domingo, 27 de janeiro de 2008

Destaques da edição 143, de 28/Jan/2008

Polícia & criminosos, Sociedade Anónima
- Extorsão, embriaguês, roubo e furto foram as «marcas registadas» na folha de serviço de agentes da PRM

MAIS de 180 agentes da PRM em serviço em Maputo foram alvode processos em 2007,
86 dos quais relaciona dos com envolvimento em crimes, segundo um balanço da corporação. Dos182 processos instaurados no ano passado, 96 referem-se a processos disciplinares, além dos 86 ligados a práticas criminosas. No ano em referência, a PRM abriu contra os seus agentes 32 processos por desobediência, 21 por abandono do posto, nove por extorsão, quatro por roubo, três por extravio de armas de fogo, sete por embriaguez e um por furto.

Vale a pena democracia? (por Eugénio Costa Almeida)
Ainda que semanticamente Democracia seja, ou queira, ou deveria, significar “povo (Demos) no poder (Kratia)” e que no seu início aristotélico fosse considerada como uma forma de governo injusta em contraponto à “politeia” ou, nolatim, “res publica” (coisa pública), supostamente a Democracia representa a forma mais justa, na moderna Ciência Política, de governar e porque quem estivesse a fazê-lo, fá-lo-ia em nome do Povo, pelo Povo e a favor do Povo. Isto se as circunstâncias da vida política forem as normais.

Samakuva, Paihama, os porcos e os cães (por Orlando Castro)
Enquanto o Presidente da UNITA, Isaías Samakuva, quer mudar o regime para que a maioria dos angolanos que são pobres e vivem num país rico, deixem de ser pobres, o Ministro da Defesa de Angola, Kundy Paihama, depois de ter há uns anos aconselhado o povo a comer farelo porque “os porcos também comem e não morrem”, diz agora que “dorme bem, come bem e que o que resta no prato dá aos cães e não aos pobres”.

Paes do Amaral negoceia compra da TIM
O empresário português Paes do Amaral está a negociar a compra de uma parte das acções da Televisão Independente de Moçambique (TIM), disse recentemente Bruno Morgado, presidente do canal. “Estamos em contactos directos com Pães do Amaral, para explorar a possibilidade de ele comprar uma parte da TIM, estamos ainda a negociar, não está nada fechado”, disse Morgado, desmentindo notícias veiculadas em Maputo de que o ex-patrão da TVI terá já adquirido 60 por cento da TIM ao preço de 750 mil dólares.

China afinal tem mais de200 milhões de pobres
A notícia passou desapercebida nos grandes média generalistas: o Banco Mundial reconheceu em Dezembro de 2007 que sobreavaliou o produto interno bruto da China desde há anos. Eis o que se passou. Com uma soma fixa, digamos 10 dólares, um consumidor “xis” não pode evidentemente comprar a mesma quantidade de bens em Nova York, em La Paz, em Kinshasa ou em Pequim.

Demoradas negociações com brasileiros da Camargo Correia
O Governo está ainda a negociar com o consórcio liderado pela empresa brasileira Camargo Correia o contrato de construção da barragem de Mphanda Nkuwa, no vale do Zambeze, disse recentemente fonte do Ministério da Energia. O Executivo assinou em Setembro de 2007 com o referido consórcio um acordo de princípio, depois de aprovar o projecto de construção da Barragem de Mphanda Nkuwa apresentado pelo grupo, mas falta ainda a assinatura do respectivo contracto de concessão.

Podem aceder à totalidade das notícias por via PDF através do e-mail ao lado

Sem comentários: