quinta-feira, 6 de março de 2008

Alguns destaques da edição 169 de 5/Mar/2008

Saúde moçambicana está doente! (por Paulo Pires, Quelimane)
- Na Zambézia existe um médico tradicional para 500 habitantes e um médico convencional para 150.000

A saúde da população moçambicana está neste momento bastante debilitada. A maioria das pessoas recorre aos praticantes de “medicina tradicional” para resolver muitos dos seus problemas, físicos e psicológicos. O sistema nacional de saúde serve menos de metade da população, em grande parte rural e isolada. A maioria dos partos decorre no domicílio, com o apoio de parteiras tradicionais. A água é inexistente na maioria dos lares.

Quando um País “assassina” o passado é porque não tem futuro* (por Jorge Eurico)
Sob o argumento de terem pertencido à companhias de Seguros do tempo colonial e não mais terem nenhuma serventia administrativa, a direcção da Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE) admitiu explicitamente estar a destruir memórias da memória do ramo de seguros do País.

VIVA A LIBERDADE: África do Sul permite casamento gay em prisões
Segundo informações do departamento responsável pelas cadeias da Africa do Sul -Department of Correctional Services (DCS) – presos homossexuais poderão se casar dentro do sistema penitenciário. Alguns detidos já manifestaram o desejo de se casar: estima-se que cerca de 600 reclusos tenham entrado com o pedido de união. A representante do DCS, Manelisi Wolela, disse que haverá um processo específico e diferenciado dos demais.

Oito olhos sob as eleições no Zimbabúe
A decisão de enviar uma missão de observação da CPLP às eleições gerais no Zimbabué, marcadas para 29 de Março, foi remetida recentemente a cada um dos Estados-membros da organização, disse fonte dos “oito”. Segundo a fonte, o convite de Harare - formalizado através de uma carta enviada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros zimbabueano, Simbarashe Mumbengegwi, foi analisado hoje, em Lisboa, na reunião do Comité de Concertação Permanente (CCP) da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que optou por decidir pela necessidade de consultas aos respectivos governos.

Guebuza é o primeiro chefe de Estado africano a visitar Cuba
O Presidente Armando Guebuza iniciou, segunda-feira, 3, uma visita oficial de três dias a Cuba, tornando-se o primeiro Chefe de Estado a visitar o país após o afastamento de Fidel Castro.

QUE BICHO LHE TERÁ MORDIDO?: Beto Vaquina (estranhamente) solidário com antigos combatentes (por António Mavila, Beira)
Três mil 445 antigos combatentes, na província de Sofala, não estão a receber as suas pensões há já algum tempo. O governador Alberto Vaquina já reagiu à situação, tendo orientado a direcção provincial dos antigos combatentes a regularizar a situação dos veteranos da luta de libertação armada até o próximo mês de Junho.

Estes e outros artigos podem ser lidos na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: