quarta-feira, 16 de abril de 2008

Destaques da edição 194, de 17/Abr/2008

OU NÃO TIVESSEM ELES TRÊS REFEIÇÕES POR DIA...
Políticos ricos querem ver barrigas dos pobres coladas (cada vez mais) às costas
- Falta vontade política para acabar com a fome no mundo

O DIRECTOR-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) disse recentemente em Lisboa que «falta vontade política» para acabar com o flagelo da fome no mundo, que atinge mais de 860 milhões de pessoas. «Os aumentos dos preços dos cereais são um problema cada vez mais sério, mas já o tínhamos previsto há meses atrás. Todas as estatísticas indicavam que esta crise iria acontecer», disse Jacques Diouf à agência Lusa, em declarações à margem da assinatura, em Lisboa, de um acordo de cooperação entre a FAO e a Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional (EPFL).

Magistrados, a desonra do pretenso Estado de Direito (por Jorge Eurico)
O correspondente do “Savana” na província de Manica revela, na última edição do referido semanário, que o procurador distrital de Gondola fez (bem ao estilo do quero, posso e (des)mando e nada me acontece!) Justiça pelas próprias mãos, deixando bem claro para quem ainda tinha dúvidas de que algumas (mas quase todas) as regiões do interior do nosso País são terra “sem rei nem roque” onde impera o desmando, onde o Estado só se faz sentir quando se trata dereprimir o(s) moçambicano(s)descamisado(s). O jornalista André Catueira conta na sua peça que Pompílio Xavier “espancou gravemente na madrugada do último sábado um cidadão de nome Rassul Gimo, 28 anos, por este ter mantido relações sexuais com uma prostituta zimbabueana (sic)” com quem o putativo Magistrado tem alegadamente uma “amizade colorida”. Ora não é a primeira que magistrados do Ministério Público arrastam o nome da Justiça moçambicana para a lama.

Porto da Beira precisa de investir USD37 milhões em dragagens
A companhia de Caminhos-de-ferro de Moçambique necessita de investir 37 milhões de dólares na dragagem da entrada do Porto da Beira, anunciaram responsáveis da empresa. Os trabalhos de dragagem, segundo a CFM, são “absolutamente necessários” para permitir a movimentação de barcos num futuro próximo nomeadamente quando começarem a ser feitas exportações do carvão de Moatize pelo porto. Segundo a mesma fonte os trabalhos de dragagem vão ser apoiados pela Holanda e pela Dinamarca. A brasileira Companhia Vale do Rio Doce pretende exportar através do porto da Beira 20 milhões de toneladas de carvão por ano.

Sector de minas e energia em debate internacional em Maputo
A promoção e exploração dos recursos minerais e energéticos de Moçambique está em debate desde ontem no Maputo na primeira edição da Conferência de Minas e Energia de Moçambique, na qual participam empresas da Europa, Estados Unidos, África e Ásia. Lopo Vasconcelos, presidente da Associação Geológica Mineira de Moçambique, disse que se espera a participação de cerca de uma centena de empresas interessadas na exploração de minas e energia. “Esperamos a participação da Rachana Global (Índia), Statois (Noruega), Ingerop (África do Sul) e Artumas (Canadá) e outras empresas dos Estados Unidos, Reino Unido, África do Sul, Japão, Índia, Noruega, Alemanha, Austrália e Itália” disse.

NA CIDADE DA PRAIA: Moçambique(também) discute Plano Estratégico para Saúde dos Estados membros da CPLP
A criação de um Plano Estratégico para a Saúde (PECS) comum aos oito Estados membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) estará em destaque na primeira reunião dos ministros da Saúde da organização da lusofonia. Sobre o encontro dos ministros da Saúde da CPLP, que decorre na sexta-feira e sábado na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, o secretário executivo da comunidade, Luís Fonseca, disse recentemente à Lusa que o plano vai permitir uma abordagem “multilateral” à cooperação na Saúde entre os oito. “Muito já foi feito na cooperação na saúde. É até a área em que mais resultados temos conseguido. O trabalho tem sido bastante eficaz, mas de forma bilateral (...). É preciso fazer com que seja possível colher maiores benefícios através da multilateralidade, utilizando melhor os recursos”, disse Luís Fonseca, antes de embarcar para a cidade da Praia.

O CAVALEIRO DO REI (II): O cavaleiro Epok (por Gil Gonçalves)
Valente, garboso, destemido, assim se move o protegido do rei. Epocal como Lancelote, faz época o cavaleiro Epok. Agrada-se, galanteia-se para a rainha. A soberania estende-se astral no camarote real, aguardam pelo torneio medieval. Os corpos da plebe agitam-se como plantas ao vento em campo livre. Expressam-se descontentes porque esperavam grande maratona de comes e bebes. Grandes, graves trombetas anunciam a justa. Parecem-se com o troar de canhões, que ecoam até ao Paço.

JOHANNESBURGO: Libertados sul-africanos que enviavam imagens do Zimbabué
Dois técnicos de telecomunicações sul-africanos, detidos desde 27 de Março em Harare, regressaram segunda-feira a Johannesburgo, depois de serem libertados pelas autoridades zimbabueanas sem qualquer acusação. Sipho Maseko e Abdulla Gardee, que trabalhavam para a Globecast Africa, com sede em Johannesburgo, foram presos no hotel Rainbow Towers, na capital do Zimbábue, no dia 27 de Março, quando faziam o envio de imagens a várias televisões europeias, norte-americanas e africanas. As razões da detenção dos dois técnicos nunca foram explicadas pelas autoridades do Zimbabué, mas um porta-voz da Globecast afirmou que um serviço encomendado pela rede de televisão norte-americana CNN, sem autorização para cobrir as eleições zimbabueanas, pode ter sido a causa. Maseko e Gardee, que estavam autorizados a trabalhar no Zimbabué, foram libertados na semana passada, mas detidos novamente quando aguardavam a devolução de seus passaportes pelas autoridades.

Relações deficitárias entre Luanda e São Tomé, admite Luanda
As relações entre São Tomé e Luanda estão a atravessar um período difícil, reconheceu hoje o vice-ministro das Relações Exteriores de Angola, Jorge Chicote, que, no entanto, se manifestou optimista quanto ao futuro. “[A relação entre os dois países] é deficitária. Mas pode fazer-se um pouco mais. Temos muitas áreas de interesse e se conseguirmos facilitar a circulação de pessoas e bens e aumentar os investimentos de um lado e do outro, acho que podemos atingir melhores resultados”, disse Jorge Chicote em declarações ao chegar ao aeroporto de São Tomé.

GUINÉ-BISSAU: Comissão Europeia consideraterríveis incidentes de domingo
O representante da Comissão Europeia na Guiné-Bissau, o embaixador Franco Nulli, qualificou como “terríveis” os confrontos de domingo entre polícias e disse que o Governo tomou medidas para que os incidentes não se repitam. “Penso que os acontecimentos foram terríveis e que o Governo já tomou as medidas necessárias para que isto nunca mais volte a repetir-se”, afirmou o embaixador Franco Nulli à Agência Lusa. “Estamos confiantes que o Governo está a tomar medidas, a comunidade internacional está preocupada, mas estamos confiantes que o Governo vai reagir de maneira correcta”, acrescentou Franco Nulli, que falava no aeroporto após a chegada de uma equipa avançada da missão da União Europeia que vai apoiar a reforma do sector da segurança no país.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: