terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Moçambique, meca de safaris e mergulho

Moçambique, que já tinha sido apontado pela “Lonely Planet” como um dos destinos promissores para este ano, é agora o nº 1 do ranking elaborado pelo site www.concierge.com, associado da Condé Nast Traveler’s, que destaca que em 15 anos o país passou de uma guerra civil a meca dos safaris e mergulho, bem como a sua “capital vibrante”.

St. Lucia, Montenegro, Equador, Sicília, San Diego (EUA), ilha de Hainan (China), Oman, Puerto Escondido e a costa de Oaxacan (México) e Paris são os outros destinos que o concierge.com elegeu para o seu “The 2008 It List”, um Top10 de viagens “imperdíveis” para este ano.
Os dez destinos incluídos na lista têm alguns denominadores comuns, designadamente “uma nova colheita de hotéis”, “preservação e protecção dos seus atractivos naturais” e um carisma com “substância que chega para fazer com que a viagem valha a pena” — destaca o www.concierge.
O editor em chefe do site, Peter J. Frank, destaca ainda, na apresentação da “It List”, que os destinos incluídos na edição deste ano passaram por transformações e dá precisamente como exemplo Moçambique.
O país, que há 15 anos vivia “uma sangrenta guerra civil”, “desabrochou numa meca dos safaris e mergulho, com uma capital vibrante”.
A evolução da Sicília para um “hot spot” da gastronomia e destino de moda em hotéis boutique e, até Paris, com a ênfase na arte e design contemporâneos” são outros exemplos apontados de destinos que estão a atravessar grandes transformações, enquanto Oman e a ilha de Hainan são indicados como novidades.
Em Moçambique o www.concierge.com destaca as 1.500 milhas de costa e arquipélagos “maravilhosos” no Índico, “soberbos” para mergulho e com praias “voluptuosas”, a segurança e dinamismo de Maputo, designadamente a sua “cena” de afro-jazz e a vida nocturna, os parques nacionais que progressivamente estão a recuperar a vida selvagem para os níveis pré-guerra.
O texto aponta também alguns resorts no arquipélago das Quirimbas, um safari no parque da Gorongosa, o Hotel Polana em Maputo, como boa base para explorar o passado e presente da capital, os bares portugueses com “fantástica música ao vivo”.

Sem comentários: