícia de Investigações de Punta Arenas, na sequência da denúncia apresentada pela mãe de uma das vítimas.

Estas e outras notícias põem ser lidas, na íntegra, em PDF solicitando via e-mail ao lado

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Alguns destaques da edição 189, de 10/Abr/2008

Ontem “bandido armado” hoje alternativa (não) credível (por Ana Sá Lopes/Jornal de Notícias)
-Cavaco Silva deu ordens à secreta para proteger família de líder da RENAMO

AFONSO DLAKAMA já não é um “bandido armado”. No tempo da guerra civil, era assim que a FRELIMO, o partido único do regime moçambicano pós-independência, chamava à RENAMO, a oposição que combatia o statu quo pela guerrilha - ou pelo terrorismo, conforme a preferência pessoal por terminologia mais light ou mais heavy. Em Moçambique, a democracia instalou-se e o antigo “bandido armado” Afonso Dlakhama é hoje a alternativa a Armando Emílio Guebuza, o frelimista Presidente da República de Moçambique. Cavaco Silva recebeu Dlakhama durante a visita de Estado que há cerca de um mês fez a Moçambique, mas o encontro foi mais do que uma trivial audiência entre um Presidente da República de um país estrangeiro e o líder da oposição do país visitado.

ANGOLA: Documentos secretos indicam que situação política actual é explosiva
O nosso jornal vai revelar, na(s) próxima(s) edição(ões)uma matéria explosiva sobre a situação em Angola, com a divulgação de documentos secretos sobre as propostas que os Serviços de Informações, Sinfo, apresentaram ao presidente da República, José Eduardo dos Santos, tendo em vista as próximas eleições. Pela ementa julgo ser um “prato” a não perder.

Eskom importa mais energia de Cahora Bassa
A eléctrica sul-africana Eskom assinou um contrato de cinco anos com Moçambique para importar 250 megawatts adicionais de energia provenientes de Cahora Bassa (HCB), anunciou recentemente a empresa. O porta voz da empresa Andrew Etzinger disse que o acordo foi assinado no dia três de Abril e logo no dia seguinte começaram a ser fornecidos 100 megawatts potência que vai ser aumentada durante a semana em curso.

ACORDO ORTOGRÁFICO: Novo português vai causar prejuízos a editoras (po Lúcia Cresto/Jornal de Negócios)
Os livros, sobretudo os escolares, representam 16% das exportações portuguesas para Moçambique. Com a implementação do novo acordo ortográfico, as editoras nacionais receiam a concorrência brasileira nos mercados africanos emergentes. Esta é uma das maiores das preocupações expressas ao Jornal de Negócios pelos protagonistas do sector. “Quem vai, no presente e no futuro, liderar o mundo da lusofonia é o Brasil”, comentava Marcelo Rebelo de Sousa, no programa da RTP “As escolhas de Marcelo Rebelo”, a 16 de Março. O comentador, antigo crítico do acordo ortográfico, está agora convencido. “Não devemos ter complexos de que uma língua muda e evolui. É um sinal de que Portugal aceita a realidade e a realidade é a de que o Brasil lidera o mundo da lusofonia”, reiterava. Quem não parece aceitar e receia o poder vindo do outro lado do Atlântico são as editoras portuguesas, que temem perder o potencial do mercado africano.

Governo precisa de mais dinheiro para o sector das águas
O Ministro das Obras Públicas e Habitação de Moçambique, Felício Zacarias disse que para disponibilizar água em todos os distritos moçambicanos são necessários 23 milhões de dólares por ano quase o dobro do orçamento do seu Ministério para o sector. Felício Zacarias disse à Agência de Informação de Moçambique (AIM) que “o valor orçamentado anualmente para o sector de água no País é insuficiente e poderá pôr em causa o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio(ODM)”.

Colheita de cajú em 2008 pode ser superior a 85 mil toneladas
O Instituto de Promoção do Cajú (INCAJU) prevê que a produção de castanha de cajú em 2008 possa ser superior a 85.000 toneladas mais 10.000 toneladas das que foram registadas na campanha de 2006/2007. A directora do INCAJU, Filomena Maiopue, disse à Agência de Informação de Moçambique que na colheita de 2006/2007 foram produzidas 75.000 toneladas de cajú. Filomena Maiopue referiu que a colheita de 2008 que termina em meados de Abril já permitiu armazenar 85.000 toneladas de cajú o que leva a concluir que a produção deste ano será bastante superior a esse valor podendo representar um aumento de 13 por cento. Entre 24.000 e 25.000 toneladas de cajú serão processadas pela indústria de Moçambique, que actualmente compreende pequenas fábricas, e o restante será exportado para a Índia ou processado artesanalmente.

Tribunal Europeu contra o Proteccionismo nas Obras de Construção (por António Justo)
O Tribunal Europeu proibiu o Estado alemão de condicionar a adjudicação dos seus encargos de construção a firmas com ordenados tarifários especiais fixos. O tribunal é consequente na defesa dum empresariado livre na Europa. Durante mais de dez anos a Alemanha conseguiu, com bastante eficiência, evitar a concorrência dos trabalhadores doutros países europeus criando tarifas específicas para os trabalhadores da construção civil na Alemanha. Assim, as firmas estrangeiras não podiam concorrer com orçamentos mais baratos resultantes da diferença de custos da despesa com o pessoal.

A saudade no texto mil do Alto Hama (por Orlando Castro/Alto Hama)
Como é que se explica a quem não conhece Angola, a razão porque, depois de trinta e tal anos fora da minha terra, preciso dela todos os dias, sinto-a todos os dias, amo-a todos os dias, chamo-a para junto de mim todos os dias? Não se explica. Por alguma razão, já lá vão os tais trinta e tal anos, Jonas Savimbi me disse que Angola não se define – sente-se. Mas será possível a quem não conhece, sentir algo que, afinal, muitos dos que conheceram não sentem? No coração, muitos dos poucos que me conhecem, já começam a sentir. de tanto me ouvirem falar da melhor terra do mundo. Este é, para mim, um exemplo que contraria o provérbio “longe da vista, longe do coração”. De olhos fechados vejo Angola e, por isso, ela não está longe do coração.

TIBETE: Dalai Lama apela a Gorbachev
O Dalai Lama, chefe espiritual dos tibetanos exilado na Índia, apelou ao ex-presidente soviético Mikhaïl Gorbachev para o ajudar a tentar resolver a crise no Tibete, indicou recentemente um comunicado do antigo dirigente em Moscovo. «O Dalai Lama recorreu a mim na qualidade de presidente do foro dos Prémios Nobel em que participamos. Ele declarou-se inquieto com a situação no Tibete e formulou a esperança de que eu próprio e outros homens políticos possamos encontrar uma solução pacífica» para e espinhosa questão do Tibete, segundo o comunicado de Gorbachev citado pela agência Interfax.

LUANDA: Dólar norte-americano perde importância social para a moeda nacional
O dólar norte-americano é cada vez menos moeda franca em Angola com a crescente imposição de pagamentos exclusivamente em kwanza, a moeda nacional, pelos estabelecimentos comerciais. Até há bem pouco tempo, o dólar era a moeda preferida, subalternizando o kwanza, das mais pequenas mercearias aos grandes supermercados, restaurantes, bares e lojas dos diferentes tipos de comércio. No entanto, nos últimos dias, inscrições como “Valorize a moeda nacional. Pague em kwanzas” ou “Não aceitamos dólares” começaram a surgir junto às caixas registadoras de mercearias, bares e restaurantes de Luanda. A este cenário não é alheia a forte valorização do kwanza face ao dólar que, como explicou o ministro das Finanças, José Pedro de Morais, em declarações públicas, atingiu os 50 por cento nos seis anos que passaram desde o fim da guerra em Angola, em 2002.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Orçamento do Estado propõe 12 milhões de dólares
O Governo de São Tomé e Príncipe anunciou recentemente a aplicação de cerca de 12 milhões de dólares, durante os próximos oito meses, no desenvolvimento da agricultura no arquipélago. O primeiro-ministro Patrice Trovoada disse que este valor representa 22 por cento do total da verba destinada ao investimento no Orçamento do Estado. Com um valor global de 86 milhões de dólares a proposta para 2008 prevê 52 milhões de dólares para o investimento público comparado com os 19,2 milhões aplicados em 2007.

RIO DE JANEIRO: 15 mortos e 50 mil desalojados em inundações no nordeste
Chuvas diluvianas que caem há cerca de duas semanas na região árida do nordeste do Brasil já provocaram pelo menos 15 mortos e 50 mil desalojados, informou a defesa civil. O Estado mais afectado é Paraíba, onde cerca de 15 mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas. Quinze pessoas morreram nas inundações provocadas pelo aumento do caudal do rio Paraíba, segundo um último balanço divulgado sábado último.

ISRAEL: Ex-Presidente Katzav em Tribunal por delitos sexuais
O ex-Presidente israelita Moshé Katzav, acusado de uma série de delitos sexuais, compareceu ontem em Tribunal, em Jerusalém, segundo fontes judiciais. O Tribunal do distrito de Jerusalém ordenou a comparência de Katzav depois de ter recusado um novo pedido de adiamento apresentado pelos advogados de Moshé Katzav, que se queixou de não ter acesso a todos os documentos constantes da acusação. Na sequência de um acordo proposto pelo Procurador, Moshé Katzav deve dar-se como culpado de parte das acusações apresentadas por mulheres, nomeadamente de se ter aproveitado das suas funções para assediar sexualmente funcionárias.

Estas e outras notícias podem ser lida, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Alguns destaques da edição 188, de 9/Abr/2008

As minas da (nossa) vergonha (por Orlando Castro)
- Moçambique registou, em 2006, 18 acidentes com minas e outro tipo de engenhos explosivos As Nações Unidas avaliam em 11,8 milhões de dólares (7,5 milhões de euros) a verba necessária este ano para os trabalhos de erradicação das minas terrestres nos três países lusófonos ainda afectados - Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. Os casos mais complicados, segundo o último relatório do Serviço das Nações Unidas para Acção contra as Minas, registam-se em províncias angolanas como o Cuando-Cubango, onde cerca de 400 mil pessoas vivem em zonas afectadas, e Moxico, onde se registam mais acidentes do género em Angola, um dos países em destaque nos eventos que assinalaram o Dia Internacional de Sensibilização para o Perigo das Minas e Assistência à Acção Antiminas. “Angola é considerado um dos países mais minados de África, resultado de 30 anos de guerra civil”, que terminou apenas há seis anos, refere o relatório divulgado no final de 2007, que estima em 8,36 milhões de dólares o envelope necessário ao financiamento dos trabalhos.

A ladainha do combate à pobreza (por Jorge Eurico)
Por falta de um argumento convincente e plausível, os políticos moçambicanos (alguns mas quase todos) transformaram a ladainha do “combate à pobreza absoluta (sic!)” na sua mais recente e predilecta canção que, convém dizê-lo, já cansa o ouvido e (sem querer querendo) abusa da paciência o soberano dos soberanos (o Povo) desta antiga colónia portuguesa onde apenas 8, 8 por cento da população fala português como deve ser e o resto lida com ela de forma tão cruel ao ponto de fazer José Maria Relvas andar às voltas na tumba onde se encontra e deixar insignes filólogos como Celso Cunha e Lindley Cintra indispostos “dia sim - dia também”.

Maputo acolhe VII encontro de economistas da Comunidade de Países de Lingua Portuguesa
O VII Encontro de Economistas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer em Maputo, a partir de hoje até sexta-feira, subordinado ao tema “Integração regional e a economia dos países da CPLP”, anunciou a organização. O encontro anual (anteriores edições realizaram-se em Portugal, Brasil, Angola ou Macau) vai incluir ainda representantes do meio académico, empresarial, político e da comunicação social, com o objectivo de “promover o intercâmbio de experiências e estimular a discussão de temas candentes da ciência económica e dos desenvolvimentos das economias locais”, escrevem os organizadores, em comunicado.

Multinacional Enso avalia investimentos no sector florestal
A multinacional papeleira Stora Enso está a avaliar oportunidades de investimento no sector florestal de Moçambique, tal como a portuguesa Portucel, revelou fonte da agência de investimentos moçambicana. Um administrador não identificado do Centro para a Promoção de Investimentos (CPI), citado pela agência de informação africana APA, afirma que terminou no domingo uma missão técnica de uma semana da papeleira nórdica a Moçambique, que serviu para avaliar as condições climáticas e agrárias no centro e Norte do País. Têm sido “frequentes as visitas de responsáveis da indústria florestal” ao nosso País, segundo adiantou ontem a mesma fonte.

Baixinhos “são mais ciumentos” que homens altos
Homens baixinhos tendem a ser mais ciumentos que os homens altos, sugere um estudo de cientistas espanhóis e holandeses. Pesquisadores das universidades de Valência e Groningen entrevistaram 549 homens e mulheres para avaliar como e por que eles se sentem enciumados quando um ou uma rival entra em cena. Os homens disseram preocupar-se mais com rivais atraentes, ricos e fortes. Porém, os mais altos mostraram-se mais confiantes. Segundo a revista New Scientist, que reportou a pesquisa, as mulheres ficam mais enciumadas diante de rivais bonitas e charmosas as baixinhas sendo as mais ciumentas, sugere o estudo.

País acolhe 43ª Assembleia-Geral do BAD
A 43ª Assembleia Geral do Conselho de Governadores do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o 34º Encontro do Conselho de Governadores do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) vão decorrer em Maputo de 14 a 15 de Maio de 2008. Um comunicado publicado pelo BAD recebido no fim-de-semana em Accra indica que o evento vai decorrer sob o lema “Favorecer um Crescimento Partilhado: Urbanização, Desigualdade e Pobreza”. O tema reflecte o interesse acrescido do BAD para atingir os seus objectivos na luta contra a pobreza e a promoção dum desenvolvimento económico e social equilibrado.

O livro apócrifo de Job (Fim) (por Gil Gonçalves)
O preço do petróleo sobe. A produção petrolífera chega a dois milhões de barris diários. A miséria que aumenta a produção de dois milhões de tuberculosos também. Diz o ditador: sem violência e prisões de jornalistas, este mundo seria muito triste. Job dá um ultimato ao Sempiterno Os piores terroristas do mundo são os que nos fazem passar fome. Ainda que o preço do barril de petróleo chegue a mil dólares, a vossa fome aumentará. Porque o rei comprará duas ou dez bombas atómicas para amedrontar o mundo. Há reis que não sabem reinar. Andam com o reino no bolso.

QUÉNIA: Governo de coligação emperra na repartição das pastas
As negociações entre o Executivo queniano e a oposição para a formação de um Governo de coligação fracassaram ontem na repartição das pastas ministeriais, numa altura em que os dois campos se acusam mutuamente dos bloqueios. Ontem à noite, o presidente queniano, Mwai Kibaki, apelou à formação «sem mais demoras» deste Governo de coligação, exortando: «Precisamos de concentrar-nos nos problemas urgentes com que a nossa população se confronta».

LONDRES: Jurados concluem por homicídio por negligência de Lady Di
Os jurados do inquérito judicial à morte da princesa Diana e de Dodi Al-Fayed revelaram ontem o seu veredicto que conclui pelo homicídio provocado pela conduta negligente dos veículos perseguidores e do Mercedes que transportava o par. O júri considerou que a alteração do juízo do condutor do Mercedes, Henri Paul, devido a uma elevada taxa de alcoolemia, era um factor que contribuiu para o acidente no túnel da ponte de Alma em Paris, a 31 de Agosto de 1997. O casal morreu quando o carro em que seguia chocou com um pilar de cimento, quando estava a ser perseguido por fotógrafos em carros e motas. Os jurados concluíram ainda que o facto da princesa de Gales e do seu companheiro não levarem cinto de segurança contribuiu para a sua morte.

RIO DE JANEIRO: Brasil pode ultrapassar a economia do Japão até 2050
Auditores britânicos e norte-americanos da Pricewaterhouse Coopers (PWC) divulgaram a previsão sobre a situação económica mundial baseada no PIB (Produto Interno Bruto) de cada país e avaliaram que a China, a Índia e o Brasil vão aproximar-se dos Estados Unidos e ultrapassar o Japão. A análise da situação económica de 2050 realizada pela Pricewaterhouse Coopers é uma referência para os investidores de todo o mundo visto que a empresa baseada em Nova York é uma das quatro maiores firmas de auditoria do planeta e possui uma rede mundial que abrange 149 países e possui mais de 140 mil funcionários, constituindo a empresa de serviços com a maior rede de profissionais do mundo.

ZIMBABUÉ: Moon incita autoridades a publicarem resultados
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, incitou ontem as autoridades do Zimbabué a publicarem os resultados eleitorais «sem mais demora e de forma transparente», informou o gabinete de comunicação do líder das Nações Unidas. «Há nove dias, o povo do Zimbabué votou de forma responsável e pacífica. O secretário-geral está preocupado com o facto dos resultados das eleições presidenciais ainda não terem sido publicados, apesar do prazo constitucional ter terminado», referiu o gabinete de Ban Ki-moon, em comunicado.

LUANDA: Presidente da TAP esperançado no rápido regresso da TAAG a voos na Europa
O presidente da TAP defendeu recentemente em Lisboa que a transportadora aérea angolana TAAG, impedida de voar para a Europa comunitária desde Julho de 2007, ultrapasse rapidamente esta limitação “para que haja um equilíbrio de mercado”. Fernando Pinto, que preside ao Conselho de Administração da TAP e que intervinha na apresentação dos resultados da transportadora aérea portuguesa, acrescentou que a TAAG “se está a reorganizar”.

Estas e outras notícias podem ser lida, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Alguns destaques da edição 187, de 8/Abr/2008

Festim indigesto e pouco satisfatório para “cegos” vizinhos do Zimbabué (por Eugénio Costa Almeida)
- Medo do “Grande Líder”(...) e dos seus abjectos e subservientes seguidores do Politburo da ZANU-PF é enorme!

ALGUMAS das maiores máximas dos ditadores(ou ditadorzecos) e seus seguidores utilizam para se perpectuar no poder passa, invariavelmente, ou por protelar ou mesmo não divulgar, através da “sua” Comissão Eleitoral Nacional, os resultados eleitorais, por prender jornalistas - os eternos abelhudos que se metem onde não são chamados - e políticos adversários, ou, e esta é a última do seu cardápio manietante, exigir a recontagem dos votos mesmo que para além do prazo legal. Pois é exactamente isso o que a ZANU-PF e o seu magnificente presidente, senhor Robert Gabriel Mugabe, estão exigir agora.

“Tudo bom” (Vodacom) ameaça destronar mCel e tomar conta do mercado de telefonia móvel no nosso País
A empresa de telecomunicações da África do Sul, Vodacom, anunciou recentemente em Maputo que possui 40 por cento do mercado de telefonia móvel de Moçambique. Hermenegildo Gamito presidente da Vodacom Moçambique revelou que a companhia em Janeiro de 2008 possuía cerca de 1,5 milhões de clientes. Gamito disse que a Vodacom, propriedade da sul-africana Telkom e da britânica Vodafone, pretende expandir ainda mais o mercado em Moçambique onde apenas 16 por cento da população usa telemóveis. O Governo moçambicano atribuiu em 2002 uma licença de telefonia móvel à Vodacom que pagou como prémio contratual 15 milhões de dólares. A Vodacom concorre com a mCel a maior empresa de telefonia móvel de Moçambique que possui capital do Estado.

Oilmoz vai investir USD 8 mil milhões em refinaria no Maputo
A companhia Oilmoz Limitada pretende iniciar, nos próximos dois anos, a construção de uma refinaria de petróleo em Moçambique num investimento de 8 mil milhões de dólares foi anunciado recentemente em Maputo. Fausto Cruz, um dos fundadores da Oilmoz, disse que a empresa já possui um consórcio bancário que vai assegurar o capital para o arranque da refinaria mas escusou-se a revelar o nome dos bancos. O mesmo responsável disse que a refinaria terá uma produção de 350 mil barris por dia e deverá estar operacional dentro de seis a sete anos. Fausto Cruz revelou ainda que a companhia Petróleos de Moçambique (Petromac) terá uma parte do capital da futura refinaria. A refinaria deverá ser construída no distrito de Matutuíne, na província de Maputo.

Governo não sabe quando vai assinar Acordo Ortográfico
Moçambique é parte do Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa desde 1990, ano em que assinou o tratado, mas não assume nenhuma data para a ratificação do documento, como fez saber recentemente o chefe de Estado Armando Guebuza. “Moçambique está a analisar o acordo ortográfico e, como é óbvio, um dia vai assiná-lo”, disse Guebuza no passado dia 24, na conferência de imprensa conjunta com o Presidente português, Cavaco Silva, no quadro da visita que o estadista português realizou a Moçambique, de 24 a 26 de Março passado. Já em Novembro de 2007, o vice-ministro da Educação e Cultura de Moçambique, Luís Covane, adiantara que o país ratificará o Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa “para não ficar para trás” relativamente a outros Estados da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), sem também indicar qualquer data para o acto que passará a vincular Moçambique à nova ortografia da língua portuguesa. “Moçambique não vai ficar para trás”, por isso, “vai trabalhar no sentido de ratificar o acordo ortográfico”, disse Covane, sem, contudo, especificar a data.

China constrói estádios desportivos em Moçambique, Angola e Cabo-Verde
No ano em que recebe pela primeira vez os Jogos Olímpicos, a China está envolvida também em projectos de construção de grandes infra-estruturas desportivas em Angola, Moçambique e Cabo Verde, a inaugurar até 2010. A mais recente destas infra-estruturas a ser lançada é o novo Estádio Nacional de Moçambique, com 40 mil lugares, que as autoridades moçambicanas esperam ter pronto a tempo do mundial de futebol na vizinha África do Sul, por forma a poder acolher selecções participantes e eventualmente jogos de preparação, deste modo atraindo visitantes à capital, Maputo. Tal foi sublinhado na semana antepassada pelo ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, durante a cerimónia de assinatura do contrato em Maputo, frisando por seu lado o embaixador da China, Tiang Guang Feng, que o novo complexo desportivo irá dar aos atletas moçambicanos condições bastante mais favoráveis para a prática desportiva.

O livro apócrifo de Job (IV) (por Gil Gonçalves, Luanda)
Nunca até hoje se travou alguma grande batalha contra a fome. Enquanto o poder estiver com os idiotas, a fome nunca acabará. O Sempiterno pede ao rei mais miséria para a população O que nasce viverá poucos dias; ficará seco como os campos desertos, porque não há nada para neles semear. Vivem na imundície e querem ser puros? Os vossos dias estão contados. Deitam-se e levantam-se com o lixo; mesmo assim conseguem dormir. Espiritualmente estão mortos; a cabeça está vazia, de noite e de dia. Perderam a esperança de serem homens; desgastam-se nas neolíticas pedreiras.

JOGOS OLÍMPICOS 2008: China insiste em passar chama olímpica por Tibete
A China ignorou ontem as manifestações de activistas contra a passagem da chama olímpica pelo Tibete, insistindo que a chama olímpica vai mater o percurso planeado e passará no território, segundo afirmou um representante comunista chinês da região. Zhang Qingli, o líder para o Tibete do Partido Comunista Chinês, afirmou que Pequim não está disposta a ouvir as exigências dos activistas que pedem uma alteração do percurso da chama para que esta não passe no Tibete.

Cabo-Verde, o orgulho do continente negro!
Os últimos meses não poderiam ter sido melhores para Cabo Verde: primeiro a União Europeia firmou uma parceria especial com o arquipélago que se situa na costa oeste africana. Depois, o país aderiu à OMC (Organização Mundial do Comércio) e a seguir, a 1 de Janeiro, elevou-se oficialmente à categoria de países de desenvolvimento médio, conforme o relatório das Nações Unidas. E foi assim que Cabo Verde deixou o grupo de países em vias de desenvolvimento, os mais pobres. Cabo Verde é o segundo país africano, após o Botswana, a registar esta ascensão. Para obter este estatuto o país teve que atingir certas metas económicas e sociais. De acordo com os dados das Nações Unidas referentes ao desenvolvimento humano, nove em cada dez crianças cabo-verdianas frequentam a escola. Comparativamente, a média africana é de sete crianças escolarizadas em dez. De resto, em Cabo Verde o número de meninas a frequentar a escola é maior que o de rapazes. Isto também não é comum em África.

LISBOA: ONG ameaça processar Governo
O director da organização de Direitos Humanos britânica “REPRIEVE” ameaçou recentemente processar o Governo português se este não colaborar voluntariamente no apuramento do envolvimento de Portugal na transferência de presos para a base de Guantanamo. “Clive Stafford Smith”, que falava em conferência de imprensa na Ordem dos Advogados, em Lisboa, reafirmou haver “zero dúvidas de que houve cumplicidade do Governo português e envolvimento no transporte de presos suspeitos de terrorismo”. A “REPRIEVE” divulgou em Janeiro um relatório de acordo com o qual mais de 700 presos foram ilegalmente transportados para a base norte-americana de Guantanamo, em Cuba, “com a ajuda de Portugal” e, pelo menos, 94 voos passaram por território português, entre 2002 e 2006.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF solicitando via e-mail ao lado.