segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 163, de 26/Fev/2008

Perturbação de identidade de género (por Nvunda Tonet)
- A perturbação de identidade do género é o desejo de ter o sexo oposto (...)

NOS últimos tempos temos sido invadidos por um conceito novo, quiçá revolucionário, merecedor de destaque, com direito a seminários, simpósios, conferências, etc; o género! E é chegados aqui que uma pergunta se impõe: Qual é a diferença entre género e sexo? A diferença pode ser encontrada na seguinte definição: o sexo é a masculinidade ou feminilidade biológica e o género é a visão de como uma pessoa se vê a si própria: masculina ou feminina. O papel do género é a apresentação pública objectiva como masculino ou feminino, se comportam e apresentam, sem qualquer tipo de preconceito, político, social e cultural em sociedade.

Sarkozy visita África de Sul de 28 a 29 de Fevereiro
O presidente francês Nicolas Sarkozy efectua nos dias 28 e 29 de Fevereiro uma visita oficial à África do Sul, onde deverá evocar a questão nuclear civil. Esta segunda deslocação do presidente francês ao continente africano, depois do Senegal e Gabão em Julho, exceptuando uma breve passagem pelo Tchad em Novembro durante a questão da Arca de Zoé, havia sido anunciado o mês passado por Pretória.

Empresa participada da Santa Casa desenvolve jogo social no nosso País
A Sojogo, empresa moçambicana que explora o jogo social em Moçambique, participada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), está a desenvolver a criação de um jogo social comum nos países de língua oficial portuguesa. O projecto foi anunciado recentemente pelo administrador-delegado da Sojogo - Associação para a exploração dos Jogos Sociais em Moçambique, que a semana passada se reuniu em Assembleia Geral em Maputo para eleger os novos corpos sociais da empresa.

Japão disponível para financiar Zona Económica Especial de Nacala
O Governo japonês, através do Banco do Japão para a Cooperação Internacional, está disponível para apoiar financeiramente o desenvolvimento da Zona Económica Especial de Nacala, afirmou recentemente em Maputo um quadro público. A promessa foi reiterada durante um encontro em Maputo na última terça-feira, que incluiu representantes do Banco do Japão para a Cooperação Internacional (JBIC, na sigla em inglês), do Centro de Promoção de Investimentos e do Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (Gazeda).

Canadiana Artumas inicia trabalhos de prospecção de petróleo no Rovuma
A empresa petrolífera canadiana Artumas deverá iniciar em Junho próximo a prospecção de hidrocarbonetos num dos blocos por si concessionados na bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, de acordo com o sítio Zambézia online. O Zambezia Online cita o director-geral da Artumas, Jerry Brix, para afirmar que em 31 de Março próximo será lançada a primeira fase que vai abrir cerca de 500 postos de emprego entre pessoal técnico e elementos da população das aldeias por onde passarão as linhas sísmicas.

Angola perde dois Homens da Angolanidade (por Eugénio Costa Almeida/Pululu)
Angola perdeu dois dos seus mais distintos defensores da Angolanidade: Gentil Ferreira Viana e
Joaquim Pinto de Andrade. Dois Homens de percursos distintos e semelhantes na mais alta defesa da nossa Pátria e da Angolanidade. Ambos, faleceram vítimas de doença, Gentil Viana, em Lisboa, por volta das 14,30 horas, e Joaquim Pinto de Andrade, em Luanda.

Centenas de palestinianos formam cordão humano contra Israel
Centenas de palestinianos formaram ontem uma cadeia humana ao longo das estradas da Franja de Gaza, sob controlo do Hamas, em protesto pelo bloqueio que Israel mantém sobre este território. O Governo israelita ameaçou usar a força se os manifestantes tentarem entrar no respectivo território. Centenas de mulheres e crianças, muitos com bandeiras palestinianas e do Hamas, participaram no início do protesto que os organizadores esperam que seja pacífico e que concentre cerca de 50.000 pessoas e atraia a atenção internacional.

UE oferece «diálogo político construtivo» a Raúl Castro
A Comissão Europeia ofereceu a Raúl Castro, sucessor do seu irmão Fidel à frente do Governo cubano, «um diálogo político construtivo » para «melhorar e aprofundar questões de interesse comum». «A Comissão Europeia está disposta a continuar a trabalhar com o Governo cubano, em coordenação com os nossos parceiros da União Europeia, para melhorar e aprofundar questões de interesse comum, como o ambiente e as mudanças climáticas», disse o comissário europeu para o Desenvolvimento, Louis Michel.

Espanha é 3º país ocidental com mais mulheres presas
Espanha é o terceiro país do mundo ocidental com a percentagem mais elevada de mulheres presas, com 7,4% do total dos reclusos no país, valor apenas inferior aos dos EUA e da Rússia. O secretário dos Serviços Penitenciários da região da Catalunha (nordeste), Albert Batlle, divulgou estes ados durante a inauguração do XII Fórum Europeu Penitenciário - «As vias para a inserção laboral», que pela primeira vez se celebra em Espanha e onde foi apresentado o livro «O trabalho nas prisões europeias».

ANGOLA: Militares do regime apostam na «razão» da força (II) (com Notícias Lusófonas)
“Ora se isso é verdade então estamos a provar que o regime é mesmo corrupto e que os seus gestores podem delapidar a seu bel-prazer o erário público. Se deram dinheiro a uma empresa para um fim ela tem de o fazer, sob pena de procedimento criminal, a não ser que estejamos a mostrar o lado perverso da administração do regime do MPLA”, diz uma fonte. É que o dinheiro não pode ser visto como sendo do antigo comandante, mas do órgão; Polícia Nacional, do qual era gestor, num dado momento. Quatro milhões não são quatro tostões, logo se Ambrósio de Lemos e a sua corporação não se pronunciam é porque estão, tal como Kopelipa, na estratégia de diabolização de Ekuikui, apontado como sendo homem de Fernando Miala, antigo patrão do SIE (Serviços de Inteligência Externa), preso por ordens expressas de Eduardo dos Santos, o senhor todo poderoso, o único poder real em Angola, sem que houvesse capacidade de ser apresentada alguma prova em tribunal, para os crimes que estiveram na base da sua exoneração.

Jorge Eurico na “hora di bai”
O jornalista Jorge Eurico vai deixar, proximamente, o cargo de Director-Executivo do jornal “O Observador” para liderar um projecto editorial de uma ONG norte-americana que actua em Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP). Nascido em Angola há mais de 30 anos, Jorge Eurico poderá emprestar o seu concurso ao referido projecto a partir do(s) próximo(s) mês(es). O convite foi feito recentemente em função da expe-riência que Jorge Eurico acumulou, durante um longo período na Associação Justiça Paz e Democracia (AJPD) – uma das mais prestigiadas ONG’s de Direitos Humanos em Angola -, de que é membro fundador e vice-presidente. Parcialmente de origem cabo-verdiana, Jorge Eurico é jornalista há cerca de 17 anos e já trabalhou em rádio(s) e jornai(s) em Angola, Cabo Verde e Portugal.

Estas e outras notícias poderão ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: