quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 153, de 12/Fev/2008

País está “very good” para acolher assembleias do BAD
- BAD faz parte do grupo de 19 doadores que apoiam o Orçamento do Estado moçambicano
O GOVERNO está fortemente comprometido em acolher as Assembleias Anuais do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em Maputo, nos dias 14 e 15 de Maio de 2008 – disse o
Ministro da Planificação e do Desenvolvimento, e Governador do BAD para Moçambique, Aiuba Cuereneia.

Governo analisa hoje propostas técnicas para os transportes
O Governo deverá analisar hoje, terça-feira, em conselho de ministros, “propostas técnicas” com vista a ultrapassar a crise gerada pelo aumento, há uma semana, das tarifas dos transportes semi-públicos de passageiros (“chapas”) de Maputo. De acordo com a imprensa moçambicana de domingo, caso as propostas não sejam apresentadas na próxima reunião de cúpula do Governo, as negociações com os representantes dos transportadores deverão ser “imediatamente retomadas” para que uma solução seja encontrada “até ao final da semana”.

Hospital de Espungabera (Manica) já tem bloco operatório (por: António Mavila, Beira)
O Hospital Rural de Espungabera, na sede distrital de Mossurize, na província de Manica, conta desde há dias com um bloco operatório, e que foi inaugurado pelo governador de Manica, Maurício Viera. O bloco operatório segundo, soube o nosso jornal, custou cerca de 850 mil dólares norte-americanos, o correspondente a mas de dois milhões de meticais e este valor segundo fontes do governo de Manica foi financiado pelo governo finlandês.

Dos direitos virtuais às (im)posições formais (por: Jorge Eurico)
À semelhança das preferências de cada um, que podem ser lamentadas mas nunca postas em causa, os Direitos, nos países de Direito democrático, não se discutem, respeitam-se e aplicam-se sem que ninguém ouse tergiversar. Isto, digo eu, pode ser (des)confirmado pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH), que tem acolhimento jurídico nas Leis Constitucionais (ainda) vigentes nas repúblicas de Angola e de Moçambique - Países de todos nós, sem excepção, e não apenas de alguns poucos.

Obrigado “puto” (por: Orlando Castro)
Um dia, algures na tenebrosa luta pela subsistência, conheci pelas palavras um “puto” que nascera na mesma terra que eu mas, curiosamente, no ano em que tive de abandonar a minha pátria. Fomos trocando palavras que, nas esquinas da memória, revelavam muito em comum. Também nos recantos do coração havia elos iguais, sangue igual.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Patrice Trovoada confirma que vai chefiar o novo Governo
Patrice Trovoada, filho do ex-Presidente são-tomense Miguel Trovoada (1991- 2001), confirmou no último fim-de-semana que vai assumir o cargo de primeiro-ministro após a queda quinta-feira do Executivo de Tomé Vera Cruz. “Se a solução é assumida por todos de que Patrice Trovoada deve ocupar a posição de primeiro-ministro, eu assumo porque, para São Tomé e Príncipe, serei sempre um soldado às ordens”, declarou Patrice Trovoada, citado pela agência Panapress.

BRASIL: Homicídios entre jovens aumentaram 31% nos últimos dez anos
O número de homicídios de jovens entre 15 a 24 anos aumentou 31,3 por cento, no Brasil, nos últimos dez anos, revelou um estudo tornado público recentemente pelo Ministério da Justiça. Elaborado pela Rede de Informação Tecnológica Latino-americana (RITLA), o estudo indicou que o número total de homicídios ascendeu de 38.888 para 46.660, no período entre 1996 e 2006, um aumento de 20 por cento.

Jornal da “bófia” acusa jornalista de tudo e mais alguma coisa (Cartas ao Director)
O Independente, jornal renascido das cinzas, ligado a Fernando Manuel, outrora membro da DISA (a polícia do Estado), hoje SINFO e ex-vice-ministro da Segurança do Estado, reaparece como um instrumento de desacreditação da imprensa privada que se atreva a não tocar pelo mesmo diapasão que o do regime. A prova-lo é a notícia da sua primeira edição, depois de ressurgido, sobre o director do jornal independente angolano Folha 8. A notícia tem como título “William Tonet envolvido em burlas, corrupção e mais. Folha 8 lança-se ao cabritismo a troco de silenciar intrigas e difamação.”A notícia com a qual se abre o referido jornal, mais do que informar é um ataque pernicioso e pessoal ao director e proprietário de um dos jornais de referência da imprensa independente angolana.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em versão PDF, solicitando via e-mail ao lado (por razões de acesso à Internet só hoje pôde ser colocado a edição 153; pelo facto as nossas desculpas)

Sem comentários: