quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Destaques da edição 155, de 14/Fev/2008

HOJE É DIA DOS NAMORADOS: Sejam felizes e façam alguém feliz!
Conhece a História do Dia de São Valentim? É claro que (não) sim; contudo, gostaríamos de rememorar consigo as origens desta data. Pois aí vai: As comemorações dos Dias dos Namorados possuem várias explicações possíveis, baseadas na tradição cristã, romana e pagã. A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no Século III, em Roma, onde os casais celebram seu dia, no dia 14 de Fevereiro.

Ricos continuam ricos pobres continuam pobres
- Uso da Internet continua a aumentar em todo o mundo
O abismo digital entre países ricos e pobres está a diminuir, à medida que o uso de telefones celulares e Internet torna-se mais disponível, mas o mundo emergente ainda está muito atrás, ponta um relatório da Organização das Nações Unidas divulgado a semana passada. A Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (UNC TAD, na sigla em inglês) informa que o total de usuários de telefones celulares quase triplicou nos países em desenvolvimento nos últimos cinco anos.

Golpe de Estado? -São mais as dúvidas e menos as certezas (por: Eugénio Costa Almeida)
Timor-leste acordou há dias sob o espectro de um eventual atentado - leia-se Golpe de Estado(?!) – contra as principais figuras do Estado timorense. E segundo quase todas as fontes externas, o responsável principal por este acto tresloucado e cobarde teria sido o renegado e fugitivo antigo líder da Polícia Militar, o major Alfredo Reinado.Não se contesta nem se duvida dos atentados que o presidente Ramos-Horta e o primeiro-ministro “Xanana” Gusmão foram alvos.

Deputado do PSD inicia visita ao nosso País
O deputado do PSD para a Emigração José Cesário iniciou ontem uma visita de seis dias a Moçambique e à África do Sul, devendo analisar em Maputo as consequências para os portugueses da crise provocada pelo aumento dos transportes. «Em Maputo tem havido uma situação complicada devido ao conflito aberto por causa da questão dos transportes públicos e sei que há portugueses que têm sido atingidos por este surto de violência», disse à Agência Lusa o deputado, à chegada à capital moçambicana.

Autoridades reforçam vigilância face a descargas de barragem no Zimbabué
As descargas que estão a ser efectuadas desde o início da semana pela barragem de Kariba, no Zimbabué, fizeram reforçar a atenção das autoridades moçambicanas relativamente à situação de cheias no Vale do Zambeze, no centro de Moçambique.“O cenário de abertura das comportas (da barragem de Kariba)] preocupa- nos, até porque a época chuvosa ainda não acabou”, disse à Agência Lusa o Director-adjunto do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), João Ribeiro, por enquanto, assegurou João Ribeiro, a barragem de Cahora Bassa terá nos próximos dias capacidade para acomodar o acréscimo de caudal do rio Zambeze - a barragem de Kariba está a descarregar 1.500 metros cúbicos por segundo.

Governo aprova compensações transportes e trava aumentos
O Governo vai «compensar » o preço de combustível dos transportadores para travar o aumento de tarifas que motivou a revolta em Maputo na última terça-feira, anunciou recentemente em Maputo o ministro dos Transportes e Comunicações, António Munguambe. As cidades de Maputo e da Matola foram na terça-feira da semana passada palco de violentas manifestações contra o agravamento das tarifas dos transportadores privados de passageiros («chapas»), levando o Governo e os operadores do sector a suspender as tarifas que deviam ter entrado em vigor nesse dia.

Pedro Sá da Bandeira expõe vida de vendedores de rua em exposição fotográfica no Centro Cultural Português
Uma exposição do fotojornalista português Pedro Sá da Bandeira sobre os vendedores de rua de Maputo, intitulada “Vai Fazer Bom Preço”, marca a abertura do ano cultural de 2008 do Centro Cultural português de Maputo, do Instituto Camões.

PRETÓRA: «Escorpiões» vão ser desmantelados
A unidade especial de combate ao crime organizado «The Scorpions» (os escorpiões) vai ser desmantelada e os seus efectivos integrados numa nova unidade sob comando dos serviços de polícia, anunciou ontem no Parlamento o ministro da Segurança. O ministro Charles Nqakula disse aos parlamentares que «a melhor experiência dos Scorpions» e dos actuais efectivos da polícia (SAPS) serão juntas «sob um único comando e ponto de controlo», o que constitui, em sua opinião, uma abordagem abrangente ao combate ao crime organizado.

PARIS: Sarkozy admite vender material militar ao Brasil
O presidente francês Nicolas Sarkozy anunciou que a França está pronta a “transferir tecnologia para poder vender submarinos e aviões de combate” ao Brasil, no seguimento do encontro ontem realizado com seu homólogo brasileiro, Lula da Silva.

ANGOLA: «Apenas cinco das 18 províncias têm advogados suficientes»
Apenas cinco das 18 províncias angolanas têm advogados suficientes para garantir o cabal acesso dos cidadãos à Justiça, disse recentemente o Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola. As únicas províncias onde estão garantidos os serviços de advogados são Luanda, Benguela, Cabinda, Huíla e Huambo, revelou Inglês Pinto.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em versão PDF, solicitando via e-mail ao lado.

Sem comentários: