quinta-feira, 6 de março de 2008

Alguns destaques da edição 171, de 7/Mar/2008

NÃO HÁ MARRABENTA QUE O SEGURE! Quando toca a sargento, o moçambicano não brinca (por Jorge Eurico)
- A manifestação do dia 5 de Fevereiro foi um “reviralhismo”que teve como escopo repor os desvios sociais e económicos da política do Governo
NO dia cinco de Fevereiro de 2008, a 1.ª vice-presidente da Assembleia da República (AR) foi interpelada, por volta das 08h30 minutos, na Avenida Marien Ngouabi, em Maputo, pelo Povo que, sem provocar o ruído armado das revoluções, saiu para se manifestar contra o aumento do preço dos combustíveis na capital do País. O carro de Verónica Macamo foi alvejado com pedras e outros instrumentos contundentes. Consequência: vidro e pára-brisas literalmente partidos. A segunda pessoa mais importante do segundo órgão de soberania do Estado moçambicano foi salva da fúria popular, in extremis, por obra e graça de alguns agentes da Policia da República de Moçambique (PRM) que se encontravam no local.

Inundações afectam 250 mil pessoas
Mais de 250 mil pessoas afectadas pelas recentes inundações no centro e Moçambique precisam de assistência humanitária, pelo menos até ao fim de Março corrente, segundo um estudo do Secretariado Técnico para a Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN). O estudo considera que o número de sinistrados poderá diminuir para 226 mil e 500 indivíduos em Abril e Maio próximos, pois algumas pessoas afectadas poderão começar a recuperar do choque e das deslocações causadas pelas inundações.

Maputo, capital da República “lixocrática” de Moçambique
A capital moçambicana, que não vê a maior parte dos seus prédios pintados desde o dia da Independência nacional, é a 25.ª cidade mais suja do mundo, segundo revelação feita recentemente pela revista norte-americana ”Forbes”. Maputo é secundada por cidades como Luanda, Moscovo, Antananarivo e México. E, como diz o outro, se o País é a capital, e o resto é paisagem, então a quantidade de lixo existentes em Maputo reflecte o actual estado das dez províncias que compõem o território nacional.

Dos Santos cumpre palavra dada a Armando Guebuza
O Governo enviou recentemente uma equipa a Angola para receber formação durante três anos em áreas relacionadas com a pesquisa e prospecção de petróleo, operações em actividade no Centro e Sul de Moçambique. Os funcionários do Ministério dos Recursos Minerais vão receber formação no Sumbe, província do Kwanza-Sul, nas áreas de geologia de petróleo e de minas. No final da sua visita a Moçambique em Outubro de 2007, o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, prometeu colocar à disposição de Maputo “toda a experiência e know-how” de Angola no sector, no momento em que acontecem pesquisas sobre a existência em Moçambique de jazidas passíveis de exploração comercial.

Cuba compromete-se a lançar centro de biotecnologia
O Governo cubano comprometeu-se a prestar apoio técnico e científico para a criação em Moçambique de um centro de biotecnologia, bem como a formar técnicos moçambicanos para fazer funcionar a estrutura. O compromisso, anunciado pelo ministro da Ciência e Tecnologia de Moçambique, Venâncio Massinga, foi assumido no âmbito da visita oficial a Cuba do Presidente moçambicano, Armando Guebuza, que ontem terminou.

BBC exibe documentário sobre aspectos ambientais
O canal televisivo britânico BBC vai exibir publicamente, a 21 de Março do corrente ano, em Londres, um documentário sobre vários aspectos ambientais relativos as paisagens naturais, vida selvagem e ao povo de Angola, denominado “Unknown Africa (África desconhecida, tradução em português)”, anunciou hoje à Angop, em Cape Town, o director e produtor do filme, o jornalista Richard Slates-Jones. Em entrevista à Angop, Richard Slates-Jones disse que o documentário, o primeiro do género, tem como objectivo levar ao mundo uma imagem positiva dos vários países africanos, numa nova perspectiva, particularmente daqueles que vem de uma guerra.

Mais um (bom) exemplo de Cabo Verde (por Jorge Eurico)
O Primeiro-Ministro cabo-verdiano instou recentemente os jornalistas da pátria onde, de acordo com o poeta, “as cabras comem pedras para não perecerem (sic!)”, a serem mais agressivos na procura da informação. O apelo, que exalta o meu orgulho de ser também cabo-verdiano e ao mesmo tempo jornalista, foi feito recentemente por José Maria Neves na abertura de uma conferência sobre o papel dos órgãos de Comunicação Social no contexto da democracia, promovida pela Rádio-Televisão Cabo-verdiana (RTC), no âmbito das comemorações do seu décimo aniversário.

Congo e África do Sul assinam acordo de cooperação marítima
O embaixador da África do Sul no Congo, Welsch Makanda, anunciou recentemente em Brazzaville que o seu país e o Congo decidiram assinar em Maio próximo um acordo marítimo durante a reunião da sua grande Comissão Mista de Cooperação. Falando no termo dum encontro com o ministro congolês dos Transportes Marítimos e Marinha Mercante, Martin Parfait Aimé Coussoud Mavoungou, o diplomata sul-africano declarou que este acordo “permitirá a troca de experiências” entre os dois países em matéria de formação do pessoal marítimo, de controlo de navios e de segurança marítima.

Nino Vieira defende ensino nas escolas da luta de libertação nacional
O presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo “Nino” Vieira, defendeu recentemente o ensino da guerra de libertação do país aos mais jovens, exortando o Ministério da Educação guineense a incluir a matéria nos programas escolares. João Bernardo “Nino” Vieira falava na abertura do Simpósio Internacional de Guiledje, a decorrer até sexta-feira em Bissau, e que pretende recolher testemunhos históricos de combatentes portugueses e guineenses que participaram na batalha de Guiledje.

PORTUGAL: Ex-alto-comissário anuncia criação de novo partido entre o PS e o PSD
O antigo alto-comissário para a Imigração Rui Marques anunciou recentemente que pretende criar um novo partido, “Movimento Esperança Portugal”, situado ideologicamente ao centro, entre o PS e o PSD, e que deverá concorrer às europeias de 2009. “O Movimento Esperança Portugal” [MEP] é um movimento humanista que quer estar ao centro do centro político, entre o PS e o PSD, para que a partir daí seja possível construir pontes e sublinhar mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa”, disse Rui Marques.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Alguns destaques da edição 170 de 6/Mar/2008

Vem aí a ditadura da Frelimo metida numa “luva de alpaca”
- Com o perverso assentimento da Comunidade Internacional , FRELIMO insulta inteligência do Povo moçambicano e prepara-se para “impôr” regime de partido-Estado do Rovuma ao Maputo
A FRELIMO, acrónimo da Frente de Libertação de Moçambique, pretende segundo a sua “Proposta do Plano de Actividades para 2008”, datada de 10 de Outubro de 2007 – criar mais de 14 mil células novas nos locais de trabalho e de residência onde o partido precisa de se implantar ou reforçar a sua representação.

Parabéns, “ilhéu de Santa Maria”!
“O que não pode é ficar como está!”. eis a resposta (certa. mas francamente incompleta!) de leigo, ou manhoso, que se “esquece” de argumentar se um “complexo resort hotel casino”, é a única alternativa a “ficar como está”... Respostas -prostitutas! Diminuídas! A condizer com a batota que tanto anseia o Conselho de Ministros. “O Ilhéu fica como está? Deve ser construído? E o que deve ser construído?”. Este foi o mote para um debate que falhou aqui.

Dhlakama:Moçambique virou País de “mocinhos & bandidos”
O presidente da RENAMO, Afonso Dhlakama, criticou recentemente “o mau funcionamento das instituições de justiça” em Moçambique, considerando-o responsável pelos linchamentos registados no País. Em declarações à agência Lusa, o líder do principal partido da oposição em Moçambique afirmou que os linchamentos, que desde Janeiro já mataram cerca de 20 pessoas, reflectem a “frustração da população pelo mau serviço”, que tem sido prestado pelas instituições de combate ao crime.

Chinês ICBC adquire 20% do Standard Bank
O Banco Comercial e Industrial da China (ICBC), o maior daquele país asiáticos, anunciou ontem a aquisição de 20% das acções do Standard Bank, sul-africano, por 5,5 mil milhões de dólares. O Standard Bank, líder de mercado em Moçambique, já anunciou que vai investir o novo capital no crescimento em Angola, entre outros países do continente africano.

O racismo, segundo Hermínio Chissico (por Alex Nhabanga)
O escritor Hermínio Chissico, depois de ter estado na cidade da Beira em Janeiro último, encontra-se presentemente em Nampula para uma reedição do livro intitulado “O racismo na sua perspectiva Sociológica como o mesmo se manifesta a nível Global e em Moçambique”. O autor revelou, em conversa telefónica com o Observador, que prevê igualmente escalar alguns países falantes da língua portuguesa e reiterou que a concretização deste intento depende de pronunciamento dos financiadores.

POIS É, ERA PREVISÍVEL... Ossétia do Sul quer independência reconhecida
A Ossétia do Sul, região separatista pró-russa da Geórgia, pediu ontem à Rússia, à ONU e à União Europeia que reconheçam a sua independência, à semelhança do que aconteceu recentemente no Kosovo, avançaram as agências russas.

ANGOLA: MPLA e UNITA demarcam-se de protestos do «grupo dos 87» partidos
Os dois maiores partidos angolanos, MPLA e UNITA, demarcaram-se dos protestos anunciados esta semana por um grupo de 87 pequenos partidos caso o Estado não avance com financiamentos extraordinários para a campanha eleitoral. Estes partidos, na esmagadora maioria sem representação parlamentar, como explicou o seu porta-voz, Manuel Fernandes, falam em “desigualdade e fraude antecipada” caso não tenham acesso a verbas que lhes permitam elaborar as estratégias de campanha.

Estes e outros artigos podem ser lidos na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Alguns destaques da edição 169 de 5/Mar/2008

Saúde moçambicana está doente! (por Paulo Pires, Quelimane)
- Na Zambézia existe um médico tradicional para 500 habitantes e um médico convencional para 150.000

A saúde da população moçambicana está neste momento bastante debilitada. A maioria das pessoas recorre aos praticantes de “medicina tradicional” para resolver muitos dos seus problemas, físicos e psicológicos. O sistema nacional de saúde serve menos de metade da população, em grande parte rural e isolada. A maioria dos partos decorre no domicílio, com o apoio de parteiras tradicionais. A água é inexistente na maioria dos lares.

Quando um País “assassina” o passado é porque não tem futuro* (por Jorge Eurico)
Sob o argumento de terem pertencido à companhias de Seguros do tempo colonial e não mais terem nenhuma serventia administrativa, a direcção da Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE) admitiu explicitamente estar a destruir memórias da memória do ramo de seguros do País.

VIVA A LIBERDADE: África do Sul permite casamento gay em prisões
Segundo informações do departamento responsável pelas cadeias da Africa do Sul -Department of Correctional Services (DCS) – presos homossexuais poderão se casar dentro do sistema penitenciário. Alguns detidos já manifestaram o desejo de se casar: estima-se que cerca de 600 reclusos tenham entrado com o pedido de união. A representante do DCS, Manelisi Wolela, disse que haverá um processo específico e diferenciado dos demais.

Oito olhos sob as eleições no Zimbabúe
A decisão de enviar uma missão de observação da CPLP às eleições gerais no Zimbabué, marcadas para 29 de Março, foi remetida recentemente a cada um dos Estados-membros da organização, disse fonte dos “oito”. Segundo a fonte, o convite de Harare - formalizado através de uma carta enviada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros zimbabueano, Simbarashe Mumbengegwi, foi analisado hoje, em Lisboa, na reunião do Comité de Concertação Permanente (CCP) da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que optou por decidir pela necessidade de consultas aos respectivos governos.

Guebuza é o primeiro chefe de Estado africano a visitar Cuba
O Presidente Armando Guebuza iniciou, segunda-feira, 3, uma visita oficial de três dias a Cuba, tornando-se o primeiro Chefe de Estado a visitar o país após o afastamento de Fidel Castro.

QUE BICHO LHE TERÁ MORDIDO?: Beto Vaquina (estranhamente) solidário com antigos combatentes (por António Mavila, Beira)
Três mil 445 antigos combatentes, na província de Sofala, não estão a receber as suas pensões há já algum tempo. O governador Alberto Vaquina já reagiu à situação, tendo orientado a direcção provincial dos antigos combatentes a regularizar a situação dos veteranos da luta de libertação armada até o próximo mês de Junho.

Estes e outros artigos podem ser lidos na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

terça-feira, 4 de março de 2008

Alguns destaques da edição 168, de 4/Mar/2008

Advogados podem ser jornalistas? – Sim! Jornalistas podem ser advogados? – Não! (por Orlando Castro)
- Chegam às Redacções e não tardam a entrevistar o primeiro-ministro

SER jornalista está, pelo menos em Portugal( Moçambique e os demais PALOP não fogem à regra), na moda. Pouco importa que o mercado não tenha capacidade para absorver todos aqueles que, por vontade própria ou pela conta bancária do pai, querem experimentar a profissão. É complicado dizer isto porque, desde logo, grande parte dos professores(?) de jornalismo(?) são jornalistas(?).

Angola está preparada para ficar sem o MPLA e Eduardo dos Santos (por Jorge Eurico)
Não é, nem nunca foi, costume meu dar muita atenção ou retomar comentários feitos aos meus escritos. Mas, como tudo na vida, há excepções à regra. Ou seja, vezes há que não posso deixar de ver (com olhos de ver, pois claro!) determinadas análises, ainda que sob a conveniente capa da cobardia que a muitos convém. Disso é exemplo a análise a que se segue, feita à crónica, publicado no meu blogue Arauto, com o título “Só os que vivem nas copas das árvores aceitam ficar impávidos e (+ ou -) serenos”, e que, pela sua pertinência e importância, vale a pena ler e reflectir sobre o conteúdo da mesma. Eis, já a seguir, o referido comentário: De facto este assunto é deveras pertinente.

Rede de Teatro Comunitário faz intervenção social em prol do desenvolvimento
De acordo com o último balanço das autoridades moçambicanas, são o público alvo de peças preparadas por grupos de actores voluntários da Rede Moçambicana de Teatro Comunitário (RETEC) e que chamam a atenção para princípios básicos de higiene de forma a prevenir doenças como a cólera ou a malária.

ANGOLA: Soma e segue trama contra WT
Estimado (Jorge) Eurico e demais amigos, Não vou responder, mas reenviar um texto que recebi de um canoa sobre este email. Eles querem o bate-boca, mas não vou embarcar nessa onda. O resto das calúnias do ressuscitado jornal “O Independente” é a barra do Tribunal a cuidar. Um abraço do William Tonet: “Caro amigos, Se duvidas ainda existiam sobre a natureza torpe e ignóbil dessa gentalha da segurança do regime, aqui está mais uma prova. Não se responde a cobardes, que escondem as unhas de lobo, quando vestidos com pele de cordeiro. Todos conhecem o WT e sabem que ele seria capaz de assumir, qualquer enfermidade, caso a tivesse. O que está em jogo é uma campanha suja para o fazer mudar de convicções e desistir das suas denúncias. Não deve desistir, pois campanhas desta já são por demais conhecidas, pois no passado, já foi conotado como agente da CIA, savimbista, lacaio do imperialismo, etc.

ESPANHA: Madrid mantém disponibilidade para mediar com FARC
O Governo espanhol considerou ontem que o conflito entre a Colômbia, Equador e Venezuela, criado na sequência de uma incursão de tropas colombianas em território equatoriano, é uma questão que concerne aos países afectados.

Incursão aérea dos EUA mata seis e fere 20 na Somália
Um bombardeamento realizado na noite de domingo pela aviação dos EUA em Dobley (Sul da Somália) deixou pelo menos seis mortos e mais de 20 feridos, informaram ontem fontes do Governo de transição somali.

África do Sul decide sacrificar elefantes por conta do excesso de animais
A África do Sul suspendeu a proibição do sacrifício de elefantes, prática proibida durante 13 anos. Segundo afirmaram autoridades do país, o impedimento permitiu que a população dos animais duplicasse, o que estaria a prejudicar o ambiente.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

segunda-feira, 3 de março de 2008

Destaques da edição 167, de 3/Mar/2008

Quem somos, afinal? (por Nvunda Tonet)
- A identificação (ou participação que a concretiza e substitui, em certas colectividades) é, sem tirar nem pôr, a inter-subjectividade natural do homem o impulso primordial da sua existência para viver com o seu semelhante (Eugénio Ferreira, 1989).

EM diversos círculos nacionais, é notória a preocupação em relação à maneira como as pessoas comportam-se em sociedade, os hábitos, costumes, as atitudes e o modo de identificação sob determinadas condutas. Nos dias que correm a conturbação tem ganhado terreno argiloso. Não apenas do ponto de vista económico, politico ou histórico, onde vertiginosamente caminha-se em direcção ao marasmo, mas principalmente a nível social, pensando na colectividade dos indivíduos que abortaram o sonho de um futuro risonho (mais livros menos discotecas, mais bibliotecas menos bares, mais universidades menos centros comerciais, resumindo um nível razoável em relação a qualidade de vida).

Produção de petróleo na refinaria de Nacala-a-Velha começa em 2010
A construção de uma refinaria em Nacala-a-Velha, província de Nampula, teve já início com o transporte para o local de equipamento e maquinaria, afirmou sexta-feira em Maputo Eurico Simão, consultor da empresa construtora. Em declarações à agencia noticiosa moçambicana AIM, Simão disse que a fase de arranque, agora iniciada, inclui a construção de uma escola de artes e ofícios, a fim de dar formação profissional aos futuros operários. Simão disse também que a escola será apoiada pelos governos de Moçambique e do Brasil, tendo os brasileiros avançado já com propostas e com um plano que já foi utilizado em diversos pontos do globo.

Reabilitação do Hotel Dom Carlos e Motel Estoril na Beira (por António Mavila, Beira)
Para quem conhece a cidade da Beira, sabe e muito bem que existe uma grande infra-estrutura situado no luxuoso bairro do Macuti, na zona do Estoril mesmo à beira da praia onde aliás fica situada a residência oficial do chefe do Estado. Nesta zona existem dois importantes empreendimentos que em tempos idos já foram referências. Aliás para quem viajava nessas alturas para a cidade da Beira e não visita os referidos empreendimentos diz-se que é como não estar na Beira.

Tratamento não é fácil, mas vale a vida
Depois de descobrir que era seropositiva, o momento mais difícil da vida da moçambicana Elvira Howana, 43 anos, foi começar o tratamento anti-retroviral. Ela tinha razões de sobra para ter medo. O seu marido, seropositivo, faleceu seis meses depois de começar a tomar os anti-retrovirais (ARV). Ela mesma já tinha ouvido boatos de que os ARVs podiam matar. Relutante, ela começou o tratamento. Hoje, quatro anos depois, Howana está saudável e cumpre fielmente as recomendações médicas. Porém, nem todos os seropositivos seguem o tratamento à risca. Mesmo com a chegada dos anti-retrovirais em Moçambique em 2003, muitos pacientes ainda resistem em iniciar o tratamento.

Governar é fácil, basta ter um povo analfabeto(Concl.) (por Gil Gonçalves)
- Kufundisa, temos que espiar as instalações dos Dólares e Ka Ubu. Alguns homens vão contigo, depois idealizaremos um plano de ataque. - Sim! Guardarei eterna gratidão por tudo o que fazes pela nossa liberdade, pelo nosso povo; mas por favor não te exponhas demasiado! Olharam-se durante um profundo momento no universo dos seus olhos.

ÁFRICA DO SUL: Estudantes preparam greve geral contra vídeo racista
Um vídeo com imagens de trabalhadores negros de uma universidade sujeitos a actos degradantes correu o mundo e mereceu uma resposta imediata dos estudantes sul-africanos, que preparam uma greve geral para o dia 6 de Março. O vídeo mostra estudantes de uma universidade a urinar na comida dos trabalhadores negros, como forma de protesto contra as novas políticas de integração nas universidades.

ZIMBABUE: Activistas do MDC foram presos
Mais de uma dezena de militantes e activistas do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), da oposição, foram detidos pelas autoridades, noticiou recentemente a rádio estatal zimbabueana. Segundo a emissora, 12 activistas do MDC que estavam em campanha eleitoral na cidade de Chitungwiza - com uma forte base de apoio do principal líder do MDC, Morgan Tsvangirai - foram detidos pela polícia por “incitamento à violência” e por transportarem armas como paus e machados.

Guiné Equatorial aposta na aprendizagem da língua portuguesa
Portugal vai criar um programa de ensino do português na Guiné Equatorial, correspondendo a um pedido das autoridades de Malabo, anuncia um comunicado conjunto dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Guiné Equatorial recentemente divulgado. O pedido foi feito no decorrer da visita oficial de dia que o chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado, concluiu há dias à Guiné-Equatorial, a convite do seu homólogo guineense Pastor Micha Ondo Bile, com quem manteve várias reuniões de trabalho.

BRASIL: Europa levanta embargo à importação de bovinos
A União Europeia autorizou recentemente 106 explorações de gado brasileiras a voltarem a exportar carne bovina para a Europa, levantando parcialmente o embargo imposto ao Brasil a 01 de Fevereiro último. “Isto significa que carne de bovinos maturada e desossada proveniente dessas explorações será autorizada a entrar na União Europeia”, disse a porta-voz da Saúde da Comissão Europeia, Nina Papadoulaki.

Cartas ao Director: Ricardo Malate quer resgatar profissionalismo na Rádio Moçambique
“O Conselho de Administração da Rádio Moçambique assumiu, como uma das tarefas imediatas a realizar, o reforço dos mecanismos de controlo da disciplina laboral na empresa. Esta posição foi tomada no final do décimo terceiro Conselho Consultivo da Rádio Moçambique (RM) que decorreu de 26 a 28 de Fevereiro de 2008 nos Pequenos Libombos em Maputo. Falando na sessão de encerramento o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da RM, Dr Ricardo Malate, disse que a direcção da empresa que dirige vai igualmente definir uma política de premiação dos melhores trabalhadores, bom como iniciar um estudo de política de formação partindo da base até ao topo.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado.