segunda-feira, 21 de abril de 2008

Alguns destaques da edição 197, de 22/Abr/2008

Pequim admite venda (i)legal de armas que vão a caminho de Luanda
- MIREX angolano afirma não ter a “mínima informação” sobre o assunto

A China admitiu ontem ter vendido ao Governo do Zimbabué as armas a bordo do navio chinês em rota para Angola, com Pequim a defender a legalidade do negócio depois de Moçambique ter recusado à embarcação licença para aportar. “A venda de armas chinesas ao Zimbabué é legal. A imprensa ocidental está simplesmente a usar o assunto para pressionar a China”, disse ontem a agência noticiosa estatal chinesa Nova China, que cita declarações de Guo Xiaobin, investigador do Instituto de Relações Internacionais Contemporâneas da China, uma instituição estatal.

Navio chinês com armas para Harare navega em direcção a Luanda
O navio chinês, que transporta armas para o Governo do Zimbabué, e que estava ancorado ao largo de Durban, na África do Sul, navega em direcção a Angola onde espera conseguir aportar, segundo o ministro dos Transportes moçambicano Paulo Zucula. O navio abandonou águas sul-africanas sexta-feira depois de um Tribunal de Durban ter recusado que as armas fossem transportadas através do país, para o Zimbabué, referiu domingo último e a SW Rádio Africa, uma rádio independente zimbabueana de ondas curtas, citada pelo serviço de notícias on-line AllAfrica.com. Segundo a AllAfrica. com, o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Paulo Zucula, disse à Reuters que Maputo tem estado atento aos movimentos do navio, desde que zarpou do porto sul-africano. “Sabemos que o registo do seu próximo destino explicita Luanda porque não permitimos que penetrasse em águas moçambicanas sem diligências prévias”, disse.

Navio chinês muda de rota para desviar atenção internacional (por Eugénio Costa Almeida/Pululu)
Acreditem que me aborreceria escrever uma outra palavra mas porque sei que aqui também vão pessoas muito susceptíveis, fico por esta - quando tenho razão ou quando vejo que as coisas estão no caminho que pensei mas que desejava não fossem. No apontamento sobre os 28 anos do Zimbabué, e na nota complementar aí colocada, deixei a ideia que acreditava que as armas cedidas pela China ao Zimbabué não fossem para Moçambique mas para outro País, até por causa das similitudes que existem entre este País e a China e o regime de Mugabe. (…)Como se o Lobito, porque só poderá ser neste porto angolano que atracará com a segurança necessária, não tivesse tanta porcaria com que se preocupar. Mas, ou será que o navio não vai para Angola como querem fazer crer para desviar atenções e, discretamente e enquanto todos continuam a matutar, aportará ao porto de Walvis Bay, Namíbia.

Maputo não aceita? Então ruma-se a Luanda - Vá lá, dêem uma ajudinha a Mugabe (por Orlando Casyto/Alto Hama)
O navio chinês, que transporta armas para o governo do Zimbabué, e que estava ancorado ao largo de Durban, na África do Sul, navega em direcção a Angola onde espera conseguir aportar, segundo o ministro dos Transportes moçambicano

Angola (não) vai aceitar descarregar armas para Mugabe (por Jorge Eurico)
O navio chinês, que transporta armas para o Governo do Zimbabué e que esteve ancorado ao largo de Durban (África do Sul) dirige-se, de acordo com o ministro dos Transportes moçambicano, Paulo Zucula, para Angola onde espera conseguir aportar, digo eu, nas próximas horas no porto de Luanda, Lobito ou ainda no do Namibe. Zucula, que fez esta revelação à agência Reuters em Maputo, afirmou igualmente que o Governo de que é membro está atento aos movimentos do navio “An Yue Jiang”, que na última sexta-feira zarpou do porto sul-africano.

Países comprometem-se a reforçar combate e prevenção da sida
O Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deverá incluir mecanismos de combate e prevenção da Sida e a cooperação entre os estados membros nesta área será reforçada. O compromisso foi feito no II Congresso sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Sida da CPLP, que terminou quinta-feira passada no Rio de Janeiro.

Fábrica de anti-retrovirais de Maputo arrranca este ano
A fábrica de medicamentos anti-retrovirais de Maputo vai arrancar ainda este ano com um investimento inicial de quatro milhões de dólares (2,5 milhões de euros) do Governo brasileiro, revelou à Lusa o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo Paulo Marchiori Buss, Moçambique produzirá, num primeiro momento, três anti-retrovirais para suprir a demanda interna do país, além de outros sete medicamentos para tratamento de hipertensão e diabetes Até ao final de 2008, os primeiros medicamentos da nova fábrica já estarão sendo entregues pelo Governo moçambicano para consumo interno.

IRÃO: Jornalista feminista condenada a pena suspensa de dez chicotadas e seis meses de prisão
Uma jornalista e militante feminista iraniana foi condenada a uma pena suspensa de dez chicotadas e seis meses de prisão por “perturbação da ordem pública”, noticiou ontem a imprensa. Nasrin Afzali foi declarada culpada de “perturbação da ordem pública por ter participado numa concentração, em Março de 2007, diante do Tribunal Revolucionário de Teerão”, que ia julgar outras feministas, segundo explicou o seu advogado, Mohammad Mostaphaie, ao jornal “Etemad Melli”. “A pena foi ditada apesar da minha cliente ter afirmado que se encontrava em frente ao Tribunal na sua qualidade de jornalista para fazer a cobertura do julgamento de cinco feministas acusadas de participação numa concentração em Junho de 2006", afirmou o advogado.

SÃO TOME E PRÍNCIPE: Patentes internacionais de produtos chegam ao arquipélago em Julho
Os cidadãos e residentes de São Tomé e Príncipe poderão a partir de 3 de Julho pedir patentes com validade internacional, nomeadamente de produtos, assegurando a protecção intelectual no arquipélago, anunciaram recentemente as Nações Unidas (ONU). Em comunicado divulgado em Genebra, a Organização Mundial de Propriedade Intelectual da ONU adianta que a atribuição de patentes é tornada possível pela adesão de São Tomé ao Tratado de Cooperação de Patentes, que visa “estimular a inovação e promover a actividade económica em todo o mundo”.

TIMOR-LESTE: Fundo de 5 milhões dólares apoia empreendedores desfavorecidos
Os pequenos empreendedores desfavorecidos em Timor-Leste vão ter acesso a uma linha de crédito gerida pelas Nações Unidas e Ministério da Economia timorense, denominada INFUSE e que tem um “plafond” de cinco milhões de dólares. Segundo informação divulgada recentemente pelas Nações Unidas, o objectivo é disponibilizar financiamento àqueles que não têm acesso ao crédito bancário, contribuindo para que possam concretizar os seus pequenos projectos, uma forma de combater a pobreza e o desemprego, tendo em vista a estabilização do mais jovem país asiático.

ANGOLA: Subimperialismo chinês destroi Luanda (por Gil Gonçalves)
Quase todos os dias o subimperialismo chinês das obras da destruição, destroem cabos eléctricos, recordistas no que resta da cidade sem lei, Luanda. Não é curiosidade saber que o silêncio do PML-Partido Marxista Leninista, e dos adjuntos estatais e da privada LAC-Luanda Antena Comercial é anedótico. A LAC recebe subsídios... Subimperialistas chineses e brasileiros com apoio português, abrem buracos por todo o lado. As águas das chuvadas não têm por onde saírem, então alagam, arrasam casas e os seus bens. Habitualmente quem denuncia estes factos é a Rádio Ecclésia. Se o PML pudesse silenciá-la... Porque é que o Presidente da República é muito amigo das empresas brasileiras? Especialmente a Norberto Odbrecht e a Andrade Gutierrez? E porque actuam em todos os domínios? Estão em todas? Não passam por concursos públicos como manda a lei, sem lei.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: