quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Alguns destaques da edição 146 de 31/Jan/2008

União Africana faz contas para ver se África é viável
- “Gigante gentil” despede-se da presidência da UA no próximo dia 2 de Fevereiro
A CRIAÇÃO de um Governo federal da África é o tema central dos debates da cúpula da União Africana (UA), que acontece a partir de hoje até sábado próximo em Adis Abeba (capital da Etiópia). No evento serão eleitos os novos líderes da organização. Os representantes dos 53 Estados-membros da UA, presidida pelo chefe de Estado ganês, John Kufuor, e cuja comissão é chefiada pelo ex-presidente de Máli, Alpha Oumar Konaré, vão, sobretudo, discutir a viabilidade de um projeto idealizado pelo líder líbio, Muammar Kadhafi.No último fim de semana, a Líbia acolheu uma mini-cúpula de chefes de Estado africanos, que chegaram a uma série de modificações a ser introduzidas nos estatutos da organização panafricana para permitir a viabilidade da criação de um Executivo.

Deficiente sistema de segurança facilita vida de assaltantes na escola 12 de Outubro (por Alex Nhabanga)
A Escola Primária Completa 12 de Outubro, localizada nos arredores da cidade de Maputo, distrito municipal 4, é um dos estabelecimentos de ensino que se encontra a leccionar nos dois ciclos, em virtude do maior número de graduados da 7ª classe, facto que torna precária a capacidade de resposta do ensino secundário por não dispor de n° suficiente de vagas para corresponder à demanda da procura e face a uma situação que se configura como cancro para as entidades que velam pelo sector.

Zimbabueanos na Beira choram suposta morte de Mugabe (por António Mavila)
A cidade da Beira acordou sobressaltada na manhã da última quarta-feira com a maioria dos comerciantes principalmente zimbabweanos, que praticam os seus negócios nas esquinas da cidade a chorarem uns de tristeza outros de alegria. No cerne da questão está uma notícia que circulava na cidade da Beira, que dava conta de que o presidente do Zimbabwe Roberto Mugabe havia morrido vítima de assassinato de seus próprios guarda-costas. Uma noticia que se espalhou desde a noite da última terça feira e que obrigou alguns comerciantes zimbabweanos a fazerem as malas de regresso ao seu País de origem alegadamente para observarem luto caso seja decretado. O autor destas linhas viu mulheres zimbabweanas, que vendem no famoso mercado formal de goto, a festejarem a alegada morte de Mugabe outros a chorarem.

PRM intercepta camião com 39 crianças vítimas de alegado tráfico
Um camião com 39 crianças que alegadamente iam ser traficadas foi interceptado segunda-feira pela polícia moçambicana na província de Sofala, centro do país, anunciou a polícia local. Segundo o chefe do Departamento de Relações Públicas da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Sofala, Feliciano Dique, as crianças, com idades entre seis e 16 anos, saíram da província de Nampula, norte do país, transportadas em diferentes viaturas.

Crónicas de Luanda: Quem não vive para servir não pode servir para viver (por Gil Gonçalves)
Sem formação, o escravo liberto prossegue na servidão. Porque sem leituras, sem livros, é país sem futuro. Viver, é escutar o que o senhor feudal nos ordena, desdenha, nos mandou. Porque nada muda, nada mudou. Tantos biliões de dólares e a peste da fome vence, convence. Tanto tempo dos tempos perdidos nas festas do ludopédio,e as novas multidões são milhões adormecidas, perdidas na perfídia do circo africano. E no fim elegem-se, medalham-se heróis presidenciais. Construir estádios é importante, bibliotecas e universidades não, porque é muito caro, é um desperdício de dinheiro, e dá muito esforço formar um quadro.

Quando Angola pensa a CPLP pula e avança! (por Eugénio Costa Almeida)
Já há muito que se vinha a falar e escrever que a CPLP precisava de uma televisão que correspondesse às expectativas dos lusófonos quanto às notícias dos seus países, principalmente se estiverem fora deles. Já há muito que se escrevia e reclamava por um órgão informativo, de preferência televisionado e com alcance global e livre, que nos oferecesse as notícias que gostaríamos de ouvir, mesmo que elas nem sempre sejam as melhores, dos nossos países, nomeadamente, e principalmente, se estivermos fora do nosso meio materno.

Annan abre ronda de negociações no Quénia
A morte de um deputado da oposição durante a madrugada de ontem abriu novamente caminho a violência no Quénia terça-feira passada. O presidente Mwai Kibaki, a quem os opositores lhe atribuem responsabilidade pelo assassinato, prometeu uma investigação rigorosa sobre o sucedido, mas as palavras não refrearam a guerra que as ruas têm vindo a assistir desde a contestada eleição presidencial de 27 de Dezembro.

SÃO TOME E PRÍNCIPE: Oposição rejeita alterações à lei petróleo pretendidas pelo Governo
Os dois principais partidos da oposição em São Tomé e Príncipe, MLSTP/PSD e ADI, que juntos têm maioria no Parlamento, rejeitam as alterações à lei do petróleo propostas pelo Governo para permitir adjudicação directa de blocos. A proposta governamental de alteração da Lei-Quadro de Receitas Petrolíferas, que regula a atribuição de licenças na Zona Económica Exclusiva são-tomense, deu entrada na segunda-feira no parlamento são-tomense, mas desde já os dois líderes da oposição afirmam-se confiantes de que dali não vai passar.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF pedindo através do e-mail ao lado

Sem comentários: