quinta-feira, 6 de março de 2008

Alguns destaques da edição 170 de 6/Mar/2008

Vem aí a ditadura da Frelimo metida numa “luva de alpaca”
- Com o perverso assentimento da Comunidade Internacional , FRELIMO insulta inteligência do Povo moçambicano e prepara-se para “impôr” regime de partido-Estado do Rovuma ao Maputo
A FRELIMO, acrónimo da Frente de Libertação de Moçambique, pretende segundo a sua “Proposta do Plano de Actividades para 2008”, datada de 10 de Outubro de 2007 – criar mais de 14 mil células novas nos locais de trabalho e de residência onde o partido precisa de se implantar ou reforçar a sua representação.

Parabéns, “ilhéu de Santa Maria”!
“O que não pode é ficar como está!”. eis a resposta (certa. mas francamente incompleta!) de leigo, ou manhoso, que se “esquece” de argumentar se um “complexo resort hotel casino”, é a única alternativa a “ficar como está”... Respostas -prostitutas! Diminuídas! A condizer com a batota que tanto anseia o Conselho de Ministros. “O Ilhéu fica como está? Deve ser construído? E o que deve ser construído?”. Este foi o mote para um debate que falhou aqui.

Dhlakama:Moçambique virou País de “mocinhos & bandidos”
O presidente da RENAMO, Afonso Dhlakama, criticou recentemente “o mau funcionamento das instituições de justiça” em Moçambique, considerando-o responsável pelos linchamentos registados no País. Em declarações à agência Lusa, o líder do principal partido da oposição em Moçambique afirmou que os linchamentos, que desde Janeiro já mataram cerca de 20 pessoas, reflectem a “frustração da população pelo mau serviço”, que tem sido prestado pelas instituições de combate ao crime.

Chinês ICBC adquire 20% do Standard Bank
O Banco Comercial e Industrial da China (ICBC), o maior daquele país asiáticos, anunciou ontem a aquisição de 20% das acções do Standard Bank, sul-africano, por 5,5 mil milhões de dólares. O Standard Bank, líder de mercado em Moçambique, já anunciou que vai investir o novo capital no crescimento em Angola, entre outros países do continente africano.

O racismo, segundo Hermínio Chissico (por Alex Nhabanga)
O escritor Hermínio Chissico, depois de ter estado na cidade da Beira em Janeiro último, encontra-se presentemente em Nampula para uma reedição do livro intitulado “O racismo na sua perspectiva Sociológica como o mesmo se manifesta a nível Global e em Moçambique”. O autor revelou, em conversa telefónica com o Observador, que prevê igualmente escalar alguns países falantes da língua portuguesa e reiterou que a concretização deste intento depende de pronunciamento dos financiadores.

POIS É, ERA PREVISÍVEL... Ossétia do Sul quer independência reconhecida
A Ossétia do Sul, região separatista pró-russa da Geórgia, pediu ontem à Rússia, à ONU e à União Europeia que reconheçam a sua independência, à semelhança do que aconteceu recentemente no Kosovo, avançaram as agências russas.

ANGOLA: MPLA e UNITA demarcam-se de protestos do «grupo dos 87» partidos
Os dois maiores partidos angolanos, MPLA e UNITA, demarcaram-se dos protestos anunciados esta semana por um grupo de 87 pequenos partidos caso o Estado não avance com financiamentos extraordinários para a campanha eleitoral. Estes partidos, na esmagadora maioria sem representação parlamentar, como explicou o seu porta-voz, Manuel Fernandes, falam em “desigualdade e fraude antecipada” caso não tenham acesso a verbas que lhes permitam elaborar as estratégias de campanha.

Estes e outros artigos podem ser lidos na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: