sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 147, de 1/Fev/2008

Camarada Mulembuè (não) vai jogo(?)
- “Fina flôr pensante” do partido no poder está preocupada com o “day-after” da direcção do País
A NOTÍCIA veiculada recentemente pelo nosso jornal segundo a qual Armando Guebuza poderá não cumprir o segundo mandato devido à (in)eficácia da equipa que o rodeia está a agitar silenciosamente alguns (mas quase todos) militantes que ocupam lugares cimeiros no partido FRELIMO e, como era de esperar, a ser motivo de “exercício de aquecimento” político para voos mais altos por parte de quem ambiciona ocupar o cargo de primeiro Magistrado do Estado. “Tomamos conhecimento, pelo vosso jornal, de que (Armando) Guebuza poderá não cumprir o segundo mandato. Não sabemos até que ponto esta informação é ou não verdadeira, mas não há fumo sem fogo(...).

EUA congelam bens de sobrinho de Mugabe
O Departamento do Tesouro americano anunciou em um comunicado o congelamento dos bens de Leo Mugabe, sobrinho do presidente zimbabuano, Robert Mugabe, e do director da Agência Nacional de Serviços Secretos Happyton Bonyongwe.

Acredito na História e não nos historiadores (por Eugénio Costa Almeida)
O blogue “Cidadãos pela Frente 2008” traz à colação, e em vésperas do 4 de Fevereiro, um apontamento de um grupo de jovens onde se questiona da legitimidade de um movimento/partido (para quando devolver à História de Angola os títulos dos Movimentos de Libertação e a adoptarem somente títulos partidários válidos em Democracia?) em se apropriar da data como sua, em vez de, historicamente, deixá-la ao natural fruo pelo povo angolano.

A perversa denegação do voto à diáspora (por Jorge Eurico)
O porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) afirmou, o ano passado em declarações à Comunicação Social em Luanda, que o Governo angolano constatou não haver condições para a realização do registo eleitoral no estrangeiro. Adão de Almeida não especificou as razões invocadas pelo Executivo mas sabe-se que se trata, entre outras, da impossibilidade de fazer deslocar os fiscais de partidos políticos para acompanharem o processo devido
aos custos que tais deslocações acarretariam.
O «novo puto do aparelho » não disse nada de novo; ou melhor, apenas confirmou o que, de resto, a maioria dos angolanos suspeitava: a perversa denegação do Direito de voto à diáspora por Eduardo dos Santos. O sobrinho predilecto do presidente da Assembleia Nacional (AN), Roberto de Almeida, não especificou as razões invocadas pelo Executivo.

RDP África perto de si? Perto de quem? Em Portugal só de Coimbra para baixo (por Orlando Castro)
A RDP África é uma estação que pertence ao grupo Radiodifusão Portuguesa e que emite, em FM, em Portugal para Lisboa, Faro e Coimbra e quatro dos cincos países africanos de Língua Portuguesa - Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Não está mal, e se o Norte de Portugal onde existe uma importante comunidade afro-portuguesa não tem direito a ouvir a RDP África, pelos vistos Angola também não.

Comandante da FAZSOL termina visita de dois dias ao nosso País (por Alex Nhabanga)
O comandante das Forças Armadas Francesas da Zona do Oceano Índico (FAZSOL), general Bruno de Bourdoncle de Saint Salvy, terminou, quarta-feira última, a sua visita de trabalho de dois dias a Moçambique que tinha como principal objectivo traçar as linhas de cooperação no domínio militar entre a França e o nosso País.

Malawi vai construir oleduto até à cidade da Beira
A empresa Venessia Petroleum do Qatar foi contratada para construir um oleduto entre a cidade da Beira, Moçambique, e Nsanje, no Malaui,de acordo com o diário digital sul-africano BizCommunity.

ETIÓPIA: Chefes de Estado e de Governo analisam políticas comuns para África
Chefes de Estado e de Governo dos 53 países membros da União Africana discutem desde ontem, quinta-feira, em Addis Abeba, Etiópia, a situação política, económica e social do continente durante a décima sessão ordinária da Assembleia daquela organização, sob o lema “O desenvolvimento industrial de África”.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Camisinhas a qualquer hora e em qualquer lugar
Bares, restaurantes, discotecas e lojas em São Tomé e Príncipe agora têm um novo elemento na sua decoração. São pequenas caixas de madeira de cor castanha, que comportam 144 preservativos, colocadas em lugares de boa visibilidade. Afinal, a intenção é que os dispositivos de camisinhas chamem a atenção da clientela. Os preservativos tradicionalmente são distribuídos nos postos de saúde, mas ainda precisam ser ainda mais acessíveis, especialmente para os jovens.

ÁFRICA DO SUL: Polícia prende 1.500 em igreja
A polícia da África do Sul invadiu a Igreja Metodista central de Johanesburgo, prendendo 1.500 mendigos e zimbabuanos que estavam abrigados no local. Dezenas de policias, alguns fortemente armados, invadiram o complexo da igreja, prenderam os refugiados e os levaram para a prisão.

Estes e outros artigos podem ser lidos na íntegra em PDF solicitando via e-mail ao lado

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Alguns destaques da edição 146 de 31/Jan/2008

União Africana faz contas para ver se África é viável
- “Gigante gentil” despede-se da presidência da UA no próximo dia 2 de Fevereiro
A CRIAÇÃO de um Governo federal da África é o tema central dos debates da cúpula da União Africana (UA), que acontece a partir de hoje até sábado próximo em Adis Abeba (capital da Etiópia). No evento serão eleitos os novos líderes da organização. Os representantes dos 53 Estados-membros da UA, presidida pelo chefe de Estado ganês, John Kufuor, e cuja comissão é chefiada pelo ex-presidente de Máli, Alpha Oumar Konaré, vão, sobretudo, discutir a viabilidade de um projeto idealizado pelo líder líbio, Muammar Kadhafi.No último fim de semana, a Líbia acolheu uma mini-cúpula de chefes de Estado africanos, que chegaram a uma série de modificações a ser introduzidas nos estatutos da organização panafricana para permitir a viabilidade da criação de um Executivo.

Deficiente sistema de segurança facilita vida de assaltantes na escola 12 de Outubro (por Alex Nhabanga)
A Escola Primária Completa 12 de Outubro, localizada nos arredores da cidade de Maputo, distrito municipal 4, é um dos estabelecimentos de ensino que se encontra a leccionar nos dois ciclos, em virtude do maior número de graduados da 7ª classe, facto que torna precária a capacidade de resposta do ensino secundário por não dispor de n° suficiente de vagas para corresponder à demanda da procura e face a uma situação que se configura como cancro para as entidades que velam pelo sector.

Zimbabueanos na Beira choram suposta morte de Mugabe (por António Mavila)
A cidade da Beira acordou sobressaltada na manhã da última quarta-feira com a maioria dos comerciantes principalmente zimbabweanos, que praticam os seus negócios nas esquinas da cidade a chorarem uns de tristeza outros de alegria. No cerne da questão está uma notícia que circulava na cidade da Beira, que dava conta de que o presidente do Zimbabwe Roberto Mugabe havia morrido vítima de assassinato de seus próprios guarda-costas. Uma noticia que se espalhou desde a noite da última terça feira e que obrigou alguns comerciantes zimbabweanos a fazerem as malas de regresso ao seu País de origem alegadamente para observarem luto caso seja decretado. O autor destas linhas viu mulheres zimbabweanas, que vendem no famoso mercado formal de goto, a festejarem a alegada morte de Mugabe outros a chorarem.

PRM intercepta camião com 39 crianças vítimas de alegado tráfico
Um camião com 39 crianças que alegadamente iam ser traficadas foi interceptado segunda-feira pela polícia moçambicana na província de Sofala, centro do país, anunciou a polícia local. Segundo o chefe do Departamento de Relações Públicas da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Sofala, Feliciano Dique, as crianças, com idades entre seis e 16 anos, saíram da província de Nampula, norte do país, transportadas em diferentes viaturas.

Crónicas de Luanda: Quem não vive para servir não pode servir para viver (por Gil Gonçalves)
Sem formação, o escravo liberto prossegue na servidão. Porque sem leituras, sem livros, é país sem futuro. Viver, é escutar o que o senhor feudal nos ordena, desdenha, nos mandou. Porque nada muda, nada mudou. Tantos biliões de dólares e a peste da fome vence, convence. Tanto tempo dos tempos perdidos nas festas do ludopédio,e as novas multidões são milhões adormecidas, perdidas na perfídia do circo africano. E no fim elegem-se, medalham-se heróis presidenciais. Construir estádios é importante, bibliotecas e universidades não, porque é muito caro, é um desperdício de dinheiro, e dá muito esforço formar um quadro.

Quando Angola pensa a CPLP pula e avança! (por Eugénio Costa Almeida)
Já há muito que se vinha a falar e escrever que a CPLP precisava de uma televisão que correspondesse às expectativas dos lusófonos quanto às notícias dos seus países, principalmente se estiverem fora deles. Já há muito que se escrevia e reclamava por um órgão informativo, de preferência televisionado e com alcance global e livre, que nos oferecesse as notícias que gostaríamos de ouvir, mesmo que elas nem sempre sejam as melhores, dos nossos países, nomeadamente, e principalmente, se estivermos fora do nosso meio materno.

Annan abre ronda de negociações no Quénia
A morte de um deputado da oposição durante a madrugada de ontem abriu novamente caminho a violência no Quénia terça-feira passada. O presidente Mwai Kibaki, a quem os opositores lhe atribuem responsabilidade pelo assassinato, prometeu uma investigação rigorosa sobre o sucedido, mas as palavras não refrearam a guerra que as ruas têm vindo a assistir desde a contestada eleição presidencial de 27 de Dezembro.

SÃO TOME E PRÍNCIPE: Oposição rejeita alterações à lei petróleo pretendidas pelo Governo
Os dois principais partidos da oposição em São Tomé e Príncipe, MLSTP/PSD e ADI, que juntos têm maioria no Parlamento, rejeitam as alterações à lei do petróleo propostas pelo Governo para permitir adjudicação directa de blocos. A proposta governamental de alteração da Lei-Quadro de Receitas Petrolíferas, que regula a atribuição de licenças na Zona Económica Exclusiva são-tomense, deu entrada na segunda-feira no parlamento são-tomense, mas desde já os dois líderes da oposição afirmam-se confiantes de que dali não vai passar.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF pedindo através do e-mail ao lado

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Destaques da edição 145, de 30/Jan/2008

PENSAMENTO QUE SE RENOVA CADA VEZ MAIS NOS TEMPOS QUE CORREM Moçambique é Maputo, o resto do País (ainda) é paisagem (?)
- (...)Do total de balcões abertos em 2007 apenas dois estão localizados em distritos (...)

OS BALCÕES dos bancos comerciais a operar em Moçambique continuam concentrados nas grandes cidades, de acordo com um documento divulgado na passada semana pelo Banco de Moçambique. O documento, divulgado no decurso de uma sessão do Conselho Consultivo do Banco de Moçambique, indica que o banco central autorizou a abertura de 46 novos balcões dos bancos comerciais em 2007, o que elevou para 274 o número total de balcões.

Chineses precisam de sete dias de trabalho para beber uma Coca Cola (por Joffre Justino)
Exceptuando os que nada sabem, ou sabendo de nada se preocupam, o Medo domina Portugal. As regras da Economia de Mercado aproximam-se de Portugal e os tempos do vale tudo tendem a deixar de existir. Enfim, o “neoliberalismo à Portuguesa” tende a ter os dias contados, mas seguindo um mau caminho – o do Medo.

Salvador Namburete participa em fórum de oportunidades de investimento no sector de energia no ReinoUnido
Uma delegação, integrando o ministro da Energia, Salvador Namburete, o vice-ministro das Finanças, Pedro Couto, e Alto Comissário da República de Moçambique, no Reino Unido, António Gumende, participa desde segunda-feira, 28, em Londres, no fórum dedicado a oportunidades de investimento no sector de energia de Moçambique.

Só a interiorização da cultura do trabalho poderá resolver os problemas do País
O presidente Armando Guebuza manifestou recentemente o seu apoio à exploração de biocombustíveis no País, desde que esta indústria não “deserde os moçambicanos das suas terras” ou tenha um “impacto negativo na produção alimentar”. Numa longa entrevista a dois órgãos de informação moçambicanos, Armando Guebuza defendeu ainda que só a interiorização de uma “cultura de trabalho”, e não a eventual existência de petróleo, podem resolver os problemas do País.

Filha adoptiva de Moçambiqueleva irmão angolano ao cinema
Quatro obras do escritor angolano José Eduardo Agualusa, que estão a ser adaptadas, vão estar em breve no cinema, segundo declarações do autor à agência Lusa. Em estado mais adiantado de finalização do argumento está o “Vendedor de passados”, que vai ser dirigido pelo realizador brasileiro Lula Buarque de Hollanda, para a produtora Conspiração Filmes.

Ano lectivo arranca para mais de cinco milhões de alunos
Cerca de cinco milhões de alunos do ensino geral (da 1ª à 12ª classe) regressaram segunda-feira às aulas, no dia em que arranca o ano lectivo nas mais de nove mil escolas do País. Ao todo, matricularam-se este ano perto de um milhão de novos alunos.

SÃO-TOMÉ E PRÍNCIPE: Governo quer adjudicar licenças de produção de petróleo sem concurso
O Governo de São Tomé e Príncipe quer mudar a lei do petróleo para poder passar a adjudicar directamente licenças de pesquisa e produção petrolífera a empresas interessadas, dispensando o lançamento de concurso público. O objecto da alteração, recentemente apresentada pelo primeiro-ministro Tomé Vera Cruz aos partidos com representação parlamentar, é o artigo 22.

Estes e outros artigos podem ser consultados, na íntegra, em versão PDF através do e-mail ao lado

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Destaques da edição 144, de 29/Jan/2008

A miopia cultural da FRELIMO (por João Craveirinha)
- Pik Botha corrigiu o changana-materno de Samora Machel (...)
A MUSICALIDADE de qualquer língua banto de Moçambique é verdadeiramente fantástica.
Eis um paradigma da nossa riqueza desprezada durante décadas e décadas. O problema não estará na dita etnia (do grego Etnos-Nação) mas na política totalmente anti-cultural de qualquer regime que desvalorize a sua própria origem.

ATÉ QUANDO, ATÉ QUANDO...?!
Falta de passadeira mata na Av.Acordos de Lusaka
Um homem não identificado morreu ontem, por volta das 12 horas e 30 minutos, vítima de atropelamento na Avenida Acordosde Lusaka na cidade de Maputo. O OBS viu o restos mortais do homem estatelados em plena estrada. Depois do acidente o automobilista, de acordo com fontes ouvidas no local pelo nosso jornal, pôs-se ao “fresco”.

A voz (de ouro), o talento e o carisma de Mingas na prevenção da SIDA
Domingas Jamisse, a Mingas, é uma das mais cultuadas celebridades em Moçambique. A sua música, uma Com uma trajectória sólida e reconhecida, tanto em trabalhos a solo quanto em parcerias com ícones como Miriam Makeba e Jimmy Dludlu, Mingas arrancou aplausos no mega concerto em comemoração dos seus 30 anos de carreira em Maputo, em Dezembro.

William Tonet ameaçado de morte (por Orlando Castro)
A onda de intimidação contra cidadãos que defendem democraticamente situações anómalas nas sociedades modernas continua a crescer cada dia que passa em Angola. Depois de responsáveis da Associação Justiça, Paz e Democracia terem sido recentemente ameaçados de cadeia por estarem contra vários atropelos à justiça angolana, desta vez o “aviso” de morte coube ao jornalista e director do Semanário Folha 8, William Tonet, numa carta anónima escrita em letra de computador sem no entanto ter uma assinatura.

Angola está a (de)crescer (por Jorge Eurico)
Há angolanos do Menos Pão Luz e Água (MPLA), que normalmente se apresentam em Lisboa com uma arrogante e boçal ostentação, que, por sua conta e risco, têm afirmado (escrito) que Angola está a crescer a passos largos como nunca.

Chavéz admite mascar coca… (por Eugénio Costa Almeida)
Que às vezes parece evidenciar um certo speed, isso já tínhamos reparado. Mas ninguém iria supor, ou mesmo acusar, o presidente venezuelano de snifar ou consumir droga. Longe de nós pensarmos nisso, pelo menos publicamente...

HARARE: Mugabe marca eleições gerais para 29 de Março
O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, fixou para 29 de Março deste ano as próximas as eleições gerais no país, anunciou no último fim de semana o Governo de Harare. Durante negociações com o Governo sob a mediação do Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, a oposição manifestou-se contra a organização das eleições em Março, e fez pressão sobre o Governo para que o escrutínio fosse adiado para o mês de Junho a fim de permitir ao país adoptar reformas eleitorais e uma nova Constituição.

GUINÉ-BISSAU: Militares estão prontos para a reforma «desde que seja condigna»
Os militares da Guiné-Bissau estão prontos para a reforma do sector, “desde que seja condigna”, garantiu o chefe das Forças Armadas guineenses no Parlamento de Bissau. “Estamos prontos e preparados para a reforma. Temos é medo que o processo seja feito de forma atabalhoada”, afirmou o tenente-general
Baptista Tagmé NaWaié.

Estas e outras notícias podem ser lidas integralmente em PDF solicitando via e-mail ao lado

domingo, 27 de janeiro de 2008

Destaques da edição 143, de 28/Jan/2008

Polícia & criminosos, Sociedade Anónima
- Extorsão, embriaguês, roubo e furto foram as «marcas registadas» na folha de serviço de agentes da PRM

MAIS de 180 agentes da PRM em serviço em Maputo foram alvode processos em 2007,
86 dos quais relaciona dos com envolvimento em crimes, segundo um balanço da corporação. Dos182 processos instaurados no ano passado, 96 referem-se a processos disciplinares, além dos 86 ligados a práticas criminosas. No ano em referência, a PRM abriu contra os seus agentes 32 processos por desobediência, 21 por abandono do posto, nove por extorsão, quatro por roubo, três por extravio de armas de fogo, sete por embriaguez e um por furto.

Vale a pena democracia? (por Eugénio Costa Almeida)
Ainda que semanticamente Democracia seja, ou queira, ou deveria, significar “povo (Demos) no poder (Kratia)” e que no seu início aristotélico fosse considerada como uma forma de governo injusta em contraponto à “politeia” ou, nolatim, “res publica” (coisa pública), supostamente a Democracia representa a forma mais justa, na moderna Ciência Política, de governar e porque quem estivesse a fazê-lo, fá-lo-ia em nome do Povo, pelo Povo e a favor do Povo. Isto se as circunstâncias da vida política forem as normais.

Samakuva, Paihama, os porcos e os cães (por Orlando Castro)
Enquanto o Presidente da UNITA, Isaías Samakuva, quer mudar o regime para que a maioria dos angolanos que são pobres e vivem num país rico, deixem de ser pobres, o Ministro da Defesa de Angola, Kundy Paihama, depois de ter há uns anos aconselhado o povo a comer farelo porque “os porcos também comem e não morrem”, diz agora que “dorme bem, come bem e que o que resta no prato dá aos cães e não aos pobres”.

Paes do Amaral negoceia compra da TIM
O empresário português Paes do Amaral está a negociar a compra de uma parte das acções da Televisão Independente de Moçambique (TIM), disse recentemente Bruno Morgado, presidente do canal. “Estamos em contactos directos com Pães do Amaral, para explorar a possibilidade de ele comprar uma parte da TIM, estamos ainda a negociar, não está nada fechado”, disse Morgado, desmentindo notícias veiculadas em Maputo de que o ex-patrão da TVI terá já adquirido 60 por cento da TIM ao preço de 750 mil dólares.

China afinal tem mais de200 milhões de pobres
A notícia passou desapercebida nos grandes média generalistas: o Banco Mundial reconheceu em Dezembro de 2007 que sobreavaliou o produto interno bruto da China desde há anos. Eis o que se passou. Com uma soma fixa, digamos 10 dólares, um consumidor “xis” não pode evidentemente comprar a mesma quantidade de bens em Nova York, em La Paz, em Kinshasa ou em Pequim.

Demoradas negociações com brasileiros da Camargo Correia
O Governo está ainda a negociar com o consórcio liderado pela empresa brasileira Camargo Correia o contrato de construção da barragem de Mphanda Nkuwa, no vale do Zambeze, disse recentemente fonte do Ministério da Energia. O Executivo assinou em Setembro de 2007 com o referido consórcio um acordo de princípio, depois de aprovar o projecto de construção da Barragem de Mphanda Nkuwa apresentado pelo grupo, mas falta ainda a assinatura do respectivo contracto de concessão.

Podem aceder à totalidade das notícias por via PDF através do e-mail ao lado