quinta-feira, 24 de abril de 2008

Destaques da edição 199, de 24/Abr/2008

A dor de cabeça de Pequim
- Ban Ki-moon dá um «corte» ao Governo chinês e afirma que não vai aos Jogos Olímpicos
O SECRETÁRIO-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, informou recentemente ao Governo chinês sobre a eventualidade de não estar presente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, a 8 de Agosto, por problemas de agenda. A porta-voz da ONU Marie Okabe anunciou que, para compensar, Ban Kimoon está a planear uma “visita importante” à China ainda durante este ano. Os defensores dos Direitos Humanos apelaram aos líderes mundiais a não estarem presentes na cerimónia de 8 de Agosto, uma forma de mostrarem o seu protesto contra a actuação de Pequim no Tibete.

Chissano disponível para ajudar a resolver crise zimbabueana
O ex-presidente moçambicano Joaquim Chissano manifestou ontem disponibilidade para fazer «tudo o que for necessário» para ajudar a resolver a crise no Zimbabué caso a sua intervenção seja solicitada pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Em declarações aos jornalistas após um encontro em Maputo com Morgan Tsvangirai, líder da oposição do Zimbabué, Joaquim Chissano lembrou que a crise está, actualmente «a ser tratada pelos chefes de Estado e de Governo da SADC», organização de 14 países que inclui o Zimbabué, Moçambique e Angola.

Autoridades prendem 162 imigrantes ilegais em Tete
Cento e sessenta e duas pessoas foram detidas pela polícia moçambicana na província de Tete, centro de Moçambique, aumentando para 700 o número de imigrantes ilegais detectados nos últimos dias naquela região. Segundo uma fonte do gabinete de relações públicas do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Tete, citada pelo jornal Notícias, os imigrantes vinham escondidos no meio de mercadoria e por baixo de lonas num camião de marca Leyland Freightliner proveniente do Malaui.

Moçambique culpa petróleo e cereais por aumento da pobreza
O presidente Armando Guebuza culpou, terça-feira última, a “crise imposta de fora”, provocada pelo aumento dos preços dos cereais e dos combustíveis, pelo agravamento da pobreza no País. Guebuza mencionou o impacto “das dificuldades de fora” na luta contra a pobreza na capital moçambicana, Maputo, por onde começou um tour por Moçambique terça-feira passada. Depois de saudar a capacidade dos habitantes locais e dos seus dirigentes em “manter a cidade de Maputo de pé, apesar dos enormes sacrifícios”, Armando Guebuza alertou que o País se defronta com novos desafios vindos do exterior.

Problemas de casal podem prolongar a vida
Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, sugere que os casais que resolvem as suas diferenças e manifestam os seus sentimentos de raiva ou de revolta em relação ao outro vivem mais. O estudo, publicado na revista especializada “Journal of Family Communication”, analisou 192 casais ao longo de 17 anos, divididos em quatro grupos. O primeiro continha casais que expressavam a sua indignação quando se sentiam ofendidos injustamente pelo outro; o segundo e o terceiro incluíam casais em que ou o homem ou a mulher reprimiam este tipo de sentimento; e o quarto continha casais em que ambos os membros não demonstravam qualquer reacção diante de uma ofensa descabida.

Cartas ao Director: Homossexual não é animal do circo
(...) No nosso País ainda não existe uma lei que acomoda os transgéneros. Eles correm o perigoso risco de serem acusados de falsa identidade. É esse o maior problema que eles enfrentam quando têm que apresentar os seus documentos a uma autoridade oficial. No nosso País já vimos publicitados casos de indivíduos que são acusados de “homem que tenta passar por mulher” ou de “mulher que tenta passar por homem” quando na verdade são reconhecidamente transgéneros.

O CAVALEIRO DO REI (VI): O cavaleiro Epok (Por Gil Gonçalves)
- E só agora é que me dizes isso? O preso silenciou-se, pensou para si. - Eh! É só parvalhões, não admira que o rei se eternize no poder. O chefe da guarda, zombeteiro, rodeador, olhando com desprezo constante o semelhante, enchendo-se de ares que é a personagem mais importante do reino, ordena glacial: - Enviem um batedor pelas ruas, quero dizer, um arauto a proclamar que a guarda do rei vai passar. Quem nelas for vadiado, pela espada será passado.

ZIMBABUÉ: Religiosos acusam Mugabe de campanha de violência
Líderes religiosos do Zimbábue pediram ajuda internacional para conter uma campanha de violência do Governo de Robert Mugabe que poderia derivar em “genocídio”. “Pessoas são sequestradas, torturadas e humilhadas ao serem ordenadas a repetir slogans do partido político (Zanu-PF) que supostamente não apoiam”, de acordo com um comunicado de uma coaligação religiosa do país divulgado recentemente. “Em alguns casos, elas são assassinadas.” Ao mesmo tempo, países vizinhos do Zimbábue uniram-se para bloquear a entrada de um navio chinês carregado de armas que supostamente iriam para o Governo do presidente Robert Mugabe para serem usadas contra a Oposição. Governos, sindicatos, líderes religiosos e grupos de Direitos Humanos de países que evitam criticar Mugabe – como Angola e Moçambique – intensificaram os protestos para impedir a embarcação de atracar.

DILI: Ex-namorada de rebelde é proibida de sair do Timor Leste
Angelita Pires, ex-assessora legal e namorada do major rebelde Alfredo Reinado, está, desde segunda-feira, proibida de sair do Timor-Leste por decisão do Tribunal, disse à Agência Lusa o juiz que cuida do processo, Ivo Rosa. Ivo Rosa, magistrado internacional em serviço no Timor Leste, interrogou Angelita Pires segunda-feira passada durante mais de quatro horas. No final do interrogatório, o juiz impôs à ex-colaboradora de Alfredo Reinado o impedimento de saída do país, uma medida de coação mais grave do que o termo de identidade e residência, que lhe tinha sido aplicado em Fevereiro.

CABO VERDE: Presidente da Câmara da Praia liga narcotráfico à Oposição
O presidente da Câmara da capital de Cabo Verde pelo principal partido (PAICV) e recandidato ao lugar, Felisberto Vieira, acusou a oposição de receber dinheiro do narcotráfico, que respondeu com a apresentação de uma queixa-crime. A resposta à acusação de Felisberto Viera foi dada pelo candidato do MpD (Movimento para a Democracia) à Câmara da Cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva, que disse que vai apresentar uma queixa-crime contra o candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e actual presidente da Câmara. Felisberto Vieira, no comício de apresentação da sua candidatura, no sábado, afirmou que alguém da oposição está a receber comissões do narcotráfico através de “advogados amigos”.

CIA acusa Pyongyang de ajudar Síria a construir reactor nuclear
A CIA (agência central de inteligência norte-americana) começa hoje, quinta-feira, a informar várias comissões do Congresso dos Estados Unidos que o recinto na Síria destruído por um ataque aéreo israelita em Setembro passado era uma central nuclear construída com a ajuda e participação directa da Coreia do Norte.

Ahmadinejad aberto diálogo, mas resiste pressões nuclear
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, reiterou ontem que o Irão está disposto ao diálogo, mas «resistirá às pressões» internacionais para que Teerão suspenda as actividades atómicas. «Os iranianos são os homens do diálogo e da lógica (...) mas este diálogo deve basear-se no respeito mútuo e no reconhecimento dos direitos de todas as nações», disse Ahmadinejad em discurso na cidade de Hamedan, no oeste do Irão.

Estas e outras notícias podem ser lidas, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: