terça-feira, 8 de abril de 2008

Alguns destaques da edição 188, de 9/Abr/2008

As minas da (nossa) vergonha (por Orlando Castro)
- Moçambique registou, em 2006, 18 acidentes com minas e outro tipo de engenhos explosivos As Nações Unidas avaliam em 11,8 milhões de dólares (7,5 milhões de euros) a verba necessária este ano para os trabalhos de erradicação das minas terrestres nos três países lusófonos ainda afectados - Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. Os casos mais complicados, segundo o último relatório do Serviço das Nações Unidas para Acção contra as Minas, registam-se em províncias angolanas como o Cuando-Cubango, onde cerca de 400 mil pessoas vivem em zonas afectadas, e Moxico, onde se registam mais acidentes do género em Angola, um dos países em destaque nos eventos que assinalaram o Dia Internacional de Sensibilização para o Perigo das Minas e Assistência à Acção Antiminas. “Angola é considerado um dos países mais minados de África, resultado de 30 anos de guerra civil”, que terminou apenas há seis anos, refere o relatório divulgado no final de 2007, que estima em 8,36 milhões de dólares o envelope necessário ao financiamento dos trabalhos.

A ladainha do combate à pobreza (por Jorge Eurico)
Por falta de um argumento convincente e plausível, os políticos moçambicanos (alguns mas quase todos) transformaram a ladainha do “combate à pobreza absoluta (sic!)” na sua mais recente e predilecta canção que, convém dizê-lo, já cansa o ouvido e (sem querer querendo) abusa da paciência o soberano dos soberanos (o Povo) desta antiga colónia portuguesa onde apenas 8, 8 por cento da população fala português como deve ser e o resto lida com ela de forma tão cruel ao ponto de fazer José Maria Relvas andar às voltas na tumba onde se encontra e deixar insignes filólogos como Celso Cunha e Lindley Cintra indispostos “dia sim - dia também”.

Maputo acolhe VII encontro de economistas da Comunidade de Países de Lingua Portuguesa
O VII Encontro de Economistas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer em Maputo, a partir de hoje até sexta-feira, subordinado ao tema “Integração regional e a economia dos países da CPLP”, anunciou a organização. O encontro anual (anteriores edições realizaram-se em Portugal, Brasil, Angola ou Macau) vai incluir ainda representantes do meio académico, empresarial, político e da comunicação social, com o objectivo de “promover o intercâmbio de experiências e estimular a discussão de temas candentes da ciência económica e dos desenvolvimentos das economias locais”, escrevem os organizadores, em comunicado.

Multinacional Enso avalia investimentos no sector florestal
A multinacional papeleira Stora Enso está a avaliar oportunidades de investimento no sector florestal de Moçambique, tal como a portuguesa Portucel, revelou fonte da agência de investimentos moçambicana. Um administrador não identificado do Centro para a Promoção de Investimentos (CPI), citado pela agência de informação africana APA, afirma que terminou no domingo uma missão técnica de uma semana da papeleira nórdica a Moçambique, que serviu para avaliar as condições climáticas e agrárias no centro e Norte do País. Têm sido “frequentes as visitas de responsáveis da indústria florestal” ao nosso País, segundo adiantou ontem a mesma fonte.

Baixinhos “são mais ciumentos” que homens altos
Homens baixinhos tendem a ser mais ciumentos que os homens altos, sugere um estudo de cientistas espanhóis e holandeses. Pesquisadores das universidades de Valência e Groningen entrevistaram 549 homens e mulheres para avaliar como e por que eles se sentem enciumados quando um ou uma rival entra em cena. Os homens disseram preocupar-se mais com rivais atraentes, ricos e fortes. Porém, os mais altos mostraram-se mais confiantes. Segundo a revista New Scientist, que reportou a pesquisa, as mulheres ficam mais enciumadas diante de rivais bonitas e charmosas as baixinhas sendo as mais ciumentas, sugere o estudo.

País acolhe 43ª Assembleia-Geral do BAD
A 43ª Assembleia Geral do Conselho de Governadores do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o 34º Encontro do Conselho de Governadores do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) vão decorrer em Maputo de 14 a 15 de Maio de 2008. Um comunicado publicado pelo BAD recebido no fim-de-semana em Accra indica que o evento vai decorrer sob o lema “Favorecer um Crescimento Partilhado: Urbanização, Desigualdade e Pobreza”. O tema reflecte o interesse acrescido do BAD para atingir os seus objectivos na luta contra a pobreza e a promoção dum desenvolvimento económico e social equilibrado.

O livro apócrifo de Job (Fim) (por Gil Gonçalves)
O preço do petróleo sobe. A produção petrolífera chega a dois milhões de barris diários. A miséria que aumenta a produção de dois milhões de tuberculosos também. Diz o ditador: sem violência e prisões de jornalistas, este mundo seria muito triste. Job dá um ultimato ao Sempiterno Os piores terroristas do mundo são os que nos fazem passar fome. Ainda que o preço do barril de petróleo chegue a mil dólares, a vossa fome aumentará. Porque o rei comprará duas ou dez bombas atómicas para amedrontar o mundo. Há reis que não sabem reinar. Andam com o reino no bolso.

QUÉNIA: Governo de coligação emperra na repartição das pastas
As negociações entre o Executivo queniano e a oposição para a formação de um Governo de coligação fracassaram ontem na repartição das pastas ministeriais, numa altura em que os dois campos se acusam mutuamente dos bloqueios. Ontem à noite, o presidente queniano, Mwai Kibaki, apelou à formação «sem mais demoras» deste Governo de coligação, exortando: «Precisamos de concentrar-nos nos problemas urgentes com que a nossa população se confronta».

LONDRES: Jurados concluem por homicídio por negligência de Lady Di
Os jurados do inquérito judicial à morte da princesa Diana e de Dodi Al-Fayed revelaram ontem o seu veredicto que conclui pelo homicídio provocado pela conduta negligente dos veículos perseguidores e do Mercedes que transportava o par. O júri considerou que a alteração do juízo do condutor do Mercedes, Henri Paul, devido a uma elevada taxa de alcoolemia, era um factor que contribuiu para o acidente no túnel da ponte de Alma em Paris, a 31 de Agosto de 1997. O casal morreu quando o carro em que seguia chocou com um pilar de cimento, quando estava a ser perseguido por fotógrafos em carros e motas. Os jurados concluíram ainda que o facto da princesa de Gales e do seu companheiro não levarem cinto de segurança contribuiu para a sua morte.

RIO DE JANEIRO: Brasil pode ultrapassar a economia do Japão até 2050
Auditores britânicos e norte-americanos da Pricewaterhouse Coopers (PWC) divulgaram a previsão sobre a situação económica mundial baseada no PIB (Produto Interno Bruto) de cada país e avaliaram que a China, a Índia e o Brasil vão aproximar-se dos Estados Unidos e ultrapassar o Japão. A análise da situação económica de 2050 realizada pela Pricewaterhouse Coopers é uma referência para os investidores de todo o mundo visto que a empresa baseada em Nova York é uma das quatro maiores firmas de auditoria do planeta e possui uma rede mundial que abrange 149 países e possui mais de 140 mil funcionários, constituindo a empresa de serviços com a maior rede de profissionais do mundo.

ZIMBABUÉ: Moon incita autoridades a publicarem resultados
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, incitou ontem as autoridades do Zimbabué a publicarem os resultados eleitorais «sem mais demora e de forma transparente», informou o gabinete de comunicação do líder das Nações Unidas. «Há nove dias, o povo do Zimbabué votou de forma responsável e pacífica. O secretário-geral está preocupado com o facto dos resultados das eleições presidenciais ainda não terem sido publicados, apesar do prazo constitucional ter terminado», referiu o gabinete de Ban Ki-moon, em comunicado.

LUANDA: Presidente da TAP esperançado no rápido regresso da TAAG a voos na Europa
O presidente da TAP defendeu recentemente em Lisboa que a transportadora aérea angolana TAAG, impedida de voar para a Europa comunitária desde Julho de 2007, ultrapasse rapidamente esta limitação “para que haja um equilíbrio de mercado”. Fernando Pinto, que preside ao Conselho de Administração da TAP e que intervinha na apresentação dos resultados da transportadora aérea portuguesa, acrescentou que a TAAG “se está a reorganizar”.

Estas e outras notícias podem ser lida, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado.

Sem comentários: