sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 166, de 28/Fev/2008

BRINCADEIRA DE (MUITO) MAU GOSTO ACABA EM CADEIA - Quatro sapateiros presos por brincarem (mal) com terrorismo
Quatro vendedores chineses de sapatos foram detidos e multados num aeroporto da China depois de um deles ter brincado com um funcionário, afirmando que os seus três companheiros eram «terroristas», informou a agência noticiosa oficial chinesa. «Cuidado com eles e não os deixe despachar a bagagem, são terroristas», disse um dos quatro passageiros, de apelido Li, ao funcionário do aeroporto de Hangzhou, capital de Zhejiang, no leste do país, referindo-se aos seus três companheiros de viagem, citado pela agência Nova China.

Cheias recuam no Rio Zambeze
O rio Zambeze, no centro de Moçambique, deixou esta semana de estar em situação de cheias em grande parte da sua extensão, numa altura em que se registam 14 casos mortais de cólera entre as vítimas das inundações. A redução do caudal do rio Zambeze resulta em parte da diminuição constante das descargas efectuadas pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), que está actualmente a debitar menos de 1.800 metros cúbicos de água por segundo, o nível mais baixo desde o início das cheias em Janeiro, de acordo com o porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Bonifácio António. Acresce que a mega-barragem no Songo tem ainda capacidade para reter qualquer influxo anormal de água à sua albufeira (que está a 71 por cento da sua capacidade).

Bispos católicos condenam violência e desigualdades sociais
Os bispos católicos moçambicanos repudiaram o “uso da violência” nos protestos registados em várias cidades do País e alertaram que novos tumultos podem eclodir se não forem adoptadas “medidas políticas” para reduzir desigualdades sociais. “O povo está cansado de assistir à ostentação do poder económico de uma minoria misteriosamente super rica perante a privação desse poder por parte da minoria desprovida do mínimo necessário e que é obrigada a levar uma vida infra-humana”, afirmam os bispos, lembrando que se não forem tomadas medidas políticas para inverter esta situação pode generalizar-se a violência no País.

DIVERSOS:
*Tigre engasga e estudante faz respiração boca-a-boca
Uma estudante de medicina alemã teve uma aula prática inesperada no zoológico da cidade de Halle Para salvar um filhote de tigre engasgado com um pedaço de carne, ela aplicou no animal a respiração boca-a-boca (Pág 3)

*Cães da polícia são obrigados a usar sapatos
Os cachorros da polícia da cidade alemã de Duesseldorf, na Alemanha, vão ter que andar na linha e com sapatos (Pág3)

*Alemão bebe gasolina enquanto fuma
Um alemão de 56 anos sofreu sérias queimaduras depois de tomar um gole de gasolina enquanto fumava um cigarro (Pág3)

*Preso denuncia barata na cela e recebe indemnização
Um júri israelita condenou as autoridades responsáveis pelo presídio nacional a pagar USD 1 mil a um detido. O prisioneiro reclamou que teve que dividir a sua cela com baratas ( Pág 3)

Sarkozy faz breve escala no Chade antes de chegar à África do Sul
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, esteve ontem a N’Djamena para se reunir com o chefe de Estado chadiano, Idriss Déby, informaram fontes oficiais. Segundo o escritório de imprensa da Presidência chadiana, Sarkozy chegou às 17h45 locais, a esta capital, onde deve visitar as tropas francesas e reunir-se com Déby. Às 19h locais, concedeu uma entrevista colectiva junto a Déby. A visita de Sarkozy, uma breve escala antes da sua chegada à África do Sul, ocorre depois das recentes denúncias da Amnistia Internacional (AI) de que a França conhece o paradeiro de opositores chadianos desaparecidos há semanas.

CABO VERDE: Recenseamento atingiu 92% da meta estipulada
O número de cabo-verdianos recenseados até agora representa cerca de 92 por cento da meta estipulada, indicou ontem na Cidade da Praia a Comissão Nacional de Eleições (CNE). Até ontem recensearam-se, segundo a CNE, 228.991 cidadãos, sendo a meta a atingir o recenseamento de 244.703 pessoas, até 02 de Março. De acordo com a CNE, o recenseamento decorre a bom ritmo, tendo alguns concelhos superado a meta inicial, caso da ilha do Sal, onde já se recensearam cerca de 130 por cento, e da Boa Vista, com 117 por cento.

BISSAU: Antigos combatentes portugueses e guineenses evocam batalha de Guiledje
Combatentes das forças armadas portuguesas e do movimento de libertação da Guiné-Bissau reúnem-se durante a próxima semana naquele país africano para uma evocação do conflito armado em Guiledje, no Sul do país. Entre sábado e sexta-feira da próxima semana, os participantes no Simpósio Internacional de Guiledje visitam o antigo quartel desta localidade, no Sul da Guiné-Bissau, e o acampamento Osvaldo Vieira, enquanto em Bissau decorrem a partir de segunda-feira debates, distribuídos por vários painéis.

Governar é fácil, basta ter um povo analfabeto (Gil Gonçalves, Luanda)
Desempoeirava os arquivos na lisbonense Torre do Tombo quando encontrei um manuscrito surpreendente. A corte do Rei D. João V de Portugal que reinou de 1706 a 1750, vivia luxuária com as naus que chegavam e descarregavam ouro e diamantes brasileiros. Era o rei dos deuses. O Convento de Mafra tangou 120 milhões de cruzados. O dízimo à igreja de Roma ultrapassou 200 milhões. O Aqueduto das Águas Livres?.. o povo pagou. Um rei que influencia reis actuais, copiam-no, suplantam-no. Insatisfeito, D. João V queria mais riquezas, o que prova que quanto mais se têm mais se quer, e ordenou os preparos de três embarcações, com destino à África Ocidental, na deriva da rapina, no saque de mais ouro e diamantes. Acabou-se a aparelhagem das naus que almirantadas por D. Fuenteovejuna, desacostaram numa manhã sedativa.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: