sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 166, de 28/Fev/2008

BRINCADEIRA DE (MUITO) MAU GOSTO ACABA EM CADEIA - Quatro sapateiros presos por brincarem (mal) com terrorismo
Quatro vendedores chineses de sapatos foram detidos e multados num aeroporto da China depois de um deles ter brincado com um funcionário, afirmando que os seus três companheiros eram «terroristas», informou a agência noticiosa oficial chinesa. «Cuidado com eles e não os deixe despachar a bagagem, são terroristas», disse um dos quatro passageiros, de apelido Li, ao funcionário do aeroporto de Hangzhou, capital de Zhejiang, no leste do país, referindo-se aos seus três companheiros de viagem, citado pela agência Nova China.

Cheias recuam no Rio Zambeze
O rio Zambeze, no centro de Moçambique, deixou esta semana de estar em situação de cheias em grande parte da sua extensão, numa altura em que se registam 14 casos mortais de cólera entre as vítimas das inundações. A redução do caudal do rio Zambeze resulta em parte da diminuição constante das descargas efectuadas pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), que está actualmente a debitar menos de 1.800 metros cúbicos de água por segundo, o nível mais baixo desde o início das cheias em Janeiro, de acordo com o porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Bonifácio António. Acresce que a mega-barragem no Songo tem ainda capacidade para reter qualquer influxo anormal de água à sua albufeira (que está a 71 por cento da sua capacidade).

Bispos católicos condenam violência e desigualdades sociais
Os bispos católicos moçambicanos repudiaram o “uso da violência” nos protestos registados em várias cidades do País e alertaram que novos tumultos podem eclodir se não forem adoptadas “medidas políticas” para reduzir desigualdades sociais. “O povo está cansado de assistir à ostentação do poder económico de uma minoria misteriosamente super rica perante a privação desse poder por parte da minoria desprovida do mínimo necessário e que é obrigada a levar uma vida infra-humana”, afirmam os bispos, lembrando que se não forem tomadas medidas políticas para inverter esta situação pode generalizar-se a violência no País.

DIVERSOS:
*Tigre engasga e estudante faz respiração boca-a-boca
Uma estudante de medicina alemã teve uma aula prática inesperada no zoológico da cidade de Halle Para salvar um filhote de tigre engasgado com um pedaço de carne, ela aplicou no animal a respiração boca-a-boca (Pág 3)

*Cães da polícia são obrigados a usar sapatos
Os cachorros da polícia da cidade alemã de Duesseldorf, na Alemanha, vão ter que andar na linha e com sapatos (Pág3)

*Alemão bebe gasolina enquanto fuma
Um alemão de 56 anos sofreu sérias queimaduras depois de tomar um gole de gasolina enquanto fumava um cigarro (Pág3)

*Preso denuncia barata na cela e recebe indemnização
Um júri israelita condenou as autoridades responsáveis pelo presídio nacional a pagar USD 1 mil a um detido. O prisioneiro reclamou que teve que dividir a sua cela com baratas ( Pág 3)

Sarkozy faz breve escala no Chade antes de chegar à África do Sul
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, esteve ontem a N’Djamena para se reunir com o chefe de Estado chadiano, Idriss Déby, informaram fontes oficiais. Segundo o escritório de imprensa da Presidência chadiana, Sarkozy chegou às 17h45 locais, a esta capital, onde deve visitar as tropas francesas e reunir-se com Déby. Às 19h locais, concedeu uma entrevista colectiva junto a Déby. A visita de Sarkozy, uma breve escala antes da sua chegada à África do Sul, ocorre depois das recentes denúncias da Amnistia Internacional (AI) de que a França conhece o paradeiro de opositores chadianos desaparecidos há semanas.

CABO VERDE: Recenseamento atingiu 92% da meta estipulada
O número de cabo-verdianos recenseados até agora representa cerca de 92 por cento da meta estipulada, indicou ontem na Cidade da Praia a Comissão Nacional de Eleições (CNE). Até ontem recensearam-se, segundo a CNE, 228.991 cidadãos, sendo a meta a atingir o recenseamento de 244.703 pessoas, até 02 de Março. De acordo com a CNE, o recenseamento decorre a bom ritmo, tendo alguns concelhos superado a meta inicial, caso da ilha do Sal, onde já se recensearam cerca de 130 por cento, e da Boa Vista, com 117 por cento.

BISSAU: Antigos combatentes portugueses e guineenses evocam batalha de Guiledje
Combatentes das forças armadas portuguesas e do movimento de libertação da Guiné-Bissau reúnem-se durante a próxima semana naquele país africano para uma evocação do conflito armado em Guiledje, no Sul do país. Entre sábado e sexta-feira da próxima semana, os participantes no Simpósio Internacional de Guiledje visitam o antigo quartel desta localidade, no Sul da Guiné-Bissau, e o acampamento Osvaldo Vieira, enquanto em Bissau decorrem a partir de segunda-feira debates, distribuídos por vários painéis.

Governar é fácil, basta ter um povo analfabeto (Gil Gonçalves, Luanda)
Desempoeirava os arquivos na lisbonense Torre do Tombo quando encontrei um manuscrito surpreendente. A corte do Rei D. João V de Portugal que reinou de 1706 a 1750, vivia luxuária com as naus que chegavam e descarregavam ouro e diamantes brasileiros. Era o rei dos deuses. O Convento de Mafra tangou 120 milhões de cruzados. O dízimo à igreja de Roma ultrapassou 200 milhões. O Aqueduto das Águas Livres?.. o povo pagou. Um rei que influencia reis actuais, copiam-no, suplantam-no. Insatisfeito, D. João V queria mais riquezas, o que prova que quanto mais se têm mais se quer, e ordenou os preparos de três embarcações, com destino à África Ocidental, na deriva da rapina, no saque de mais ouro e diamantes. Acabou-se a aparelhagem das naus que almirantadas por D. Fuenteovejuna, desacostaram numa manhã sedativa.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Destaques da edição 165, de 28/Fev/2008

Luta entre ortodoxos da FRELIMO e apoiantes de Guebuza sem fim à vista (?) (por Eugénio Costa Almeida, no Not. Lusófonas)
- (...) Será que se esquecem que no meio existe um País a preservar (...)?

QUANDO tudo parecia ter acalmado com o fim dos aumentos das tarifas dos “chapas” quando parecia que o País já tinha entrado outra vez na calma habitual, Moçambique acordou recentemente sob o espectro de graves crises em Maputo e em Chimóio, onde, segundo a BBC terão ocorrido cinco casos mortais entre a população, tendo tudo começado porque a população quis linchar 11 suspeitos criminosos. Já há dias o jornal electrónico “O Observador” alertava para estes factos, nomeadamente para a onda de linchamentos no centro do País por causa da ineficácia policial. Houve quem dissesse que mais não era que especulação jornalística. O resultado está à vista. A quem interessa estes factos?

Políticos deveriam andar de “Chapa 100”para conhecerem o País-real a 100% (por Alex Nhabanga)
Quarta-feira, 27 de Fevereiro. O sol proporciona um banho inesperado aos moradores do bairro Hulene. São sete horas da manhã. José Machava, Funcionário Público há mais de dez anos, acorda para mais um ia de trabalho. Não tem café nem pão torrado para (re)confortar o estômago. Enquanto banha, o homem pragueja as políticas sociais do Governo da FRELIMO. Machava despede-se da mulher e dos dois filhos e pensa no trabalho que o espera. Apesar de tudo acredita em dias melhores. Acredita em dias em que poderá ter pão e café em casa para si e para os filhos tomarem o pequeno almoço.

Existem apenas três democracias: Branca, Negra e... Petrolífera (por Gil Gonçalves, Luanda)
Depois de tanto sofrimento nesta economia popular, ainda vou mais no inferno? A fome é mais útil aos outros do que àquele que a possui. Aqui, o tempo e a sorte não pertencem a todos. Os sábios não têm direito a pão. De repente ou não, o mau tempo está sempre a cair-nos em cima. Em cima deles nunca cai. As redes malignas deles fizeram com que diminuísse o nosso peixe. Sábios aqui, não têm valor. Só é sábio quem tiver muito dinheiro. Nas províncias não há quase ninguém, fogem para a capital.

Elogios de Freitas do Amaral revoltam um povo esfomeado (por Jorge Eurico, no Not. Lusófonas) *
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Diogo Freitas do Amaral, afirmou, numa extensa entrevista concedida recentemente ao Jornal de Angola (o único matutino de um País com mais de 30 anos de independência), que Angola está num processo normal de democracia. E não há pior cego do que aquele que não quer ver. Ou será que Lisboa tem outras razões para apoiar a ditadura do MPLA e de Eduardo dos Santos?
* Artigo publicado a 28 de Outubro de 2005 no Notícias Lusófonas

China traz nova era de moralidade a África
O crescente envolvimento da China em África oferece ao continente a possibilidade de se libertar da «arrogância» americana e representa o início de uma «política moral», defendeu recentemente o académico sul-africano Garth lePere na imprensa estatal chinesa. Garth lePere, do Instituto para o Diálogo Global, da África do Sul, argumenta que a política chinesa para África - que lePere apelida de
«Consenso de Pequim» - é superior à política dos Estados Unidos para o continente, parte de um conjunto de princípios e políticas para os países em vias de desenvolvimento a que académicos e políticos chamam de «Consenso de Washington».

José Pacheco em Luanda para reforçar laços de cooperação entre a PRM e a policia angolana
O ministro do Interior, José António Pacheco, está desde ontem, quarta-feira, em Luanda para uma visita de oito dias, no âmbito do reforço da cooperação entre as instituições dos dois países. A sessão de abertura das conversações oficiais entre as delegações dos dois ministérios, segundo um documento do pelouro angolano do Interior a que a Angop teve acesso, está marcada para o dia 29 de Fevereiro e o encerramento previsto para o dia 03 de Março.

“Oi Futuro” fecha primeira parceria internacional com grupo de Comunicação Social moçambicano Soico
A operadora de telecomunicações “Oi”, actravés do instituto “Oi Futuro”, firmou, terça-feira última, um convénio com a empresa de comunicação “Soico TV”, de Moçambique, para levar ferramentas de inclusão social e digital para algumas escolas do nosso País.

Portugal e Guiné-Bissau cimentam cooperação técnico-militar (com Notícias Lusófonas)
- Com um passo à frente e dois a trás, lá se vai fingindo que a Lusofonia existe

O secretário de Estado da Defesa português chegou terça-feira à tarde a Bissau, para assinar, amanhã, quinta-feira, o novo Programa Quadro de Cooperação Técnico-Militar com a Guiné-Bissau, válido para o triénio 2008/2011. João Mira Gomes dará uma conferência de imprensa em que abordará todos os aspectos da cooperação técnico-militar portuguesa com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Estas e outras notícias poderão ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Destaques da edição 164, de 27/Fev/2008

Manica desperta depois de fúria de sábado selvagem (por André Catueira/Agência Lusa)
- Tiros, sangue, choros, suor, pânico e muita poeira foram as marcas do último sábadoem Chimoio

O GOVERNO da província de Manica quer que sejam responsabilizados criminalmente os “mentores das escaramuças” verificadas sábado nas ruas da capital provincial, Chimoio, de que resultaram sete mortos e 22 feridos. Em declarações à Agência Lusa, o governador Maurício Vieira, afirmou que houve “incitamento à violência” nos acontecimentos registados no último fim-de-semana na capital provincial de Manica onde, entretanto, a situação “está controlada” e mais calma. “Já está controlada a situação e estamos a acompanhar cuidadosamente o desenrolar dos acontecimentos à volta dos tumultos de sábado”, disse Maurício Vieira, indicando que foram detidas 33 pessoas acusadas de encabeçar a manifestação.

Moçambique pondera reconhecer independência de Kosovo
Moçambique ainda está a ponderar o reconhecimento da independência da ex-província sérvia do Kosovo, auto-proclamada a 17 de Fevereiro, reservando uma posição para um «momento apropriado».

“Amigo português” dá Cavaco da silva a Maputo
A visita a Moçambique no final de Março de Cavaco Silva acontece numa altura em que deixou de existir qualquer “nuvem no horizonte” das relações entre Maputo e Lisboa, que já eram de “cooperação excelente”. A opinião foi expressa pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português, João Gomes Cravinho, que se encontra em Maputo para encontros com as autoridades moçambicanas destinados a preparar a visita do chefe de Estado português e avaliar a cooperação entre os dois países.

Um bom rei que se preze abandona o povo à sua sorte (por Gil Gonçalves, Luanda)
Há um mal que tenho visto e é frequente entre os escravocratas. Um rei desumano a quem o petróleo deu riquezas, e nada lhe falta. O petróleo não deixa mais ninguém daí comer. Gerará cem filhos e viverá muitos anos. E na sepultura para onde vai leva o dinheiro para lhe ser útil na encomendação da sua alma. Mesmo nas trevas para onde vai, ninguém jazerá em paz. Não verá mais o sol, mesmo assim nunca eternizaremos. O esfomeado ficará ainda mais nu, não saberá como veio e como irá. As enfermidades desesperam como violentos terramotos.

Portugal apresenta proposta para reconhecimento mútuo de cartas de condução
Portugal e Moçambique poderão assinar em breve um acordo para reconhecimento das cartas de condução dos dois países, com base numa proposta já apresentada por Lisboa, disse ontem em Maputo o secretário de Estado João Gomes Cravinho. “Entreguei uma proposta nossa de acordo e, portanto, agora aguardamos uma resposta das autoridades moçambicanas”, referiu o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português.

GUINÉ-BISSAU: Liga dos Direitos Humanos condena radicalismo religioso
A Liga Guineense dos Direitos Humanos condenou recentemente o radicalismo dos líderes islâmicos da Guiné-Bissau ao defenderam a mutilação genital feminina e o envio de crianças talibés para fazer estudos corânicos. Dois líderes da comunidade islâmica muçulmana na Guiné-Bissau insurgiram-se a semana passada contra o projecto do Parlamento de abolir a prática da mutilação genital feminina, considerando a medida como uma “afronta ao Islão”.

Lançado na Cidade da Praia programa Qualidade para a África Ocidental
A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) lançou recentemente na capital de Cabo Verde o programa Qualidade para a África Ocidental, que será desenvolvido até 2010. O programa é financiado pela União Europeia e visa capacitar cada um dos países que integram a região oeste africana e as suas empresas a cumprirem as normas do comércio internacional. Em Cabo Verde, a execução é da responsabilidade da Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares, ARFA.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 163, de 26/Fev/2008

Perturbação de identidade de género (por Nvunda Tonet)
- A perturbação de identidade do género é o desejo de ter o sexo oposto (...)

NOS últimos tempos temos sido invadidos por um conceito novo, quiçá revolucionário, merecedor de destaque, com direito a seminários, simpósios, conferências, etc; o género! E é chegados aqui que uma pergunta se impõe: Qual é a diferença entre género e sexo? A diferença pode ser encontrada na seguinte definição: o sexo é a masculinidade ou feminilidade biológica e o género é a visão de como uma pessoa se vê a si própria: masculina ou feminina. O papel do género é a apresentação pública objectiva como masculino ou feminino, se comportam e apresentam, sem qualquer tipo de preconceito, político, social e cultural em sociedade.

Sarkozy visita África de Sul de 28 a 29 de Fevereiro
O presidente francês Nicolas Sarkozy efectua nos dias 28 e 29 de Fevereiro uma visita oficial à África do Sul, onde deverá evocar a questão nuclear civil. Esta segunda deslocação do presidente francês ao continente africano, depois do Senegal e Gabão em Julho, exceptuando uma breve passagem pelo Tchad em Novembro durante a questão da Arca de Zoé, havia sido anunciado o mês passado por Pretória.

Empresa participada da Santa Casa desenvolve jogo social no nosso País
A Sojogo, empresa moçambicana que explora o jogo social em Moçambique, participada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), está a desenvolver a criação de um jogo social comum nos países de língua oficial portuguesa. O projecto foi anunciado recentemente pelo administrador-delegado da Sojogo - Associação para a exploração dos Jogos Sociais em Moçambique, que a semana passada se reuniu em Assembleia Geral em Maputo para eleger os novos corpos sociais da empresa.

Japão disponível para financiar Zona Económica Especial de Nacala
O Governo japonês, através do Banco do Japão para a Cooperação Internacional, está disponível para apoiar financeiramente o desenvolvimento da Zona Económica Especial de Nacala, afirmou recentemente em Maputo um quadro público. A promessa foi reiterada durante um encontro em Maputo na última terça-feira, que incluiu representantes do Banco do Japão para a Cooperação Internacional (JBIC, na sigla em inglês), do Centro de Promoção de Investimentos e do Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (Gazeda).

Canadiana Artumas inicia trabalhos de prospecção de petróleo no Rovuma
A empresa petrolífera canadiana Artumas deverá iniciar em Junho próximo a prospecção de hidrocarbonetos num dos blocos por si concessionados na bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, de acordo com o sítio Zambézia online. O Zambezia Online cita o director-geral da Artumas, Jerry Brix, para afirmar que em 31 de Março próximo será lançada a primeira fase que vai abrir cerca de 500 postos de emprego entre pessoal técnico e elementos da população das aldeias por onde passarão as linhas sísmicas.

Angola perde dois Homens da Angolanidade (por Eugénio Costa Almeida/Pululu)
Angola perdeu dois dos seus mais distintos defensores da Angolanidade: Gentil Ferreira Viana e
Joaquim Pinto de Andrade. Dois Homens de percursos distintos e semelhantes na mais alta defesa da nossa Pátria e da Angolanidade. Ambos, faleceram vítimas de doença, Gentil Viana, em Lisboa, por volta das 14,30 horas, e Joaquim Pinto de Andrade, em Luanda.

Centenas de palestinianos formam cordão humano contra Israel
Centenas de palestinianos formaram ontem uma cadeia humana ao longo das estradas da Franja de Gaza, sob controlo do Hamas, em protesto pelo bloqueio que Israel mantém sobre este território. O Governo israelita ameaçou usar a força se os manifestantes tentarem entrar no respectivo território. Centenas de mulheres e crianças, muitos com bandeiras palestinianas e do Hamas, participaram no início do protesto que os organizadores esperam que seja pacífico e que concentre cerca de 50.000 pessoas e atraia a atenção internacional.

UE oferece «diálogo político construtivo» a Raúl Castro
A Comissão Europeia ofereceu a Raúl Castro, sucessor do seu irmão Fidel à frente do Governo cubano, «um diálogo político construtivo » para «melhorar e aprofundar questões de interesse comum». «A Comissão Europeia está disposta a continuar a trabalhar com o Governo cubano, em coordenação com os nossos parceiros da União Europeia, para melhorar e aprofundar questões de interesse comum, como o ambiente e as mudanças climáticas», disse o comissário europeu para o Desenvolvimento, Louis Michel.

Espanha é 3º país ocidental com mais mulheres presas
Espanha é o terceiro país do mundo ocidental com a percentagem mais elevada de mulheres presas, com 7,4% do total dos reclusos no país, valor apenas inferior aos dos EUA e da Rússia. O secretário dos Serviços Penitenciários da região da Catalunha (nordeste), Albert Batlle, divulgou estes ados durante a inauguração do XII Fórum Europeu Penitenciário - «As vias para a inserção laboral», que pela primeira vez se celebra em Espanha e onde foi apresentado o livro «O trabalho nas prisões europeias».

ANGOLA: Militares do regime apostam na «razão» da força (II) (com Notícias Lusófonas)
“Ora se isso é verdade então estamos a provar que o regime é mesmo corrupto e que os seus gestores podem delapidar a seu bel-prazer o erário público. Se deram dinheiro a uma empresa para um fim ela tem de o fazer, sob pena de procedimento criminal, a não ser que estejamos a mostrar o lado perverso da administração do regime do MPLA”, diz uma fonte. É que o dinheiro não pode ser visto como sendo do antigo comandante, mas do órgão; Polícia Nacional, do qual era gestor, num dado momento. Quatro milhões não são quatro tostões, logo se Ambrósio de Lemos e a sua corporação não se pronunciam é porque estão, tal como Kopelipa, na estratégia de diabolização de Ekuikui, apontado como sendo homem de Fernando Miala, antigo patrão do SIE (Serviços de Inteligência Externa), preso por ordens expressas de Eduardo dos Santos, o senhor todo poderoso, o único poder real em Angola, sem que houvesse capacidade de ser apresentada alguma prova em tribunal, para os crimes que estiveram na base da sua exoneração.

Jorge Eurico na “hora di bai”
O jornalista Jorge Eurico vai deixar, proximamente, o cargo de Director-Executivo do jornal “O Observador” para liderar um projecto editorial de uma ONG norte-americana que actua em Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP). Nascido em Angola há mais de 30 anos, Jorge Eurico poderá emprestar o seu concurso ao referido projecto a partir do(s) próximo(s) mês(es). O convite foi feito recentemente em função da expe-riência que Jorge Eurico acumulou, durante um longo período na Associação Justiça Paz e Democracia (AJPD) – uma das mais prestigiadas ONG’s de Direitos Humanos em Angola -, de que é membro fundador e vice-presidente. Parcialmente de origem cabo-verdiana, Jorge Eurico é jornalista há cerca de 17 anos e já trabalhou em rádio(s) e jornai(s) em Angola, Cabo Verde e Portugal.

Estas e outras notícias poderão ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Alguns destaques da edição 162, de 25/Fev/2008

Craveirinha “ressuscita” pela mão do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa (por Alex Nhabanga)
O FUNDO Bibliográfico de Língua Portuguesa (FBLP) vai lançar proximamente a Obra Completa de José Craveirinha, revelou ao OBS Nataniel Ngomane, responsável pelo Gabinete Técnico daquela instituição. Segundo Nataniel Ngomane, a edição e publicação da Obra Completa do poeta é consequência de um projecto do FBLP que tem a duração de três anos.

Cavaco Silva visita Moçambique em viagem assessorada por Cravinho (por Orlando Castro/N.Lusófonas)
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português encontra-se desde ontem em Maputo, onde vai preparar a visita ao nosso País do Presidente Cavaco Silva, prevista para segunda quinzena de Março. Pôr João Gomes Cravinho a preparar a visita é meio caminho andado para o fracasso. A visita a Moçambique de Aníbal Cavaco Silva é a primeira na qualidade de chefe de Estado a um país africano de língua oficial portuguesa (no qual, aliás, prestou serviço miitar) pelo que, na minha opinião, deveria merecer o cuidado, o rigor e o profissionalismo que fogem à capacidade deste secretário, mesmo que sendo de Estado. Segundo Gomes Cravinho, a estada em Maputo vai servir também para negociar a liderança portuguesa no programa de apoio à Polícia de Moçambique, financiado pela União Europeia (UE), razão pela qual vai visitar quer o Comando daquela unidade policial e a delegação local da Comissão Europeia (CE).

FMI elogia desempenho económico mas alerta para a pobreza
O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera “impressionante” o desempenho económico de Moçambique, mas alerta, em nota divulgada, para a necessidade de reduzir a pobreza e estimular a actividade empresarial para criar emprego. Reconhecemos que o País ainda enfrenta grandes desafios.

Nasce hoje Fundação Manhiça
A assinatura da escritura pública da constituição da Fundação Manhiça será feita hoje, às dezoito horas, no Centro de Conferência Joaquim Chissano em Maputo. A cerimónia de hoje foi precedida da aprovação da sua criação pelo Conselho de Ministros do Governo de Moçambique em Maio de
2007.

COMUNICADO DE IMPRENSA: MSF apoia vítimas das cheias do Vale do Zambeze
Moçambique encontra-se novamente, em tão pouco tempo, a enfrentar uma nova situação de emergência, causada pelas chuvas torrenciais que tem caído no país e países vizinhos desde Dezembro de 2007, enchendo os caudais dos rios Zambeze e Pungué, deslocando cerca de 103,000 pessoas, nas províncias de Tete, Sofala, Manica e Zambézia. Populações que tem como única fonte de subsistência terra fértil e peixe do rio. Não indiferente à situação que se vive, a Médicos sem Fronteiras (MSF) esta presente desde Dezembro, prestando sua assistência a aproximadamente 15 000 famílias na província de Tete, distrito de Mutarara e na província da Zambézia, distrito de Mopeia e Morrumbala.

Jornalistas (por Gil Gonçalves, Luanda)
Jean Paul Sartre em Outubro de 1944 numa carta a Jean Paulhan respondia “O que é o existencialismo”; O homem deve criar a sua própria essência; é jogando-se no mundo, lutando, que aos poucos se define...a angústia, longe de oferecer obstáculo à acção, é a própria condição dela... O homem só pode agir se compreender que conta exclusivamente consigo mesmo, que está sozinho e abandonado no mundo, no meio de responsabilidades infinitas, sem auxílio nem socorro, sem outro objectivo além do que der a si próprio, sem outro destino além de forjar para si mesmo aqui na terra.

Timor-Leste, Portugal e os antibióticos (por Orlando Castro)
Se é verdade que para os portugueses, mais para os que hoje não sabem se amanhã terão o que comer do que para os que se (re)pastam à grande e à francesa, Timor-Leste é uma paixão, não menos verdade é que - como paixão - ao estar longe da vista ficou longe do coração. Quando o drama bata à porta de Timor, Portugal parece querer acordar e (re)acender a paixão. É sempre assim. Há tiros, morrem pessoas? Então é notícia. Então as televisões, as rádios, os jornais falam, falam, falam mas quase sempre não dizem nada.

HARARE: Mugabe lança campanha à reeleição em festa de aniversário
O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, comemorou o seu aniversário de 84 anos com um enorme comício sábado último, durante o qual lançou oficialmente a sua campanha à reeleição. Mugabe, no poder desde a independência do país da Grã-Bretanha, em 1980, quer mais cinco anos de mandato para aumentar o seu controle no país. O Zimbábue está mergulhado numa crise económica marcada por inflação de mais de 100 mil por cento e escassez crónica de alimentos e combustíveis.

África do Sul e Botswana querem comprar centrais zimbabweanas
Empresas de distribuição de electricidade do Botswana e da África do Sul estão em competição para a aquisição de três centrais térmicas inutilizadas no vizinho Zimbabwe, soube-se de fontes oficiais quinta-feira. Estas fontes, que preferiram o anonimato devido à natureza delicada das negociações, indicaram que as empresas propuseram retomar as três centrais zimbabweanas inutilizadas para relançar as suas operações.

ANGOLA: Militares do regime apostam na «razão» da força (por Norberto Hossi/N.Lusófonas, Luanda)
O que muitos desconfiavam e foi aqui noticiado no Notícias Lusófonas, começa a ficar mais visível, em Angola, quanto às motivações que estão na origem do ressuscitado semanário Independente, que lidera, com a chefia da Casa Militar da Presidência da República e do secretário para a Informação do MPLA, Norberto dos Santos Kwata Kanawa, uma campanha visando o assassinato do jornalista William Tonet, director do Folha 8. Não se trata de um órgão de comunicação social privado, mas sim dos Serviços da Segurança de Estado de Angola. A composição dos seus proprietários, todos agentes de topo na estrutura do SINFO (Serviços de Informação do Estado), nomeadamente; Fernando Manuel (que chegou a ser vice-ministro da Segurança), Luís Fragoso-Loy, ligado às Análises e Informação, Pena Fernando, operativo de sistemas e actual director de gabinete de Joaquim Mande, inspector-geral do Estado (homem ligado a Kundi Pahiama), Estevão Kauanda e Cristóvão A, afectos as operações especiais, não deixa dúvidas.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado