quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Destaques da edição 145, de 30/Jan/2008

PENSAMENTO QUE SE RENOVA CADA VEZ MAIS NOS TEMPOS QUE CORREM Moçambique é Maputo, o resto do País (ainda) é paisagem (?)
- (...)Do total de balcões abertos em 2007 apenas dois estão localizados em distritos (...)

OS BALCÕES dos bancos comerciais a operar em Moçambique continuam concentrados nas grandes cidades, de acordo com um documento divulgado na passada semana pelo Banco de Moçambique. O documento, divulgado no decurso de uma sessão do Conselho Consultivo do Banco de Moçambique, indica que o banco central autorizou a abertura de 46 novos balcões dos bancos comerciais em 2007, o que elevou para 274 o número total de balcões.

Chineses precisam de sete dias de trabalho para beber uma Coca Cola (por Joffre Justino)
Exceptuando os que nada sabem, ou sabendo de nada se preocupam, o Medo domina Portugal. As regras da Economia de Mercado aproximam-se de Portugal e os tempos do vale tudo tendem a deixar de existir. Enfim, o “neoliberalismo à Portuguesa” tende a ter os dias contados, mas seguindo um mau caminho – o do Medo.

Salvador Namburete participa em fórum de oportunidades de investimento no sector de energia no ReinoUnido
Uma delegação, integrando o ministro da Energia, Salvador Namburete, o vice-ministro das Finanças, Pedro Couto, e Alto Comissário da República de Moçambique, no Reino Unido, António Gumende, participa desde segunda-feira, 28, em Londres, no fórum dedicado a oportunidades de investimento no sector de energia de Moçambique.

Só a interiorização da cultura do trabalho poderá resolver os problemas do País
O presidente Armando Guebuza manifestou recentemente o seu apoio à exploração de biocombustíveis no País, desde que esta indústria não “deserde os moçambicanos das suas terras” ou tenha um “impacto negativo na produção alimentar”. Numa longa entrevista a dois órgãos de informação moçambicanos, Armando Guebuza defendeu ainda que só a interiorização de uma “cultura de trabalho”, e não a eventual existência de petróleo, podem resolver os problemas do País.

Filha adoptiva de Moçambiqueleva irmão angolano ao cinema
Quatro obras do escritor angolano José Eduardo Agualusa, que estão a ser adaptadas, vão estar em breve no cinema, segundo declarações do autor à agência Lusa. Em estado mais adiantado de finalização do argumento está o “Vendedor de passados”, que vai ser dirigido pelo realizador brasileiro Lula Buarque de Hollanda, para a produtora Conspiração Filmes.

Ano lectivo arranca para mais de cinco milhões de alunos
Cerca de cinco milhões de alunos do ensino geral (da 1ª à 12ª classe) regressaram segunda-feira às aulas, no dia em que arranca o ano lectivo nas mais de nove mil escolas do País. Ao todo, matricularam-se este ano perto de um milhão de novos alunos.

SÃO-TOMÉ E PRÍNCIPE: Governo quer adjudicar licenças de produção de petróleo sem concurso
O Governo de São Tomé e Príncipe quer mudar a lei do petróleo para poder passar a adjudicar directamente licenças de pesquisa e produção petrolífera a empresas interessadas, dispensando o lançamento de concurso público. O objecto da alteração, recentemente apresentada pelo primeiro-ministro Tomé Vera Cruz aos partidos com representação parlamentar, é o artigo 22.

Estes e outros artigos podem ser consultados, na íntegra, em versão PDF através do e-mail ao lado

Sem comentários: