terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Destaques da edição 144, de 29/Jan/2008

A miopia cultural da FRELIMO (por João Craveirinha)
- Pik Botha corrigiu o changana-materno de Samora Machel (...)
A MUSICALIDADE de qualquer língua banto de Moçambique é verdadeiramente fantástica.
Eis um paradigma da nossa riqueza desprezada durante décadas e décadas. O problema não estará na dita etnia (do grego Etnos-Nação) mas na política totalmente anti-cultural de qualquer regime que desvalorize a sua própria origem.

ATÉ QUANDO, ATÉ QUANDO...?!
Falta de passadeira mata na Av.Acordos de Lusaka
Um homem não identificado morreu ontem, por volta das 12 horas e 30 minutos, vítima de atropelamento na Avenida Acordosde Lusaka na cidade de Maputo. O OBS viu o restos mortais do homem estatelados em plena estrada. Depois do acidente o automobilista, de acordo com fontes ouvidas no local pelo nosso jornal, pôs-se ao “fresco”.

A voz (de ouro), o talento e o carisma de Mingas na prevenção da SIDA
Domingas Jamisse, a Mingas, é uma das mais cultuadas celebridades em Moçambique. A sua música, uma Com uma trajectória sólida e reconhecida, tanto em trabalhos a solo quanto em parcerias com ícones como Miriam Makeba e Jimmy Dludlu, Mingas arrancou aplausos no mega concerto em comemoração dos seus 30 anos de carreira em Maputo, em Dezembro.

William Tonet ameaçado de morte (por Orlando Castro)
A onda de intimidação contra cidadãos que defendem democraticamente situações anómalas nas sociedades modernas continua a crescer cada dia que passa em Angola. Depois de responsáveis da Associação Justiça, Paz e Democracia terem sido recentemente ameaçados de cadeia por estarem contra vários atropelos à justiça angolana, desta vez o “aviso” de morte coube ao jornalista e director do Semanário Folha 8, William Tonet, numa carta anónima escrita em letra de computador sem no entanto ter uma assinatura.

Angola está a (de)crescer (por Jorge Eurico)
Há angolanos do Menos Pão Luz e Água (MPLA), que normalmente se apresentam em Lisboa com uma arrogante e boçal ostentação, que, por sua conta e risco, têm afirmado (escrito) que Angola está a crescer a passos largos como nunca.

Chavéz admite mascar coca… (por Eugénio Costa Almeida)
Que às vezes parece evidenciar um certo speed, isso já tínhamos reparado. Mas ninguém iria supor, ou mesmo acusar, o presidente venezuelano de snifar ou consumir droga. Longe de nós pensarmos nisso, pelo menos publicamente...

HARARE: Mugabe marca eleições gerais para 29 de Março
O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, fixou para 29 de Março deste ano as próximas as eleições gerais no país, anunciou no último fim de semana o Governo de Harare. Durante negociações com o Governo sob a mediação do Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, a oposição manifestou-se contra a organização das eleições em Março, e fez pressão sobre o Governo para que o escrutínio fosse adiado para o mês de Junho a fim de permitir ao país adoptar reformas eleitorais e uma nova Constituição.

GUINÉ-BISSAU: Militares estão prontos para a reforma «desde que seja condigna»
Os militares da Guiné-Bissau estão prontos para a reforma do sector, “desde que seja condigna”, garantiu o chefe das Forças Armadas guineenses no Parlamento de Bissau. “Estamos prontos e preparados para a reforma. Temos é medo que o processo seja feito de forma atabalhoada”, afirmou o tenente-general
Baptista Tagmé NaWaié.

Estas e outras notícias podem ser lidas integralmente em PDF solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: