quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 160, de 21/Fev/2008

Maputo, capital de lésbicas africanas
- Mulheres de diversas orientações sexuais preparam líderes para o Século XXI

MAIS de 80 mulheres, composta por lésbicas, bissexuais, transexuais e feministas oriundas de
diversos países africanos, participam de 25 a 29 de Fevereiro, num dos hotéis da capital moçambicana, num seminário sobre “Liderança para o Desenvolvimento”. Promovido pela associação LAMBDA, o seminário terá como lema “Preparar Pensadoras e Líderes Feministas Lésbicas do Século 21: Uma Resposta Feminista ao Patriarcado e à Homofobia em África”

Governo combate os pobres e não a pobreza (por Eugénio Costa Almeida)
Sim à “exploração de biocombustíveis no país, desde que esta indústria não colida com o programa do Governo de combate à fome e à pobreza”. Esta é uma das afirmações do presidente Armando Guebuza, que adiantou, e pertinentemente, que a matéria-prima para os biocombustíveis devem ser cultivadas em terrenos menos férteis. Sim aos subsídios aos “chapas” porque o povo passa por dificuldades financeiras e, a fazer fé nas palavras acima, fome. Mas não pode esquecer os transportes colectivos inter-regionais e inter-cidades ou continua tudo na mesma e lá se vai o programa do Governo de combate à fome e à pobreza. Sim ao desenvolvimento económico do País e a consolidação da iniciativa privada mas, minimizem o aumento do pão, porque o povo não pode passar fome e isso contraria o programa do Governo de combate à fome e à pobreza.

Nascidas para morrer!
O número anual de mortes de crianças no mundo desceu de 20 para 9,7 milhões entre 1990 e 2006. Mas mesmo assim há mais de 26 mil menores que, diariamente, morrem antes de completar cinco anos, na sua maioria por causas evitáveis. Esta é a principal conclusão de um relatório ontem apresentado em Genebra por responsáveis da UNICEF.

Ao MPLA não interessa eleições (por Emanuel Lopes)
Amigos meus descrevem-me a enorme tensão que se vive em Luanda. Descontando o exagero habitual dos meus compatriotas, acredito que em poucas alturas da nossa História recente se tenham vivido momentos aparentemente tão confusos como os agora se vivem. O que é que está acontecer afinal e a quem interessa esta tensão social?

Operações do BCP na Grécia e Moçambique são para manter e participação no BPI também
O presidente do conselho de administração do BCP garantiu que as operações do banco na Grécia e Moçambique são para manter, tal como a participação no BPI, cuja desvalorização já esta reflectida nas contas de 2007. Carlos Santos Ferreira (…) revelou que o facto de essa possibilidade ter sido referida por alguns órgãos de comunicação social valeu-lhe “um telefonema para o governador do Banco de Moçambique a tranquilizá-lo”.

72 mortos ,vítimas de doenças ligadas às inundações
Pelo menos 72 pessoas morreram e 1.300 outras contraíram a cólera ou outras infecções intestinais por causa das inundações que afectam Moçambique desde o início de Janeiro, indicou recentemente a ONG Médicos sem Fronteira (MSF).

Má nutrição e HIV/SIDA são principais causas de mortalidade infantil
A má nutrição e o HIV/SIDA permanecem as principais causas da mortalidade infantil em Moçambique, de acordo com um relatório publicado esta semana pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

CAMPALA: Governo ugandês e rebeldes vão julgar crimes de guerra
O Governo e os rebeldes ugandeses assinaram um acordo para julgar os crimes de guerra, informaram ontem fontes governamentais. O histórico pacto foi assinado segunda-feira à noite, pelo Executivo e Exército de Resistência do Senhor (LRA) na cidade sudanesa de Juba, e contempla a aplicação da justiça aos crimes cometidos durante 21 anos de guerra no Norte do País. «Acordámos que os crimes severos cometidos pela LRA durante a guerra serão julgados numa divisão especial do Supremo Tribunal do Uganda», disse o capitão Chris Magezi, o porta-voz da delegação governamental.

Salazar já tem sucessor no Guinness! (por Eugénio Costa Almeida/Pululu)
Ao fim de 49 anos e 3 dias depois de ter assumido os destinos de Cuba (16 de Fevereiro de 1959, como primeiro-ministro) Fidel Castro Ruz anuncia a sua retirada do poder de Cuba deixando os EUA órfãos. Com Fidel Castro fora dos comandos de Cuba quem será o próximo fidalgal inimigo do senhor do Norte? António de Oliveira Salazar, o “eterno” presidente do Conselho português tem um digno sucessor no Guinness World Records como o líder que mais tempo esteve no poder; a dúvida manter-se-á em saber qual o mais despótico...

FRANÇA (Córsega): Palácio da Justiça de Ajaccio metralhado
O Palácio de Justiça de Ajaccio, a prefeitura da região corsa (Sul), foi metralhado sem fazer feridos terça-feira à noite por um ou vários desconhecidos num carro, revelou fonte judicial. «Há sete impactos de bala na fachada, vários dos quais à altura de um homem, e os CRS de guarda só escaparam aos tiros porque se lançaram ao chão», declarou o procurador da República em Ajaccio, José Thorel, que se deslocou ao local. Segundo o magistrado, «a arma utilizada era de grande calibre e o ou os atiradores terão utilizado uma viatura roubada que foi encontrada em chamas a cerca de 500 metros do Palácio alguns instantes mais tarde».

Fretilin não iria reconhecer Governo de Xanana Gusmão
A Fretilin não iria reconhecer o Governo de Xanana Gusmão com o acordo interpartidário que estava a ser promovido pelo Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse recentemente o secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri. “De modo algum iríamos reconhecer o Governo. Iríamos sim cooperar com sentido de Estado para resolver os problemas que são de todos nós, que não são só problemas do Governo”, afirmou Mari Alkatiri.

GUINÉ-BISSAU: Supremo confirma Kumba Ialá como presidente eleito em congresso do PRS
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau confirmou o ex-presidente guineense Kumba Ialá como o líder eleito no congresso do Partido da Renovação Social (PRS), pondo fim a uma polémica que dividia os dirigentes “renovadores”. Segundo o acórdão do Supremo Tribunal, datado de 15 de Fevereiro, e que a Agência Lusa teve hoje acesso, os juízes conselheiros do STJ confirmam a legalidade do III Congresso do PRS, bem como a eleição de Kumba Ialá para o cargo de presidente desta força política.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: