sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 147, de 1/Fev/2008

Camarada Mulembuè (não) vai jogo(?)
- “Fina flôr pensante” do partido no poder está preocupada com o “day-after” da direcção do País
A NOTÍCIA veiculada recentemente pelo nosso jornal segundo a qual Armando Guebuza poderá não cumprir o segundo mandato devido à (in)eficácia da equipa que o rodeia está a agitar silenciosamente alguns (mas quase todos) militantes que ocupam lugares cimeiros no partido FRELIMO e, como era de esperar, a ser motivo de “exercício de aquecimento” político para voos mais altos por parte de quem ambiciona ocupar o cargo de primeiro Magistrado do Estado. “Tomamos conhecimento, pelo vosso jornal, de que (Armando) Guebuza poderá não cumprir o segundo mandato. Não sabemos até que ponto esta informação é ou não verdadeira, mas não há fumo sem fogo(...).

EUA congelam bens de sobrinho de Mugabe
O Departamento do Tesouro americano anunciou em um comunicado o congelamento dos bens de Leo Mugabe, sobrinho do presidente zimbabuano, Robert Mugabe, e do director da Agência Nacional de Serviços Secretos Happyton Bonyongwe.

Acredito na História e não nos historiadores (por Eugénio Costa Almeida)
O blogue “Cidadãos pela Frente 2008” traz à colação, e em vésperas do 4 de Fevereiro, um apontamento de um grupo de jovens onde se questiona da legitimidade de um movimento/partido (para quando devolver à História de Angola os títulos dos Movimentos de Libertação e a adoptarem somente títulos partidários válidos em Democracia?) em se apropriar da data como sua, em vez de, historicamente, deixá-la ao natural fruo pelo povo angolano.

A perversa denegação do voto à diáspora (por Jorge Eurico)
O porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) afirmou, o ano passado em declarações à Comunicação Social em Luanda, que o Governo angolano constatou não haver condições para a realização do registo eleitoral no estrangeiro. Adão de Almeida não especificou as razões invocadas pelo Executivo mas sabe-se que se trata, entre outras, da impossibilidade de fazer deslocar os fiscais de partidos políticos para acompanharem o processo devido
aos custos que tais deslocações acarretariam.
O «novo puto do aparelho » não disse nada de novo; ou melhor, apenas confirmou o que, de resto, a maioria dos angolanos suspeitava: a perversa denegação do Direito de voto à diáspora por Eduardo dos Santos. O sobrinho predilecto do presidente da Assembleia Nacional (AN), Roberto de Almeida, não especificou as razões invocadas pelo Executivo.

RDP África perto de si? Perto de quem? Em Portugal só de Coimbra para baixo (por Orlando Castro)
A RDP África é uma estação que pertence ao grupo Radiodifusão Portuguesa e que emite, em FM, em Portugal para Lisboa, Faro e Coimbra e quatro dos cincos países africanos de Língua Portuguesa - Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Não está mal, e se o Norte de Portugal onde existe uma importante comunidade afro-portuguesa não tem direito a ouvir a RDP África, pelos vistos Angola também não.

Comandante da FAZSOL termina visita de dois dias ao nosso País (por Alex Nhabanga)
O comandante das Forças Armadas Francesas da Zona do Oceano Índico (FAZSOL), general Bruno de Bourdoncle de Saint Salvy, terminou, quarta-feira última, a sua visita de trabalho de dois dias a Moçambique que tinha como principal objectivo traçar as linhas de cooperação no domínio militar entre a França e o nosso País.

Malawi vai construir oleduto até à cidade da Beira
A empresa Venessia Petroleum do Qatar foi contratada para construir um oleduto entre a cidade da Beira, Moçambique, e Nsanje, no Malaui,de acordo com o diário digital sul-africano BizCommunity.

ETIÓPIA: Chefes de Estado e de Governo analisam políticas comuns para África
Chefes de Estado e de Governo dos 53 países membros da União Africana discutem desde ontem, quinta-feira, em Addis Abeba, Etiópia, a situação política, económica e social do continente durante a décima sessão ordinária da Assembleia daquela organização, sob o lema “O desenvolvimento industrial de África”.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Camisinhas a qualquer hora e em qualquer lugar
Bares, restaurantes, discotecas e lojas em São Tomé e Príncipe agora têm um novo elemento na sua decoração. São pequenas caixas de madeira de cor castanha, que comportam 144 preservativos, colocadas em lugares de boa visibilidade. Afinal, a intenção é que os dispositivos de camisinhas chamem a atenção da clientela. Os preservativos tradicionalmente são distribuídos nos postos de saúde, mas ainda precisam ser ainda mais acessíveis, especialmente para os jovens.

ÁFRICA DO SUL: Polícia prende 1.500 em igreja
A polícia da África do Sul invadiu a Igreja Metodista central de Johanesburgo, prendendo 1.500 mendigos e zimbabuanos que estavam abrigados no local. Dezenas de policias, alguns fortemente armados, invadiram o complexo da igreja, prenderam os refugiados e os levaram para a prisão.

Estes e outros artigos podem ser lidos na íntegra em PDF solicitando via e-mail ao lado

1 comentário:

Ivone Soares disse...

Está de parabéns O OBSERVADOR pela nova imagem que deu ao blogue. Muitos sucessos neste novo ano.
Ivone Soares