quarta-feira, 2 de abril de 2008

Alguns destaques da edição 184, de 2/Abr/2008

Filipe Paúnde não vai substituir Luísa Diogo (1º de Abril)
A notícia, por nós publicada na edição passada sob o título “Filipe Paúnde rende Luisa Diogo no cargo de Primeiro-Ministro” não corresponde nem um pouco mais ou menos à verdade; ou seja, qualquer semelhança com realidade foi... pura ficção. O 1.º de Abril, consagrado universalmente à Mentira, animou a nossa redacção a publicar a referida notícia, uma brincadeira (de mau gosto, reconhecemos) que de quando em vez é preciso para fazer os nossos leitores esquecerem-se do drama quotidiano que vivemos.

PAM pede USD 500 milhões para combater fome no mundo
- Organização provê comida para 70 milhões de pessoas em todo o mundo

O PROGRAMA Alimentar Mundial (PAM), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) encarregada da alimentação, anunciou recentemente um “apelo emergencial extraordinário” para os países doadores. A entidade pediu doações no valor de USD 500 milhões para evitar interrupções nas suas operações globais por causa do aumento dos custos da comida e do combustível.

Os Meninos das Ruas (por Joffre Justino)
Soube pela comunicação social luandense que estarão a morrer, de forma inusitada, muitos dos meninos que em Luanda vivem pelos cantos da Cidade, abandonados que estão… Segundo a Policia Nacional, estes Meninos das Ruas de Luanda estarão a morrer por doença…mas que o mujimbo aponta como se tratando de assassinatos organizados, forma barata de resolver esta situação de abandono em que vivem centenas de Meninos na capital Angolana. Não irei entrar no diz que diz sobre o assunto. Vou sim relatar uma estória vivida por mim em Luanda, em 1992, ao tempo em que era um dos coordenadores do Terra Angolana, jornal da UNITA. Todas as manhãs, bem cedo, levantava-me e ia comprar os jornais que existissem disponíveis em Luanda, à época no caso quase que somente o Jornal de Angola.

Governo avalia em 8 milhões de euros danos do ciclone «Jókwe»
O Governo de Moçambique avaliou ontem em 12,6 milhões de dólares (cerca de oito milhões de euros), o custo da reconstrução das infra-estruturas destruídas no início deste mês pelo ciclone “Jokwé”. Em conferência de imprensa, o director nacional adjunto do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Casimiro Abreu, assegurou que “há capacidade interna” em Moçambique para a mobilização dos fundos necessários à reabilitação das infra-estruturas danificadas pelo ciclone. “Há uma certeza de que poderemos cobrir essas necessidades. Há províncias que não chegaram de sofrer desastres naturais e os seus fundos poderão ser reorientados para atender a esta questão de emergência”, frisou Abreu, afastando a possibilidade de ser lançado um apelo internacional.

O LIVRO APÓCRIFO DE JOB (I) (por Gil Gonçalves, Luanda)
Depois de uma grande batalha militar ganha, os anos passam, a fome continua, aumenta. Não teve valor essa batalha. As desgraças do faminto A adversidade do Sempiterno é cruel para o faminto Com pele e ossos estão sempre à nossa mercê. Esse é o nosso segredo. Então o Sempiterno saiu deixando um pouco de sal na ferida do faminto, dizendo que era um feitiço bom. A sua mulher disse-lhe: não entendo como é possível, passados trinta e tal anos ainda acredites no Sempiterno. Amaldiçoa o Sempiterno para que ele morra. O faminto respondeu: és doida, nós já estamos habituados a receber mal do Sempiterno, nunca recebemos bem. É preferível aceitar o Sempiterno, porque sempre podemos roubar qualquer coisita.

Oposição diz-se à frente em apuração no Zimbábue
A oposição diz ter uma ampla liderança na apuração dos votos das eleições conjuntas realizadas no sábado (29) no Zimbabué, mas poucos resultados oficiais foram anunciados por enquanto. O Movimento para a Mudança Democrática (MDC, sigla em inglês), do opositor Morgan Tsvangirai, começou a anunciar resultados na manhã de segunda-feira passada, com base em contagens feitas em postos de votação de 128 dos 210 distritos parlamentares. De acordo com o partido, Tsvangirai lidera a apuração da eleição presidencial, com 60% contra 30% de Mugabe. O restante dos votos foi dado ao ex-ministro das Finanças Simba Makoni.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: