segunda-feira, 21 de abril de 2008

Alguns destaques da edição 196, de 21/Abr/2008

É O PAÍS A CRESCER: Banco de Moçambique ressalta “compromisso com a cultura nacional”
O Millenium Banco Internacional de Moçambique (Millenium BIM), associado ao português Millenium BCP, assumiu o “compromisso com a cultura moçambicana”, afirmando que vai continuar apoiando eventos ligados às Artes e Letras. O presidente do Millenium BIM, Mário Machungo, realçou o apoio da instituição à cultura durante o anúncio dos vencedores do Concurso Literário Minerva Central 100 Anos, promovido pela livraria mais antiga em funcionamento no País. “Quero nesta ocasião reiterar o nosso compromisso com o desenvolvimento cultural, social e económico do País”, afirmou Machungo.

ARMANDO GUEBUZA & ROBERT MUGABE: Os (velhos) amigos são para as ocasiões (por Orlando Castro)
- Violência contra elementos da oposição tem aumentado significativame
nte
O NAVIO de pavilhão chinês, que transporta armas para o governo do Zimbabué e que estava ancorado ao largo do porto de Durban, África do Sul, zarpou e o seu destino é Moçambique, segundo alerta uma organização não-governamental zimbabueana. Mugabe certamente não esquecerá a ajuda de Armando Guebuza. Os amigos são para isso mesmo. Não é? O navio encontrava-se desde segunda-feira passada atracado ao largo de Durban a aguardar autorização das autoridades portuárias para atracar e descarregar a sua carga. Entre ela, encontram-se seis contentores contendo milhões de munições de vários calibres, com predominância do calibre utilizado nas espingardas automáticas AK-47, RPG’s (morteiros com auto-propulsão) e granadas de morteiro.

Canadiana TEAL autorizada a explorar urânio em Moçambique
A empresa canadiana TEAL Exploration & Mining Incorporated anunciou recentemente que o Governo moçambicano concedeu autorização à empresa para explorar urânio numa área de 1.297 quilómetros quadrados em Moçambique. A empresa foi autorizada a proceder a explorações em Cabo Ddelgado, Alto Ligonha, A TEAL Exploration & Mining Incorporated refere que as observações do ar feitas recentemente permitem identificar claramente zonas de interesse para proceder à exploração de urânio.

Quase metade dos transportadores privados passageiros já compensados
Mais de mil transportadores privados de passageiros (“chapas”) da cidade de Maputo, capital do país, já receberam subsídios de combustível do Governo, disse recentemente à Lusa fonte ligada ao processo. A atribuição de compensações aos operadores semi-colectivos de passageiros – o valor é correspondente ao preço equivalente a 31 meticais (0.88 cêntimos) por litro de combustível - está a decorrer desde finais de Fevereiro. A medida visa travar os novos preços nos transportes públicos do país, cuja aplicação originou violentas manifestações em Maputo, a 05 de Fevereiro passado, dia em que deviam ter entrado em vigor as novas tabelas.

Limites à tolerância (Conclu.) (por Nvunda Tonet)
Os limites pessoais são diferentes e variam de acordo com a experiência pessoal de cada indivíduo. Neste sentido, pode-mos dizer que não existem limites fixos, têm relação com a disposição corporal. Por exemplo, podemos dar prioridade ao candongueiro logo de manhã. Mas no período nocturno e depois de um longo dia de trabalho, podemos não tolerar, gritar e proceder de forma anti-cívica. Queríamos que este limite fosse mais elástico e cediço.

O CAVALEIRO DO REI (VI): O cavaleiro Epok (por Gil Gonçalves)
- Nem o arauto me deixa falar!?.. Calem-me esta personagem. Solícito interpõe-se o chefe dos mosqueteiros. - Ordene meu rei! - Manda proclamar pelos arautos do reino e vice-reinos, que sejam desarmadas todas as trombetas. E que jamais enquanto for vivo, não quero ouvir, não falar, nem ver jamais tal instrumental. Prossigam com a justa, no fim quero ver quem é esse cavaleiro.

Zimbabwe, Tribunal desdiz-se autorizando recontagem (por Eugénio Costa Almeida)
De acordo, dou o dito por não dito e assumo que afinal o poder do senhor Mugabe e da sua subserviente equipa de “yes men” é total! Depois de ter dito não, o Tribunal acabou por aceitar a recontagem de votos nas assembleias onde Mugabe e a ZANU-PF tinham claramente perdido. Como só aposto em jogos solidários como Totobolas ou Totolotos não aposto mas quase tenho a certeza que não só a maioria dos resultados vão ser alterados como ainda vamos ver os dois perdedores passarem a grandes vencedores. Apostas façam-nos, quem quiser. De facto só a intervenção da ONU poderá repor a legalidade no Zimbabué, já que nem a África do Sul parece ter mão em Mugabe e evitar que continue a acumular recordes negativos quanto a inflação e o seu povo viva cada vez pior e em auto-subsistência pelo que a greve geral, proposta pela Oposição, não admira ter fracassado.

GUINÉ-BISSAU: PJ encerrada até existirem condições mínimas de segurança
A ministra da Justiça da Guiné-Bissau, Carmelita Pires, disse que a Polícia Judiciária (PJ) guineense vai continuar encerrada até existirem condições mínimas de segurança para voltar a trabalhar. “Estamos a tentar obter todas as condições mínimas para salvaguardar a segurança desta polícia”, afirmou a ministra da Justiça, sublinhando que se os acontecimentos de domingo antepassado tivessem ocorrido durante um dia de semana haveria mais mortes a lamentar.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: