quarta-feira, 19 de março de 2008

Alguns destaques da edição 174, de 19/Mar/2008

Arroz atingiu preço mais alto dos últimos 20 anos em todo mundo
- Banco Mundial alerta para subida do petróleo e alimentos
GRAEME Wheeler, director executivo do Banco Mundial (BM), alertou recentemente para as possíveis consequências devastadoras da subida simultânea do petróleo e dos preços dos alimentos no mundo em desenvolvimento. Num fórum sobre a volatilidade dos preços do crude, Wheeler assinalou que o encarecimento da energia aumentou os custos dos fertilizantes e o transporte, e impulsionou a produção de bio-combustíveis.

Adivinha!
Quem é o “camarada” que foi nomeado recentemente pelo chefe de Estado para o cargo de ministro que tem um aspecto tão desalinhado que, aos olhos do Povo, causa a (má) impressão de que foge do duche como o diabo da água-benta e, pelo que tudo indica, não gosta de ouvir falar de barbeiro nem de barbearia? Pistas: Vimo-lo, durante os últimos meses, de colete e boné vermelho, rio a baixo, rio acima, a trabalhar em prol das vítimas das cheias. Substitui o jurista «Tony Risonho», o tal que não lê jornais nem os sinais do tempo.

MAS COM QUE MORAL...? Dos Santos insta zimbabweanos a aceitarem resultados das eleições
O ministro angolano das Relações Exteriores, João Miranda, instou recentemente em Harare os líderes políticos do Zimbabwe a aceitarem os resultados das eleições presidenciais e legislativas previstas para 29 de Março, apelando aos candidatos a abster-se de violência. “Os partidos políticos devem ter a capacidade de aceitar os resultados das eleições. É o que esperamos das populações, dos políticos e dos candidatos”, declarou Miranda, cujo país preside ao Órgão de Cooperação Política, de Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Cimpor investe 120 milhões nas fábricas do nosso País
A Cimpor decidiu realizar um novo investimento, de cerca de 120 milhões de euros, nas suas fábricas em Moçambique para aumentar a capacidade de produção das mesmas. «A Cimpor, perante a evolução recente da procura de cimento em Moçambique e as perspectivas de crescimento que se colocam a este mercado, decidiu realizar um importante conjunto de investimentos nas regiões Centro e Sul do País, através da sua subsidiária Cimentos de Moçambique», refere em comunicado à CMVM.

Se a hipocrisia matasse mesmo... (por Eugénio Costa Almeida/N. Lusófonas)
Felizmente que a hipocrisia ainda não mata ou o Mundo estaria a caminho de ver uma classe “animal” integrar a CITES por estar a entrar em extinção. Falo dos “políticos”! Só por hipocrisia se pode dizer que a China deixou de pertencer à classe dos países «piores violadores dos direitos humanos do mundo» em contraponto ao Sudão, que segundo o semanário português “Sol”, e citando o relatório anual norte-americano sobre os Direitos do Homem, publicado pelo departamento de Estado, Síria e Uzbequistão que SÓ agora entraram nessa classe!!!

É ASSIM QUE VAMOS COMBATER A POBREZA ABSOLUTA? Governo manda mais de 800 funcionários para o olho da rua
O Governo iniciou dois mil e 147 procedimentos disciplinares contra trabalhadores, o que conduziu ao despedimento de 812 funcionários entre 2006 e 2007, anunciou recentemente em Maputo a ministra da Função Pública, Victória Diogo. Falando durante um Fórum dos Inspectores Gerais dos Órgãos do Estado, a ministra indicou que 178 funcionários foram retrogradados e 252 outros condenados a pagar multas.

JÁ ERA SEM TEMPO! BCP oferece aparelho raio-x a Hospital da Machava
A Fundação Millennium BCP e o Millenium BIM entregaram, segunda-feira, um aparelho de raio-x ao Hospital Geral da Machava, orçado em 40 mil dólares, que servirá para fazer a despistagem da tuberculose. O aparelho foi oferecido por aquelas instituições portuguesas, na sequência de um pedido formulado a Jorge Sampaio, enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para a erradicação da tuberculose, aquando da sua visita a Moçambique, em Abril de 2007.

Um milhão de telefonemas sobre sexo
Sónia Xerinda, 25 anos, estava com dúvidas sobre a demora no seu ciclo menstrual. Ao invés de perguntar a sua mãe ou a uma amiga, ela preferiu usar o telefone. Uma ligação e as suas dúvidas estavam esclarecidas. “Eles esclareceram-me tudo. Perguntaram se eu não me tinha envolvido numa situação de risco e aconselharam-me a ir a um centro de testagem voluntária fazer o teste de HIV e a usar sempre o preservativo”, contou a jovem. Xerinda ligou para o serviço AlôVida 149, um serviço telefónico grátis e confidencial que informa sobre sexo, saúde reprodutiva, HIV e outras infecções de transmissão sexual. Com o lema Saber Mais é Viver Mais, a iniciativa pertence à Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), uma organização não-governamental moçambicana, em parceria com empresas privadas.

ANGOLA: TAAG vai continuar na «lista negra» apesar de progressos na segurança
A União Europeia vai manter a transportadora angolana TAAG na “lista negra” dos 27 pelo menos até Junho, apesar dos técnicos europeus terem “verificado progressos” para remediar problemas de segurança, disse recentemente fonte comunitária em Bruxelas. Esta mensagem será transmitida às autoridades angolanas depois da reunião do Comité de Segurança Aéreo da União Europeia de 02 a 04 de Abril, que irá analisar os resultados da última missão a Luanda de peritos europeus, em meados de Fevereiro.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF solicitando via e-mail ao lado.

Sem comentários: