terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Alguns dos destaques da edição 159, de 20/Fev/2008

(In) capacidade policial dá lugar à Justiça Privada no Centro do País
- PRM deixa cidadãos confundirem a beira da estrada com a estrada da Beira

A ONDA de linchamentos que está a abalar a Beira (centro), segunda maior cidade de Moçambique, resulta do “cansaço” dos cidadãos perante a ineficiência das autoridades no combate ao crime, na opinião de analistas ouvidos pela Agência Lusa. Apenas este ano, sete pessoas foram espancadas e carbonizadas até à morte por populares nos subúrbios da Beira, que os acusam de práticas e diversos crimes, entre roubos e assassínios.

Guebuza já antecipa justificação para miséria dos moçambicanos (por Orlando Castro)
O Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, apoiou, segunda-feira, a exploração de biocombustíveis no país, mas desde que esta indústria não colida com o programa do Governo de combate à fome e à pobreza. Pois. Todos nós estamos mesmo a ver que os pobres vão continuar pobres. O problema, entenda-se, não está nos biocombistíveis mas no Governo que, mais uma vez, está do lado dos poucos que têm milhões e não, como seria de esperar, dos milhões que têm pouco ou nada.

Morrumbene já tem sinais de progresso
O distrito de Morrumbene, província de Inhambane, está, desde domingo último, ligado à Rede Nacional de Energia (RNE), revela um comunicado de imprensa da Empresa de Electricidade de Moçambique (EdM) chegado ontem à nossa redacção. Os habitantes daquele ponto do País zona, diz o documento, deixam de ser abastecidos por grupos geradores bastante onerosos devido ao preço do combustível, possibilitando, desta forma, o relançamento de vários projectos económicos desenhados para o distrito.

Escócia e Córsega independentes, JÁ! (por Eugénio Costa Almeida)
Se o Kosovo, que todos afirmam, mesmo os que o querem ver independente ou os que estão a “governá-la” como é o caso da OTAN/ NATO, ser inviável como Estado, pode ser independente e é reconhecido pelos EUA, Reino unido, França e Alemanha, ou seja, o xerife e os 4 grandes europeus - e viva a unidade europeia - então, e por motivos ainda mais válidos, quer económicos, quer políticos, quer sociais, a Escócia, a Córsega e o País Basco francês, ou o Porto Rico, podem
ser independentes, JÁ!

Se foi um mal (morte de Jonas Savimbi) que veio por bem, o bem (Paz Social) demora a chegar (por Jorge Eurico)
O termo da existência de Jonas Savimbi (foi a 22 de Fevereiro de 2002), permitam-me ser politicamente (in)correcto (porque a História assim exige e as mais recentes evidências quotidianas dos factos assim aconselham), foi um mal que veio para bem. Um mal (claro que não se deseja a morte de ninguém nem a ninguém!) que veio para bem na medida em que deixou a nu uma manifesta e inapta capacidade do MPLA para lidar com valores como a democracia, tolerância política, liberdade e cidadania.

HARARE: Eleições livres se o Zimbabwe aplicar as reformas prometidas
As eleições zimbabweanas do próximo mês serão “livres e equitativas” se as reformas legislativas prometidas pelo regime forem aplicadas, declarou recentemente a ministra sul-africana dos negócios estrangeiros Nkosazana Dçamini-Zuma. “Se os zimbabweanos implementarem tudo o que acordaram durante as suas negociações (...) se aplicarem as leis votadas pelo Parlamento sobre a segurança, a informação, os médias, a perspectiva é boa para as eleições livres e equitativas”, disse. “O que é doravante importante é que todas essas coisas estejam em vigor antes e durante as eleições”, prosseguiu à saída de um encontro com o seu homólogo néozelandês, Winston Peters.

CABO VERDE: Polícia apreende contentor com armas para norte-americano
A Polícia Nacional caboverdiana descobriu em Santo Antão, num contentor importado da África do Sul, material e armas de guerra pertencentes a um cidadão norte-americano, que foi detido preventivamente. Trata-se, segundo a polícia, de Lawrence Scott Baker, que reside na Vila da Ponta do Sol há três anos. O Tribunal da Comarca de Ponta do Sol decretou a prisão preventiva de Lawrence Scott Baker, após a descoberta do material, que inclui metralhadoras, pistolas, várias munições, explosivos e rádios comunicações, além de fardamentos militares.

GUINÉ-BISSAU: Líder do MDG chamado a depor por críticas a «Nino» Vieira
O líder do Movimento Democrático Guineense, Silvestre Alves, disse recentemente à Agência Lusa que foi convocado a depor na Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau por ter pedido ao presidente “Nino” Vieira esclarecimentos sobre a utilização de Fundos Públicos. Segundo o líder do partido sem representação parlamentar, a audição decorreu na sexta-feira, por alegada suspeita de ter praticado crimes de denúncia caluniosa e injúria contra a figura do chefe de Estado guineense.

CHINA: Explosão faz 24 mortos em mina ilegal
Uma explosão numa mina de ferro clandestina que funcionava disfarçada de criação de javalis causou 24 mortos e cinco feridos na província de Hebei, no Norte do país, informou ontem a agência noticiosa oficial chinesa. A explosão ocorreu no passado domingo, deixando mais de 30 mineiros presos debaixo da terra, segundo informações das autoridades da província, citadas pela Nova China.

Bush pede «transição democrática» após saída de Fidel
O presidente norte-americano, George W. Bush, disse ontem esperar que o anúncio da renúncia de Fidel Castro signifique o início de uma «transição democrática» em Cuba.

Estas e outras notícias podem serem lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: