terça-feira, 25 de março de 2008

Alguns destaques da edição 178, de 25/Mar/2008

Quando a ignorância domina, a sabedoria emudece (por Gil Gonçalves, Luanda)
- A polícia faz a cena normal no fim da peça para as averiguações.(...) seis dos excluídos do sistema desgarram-se
O AUGE da noite voltou, colou o imorredouro mal de Spartacus e os seus jovens gladiadores revoltados. Nascem da sombra que ensombra a luta contra o império da escravidão. Três decuriões comandam as suas decúrias. Avançam posições, e alguns podem cuspir fogo. Bailam-se os lamentos: «que os esfomeados incomodam; transformam se em formigas, moscas, ratos, cães vadios, e morcegos-vampiros» À noite dormem nas cavernas. A fome avança, estende-se, alarga-se. Com ela as epidemias. A cólera é a epidemia dos miseráveis. São a tristeza de uma trintena de garotos que adquiriram hábito de irradiar, nascer das ruas, viver nas cavernas nuas.

Estrada vai ligar Maputo a Pemba em 2009
As cidades de Maputo e Pemba deverão ficar ligadas por estrada a partir de 2009, de acordo com o programa de reconstrução e ampliação da Estrada Nacional Nº1, afirmou em Maputo o presidente do Fundo de Estradas, Francisco Pereira. Falando à margem da reunião de avaliação do desempenho e revisão do Programa Integradodo Sector de Estradas (Prise), realizada em Maputo, Pereira disse que a ligação entre as duas cidades é uma das prioridades do programa do sector de estradas para o triénio 2007/09.

Grupo sul-africano inicia construção de estância turística de luxo no Bilene
O grupo sul-africano Beekman Brothers anunciou recentemente terem arrancado os trabalhos de construção dos primeiros apartamentos de luxo do seu “San Martinho Beach Club”, na estância turística do Bilene, Sul de Moçambique. Em comunicado, o grupo informa que haverá cinco “aldeamentos” com um total de 340 moradias e apartamentos de luxo, dispondo o “beach club” de uma marina privada com acesso directo à lagoa do Bilene e ao Oceano Índico. As moradias e os apartamentos estão a ser colocados ao preço inicial de 40 mil dólares por um arrendamento de 50 anos renovável podendo os interessados adquirir as propriedades, tendo então de pagar pelo menos 299mil dólares.

Cavaco convida portugueses a terem a audácia de descobrir Moçambique
O Presidente da República, Cavaco Silva, manifestou ontem o desejo de ver mais portugueses a “terem a audácia” e “espírito de aventura e risco” de descobrir as “imensas potencialidades” de Moçambique. “Gostaria que os meus compatriotas partilhassem a experiência destes lugares, que aqui viessem em busca da beleza e das imensas potencialidades que Moçambique encerra. Maputo representa, sem dúvida, uma das melhoras portas de acesso a este país de futuro, de oportunidades imensas para os que tiverem a audácia de as descobrir”, disse.

Maria Cavaco Silva e Maria da Luz Guebuza inauguram pavilhão
As primeiras-damas de Portugal, Maria Cavaco Silva, e de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, inauguraram ontem nos arredores de Maputo o pavilhão gimno-desportivo da Escola Secundária Solidariedade. Num ambiente de muito folclore proporcionado pelos anfitriões, o lançamento da infra-estrutura, financiada pela cooperação portuguesa, tal como todos os empreendimentos instalados naquela escola, insere-se no quadro da visita oficial de três dias que o Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, iniciou ontem a Moçambique.

Conferência regional da FAO propõe acção conjunta contra doenças animais transfronteiriças
A 30ª Conferência Regional da FAO (Organização das Nações Unidas Agricultura e Alimentação) para América Latina e Caribe acontecerá em Brasília, de 14 a 18 de Abril deste ano, com a participação de delegações dos 33 Países-Membros das Américas, agências das Nações Unidas, organismos inter-governamentais, organismos não-governamentais (ONGs) e observadores. Com a visão de que o continente americano é o primeiro produtor mundial de carne bovina, de carne de aves e de ovos, o encontro deve dedicar grande atenção ao controlo e prevenção das doenças transfronteiriças, principalmente Febre Aftosa e Influenza Aviária.

Eles (não) pagam a crise! (por Anabela Fino/O Avante)
«A actual crise financeira nos Estados Unidos vai ser verdadeiramente considerada como a mais grave desde o fim da Segunda Guerra Mundial». Quem o afirma é Alan Greenspan, o homem que durante 18 anos ocupou o cargo de presidente do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos), para quem «esta crise fará numerosas vítimas, e o sistema de avaliação de riscos actualmente no terreno será particularmente afectado». Alan Greenspan tem obrigação de saber do que fala.

EGIPTO: Falta de pão provoca conflitos e quatro mortos
Pelo menos quatro pessoas morreram no Cairo, em conflitos provocados pela falta de pão, que tem originado enormes filas e revoltas populares junto às padarias da capital do Egipto. De acordo com a BBC, a escassez de pão teve início há cerca de um ano, quando disparou o preço dos cereais no mercado mundial, uma vez que o país importa mais de metade do trigo que consome. Num país onde se estima que 20 por cento da população viva abaixo do limiar de pobreza e 30 por cento só ligeiramente acima, a falta de pão leva centenas de pessoas a concentrarem-se junto às padarias locais, na esperança de conseguir comprar algumas fatias que ainda restem.

ANGOLA: Indulto a Fernando Miala e remodelação no Governo (por Jorge Eurico/Notícias Lusófonas)
- Fernando da Piedade Dias dos Santos (Nandó) poderá ser substituído por Virgílio de Fontes Pereira

O futuro do patrono da fundação “Criança Futuro”, que há cerca de seis meses se encontra a cumprir uma pena de prisão na capital angolana, poderá deixar de estar “acriançado” nos próximos dias. O antigo director do SIE (sem esquecer os seus colaboradores) pode(m) deixar de ver o Sol a nascer aos quadradinhos nas semanas que se avizinham. Informações dignas de fé obtidas pelo Notícias Lusófonas dão conta que Eduardo dos Santos está a ponderar a hipótese de conceder um indulto aos antigos dirigentes da secreta externa angolana. A este gesto do chefe de Estado angolano, segundo apurámos, seguir-se-á uma remodelação governamental que terá como ponto mais alto a substituição de Fernando da Piedade Dias dos Santos (Nandó) por Virgílio de Fontes Pereira no cargo de Primeiro-Ministro, enquanto que Hélder Vieira Dias Júnior (Kopelipa) poderá deixar a Casa Militar da Presidência da República para se ocupar única simplesmente do Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN).

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Governo recusa chefiar delegação aos Jogos Olímpicos de Pequim
O Governo de São Tomé e Príncipe recusou um convite para chefiar a delegação desportiva que vai participar nos Jogos Olímpico de Pequim, disse à Agencia Lusa o presidente do Comité Olímpico sãotomense, João Costa Alegre. A ministra do Desporto, Ruth Leal, alegou “motivos políticos para recusar o convite” do Comité Olímpico, adiantou João Costa Alegre à Lusa. Há mais de dez anos que o Governo da China Popular cortou relações diplomáticas com o arquipélago de São Tomé e Príncipe, que estabeleceu, em Maio de 1997, relações com Taiwan, não reconhecido por Pequim.

Clima de incerteza a menos de uma semana das presidenciais no Zimbabué
Robert Mugabe procura um sexto mandato consecutivo apoiado pela Frente Patriótica-ZANU. Mugabe disse perante uma multidão de apoiantes em Bulawayo que o seu partido vai perder o escrutínio. “Desta vez, temos a certeza que o MDC vai ganhar. A ZANU-PF está dividida em dois e alguns dos líderes de topo saíram”, declarou. Declarações contraditórias do controverso presidente que no mesmo dia assegurou que o país nunca será dirigido pelo líder do MDC, Morgan Tsvangirai. Por seu lado Tsvangirai, que dirige o maior partido da oposição, anuncia o fim da ditadura de Mugabe: “Nós não vamos sair das assembleias, quando votarmos vamos permanecer nas assembleias de voto. Quando votamos defendemos o nosso voto e celebramos a nossa vitória”.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: