quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Destaques da edição 165, de 28/Fev/2008

Luta entre ortodoxos da FRELIMO e apoiantes de Guebuza sem fim à vista (?) (por Eugénio Costa Almeida, no Not. Lusófonas)
- (...) Será que se esquecem que no meio existe um País a preservar (...)?

QUANDO tudo parecia ter acalmado com o fim dos aumentos das tarifas dos “chapas” quando parecia que o País já tinha entrado outra vez na calma habitual, Moçambique acordou recentemente sob o espectro de graves crises em Maputo e em Chimóio, onde, segundo a BBC terão ocorrido cinco casos mortais entre a população, tendo tudo começado porque a população quis linchar 11 suspeitos criminosos. Já há dias o jornal electrónico “O Observador” alertava para estes factos, nomeadamente para a onda de linchamentos no centro do País por causa da ineficácia policial. Houve quem dissesse que mais não era que especulação jornalística. O resultado está à vista. A quem interessa estes factos?

Políticos deveriam andar de “Chapa 100”para conhecerem o País-real a 100% (por Alex Nhabanga)
Quarta-feira, 27 de Fevereiro. O sol proporciona um banho inesperado aos moradores do bairro Hulene. São sete horas da manhã. José Machava, Funcionário Público há mais de dez anos, acorda para mais um ia de trabalho. Não tem café nem pão torrado para (re)confortar o estômago. Enquanto banha, o homem pragueja as políticas sociais do Governo da FRELIMO. Machava despede-se da mulher e dos dois filhos e pensa no trabalho que o espera. Apesar de tudo acredita em dias melhores. Acredita em dias em que poderá ter pão e café em casa para si e para os filhos tomarem o pequeno almoço.

Existem apenas três democracias: Branca, Negra e... Petrolífera (por Gil Gonçalves, Luanda)
Depois de tanto sofrimento nesta economia popular, ainda vou mais no inferno? A fome é mais útil aos outros do que àquele que a possui. Aqui, o tempo e a sorte não pertencem a todos. Os sábios não têm direito a pão. De repente ou não, o mau tempo está sempre a cair-nos em cima. Em cima deles nunca cai. As redes malignas deles fizeram com que diminuísse o nosso peixe. Sábios aqui, não têm valor. Só é sábio quem tiver muito dinheiro. Nas províncias não há quase ninguém, fogem para a capital.

Elogios de Freitas do Amaral revoltam um povo esfomeado (por Jorge Eurico, no Not. Lusófonas) *
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Diogo Freitas do Amaral, afirmou, numa extensa entrevista concedida recentemente ao Jornal de Angola (o único matutino de um País com mais de 30 anos de independência), que Angola está num processo normal de democracia. E não há pior cego do que aquele que não quer ver. Ou será que Lisboa tem outras razões para apoiar a ditadura do MPLA e de Eduardo dos Santos?
* Artigo publicado a 28 de Outubro de 2005 no Notícias Lusófonas

China traz nova era de moralidade a África
O crescente envolvimento da China em África oferece ao continente a possibilidade de se libertar da «arrogância» americana e representa o início de uma «política moral», defendeu recentemente o académico sul-africano Garth lePere na imprensa estatal chinesa. Garth lePere, do Instituto para o Diálogo Global, da África do Sul, argumenta que a política chinesa para África - que lePere apelida de
«Consenso de Pequim» - é superior à política dos Estados Unidos para o continente, parte de um conjunto de princípios e políticas para os países em vias de desenvolvimento a que académicos e políticos chamam de «Consenso de Washington».

José Pacheco em Luanda para reforçar laços de cooperação entre a PRM e a policia angolana
O ministro do Interior, José António Pacheco, está desde ontem, quarta-feira, em Luanda para uma visita de oito dias, no âmbito do reforço da cooperação entre as instituições dos dois países. A sessão de abertura das conversações oficiais entre as delegações dos dois ministérios, segundo um documento do pelouro angolano do Interior a que a Angop teve acesso, está marcada para o dia 29 de Fevereiro e o encerramento previsto para o dia 03 de Março.

“Oi Futuro” fecha primeira parceria internacional com grupo de Comunicação Social moçambicano Soico
A operadora de telecomunicações “Oi”, actravés do instituto “Oi Futuro”, firmou, terça-feira última, um convénio com a empresa de comunicação “Soico TV”, de Moçambique, para levar ferramentas de inclusão social e digital para algumas escolas do nosso País.

Portugal e Guiné-Bissau cimentam cooperação técnico-militar (com Notícias Lusófonas)
- Com um passo à frente e dois a trás, lá se vai fingindo que a Lusofonia existe

O secretário de Estado da Defesa português chegou terça-feira à tarde a Bissau, para assinar, amanhã, quinta-feira, o novo Programa Quadro de Cooperação Técnico-Militar com a Guiné-Bissau, válido para o triénio 2008/2011. João Mira Gomes dará uma conferência de imprensa em que abordará todos os aspectos da cooperação técnico-militar portuguesa com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Estas e outras notícias poderão ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: