quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 154, de 13/Fev/2008

Homossexual eu sou;e depois,qual é grilo?!
- Ninguém é obrigado a gostar dos homossexuais, mas devemos ser educados e respeitá-los (Cartas ao Director)
QUANDO é descoberta uma relação homossexual, os praticantes do heterocentrismo não se importam com a boa educação e a moral que dizem defender. Mesmo publicamente, os heterocentristas não se coíbem de descer o nível dos seus comentários, emitindo obscenidades contra as relações homossexuais. Mas porquê falar pejorativamente de detalhes que deveriam pertencer à vida íntima de um casal que se ama, quer seja composto por indivíduos de sexo oposto ou do mesmo sexo?

Tampas de esgoto em metal substituídas por outras em cimento
O Conselho Municipal do Maputo vai despender 26 milhões de meticais na substituição das tampas de esgoto que foram roubadas, afirmou o vereador das Infra-estruturas e Comunicação, Mário Macaringue. O vereador precisou que as tampas que foram roubadas, em metal, estão a ser substituídas por outras em cimento, mais pesadas e mais resistentes e menos valiosas.

Navio encalhado prejudica Porto da Beira em milhões de USD (por: António Mavila)
O Porto da Beira está desde sábado último a ter um prejuízo avaliado em milhões de dólares devido ao facto de se encontrar encalhado no canal que permite a entrada e saída um navio designado “Border”. O “Border”, um navio com 163 metros de cumprimento, ficou encalhado no canal quando tentava entrar no porto da Beira, isto aconteceu na boia 33 no bairro do Macuti o que impossibilita que os navios de grande porte não consigam fazer se por aquele local.

Ministro risonho (António Munguambe) não sabe ler... (por: Maria de Lourdes Torcato)
A nossa “super-terça feira” (aplausos para o humor moçambicano), aqui em Maputo, foi inspiração para conversa de café e debate nas barracas, relatos aos amigos que estão longe e, porque não, umas notas à laia de crónica. Primeira nota: uns dias antes da manifestação, numa entrevista aos editores do Notícias e da TVM, o Presidente Guebuza aludiu em dada altura à necessidade de “saber ler os sinais”. Para se ser jornalista, analista, político ou futurólogo, é de facto indispensável ter esse sexto sentido que capta o que anda no ar, para prever e predizer e assim antecipar-se aos acontecimentos.

Atentado contra Ramos-Horta, uma estória (muito) mal contada... (por: Eugénio Costa Almeida)
Segundo notícias veiculadas nas televisões portuguesas e a partir de telex da Reuter e da Lusa o presidente timorense Ramos-Horta terá sofrido uma emboscada, em sua casa(?) sofrendo ferimentos no estômago. Ainda de acordo com as tais notícias o líder da eventual emboscada teria sido o major Reinado que foi abatido.

...e não era uma ameaça à estabilidade! (por: Orlando Castro)
Nem de propósito. Infelizmente. Na passada quinta-feira escrevi aqui, sob o título «Major Alfredo Reinado a ministro, já!», que ao estilo de Ramos Horta, Xanana Gusmão veio dizer que o major fugitivo Alfredo Reinado “não era uma ameaça real à estabilidade” de Timor-Leste.

Nada de novo, salve-se quem puder! (por: Jorge Eurico)
Apesar de consagrados no estatuto jurídico-político do País, o Governo continua (até quando?) a denegar deliberadamente e de forma perversa direitos básicos como água, luz, saúde e educação à maioria dos angolanos. Água, luz, saúde e educação é, julgo eu, quanto bastaria para que os angolanos pudessem viver com um eterno sorriso nos lábios como se fizessem usufruto e tivessem o petróleo no bolso.

TIMOR-LESTE: Países da CPLP condenam atentados e manifestam preocupação
Os Governos brasileiro, cabo-verdiano e guineense condenaram os atentados registados em Díli contra o Presidente da República e o primeiro-ministro, José Ramos Horta e Xanana Gusmão, respectivamente, manifestando-se preocupados com a situação em Timor-Leste. Homens armados tentaram matar José Ramos-Horta e Xanana Gusmão, em dois ataques concertados.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra em PDF solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: