terça-feira, 4 de março de 2008

Alguns destaques da edição 168, de 4/Mar/2008

Advogados podem ser jornalistas? – Sim! Jornalistas podem ser advogados? – Não! (por Orlando Castro)
- Chegam às Redacções e não tardam a entrevistar o primeiro-ministro

SER jornalista está, pelo menos em Portugal( Moçambique e os demais PALOP não fogem à regra), na moda. Pouco importa que o mercado não tenha capacidade para absorver todos aqueles que, por vontade própria ou pela conta bancária do pai, querem experimentar a profissão. É complicado dizer isto porque, desde logo, grande parte dos professores(?) de jornalismo(?) são jornalistas(?).

Angola está preparada para ficar sem o MPLA e Eduardo dos Santos (por Jorge Eurico)
Não é, nem nunca foi, costume meu dar muita atenção ou retomar comentários feitos aos meus escritos. Mas, como tudo na vida, há excepções à regra. Ou seja, vezes há que não posso deixar de ver (com olhos de ver, pois claro!) determinadas análises, ainda que sob a conveniente capa da cobardia que a muitos convém. Disso é exemplo a análise a que se segue, feita à crónica, publicado no meu blogue Arauto, com o título “Só os que vivem nas copas das árvores aceitam ficar impávidos e (+ ou -) serenos”, e que, pela sua pertinência e importância, vale a pena ler e reflectir sobre o conteúdo da mesma. Eis, já a seguir, o referido comentário: De facto este assunto é deveras pertinente.

Rede de Teatro Comunitário faz intervenção social em prol do desenvolvimento
De acordo com o último balanço das autoridades moçambicanas, são o público alvo de peças preparadas por grupos de actores voluntários da Rede Moçambicana de Teatro Comunitário (RETEC) e que chamam a atenção para princípios básicos de higiene de forma a prevenir doenças como a cólera ou a malária.

ANGOLA: Soma e segue trama contra WT
Estimado (Jorge) Eurico e demais amigos, Não vou responder, mas reenviar um texto que recebi de um canoa sobre este email. Eles querem o bate-boca, mas não vou embarcar nessa onda. O resto das calúnias do ressuscitado jornal “O Independente” é a barra do Tribunal a cuidar. Um abraço do William Tonet: “Caro amigos, Se duvidas ainda existiam sobre a natureza torpe e ignóbil dessa gentalha da segurança do regime, aqui está mais uma prova. Não se responde a cobardes, que escondem as unhas de lobo, quando vestidos com pele de cordeiro. Todos conhecem o WT e sabem que ele seria capaz de assumir, qualquer enfermidade, caso a tivesse. O que está em jogo é uma campanha suja para o fazer mudar de convicções e desistir das suas denúncias. Não deve desistir, pois campanhas desta já são por demais conhecidas, pois no passado, já foi conotado como agente da CIA, savimbista, lacaio do imperialismo, etc.

ESPANHA: Madrid mantém disponibilidade para mediar com FARC
O Governo espanhol considerou ontem que o conflito entre a Colômbia, Equador e Venezuela, criado na sequência de uma incursão de tropas colombianas em território equatoriano, é uma questão que concerne aos países afectados.

Incursão aérea dos EUA mata seis e fere 20 na Somália
Um bombardeamento realizado na noite de domingo pela aviação dos EUA em Dobley (Sul da Somália) deixou pelo menos seis mortos e mais de 20 feridos, informaram ontem fontes do Governo de transição somali.

África do Sul decide sacrificar elefantes por conta do excesso de animais
A África do Sul suspendeu a proibição do sacrifício de elefantes, prática proibida durante 13 anos. Segundo afirmaram autoridades do país, o impedimento permitiu que a população dos animais duplicasse, o que estaria a prejudicar o ambiente.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: