quarta-feira, 19 de março de 2008

Alguns destaques da edição 175, de 20/Mar/2008

Obesidade ameaça 177 milhões de crianças
- ONU prevê que 2,3 bilhões de pessoas com mais de 15 anos sofrerão de obesidade até 2015

CERCA de 50 grupos de defesa dos consumidores lançaram uma campanha para restringir a publicidade de “junk food” (comida rica em calorias e com péssima qualidade nutricional) destinada à população infantil. A campanha exige um código voluntário de boa conduta que seria assinado pelas empresas e que restringiria a publicidade desse tipo de produtos nesse meio e na internet. Os seus organizadores querem também que se coloque fim a anúncios da “junk food” em escolas e deixem de ser usados famosos ou personagens de desenhos animados com fins publicitários.

A noite que mudou a vida ao missionário nascido no lugar de Santo António (por Pedro Figueiredo/Lusa)
Sentado com os braços engessados e entrapado até aos olhos, João Gonçalves, 78 anos, fala com voz trémula do assalto à missão católica no norte de Moçambique que o atirou, gravemente ferido, para uma cama de hospital em Maputo. Não vê. Um golpe de catana, desferido por um dos assaltantes, inutilizou-lhe a única vista que ainda tinha e à qual tinha sido recentemente operado em Portugal. “Nessa noite, o guarda sentiu-os lá em cima no terraço. Foi lá e foi apanhado por um bandido. Não sei se era um ou se eram mais. Foi agarrado e estava lá a lamuriar. Eu não tive coragem de o deixar sozinho e fui acudir, mas não acudi nada”, começa por relatar o padre da missão da Boa Nova em Chiúre, na província de Cabo Delgado (norte de Moçambique). De aspecto frágil e contendo as lágrimas, João Gonçalves prossegue: “Ainda senti lá o cabo de uma catana no chão, fui a puxar por ela, mas também não via nada, não tinha luz. Deram-me vários golpes, incluindo na cabeça, no olho esquerdo - a vista que eu tinha foi-se embora, não vejo nada - e nos braços. Vá lá que só me ‘catanou‘ dos cotovelos para baixo. Os braços para cima estão mais ou menos bons”. Permanece sentado, sempre na mesma posição.

Empresa indiana pretende construir fábrica de adubos em Moçambique
A estatal indiana Rashtriya Chemicals & Fertilisers (RCF) pretende investir 1,9 mil milhões de dólares em Moçambique na construção de uma fábrica de amónia-ureia e fosfatos, informou ontem em Mumbai o jornal indiano “The Financial Express”. O jornal cita fontes da RCF para afirmar que uma equipa da empresa deslocou-se a Moçambique onde manteve contactos com instituições oficiais e empresas como as sul-africanas Industrial Development Corporation (IDC) e Foskor.“ A RCF vai em breve apresentar uma manifestação de interesse na construção de uma fábrica para a produção de amónia-ureia e fosfatos em Moçambique sendo o esquema de financiamento apresentado na altura própria”, afirmou ao jornal a fonte da empresa.

Cavaco Silva quer novo ciclo nas relações bilaterais com o nosso País (fonte: Jornal de Negócios)
O Presidente da República português escolheu Moçambique para a sua primeira visita oficial a um País Africano de Língua Oficial Portuguesa. Acompanhado por uma comitiva de 40 empresários e pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, da Defesa, Educação e da Cultura, Aníbal Cavaco Silva espera lançar “um novo ciclo na relação entre os dois países”.

PAM apoia mais de 60 mil pessoas no Norte do País depois da passagem do ciclone “Jokwe”
O Governo pediu ao Programa Alimentar Mundial (PAM) para prestar assistência urgente às mais de 60 mil pessoas que, a Norte, ainda sofrem o impacto da passagem do ciclone “Jokwe” no início deste mês. O PAM irá começar a distribuir ajuda alimentar às comunidades mais afectadas pelo ciclone, no início na próxima semana. A intenção da agência das Nações Unidas é a de aproveitar produtos que haviam sido destinados para outras operações. Para repor rapidamente estes produtos, o PAM necessitará de cerca de 550 mil dólares (quase 350 mil euros). As autoridades nacionais, agências das Nações Unidas e outras organizações humanitárias, estão com o PAM a realizar no terreno uma avaliação das necessidades prementes, na província de Nampula, a zona mais duramente atingida pelo ciclone. Pelo menos oito pessoas morreram em consequência do “Jokwe”, que atingiu a costa moçambicana a 8 de Março, com ventos que atingiram os 200 quilómetros por hora, deixando dezenas de milhares de pessoas desabrigadas.

AI alerta para discriminação contra mulheres sul-africanas com sida
(AI) alertou recentemente para a discriminação sofrida pelas mulheres pobres e portadoras do vírus do sida residentes nas zonas rurais da África do Sul, devido a sua falta de recursos, ao seu sexo e a sua doença. Num relatório, a ONG indica que as mulheres camponesas têm que enfrentar “enormes desafios”, tanto para prevenir o contágio quanto tratar a doença, caso não consigam evitá-la. A violência sexual é uma constante nas suas vidas, e a maioria dos seus companheiros se recusam a utilizar preservativos ou a submeterem-se a testes para comprovar se têm o vírus do sida, inclusive quando existem evidências claras de contágio.

Cinco anos depois, Iraque está melhor (?) (por Eugénio Costa Almeida/Pululu)
Passados 5 anos sobre a assinatura da sentença dos 3+1 sobre Saddam Hussein e quase 5 anos após a invasão, Dick Cheney, o ainda vice-presidente - está em minúsculas porque não merece mais - dos EUA, diz que o Iraque está muito melhor que o passado, dado que foi um esforço bem sucedido e as mudanças são fenomenais. Não sabemos a que passado o senhor Dick Cheney se refere. Senão vejamos: No passado ano, cerca de 87 jornalistas morreram no cumprimento do seu dever: informar, mesmo que isso incomode uns quantos, seja no Iraque, seja no Tibete, ou em outro sítio. Mas, não há problemas, para o senhor Dick Cheney o Iraque está melhor, já que foi um esforço bem sucedido e as mudanças são fenomenais. E se ele o diz. Até ao momento morreram cerca de 4000 soldados norte-americanos, além de 300 de outras nacionalidades, e umas dezenas de milhares estão feridos cuja gravidade não é quantificável. Mas, não há problemas, para o senhor Dick Cheney o Iraque está melhor, já que foi um esforço bem sucedido e as mudanças são fenomenais. E se ele o diz. Os EUA, a braços com uma das maiores crises financeiras desde a 2ª Guerra Mundial gasta, diariamente, uma enorme fortuna na manutenção do actual status quo do Iraque, quer em armamento, quer em vidas humanas perdias ou estropiadas, quer numa imagem deturpada que transmite aos árabes, em geral, e aos iraquianos, em particular. Mas, não há problemas, para o senhor Dick Cheney o Iraque está melhor, já que foi um esforço bem sucedido e as mudanças são fenomenais. E se ele o diz.

DITADOR QUE SE PREZE NÃO DEIXE CAIR DITADOR: Mugabe deve morrer no poder, diz Khadaf
O presidente do Zimbabué deve permanecer no poder até morrer e não ser “importunado” com eleições, afirmou o chefe de Estado líbio, Muammar Khadafi, citado terça-feira última pelo serviço sul-africano de notícias News24. Robert Mugabe, 84 anos, enfrenta no próximo dia 29 o maior desafio eleitoral desde a independência do Reino Unido, em 1980.. Khadafi, que esta semana se deslocou a Uganda, afirmou na segunda-feira que Mugabe e o presidente ugandense, Yoweri Museveni, “devem permanecer no poder até solucionarem todos os problemas nos respectivos países, ou morrerem no poder”, divulga a News24. Os dois governantes “não devem ser importunados com eleições porque antigos países colonizadores querem que África adopte o sistema de gestão deles, que aqui não é viável”, defendeu Khadafi.

Situação da rede eléctrica na África do Sul é “extremamente grave”
A actual situação energética da África do Sul é “extremamente grave”, alertou ontem um responsável da empresa pública de electricidade Eskom, depois de 9 geradores terem nos últimos dias entrado em sobrecarga e mergulhado vastas áreas das cidades na escuridão. Andrew Etzinger, porta-voz da Eskom, revelou que a rede eléctrica nacional está vulnerável à ocorrência de mais disparos de disjuntores e outros problemas nos equipamentos uma vez que o consumo tem excedido a disponibilidade energética e 9 dos 56 geradores da rede eléctrica nacional (para além dos 9 que se auto-desligaram nos últimos dias) estão em manutenção.

Estas e outras importantes notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: