segunda-feira, 7 de abril de 2008

Alguns destaques da edição 187, de 8/Abr/2008

Festim indigesto e pouco satisfatório para “cegos” vizinhos do Zimbabué (por Eugénio Costa Almeida)
- Medo do “Grande Líder”(...) e dos seus abjectos e subservientes seguidores do Politburo da ZANU-PF é enorme!

ALGUMAS das maiores máximas dos ditadores(ou ditadorzecos) e seus seguidores utilizam para se perpectuar no poder passa, invariavelmente, ou por protelar ou mesmo não divulgar, através da “sua” Comissão Eleitoral Nacional, os resultados eleitorais, por prender jornalistas - os eternos abelhudos que se metem onde não são chamados - e políticos adversários, ou, e esta é a última do seu cardápio manietante, exigir a recontagem dos votos mesmo que para além do prazo legal. Pois é exactamente isso o que a ZANU-PF e o seu magnificente presidente, senhor Robert Gabriel Mugabe, estão exigir agora.

“Tudo bom” (Vodacom) ameaça destronar mCel e tomar conta do mercado de telefonia móvel no nosso País
A empresa de telecomunicações da África do Sul, Vodacom, anunciou recentemente em Maputo que possui 40 por cento do mercado de telefonia móvel de Moçambique. Hermenegildo Gamito presidente da Vodacom Moçambique revelou que a companhia em Janeiro de 2008 possuía cerca de 1,5 milhões de clientes. Gamito disse que a Vodacom, propriedade da sul-africana Telkom e da britânica Vodafone, pretende expandir ainda mais o mercado em Moçambique onde apenas 16 por cento da população usa telemóveis. O Governo moçambicano atribuiu em 2002 uma licença de telefonia móvel à Vodacom que pagou como prémio contratual 15 milhões de dólares. A Vodacom concorre com a mCel a maior empresa de telefonia móvel de Moçambique que possui capital do Estado.

Oilmoz vai investir USD 8 mil milhões em refinaria no Maputo
A companhia Oilmoz Limitada pretende iniciar, nos próximos dois anos, a construção de uma refinaria de petróleo em Moçambique num investimento de 8 mil milhões de dólares foi anunciado recentemente em Maputo. Fausto Cruz, um dos fundadores da Oilmoz, disse que a empresa já possui um consórcio bancário que vai assegurar o capital para o arranque da refinaria mas escusou-se a revelar o nome dos bancos. O mesmo responsável disse que a refinaria terá uma produção de 350 mil barris por dia e deverá estar operacional dentro de seis a sete anos. Fausto Cruz revelou ainda que a companhia Petróleos de Moçambique (Petromac) terá uma parte do capital da futura refinaria. A refinaria deverá ser construída no distrito de Matutuíne, na província de Maputo.

Governo não sabe quando vai assinar Acordo Ortográfico
Moçambique é parte do Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa desde 1990, ano em que assinou o tratado, mas não assume nenhuma data para a ratificação do documento, como fez saber recentemente o chefe de Estado Armando Guebuza. “Moçambique está a analisar o acordo ortográfico e, como é óbvio, um dia vai assiná-lo”, disse Guebuza no passado dia 24, na conferência de imprensa conjunta com o Presidente português, Cavaco Silva, no quadro da visita que o estadista português realizou a Moçambique, de 24 a 26 de Março passado. Já em Novembro de 2007, o vice-ministro da Educação e Cultura de Moçambique, Luís Covane, adiantara que o país ratificará o Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa “para não ficar para trás” relativamente a outros Estados da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), sem também indicar qualquer data para o acto que passará a vincular Moçambique à nova ortografia da língua portuguesa. “Moçambique não vai ficar para trás”, por isso, “vai trabalhar no sentido de ratificar o acordo ortográfico”, disse Covane, sem, contudo, especificar a data.

China constrói estádios desportivos em Moçambique, Angola e Cabo-Verde
No ano em que recebe pela primeira vez os Jogos Olímpicos, a China está envolvida também em projectos de construção de grandes infra-estruturas desportivas em Angola, Moçambique e Cabo Verde, a inaugurar até 2010. A mais recente destas infra-estruturas a ser lançada é o novo Estádio Nacional de Moçambique, com 40 mil lugares, que as autoridades moçambicanas esperam ter pronto a tempo do mundial de futebol na vizinha África do Sul, por forma a poder acolher selecções participantes e eventualmente jogos de preparação, deste modo atraindo visitantes à capital, Maputo. Tal foi sublinhado na semana antepassada pelo ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, durante a cerimónia de assinatura do contrato em Maputo, frisando por seu lado o embaixador da China, Tiang Guang Feng, que o novo complexo desportivo irá dar aos atletas moçambicanos condições bastante mais favoráveis para a prática desportiva.

O livro apócrifo de Job (IV) (por Gil Gonçalves, Luanda)
Nunca até hoje se travou alguma grande batalha contra a fome. Enquanto o poder estiver com os idiotas, a fome nunca acabará. O Sempiterno pede ao rei mais miséria para a população O que nasce viverá poucos dias; ficará seco como os campos desertos, porque não há nada para neles semear. Vivem na imundície e querem ser puros? Os vossos dias estão contados. Deitam-se e levantam-se com o lixo; mesmo assim conseguem dormir. Espiritualmente estão mortos; a cabeça está vazia, de noite e de dia. Perderam a esperança de serem homens; desgastam-se nas neolíticas pedreiras.

JOGOS OLÍMPICOS 2008: China insiste em passar chama olímpica por Tibete
A China ignorou ontem as manifestações de activistas contra a passagem da chama olímpica pelo Tibete, insistindo que a chama olímpica vai mater o percurso planeado e passará no território, segundo afirmou um representante comunista chinês da região. Zhang Qingli, o líder para o Tibete do Partido Comunista Chinês, afirmou que Pequim não está disposta a ouvir as exigências dos activistas que pedem uma alteração do percurso da chama para que esta não passe no Tibete.

Cabo-Verde, o orgulho do continente negro!
Os últimos meses não poderiam ter sido melhores para Cabo Verde: primeiro a União Europeia firmou uma parceria especial com o arquipélago que se situa na costa oeste africana. Depois, o país aderiu à OMC (Organização Mundial do Comércio) e a seguir, a 1 de Janeiro, elevou-se oficialmente à categoria de países de desenvolvimento médio, conforme o relatório das Nações Unidas. E foi assim que Cabo Verde deixou o grupo de países em vias de desenvolvimento, os mais pobres. Cabo Verde é o segundo país africano, após o Botswana, a registar esta ascensão. Para obter este estatuto o país teve que atingir certas metas económicas e sociais. De acordo com os dados das Nações Unidas referentes ao desenvolvimento humano, nove em cada dez crianças cabo-verdianas frequentam a escola. Comparativamente, a média africana é de sete crianças escolarizadas em dez. De resto, em Cabo Verde o número de meninas a frequentar a escola é maior que o de rapazes. Isto também não é comum em África.

LISBOA: ONG ameaça processar Governo
O director da organização de Direitos Humanos britânica “REPRIEVE” ameaçou recentemente processar o Governo português se este não colaborar voluntariamente no apuramento do envolvimento de Portugal na transferência de presos para a base de Guantanamo. “Clive Stafford Smith”, que falava em conferência de imprensa na Ordem dos Advogados, em Lisboa, reafirmou haver “zero dúvidas de que houve cumplicidade do Governo português e envolvimento no transporte de presos suspeitos de terrorismo”. A “REPRIEVE” divulgou em Janeiro um relatório de acordo com o qual mais de 700 presos foram ilegalmente transportados para a base norte-americana de Guantanamo, em Cuba, “com a ajuda de Portugal” e, pelo menos, 94 voos passaram por território português, entre 2002 e 2006.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF solicitando via e-mail ao lado.

Sem comentários: