terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 148 de 5/Fev/2008

Progressos económicos aceleram crescimento dos (des)empregados
- 16,4% dos trabalhadores de todo o mundo (487 milhões) não ganham mais de USD1 por dia

A ORGANIZAÇÃO Internacional do Trabalho (OIT) revelou recentemente que os desempregados no mundo aumentarão em 5 milhões este ano, atingindo 190 milhões, número que pode subir ainda mais se a crise imobiliária nos Estados Unidos ganhar força e o preço do petróleo se mantiver em alta.

Dhlakama:2008 será pior que 2007
O ano de 2008 será “pior que 2007” para Moçambique devido à entrada na zona de comércio livre da África Austral, em Janeiro, por decisão “unilateral” do Presidente, sem que o País esteja preparado, acusou o líder da RENAMO.

Pequim aprova entrada do ICBC no Standard Bank
A entidade reguladora bancária chinesa aprovou a compra de 20% do banco sul-africano Standard Bank, líder de mercado em Moçambique, por parte do Banco Comercial e Industrial da China (ICBC, na sigla inglesa), revelou recentemente o banco chinês.

B M concede empréstimo de 60 milhões de dólares ao País
O Banco Mundial aprovou recentemente um empréstimo de 60 milhões de dólares ao nosso País no âmbito do 4º Crédito de Apoio à Redução da Pobreza (PRSC 4, na sigla em inglês), informou a instituição.

Há crise no Chade? África no seu melhor! (por Eugénio Costa Almeida)
Se não é isso o que pensa os ocidentais lugares de lazer europeus e norte-americanos, para lá caminha. Há crise no Chade? Não há problemas! Não sei onde fica e como não conheço deve ser lá longe! Milícias agrupadas numa Frente Comum ou Coligação Tripartida, desde Dezembro, provenientes do vizinho Sudão entraram na capital N’Djamena e cercaram palácio presidencial; formam a coligação a União das Forças para a Democracia e Desenvolvimento (UFDD), de Mahamat Nouri, União das Forças da Mudança, de Timane Erdimi – sobrinho de Débi –, e UFDD-Fundamental – dissidência da UFDD –, de Abdelwahid Aboud. É crise num tal Chade! Não há problemas!

Portugal vai ajudar (porreiro, pá!) as vítimas das cheias do Zambeze (por Orlando Castro)
Ao tempo que se sabe que Moçambique atravessa uma situação complicada por causa das cheias. Ao tempo que diversas organizações humanitárias alertam para o drama. Ao tempo que outros países já enviarem ajuda. Agora, ao que parece (sim, ao que parece) Portugal acordou e vai ajudar alguns dos mais de 80 mil cidadãos deslocados.

A rebelião chadiana é como que uma manta de retalhose por isso tem dificuldade em triunfar (por Jorge Heitor)
As dificuldades enfrentadas nos últimos três dias pelos rebeldes chadianos, quando já pareciam ter tomado conta de quase toda a capital e estar às portas do palácio presidencial, poderão dever-se à sua falta de coesão, uma vez que não constituem um só movimento mas pelo menos três.

Angola, Brasil e Timor no top das violações
Angola, Brasil e Timor-Leste, três dos oito países de língua portuguesa, figuram, por razões várias, no relatório anual da organização Human Rights Watch, que dá conta de diferentes violações cometidas ao longo de 2007.

Estes e outros artigos podem ser lidos, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: