terça-feira, 1 de abril de 2008

Alguns destaques da edição 183, de 1/Abr/2008

Quando a (in)verdade se confunde com a mentira
- Grande parte dos casos de mitomania levam ao suicídio
A MITOMANIA é a tendência mórbida para a mentira. Normalmente, as mentiras dos mitoaníacos estão relacionadas a assuntos específicos. Uma menina cujo pai é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como a sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram.

Filipe Paúnde rende Luísa Diogo no cargo de Primeiro –Ministro
Nos próximos meses vão registar-se mudanças profundas no edifício da Pereira Lago, n.º 10. Por exemplo, o “ jovem turco” Edson Macucuá, secretário para Mobilização e Propaganda da FRELIMO, poderá render Filipe Paúnde no cargo de secretário-geral do partido no poder que, por sua vez, vai substituir Luísa Diogo nas funções de Primeiro-Ministro, apurou o OBS junto de uma fonte da Presidência da República. Para além de Luisa Diogo, poderão ser abrangidos pelo “tsunami” (leia-se exoneração) presidencial os Presidentes dos Conselhos de Administração (PCA)de determinadas empresas, onde o Estado é accionista maioritário, que ocupam estes cargos há mais de dez anos.

Deixe-me rir senhor ministro (por Orlando Castro)
O ministro do Interior de Angola, Roberto Leal Monteiro “Ngongo” acusou uma “certa imprensa religiosa”, sem especificar como é timbre dos ditadores ou dos seus aprendizes, de estar a espalhar notícias falsas sobre o principal interesse das equipas de resgate do edifício da DNIC, em Luanda: Diamantes e dólares. Coisa estranha? Antes pelo contrário. O governante explicou ao jornalistas, no final de uma visita inesperada ao que resta do edifício da DNIC do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que a tal “imprensa religiosa” está a divulgar informação errada dizendo que as equipas de salvamento estão “mais interessadas” em procurar “diamantes e dinheiro” do que em salvar as pessoas dos escombros.

E as crianças, senhores donos do poder? (por Jorge Eurico)
Duas crianças e dez mulheres encontram-se sob os escombros do edifício-sede da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC) que, qual castelo de baralho de cartas, desabou na madrugada de sábado último na capital angolana. Aquando do incidente, do edifício com sete andares que vitimou até agora 15 pessoas, encontravam-se nas instalações da DNIC, 181 detidos. Entre os detidos havia (o que não cabe nem um pouco mais ou menos na minha cabeça nem na de ninguém que tenha dois palmos de testa e amor ao próximo) uma criança com menos de sete dias de vida, outra com menos de cinco e uma mulher grávida.

“O Prédio” caiu, enfim! (por Eugénio Costa Almeida)
Gil Gonçalves, nas suas crónicas de Luanda, já vinha há um tempo alertando, em crónicas no diário “O Observador”, para a situação precária como estava o edifício da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC) e como ninguém ligava ao assunto. Como não há nada que mais aborreça do que se ter razão, o edifício ruiu na madrugada do último sábado com cerca de 181 pessoas que lá estavam detidas ou em trabalho, incluindo cerca de 10 mulheres e duas crianças com 3 dias e 2 anos. E o mais grave é que edifício começou a ruir à 1 da madrugada e ruiu completamente às 4,30 horas. Incúria completa de quem estava à frente da DNIC e que devem ser devidamente responsabilizados, face às vítimas já conhecidas.

Arcelor-Mittal retoma produção de aço
A fábrica de laminagem do aço de Maputo, paralisada durante cerca de 10 anos, retomou a sua produção a título experimental, soube a PANA de fonte segura. O seu proprietário, a Arcelor-Mittal, número um mundial da siderurgia, prometeu investir 11 milhões de dólares americanos na fábrica, além do preço de compra desta empresa que pertencia outrora ao Estado.

TAL FILHO, TAL PAI: Pai de Afonso Dhlakama reclama melhores condições para Povo e população de Magunde (por António Mavila, Beira)
A zona de Mangunde, distrito de Chibabava em Sofala, está sem grandes investimentos e como consequência disso muitos investidores que pretendem instalar-se naquela zona têm fugido para outras zonas com melhores condições. Quem o diz é Marceta Macacho Dhlakama, pai do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que adianta que o maior problema da sua zona são as estradas que se encontram totalmente degradadas, sendo necessario uma reabilitação urgente. “Apelo ao Governo no sentido de investir aqui em Mangunde, principalmente na reabilitação das vias de acesso uma vez que estão muito estragadas, o que torna difícil a circulação de viaturas”,disse. Mangunde, de acordo com Marceta Dhlakama, é uma zona altamente boa para a agricultura e muita gente sabe disse sendo, segundo ele, necessário o Governo olhar para aquela região. Magunde diz sentir na pele que está haver uma demora na reabilitação da estrada que liga Mangunde a Muxungue na estrada Nacional No1 por parte do Governo. O nosso jornal constatou no local que a referida estrada já esteve em reabilitação mas que os trabalhos foram interrompidos devido as chuvas que caíram com muita intensidade dificultaram a circulação de viaturas.

Ponte que liga a Tanzânia a Moçambique pronta no início de 2009
A Ponte da Unidade, uma estrutura de 720 metros de comprimento que ligará a Tanzania e Moçambique por cima do rio Rovuma, deverá ficar pronta no início de 2009, informou domingo em Nairobi o jornal The East African. De acordo com o jornal, a empresa chinesa China Geo Engineering Corporation, que está a construir a ponte de 40 milhões de dólares, já instalou a maior parte dos pilares que vão suportar o tabuleiro que ligará a província de Cabo Delgado à região de Mtware na Tanzânia.

Guiné-Bissau inicia campanha de comercialização da castanha de caju
O primeiro-ministro bissau-guineense, Martinho Ndafa Cabi, apelou sábado último em Bra (sete quilómetros de Bissau) para a diversificação dos produtos agrícolas, durante o lançamento da campanha agrícola de comercialização da castanha de caju, sector estratégico para a recuperação da economia nacional. No seu discurso, Ndafa Cabi disse que a castanha de caju é de importância estratégica para a Guiné-Bissau, mas “é preciso sanear as mentalidades na Guiné-Bissau, pois a castanha de caju não é o único produto agrícola”. “Por isso, é preciso proceder imediatamente à diversificação dos produtos agrícolas tais como o arroz, o milho, o amendoim. uma vez que a longo prazo a castanha de caju corre o risco de representar um perigo para o país”, afirmou o primeiro-ministro bissau-guineense.

ANGOLA: Quinze mortos confirmados na derrocada de edifício em Luanda (por Ricardo Bordalo/Lusa)
O desabamento do edifício da DNIC, em Luanda, na madrugada de sábado, causou 15 mortos, segundo os dados mais recentes O coordenador dos Serviços de Protecção Civil, Eugénio Laborinho, confirmou em conferência de imprensa a retirada dos escombros, nas últimas horas, dos corpos de sete mulheres, uma criança e dois homens. Ao longo das mais de 36 horas de buscas desde a derrocada do edifício de sete andares, cerca das 04:30 de sábado, as equipas de salvamento já tinham retirado dos escombros outros cinco corpos.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Novo acordo de pescas assinado com o Japão
São Tomé e Príncipe e Japão assinaram um novo acordo no sector das pescas, no âmbito de cooperação bilateral, anunciou sexta-feira em São Tomé a ministra são-tomense das Pescas, Valdemira Tavares. Assinado há pouco menos de oito dias em Tóquio, Japão, o acordo, válido por 12 meses e renovável, concede aos barcos nipónicos o direito de captura de atum na zona marítima exclusiva de São Tomé e Príncipe, disse a governante são-tomense. “Iremos passar licenças aos barcos da cooperativa japonesa para pesca de atum nas nossas águas”, disse Valdemira Tavares, tendo acrescentado que segundo o documento as operações das embarcações nipónicas serão fiscalizadas por um organismo internacional.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: