segunda-feira, 3 de março de 2008

Destaques da edição 167, de 3/Mar/2008

Quem somos, afinal? (por Nvunda Tonet)
- A identificação (ou participação que a concretiza e substitui, em certas colectividades) é, sem tirar nem pôr, a inter-subjectividade natural do homem o impulso primordial da sua existência para viver com o seu semelhante (Eugénio Ferreira, 1989).

EM diversos círculos nacionais, é notória a preocupação em relação à maneira como as pessoas comportam-se em sociedade, os hábitos, costumes, as atitudes e o modo de identificação sob determinadas condutas. Nos dias que correm a conturbação tem ganhado terreno argiloso. Não apenas do ponto de vista económico, politico ou histórico, onde vertiginosamente caminha-se em direcção ao marasmo, mas principalmente a nível social, pensando na colectividade dos indivíduos que abortaram o sonho de um futuro risonho (mais livros menos discotecas, mais bibliotecas menos bares, mais universidades menos centros comerciais, resumindo um nível razoável em relação a qualidade de vida).

Produção de petróleo na refinaria de Nacala-a-Velha começa em 2010
A construção de uma refinaria em Nacala-a-Velha, província de Nampula, teve já início com o transporte para o local de equipamento e maquinaria, afirmou sexta-feira em Maputo Eurico Simão, consultor da empresa construtora. Em declarações à agencia noticiosa moçambicana AIM, Simão disse que a fase de arranque, agora iniciada, inclui a construção de uma escola de artes e ofícios, a fim de dar formação profissional aos futuros operários. Simão disse também que a escola será apoiada pelos governos de Moçambique e do Brasil, tendo os brasileiros avançado já com propostas e com um plano que já foi utilizado em diversos pontos do globo.

Reabilitação do Hotel Dom Carlos e Motel Estoril na Beira (por António Mavila, Beira)
Para quem conhece a cidade da Beira, sabe e muito bem que existe uma grande infra-estrutura situado no luxuoso bairro do Macuti, na zona do Estoril mesmo à beira da praia onde aliás fica situada a residência oficial do chefe do Estado. Nesta zona existem dois importantes empreendimentos que em tempos idos já foram referências. Aliás para quem viajava nessas alturas para a cidade da Beira e não visita os referidos empreendimentos diz-se que é como não estar na Beira.

Tratamento não é fácil, mas vale a vida
Depois de descobrir que era seropositiva, o momento mais difícil da vida da moçambicana Elvira Howana, 43 anos, foi começar o tratamento anti-retroviral. Ela tinha razões de sobra para ter medo. O seu marido, seropositivo, faleceu seis meses depois de começar a tomar os anti-retrovirais (ARV). Ela mesma já tinha ouvido boatos de que os ARVs podiam matar. Relutante, ela começou o tratamento. Hoje, quatro anos depois, Howana está saudável e cumpre fielmente as recomendações médicas. Porém, nem todos os seropositivos seguem o tratamento à risca. Mesmo com a chegada dos anti-retrovirais em Moçambique em 2003, muitos pacientes ainda resistem em iniciar o tratamento.

Governar é fácil, basta ter um povo analfabeto(Concl.) (por Gil Gonçalves)
- Kufundisa, temos que espiar as instalações dos Dólares e Ka Ubu. Alguns homens vão contigo, depois idealizaremos um plano de ataque. - Sim! Guardarei eterna gratidão por tudo o que fazes pela nossa liberdade, pelo nosso povo; mas por favor não te exponhas demasiado! Olharam-se durante um profundo momento no universo dos seus olhos.

ÁFRICA DO SUL: Estudantes preparam greve geral contra vídeo racista
Um vídeo com imagens de trabalhadores negros de uma universidade sujeitos a actos degradantes correu o mundo e mereceu uma resposta imediata dos estudantes sul-africanos, que preparam uma greve geral para o dia 6 de Março. O vídeo mostra estudantes de uma universidade a urinar na comida dos trabalhadores negros, como forma de protesto contra as novas políticas de integração nas universidades.

ZIMBABUE: Activistas do MDC foram presos
Mais de uma dezena de militantes e activistas do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), da oposição, foram detidos pelas autoridades, noticiou recentemente a rádio estatal zimbabueana. Segundo a emissora, 12 activistas do MDC que estavam em campanha eleitoral na cidade de Chitungwiza - com uma forte base de apoio do principal líder do MDC, Morgan Tsvangirai - foram detidos pela polícia por “incitamento à violência” e por transportarem armas como paus e machados.

Guiné Equatorial aposta na aprendizagem da língua portuguesa
Portugal vai criar um programa de ensino do português na Guiné Equatorial, correspondendo a um pedido das autoridades de Malabo, anuncia um comunicado conjunto dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Guiné Equatorial recentemente divulgado. O pedido foi feito no decorrer da visita oficial de dia que o chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado, concluiu há dias à Guiné-Equatorial, a convite do seu homólogo guineense Pastor Micha Ondo Bile, com quem manteve várias reuniões de trabalho.

BRASIL: Europa levanta embargo à importação de bovinos
A União Europeia autorizou recentemente 106 explorações de gado brasileiras a voltarem a exportar carne bovina para a Europa, levantando parcialmente o embargo imposto ao Brasil a 01 de Fevereiro último. “Isto significa que carne de bovinos maturada e desossada proveniente dessas explorações será autorizada a entrar na União Europeia”, disse a porta-voz da Saúde da Comissão Europeia, Nina Papadoulaki.

Cartas ao Director: Ricardo Malate quer resgatar profissionalismo na Rádio Moçambique
“O Conselho de Administração da Rádio Moçambique assumiu, como uma das tarefas imediatas a realizar, o reforço dos mecanismos de controlo da disciplina laboral na empresa. Esta posição foi tomada no final do décimo terceiro Conselho Consultivo da Rádio Moçambique (RM) que decorreu de 26 a 28 de Fevereiro de 2008 nos Pequenos Libombos em Maputo. Falando na sessão de encerramento o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da RM, Dr Ricardo Malate, disse que a direcção da empresa que dirige vai igualmente definir uma política de premiação dos melhores trabalhadores, bom como iniciar um estudo de política de formação partindo da base até ao topo.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado.

Sem comentários: