terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Destaques da edição 164, de 27/Fev/2008

Manica desperta depois de fúria de sábado selvagem (por André Catueira/Agência Lusa)
- Tiros, sangue, choros, suor, pânico e muita poeira foram as marcas do último sábadoem Chimoio

O GOVERNO da província de Manica quer que sejam responsabilizados criminalmente os “mentores das escaramuças” verificadas sábado nas ruas da capital provincial, Chimoio, de que resultaram sete mortos e 22 feridos. Em declarações à Agência Lusa, o governador Maurício Vieira, afirmou que houve “incitamento à violência” nos acontecimentos registados no último fim-de-semana na capital provincial de Manica onde, entretanto, a situação “está controlada” e mais calma. “Já está controlada a situação e estamos a acompanhar cuidadosamente o desenrolar dos acontecimentos à volta dos tumultos de sábado”, disse Maurício Vieira, indicando que foram detidas 33 pessoas acusadas de encabeçar a manifestação.

Moçambique pondera reconhecer independência de Kosovo
Moçambique ainda está a ponderar o reconhecimento da independência da ex-província sérvia do Kosovo, auto-proclamada a 17 de Fevereiro, reservando uma posição para um «momento apropriado».

“Amigo português” dá Cavaco da silva a Maputo
A visita a Moçambique no final de Março de Cavaco Silva acontece numa altura em que deixou de existir qualquer “nuvem no horizonte” das relações entre Maputo e Lisboa, que já eram de “cooperação excelente”. A opinião foi expressa pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português, João Gomes Cravinho, que se encontra em Maputo para encontros com as autoridades moçambicanas destinados a preparar a visita do chefe de Estado português e avaliar a cooperação entre os dois países.

Um bom rei que se preze abandona o povo à sua sorte (por Gil Gonçalves, Luanda)
Há um mal que tenho visto e é frequente entre os escravocratas. Um rei desumano a quem o petróleo deu riquezas, e nada lhe falta. O petróleo não deixa mais ninguém daí comer. Gerará cem filhos e viverá muitos anos. E na sepultura para onde vai leva o dinheiro para lhe ser útil na encomendação da sua alma. Mesmo nas trevas para onde vai, ninguém jazerá em paz. Não verá mais o sol, mesmo assim nunca eternizaremos. O esfomeado ficará ainda mais nu, não saberá como veio e como irá. As enfermidades desesperam como violentos terramotos.

Portugal apresenta proposta para reconhecimento mútuo de cartas de condução
Portugal e Moçambique poderão assinar em breve um acordo para reconhecimento das cartas de condução dos dois países, com base numa proposta já apresentada por Lisboa, disse ontem em Maputo o secretário de Estado João Gomes Cravinho. “Entreguei uma proposta nossa de acordo e, portanto, agora aguardamos uma resposta das autoridades moçambicanas”, referiu o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português.

GUINÉ-BISSAU: Liga dos Direitos Humanos condena radicalismo religioso
A Liga Guineense dos Direitos Humanos condenou recentemente o radicalismo dos líderes islâmicos da Guiné-Bissau ao defenderam a mutilação genital feminina e o envio de crianças talibés para fazer estudos corânicos. Dois líderes da comunidade islâmica muçulmana na Guiné-Bissau insurgiram-se a semana passada contra o projecto do Parlamento de abolir a prática da mutilação genital feminina, considerando a medida como uma “afronta ao Islão”.

Lançado na Cidade da Praia programa Qualidade para a África Ocidental
A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) lançou recentemente na capital de Cabo Verde o programa Qualidade para a África Ocidental, que será desenvolvido até 2010. O programa é financiado pela União Europeia e visa capacitar cada um dos países que integram a região oeste africana e as suas empresas a cumprirem as normas do comércio internacional. Em Cabo Verde, a execução é da responsabilidade da Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares, ARFA.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: