sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 156, de 15/Fev/2008

Cabo Verde, a ilha dos sacerdotes (por Jorge Eurico)
- Padre Nicolau (Cidade Velha) levou ao extremo o mandamento divino “crescei e multiplicai-vos”, tendo contribuído com 54 filhos para o povoamento das 10 ilhas
CERCA de quinze mil e 200 dias são passados desde que, na sua qualidade de primeiro presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Abílio Duarte, numa improvisada tribuna de honra, proclamava, com o simbolismo que impunha a circunstância, no estádio da Várzea (cidade da Praia), a independência da nação e do Estado de Cabo Verde. O Sol estava no zénite. O calor era intenso. As moscas zuniam nos ouvidos dos presentes, mas a indiferença mandava-as zunirem noutro lugar que não aquele.

O livro do pragador (II) (por Gil Gonçalves, de Luanda)
- A abóbora cresce rápido, mas apodrece depressa.(Provérbio africano)
Há, para todas as coisas da fome, um tempo imanente Toda a fome tem o seu tempo permanente, e há sempre tempo para isso. Há tempo para nascer, para crescer, viver e morrer à fome. Nunca há tempo para arrancar o que a fome plantou. Nunca há tempo para curar e derribar a fome. O tempo sobra para edificá-la. Tempo de chorar e tempo de não rir, 4 nunca faltam.

ÚLTIMA HORA: Guebuza exige explicações sobre “manif’s”
O ministro do Interior (José Pacheco), o vice-ministro (José Mandra), o Comandante- geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) ( Custódio Pinto), o seu adjunto (Jorge Kalawa) e alguns generais da corporação foram chamados de urgência, quarta-feira última, por volta das dez horas da manhã, ao gabinete de trabalho de Armando Guebuza para explicar “tim-tim-por-timtim” quais as reais causas dos tumultos que tiveram a capital do País e as localidades de Chókwe e de Chibuto como palco.

EGF ganha concurso para a limpeza de Maputo
A empresa portuguesa EGF, uma sub-holding do Grupo Águas de Portugal (AdP) para a área de negócio dos resíduos, ganhou em consórcio com a empresa sul-africana Neoquímica o concurso para a limpeza de Maputo, nos próximos três anos. Em declarações à agência Lusa, o vereador para a área de Salubridade do Município de Maputo, João Shwalbach adiantou que a concessão prevê a colocação pelo consórcio EGS/Neoquímica na “zona de cimento” de Maputo de “750 novos contentores e uma nova frota de carros”.

African Riviera investe 223 milhões de euros em hotéis de cinco estrelas junto à Ilha de Moçambique
O grupo holandês African Riviera vai investir 223 milhões de euros na construção de dois hotéis na Ilha de Moçambique, província de Nampula (Norte), um dos quais uma unidade hoteleira flutuante de cinco estrelas. A construção das duas unidades hoteleiras deverá arrancar no final deste ano e o projecto tem a parceria da empresa Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM-EP), detentora de infra-estruturas naquela região, disse à agência noticiosa portuguesa Lusa uma fonte ligada ao processo. Um dos hotéis de cinco estrelas será construído na zona continental do Lumbo a partir das ruínas da primeira unidade hoteleira edificada em Moçambique, actualmente propriedade da Caminhos de Ferro de Moçambique.

ZIMBABUÉ: Líder da oposição pede «coragem» a PR sul-africano
O líder da maior facção do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), na oposição no Zimbabué, apelou ontem em Joanesburgo ao presidente da África do Sul a que demonstre maior coragem, exigindo a Robert Mugabe eleições livres e justas. Falando no decorrer de uma visita a Joanesburgo, Morgan Tsvangirai afirmou ser chegada a hora de o presidente Thabo Mbeki abandonar a sua política de «diplomacia silenciosa» e a permanente recusa em criticar o líder da Zanu-PF e presidente do seu país, Robert Mugabe.

Austrália pede perdão a aborígenes por injustiças durante a colonização
O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, fez ontem um histórico pedido de perdão aos aborígenes pelas injustiças cometidas durante dois séculos de colonização branca, afirmando que queria deste modo «apagar uma grande mancha da alma da nação». O pedido de desculpas representa um momento decisivo na turbulenta história das relações raciais na Austrália.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, via PDF, solicitando via e-mail ao lado.

Sem comentários: