sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 161, de 22/Fev/2008

Fortes no mar, fracos contra a Sida
- Em Sofala, a prevalência chega aos 25 por cento, contra uma média nacional de 16 por cento

A NOITE espreita, os barcos de pesca atracam no porto da Beira e Esteva Mandofa, um jovem pescador regressado do mar com dinheiro na algibeira, sai em busca de uma mulher. Musculoso e cheio de energia, este homem de 23 anos nunca usou preservativo. “Eu sei que existe HIV. Até perdi um companheiro por causa da Sida em 2006.

NÃO CONFUNDAM... Pão é pão; combustível é combustível
A comparticipação atribuída pelo Governo aos operadores de transportes semi-colectivos de passageiros (“chapas”), para fazer face ao aumento registado no preço dos combustíveis, não será seguida no que respeita ao preço do pão. De acordo com o presidente da Associação de Panificadores de Moçambique, os esforços do Governo e produtores concentra-se apenas em medidas para estancar aumentos futuros que possam provocar o agravamento de factores como o custo dos cereais no mercado internacional.

Há seis anos assassinaram o líder histórico do Galo Negro
O chão de Angola tremeu, de Norte a Sul, do Leste a Oeste, não por causa do frio provocado pelas orvalhadas das noites do Moxico, mas sob o peso do corpo morto de Jonas Savimbi. Houve quem pensasse que fosse haver um levantamento no Centro Sul do País. Os estados português, israelita e norte-americano jogaram um papel importante e decisivo para que, com sete balas (há quem diga que foram mais), se colocasse ponto final à vida de um velho e grande guerrilheiro que vai certamente figurar nos anais da História de Angola, e não só, como tendo sido um estadista sem Estado: Jonas Malheiro
Savimbi.

Se foi um mal que veio por bem... (por Jorge Eurico)
O termo da existência de Jonas Savimbi, permitam-me ser politicamente(in)correcto(porque a História assim exige e as mais recentes evidências quotidianas dos factos assim aconselham), foi um mal que veio para bem. Um mal (claro que não se deseja a morte de ninguém nem a ninguém!) que veio para bem na medida em que deixou a nu uma manifesta e inapta capacidade do MPLA para lidar com valores como a democracia, tolerância política, liberdade e cidadania.

Recordar, agora e sempre, o meu Presidente (por Orlando Castro)
Mau grado a vontade, os avisos e as pressões dos quadrúpedes ruminantes, com ou sem gibas sobre o dorso, que em Angola e Portugal nasceram a saber tudo e são donos divinos da verdade, volto a publicar - como, aliás, faço todos os anos desde 2002 - o texto que escrevi na altura em que se confirmou que Jonas Savimbi tinha sido morto em combate.

Savimbi morreu em vão? (por Eugénio Costa Almeida)
Após a sua morte os angolanos começam a ver uma luz ao fundo do túnel com a histórica posição do Tribunal Supremo (o Tribunal Constitucional) que deu razão à UNITA em dois importantes assuntos, um para o partido e outro para os Angolanos: considerou válidas as razões da UNITA para reclamar ao não direito de se recensear os angolanos da diáspora, considerando-a uma norma não constitucional e ilegítima, pelo que veremos como o Governo e o MPLA irão descalçar esta bota, e o facto dos 16 “desavindos” deputados ex-UNITA não poderem se juntar como grupo independente, embora não tenha também dito que têm de sair. Esperemos que 6 anos depois, o Povo angolano comece a sentir que a morte do Mais Velho não foi em vão, e que Savimbi possa, enfim, descansar nas nharas da sua terra.

Deputado do PSD termina visita ao nosso País e África do Sul preocupado com situações de pobreza
O deputado do PSD para a Emigração José Cesário mostrou-se ontem preocupado com situações de pobreza que encontrou entre as comunidades portuguesas, durante uma visita a Moçambique e à África do Sul. “Voltam a ser preocupantes as situações de pobreza, incerteza quanto ao futuro e a criminalidade”, disse o deputado social-democrata à Agência Lusa um dia depois de ter terminado a deslocação àqueles países.

Rádio Moçambique realiza XIII Conselho Consultivo na Barragem dos Pequenos Libombos
A Rádio Moçambique vai realizar o seu XIII Conselho Consultivo, sob o lema “PELA QUALIDADE E MODERNIDADE”. O encontro decorrerá de 26 a 28 de Fevereiro corrente, na Barragem dos Pequenos Libombos, distrito de Boane, e fará uma reflexão sobre temas estratégicos para a instituição, designadamente “ Novas tecnologias de informação, Disciplina Laboral, Qualidade da Radiodifusão, Estatuto Editorial e o Processo de transferência do Centro Emissor da Matola”.

HARARE: Zimbabué tem inflação de seis dígitos
A inflação do Zimbabué em 12 meses atingiu, em Janeiro, o estratosférico patamar de seis dígitos: 100.580,2%. No mês anterior, havia ficado em 66.212,3%.

Marrocos: Rede islamita «queria matar ministros e judeus»
O Governo marroquino assegurou ontem ter desmantelado uma rede terrorista que planeava assassinar ministros e judeus, ligada à Al-Qaida e a um partido islamita sem representação parlamentar cuja dissolução decretou.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Hidroeléctrica do Papagaio reabilitada pela Soares da Costa
A polémica hidroeléctrica do Rio Papagaio, em São Tomé e Príncipe, construída há 15 anos com apoio da cooperação portuguesa mas que nunca funcionou, vai ser reabilitada pela construtora Soares da Costa, noticiou a imprensa local.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: