segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 152, de 11/Fev/2008

Ministros da Justiça da CPLP reúnem-se a partir de hoje em Bissau
- A XI Reunião dos Ministros da Justiça da CPLP vai decorrer próximos dias11 e 12 de Fevereiro, em Bissau

A XI Reunião dos Ministros da Justiça da CPLP vai decorrer nos próximos dias 11 e 12 de Fevereiro, em Bissau, capital da Guiné-Bissau, informou sexta-feira, em nota, o Secretariado-Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com sede em Lisboa. O tema principal da conferência será a “Resolução Alternativa de Litígios - Diferentes experiências no seio da CPLP” e serão ainda abordadas outros temas como o grau de implementação da Rede de Cooperação Judiciária dos Países de Língua Portuguesa. Integram a CPLP, além do Brasil e Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

ASSIM PENSA (E TAMBÉM O DIZ) TOMAZ SALOMÃO: Governo quê? Muita calma nessa hora!
O secretário executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) disse recentemente em Addis Abeba, que antes da formação de um Governo continental, a articulação e a comunicação entre os diferentes grupos regionais com a SADC e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), devem ser reforçadas. O líder líbio, Muamar Kadafi, anunciou que o Governo federal africano será formado em Julho próximo, durante a 11ª Cimeira da União Africana (UA) no Cairo, a capital egípcia. Mas, para o secretário executivo da SADC, Tomaz Salomão, este evento é “algo que deve acontecer naturalmente e não deve ser forçado”.

Novo oleoduto liga Moçambique à África do Sul
Um novo oleoduto vai ligar o porto da Matola (Sul de Moçambique) a Nelspruit, na província sul-africana de Mpumalanga, a 249 quilómetros de distância, a partir de 2009. O diretor-executivo da empresa Nature & Business Alliance Africa, Alfonso Niemand, afirmou sábado último que os trabalhos de construção começarão em Junho se o estudo de impacto ambiental for aprovado.

Confrontos de 3ªfeira objecto balanços díspares
O confrontos de terça e quarta-feira em Maputo, motivados pelo aumento do preço dos transportes, têm sido objecto de balanços díspares, com o número de mortes a oscilar entre dois e seis e o de feridos entre 40 e 191.O último balanço do Governo, dado pelo vice-ministro do Interior, José Mandra, foi fornecido quarta-feira e fazia referência a dois mortos e 40 feridos, revendo em alta um relatório policial do mesmo dia, que apontava para nove feridos e ausência de vítimas mortais.

Várias doenças causam em Tete 64 mortos
Mais de 60 pessoas morreram na cidade de Tete desde o final do ano passado devido a várias doenças, incluindo cinco relacionadas com as cheias, disse César de Carvalho presidente daquele município. Segundo o presidente, 59 pessoas sucumbiram a doenças como a sida e a malária, e cinco morreram devido cólera e diarreia aguda, estas últimas relacionadas com as cheias que assolam o centro do País.

Brasil está entre os dez países com mais fumantes no mundo
O Brasil está entre os dez países com mais fumantes no mundo, segundo um comunicado da Organização Mundial de Saúde publicado em Nova York a semana passada. O tabaco poderá ainda matar bilhões de pessoas no planeta esse século, caso os governos e a sociedade civil não actuem rapidamente para reduzir o seu consumo, continua o relatório da OMS.

Violência e Eleições em África - A ditadura é a antítese dademocracia (por: Jardo Muekalia)
A situação pós-eleitoral que se criou na República do Quénia vem, mais uma vez, pôr a nu a fragilidade das instituições democráticas africanas e desenterrar as velhas dúvidas sobre a compatibilidade da democracia com a cultura e tradição africanas. Quero realçar que é triste e revoltante ver aquelas imagens de gente de todas as idades com trouxas à cabeça, rostos transformados pelo medo, corpos amordaçados pela dor e um olhar incerto, procurando entender o que se passa à sua volta. Com ou sem razão, aqueles cidadãos afectados pela trágica situação, passam a associar as eleições com à violência. Mais grave ainda, de outros cantos do continente, da Europa e da América, surgem vozes de chamados peritos, que põem em questão a democracia em África sempre que se deparam com situações idênticas. Quero ousar discordar e oferecer a minha opinião.

EUA afirmam que Bin Laden e a direcção dos taliban se encontram no Paquistão (por: Jorge Heitor)
As autoridades do Paquistão desmentiram recentemente as afirmações de um alto funcionário anónimo norte-americano segundo as quais os dirigentes da Al-Qaeda, Osama bin Laden, e dos taliban, Mullah Mohammad Omar, estariam escondidos naquele país, com os seus principais comandantes. “Esta afirmação não tem fundamento”, disse à AFP o porta-voz do Ministério paquistanês dos Negócios Estrangeiros, Muhammad Sadiq, segundo o qual se existissem informações importantes sobre o assunto deveriam ser fornecidas a Islamabad, para que ela agisse.

ZIMBABUÉ: Eduardo dos Santos poderá mediar situação política (da África Monitor)
É considerado negativo (ausência de resultados) o balanço da acção de Thabo Mbeki como medianeiro de esforços e iniciativas conjuntas dos EUA e Grã-Bretanha tendo em vista levar Robert Mugabe a moderar as suas políticas internas; como alternativa a Tabo Mbeki o Departamento de Estado e o Conselho de Segurança Nacional (CSN) aventam o nome de José Eduardo dos Santos (JES).

ANGOLA: Sociedade discute discriminação racial no Bilhete de Identidade (por: Ricardo Bordalo/Lusa)
A polémica identificação racial nos bilhetes de identidade angolanos foi legalmente decidida pela Assembleia Nacional há quase uma década, mas agora, a sete meses das eleições legislativas no país, a sociedade volta a discutir a medida.Os cidadãos angolanos têm no bilhete de identidade a sua “raça” discriminada por “negro”, “misto” ou “branco”, desde 2000, ano em que foi votada a melindrosa lei no Parlamento.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: