NÃO HÁ MARRABENTA QUE O SEGURE! Quando toca a sargento, o moçambicano não brinca (por Jorge Eurico)
- A manifestação do dia 5 de Fevereiro foi um “reviralhismo”que teve como escopo repor os desvios sociais e económicos da política do Governo
NO dia cinco de Fevereiro de 2008, a 1.ª vice-presidente da Assembleia da República (AR) foi interpelada, por volta das 08h30 minutos, na Avenida Marien Ngouabi, em Maputo, pelo Povo que, sem provocar o ruído armado das revoluções, saiu para se manifestar contra o aumento do preço dos combustíveis na capital do País. O carro de Verónica Macamo foi alvejado com pedras e outros instrumentos contundentes. Consequência: vidro e pára-brisas literalmente partidos. A segunda pessoa mais importante do segundo órgão de soberania do Estado moçambicano foi salva da fúria popular, in extremis, por obra e graça de alguns agentes da Policia da República de Moçambique (PRM) que se encontravam no local.
Inundações afectam 250 mil pessoas
Mais de 250 mil pessoas afectadas pelas recentes inundações no centro e Moçambique precisam de assistência humanitária, pelo menos até ao fim de Março corrente, segundo um estudo do Secretariado Técnico para a Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN). O estudo considera que o número de sinistrados poderá diminuir para 226 mil e 500 indivíduos em Abril e Maio próximos, pois algumas pessoas afectadas poderão começar a recuperar do choque e das deslocações causadas pelas inundações.
Maputo, capital da República “lixocrática” de Moçambique
A capital moçambicana, que não vê a maior parte dos seus prédios pintados desde o dia da Independência nacional, é a 25.ª cidade mais suja do mundo, segundo revelação feita recentemente pela revista norte-americana ”Forbes”. Maputo é secundada por cidades como Luanda, Moscovo, Antananarivo e México. E, como diz o outro, se o País é a capital, e o resto é paisagem, então a quantidade de lixo existentes em Maputo reflecte o actual estado das dez províncias que compõem o território nacional.
Dos Santos cumpre palavra dada a Armando Guebuza
O Governo enviou recentemente uma equipa a Angola para receber formação durante três anos em áreas relacionadas com a pesquisa e prospecção de petróleo, operações em actividade no Centro e Sul de Moçambique. Os funcionários do Ministério dos Recursos Minerais vão receber formação no Sumbe, província do Kwanza-Sul, nas áreas de geologia de petróleo e de minas. No final da sua visita a Moçambique em Outubro de 2007, o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, prometeu colocar à disposição de Maputo “toda a experiência e know-how” de Angola no sector, no momento em que acontecem pesquisas sobre a existência em Moçambique de jazidas passíveis de exploração comercial.
Cuba compromete-se a lançar centro de biotecnologia
O Governo cubano comprometeu-se a prestar apoio técnico e científico para a criação em Moçambique de um centro de biotecnologia, bem como a formar técnicos moçambicanos para fazer funcionar a estrutura. O compromisso, anunciado pelo ministro da Ciência e Tecnologia de Moçambique, Venâncio Massinga, foi assumido no âmbito da visita oficial a Cuba do Presidente moçambicano, Armando Guebuza, que ontem terminou.
BBC exibe documentário sobre aspectos ambientais
O canal televisivo britânico BBC vai exibir publicamente, a 21 de Março do corrente ano, em Londres, um documentário sobre vários aspectos ambientais relativos as paisagens naturais, vida selvagem e ao povo de Angola, denominado “Unknown Africa (África desconhecida, tradução em português)”, anunciou hoje à Angop, em Cape Town, o director e produtor do filme, o jornalista Richard Slates-Jones. Em entrevista à Angop, Richard Slates-Jones disse que o documentário, o primeiro do género, tem como objectivo levar ao mundo uma imagem positiva dos vários países africanos, numa nova perspectiva, particularmente daqueles que vem de uma guerra.
Mais um (bom) exemplo de Cabo Verde (por Jorge Eurico)
O Primeiro-Ministro cabo-verdiano instou recentemente os jornalistas da pátria onde, de acordo com o poeta, “as cabras comem pedras para não perecerem (sic!)”, a serem mais agressivos na procura da informação. O apelo, que exalta o meu orgulho de ser também cabo-verdiano e ao mesmo tempo jornalista, foi feito recentemente por José Maria Neves na abertura de uma conferência sobre o papel dos órgãos de Comunicação Social no contexto da democracia, promovida pela Rádio-Televisão Cabo-verdiana (RTC), no âmbito das comemorações do seu décimo aniversário.
Congo e África do Sul assinam acordo de cooperação marítima
O embaixador da África do Sul no Congo, Welsch Makanda, anunciou recentemente em Brazzaville que o seu país e o Congo decidiram assinar em Maio próximo um acordo marítimo durante a reunião da sua grande Comissão Mista de Cooperação. Falando no termo dum encontro com o ministro congolês dos Transportes Marítimos e Marinha Mercante, Martin Parfait Aimé Coussoud Mavoungou, o diplomata sul-africano declarou que este acordo “permitirá a troca de experiências” entre os dois países em matéria de formação do pessoal marítimo, de controlo de navios e de segurança marítima.
Nino Vieira defende ensino nas escolas da luta de libertação nacional
O presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo “Nino” Vieira, defendeu recentemente o ensino da guerra de libertação do país aos mais jovens, exortando o Ministério da Educação guineense a incluir a matéria nos programas escolares. João Bernardo “Nino” Vieira falava na abertura do Simpósio Internacional de Guiledje, a decorrer até sexta-feira em Bissau, e que pretende recolher testemunhos históricos de combatentes portugueses e guineenses que participaram na batalha de Guiledje.
PORTUGAL: Ex-alto-comissário anuncia criação de novo partido entre o PS e o PSD
O antigo alto-comissário para a Imigração Rui Marques anunciou recentemente que pretende criar um novo partido, “Movimento Esperança Portugal”, situado ideologicamente ao centro, entre o PS e o PSD, e que deverá concorrer às europeias de 2009. “O Movimento Esperança Portugal” [MEP] é um movimento humanista que quer estar ao centro do centro político, entre o PS e o PSD, para que a partir daí seja possível construir pontes e sublinhar mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa”, disse Rui Marques.
Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado
quinta-feira, 6 de março de 2008
Alguns destaques da edição 171, de 7/Mar/2008
Etiquetas:
Ambiente,
Angola,
BBC,
Cabo Verde,
Cheias,
Congo Dem.,
Eduardo dos Santos,
Guiné-Bissau,
Jorge Eurico,
Maputo,
Moçambique,
Nino Vieira,
Portugal,
RAS,
Saneamento
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário