quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 149 de 6/Fev/2008

Barriga vazia faz explodir paciência dos populares
- Até ao fecho desta edição, informações não confirmadas davam conta de mais de dois mortos e uma dezena de feridos

No bairro de Magoanine, onde começaram ontem os protestos contra o aumento dos transportes em Maputo, a polícia já dispersou os manifestantes, mas as barricadas continuam erguidas e as ruas mantêm-se desertas. Elementos das Forças de Intervenção Rápida, um corpo especialmente temido da polícia, patrulham a praça principal com as suas armas automáticas, tendo levado à fuga dos vários grupos de manifestantes.

RENAMO responsabiliza Governo pelos incidentes
A RENAMO, maior partido da oposição moçambicana, responsabilizou o governo pelos incidentes de rua registados ontem em Maputo, mas apelou aos manifestantes e ao Governo para «não exacerbarem os ânimos» e arranjarem uma solução para a crise.

«Situação tende para normalização progressiva»
O secretário de Estado das Comunidades disse hoje à Lusa que acompanha a evolução dos protestos contra o aumento dos transportes em Maputo, que já provocaram pelo menos seis feridos, e acredita numa «normalização progressiva da situação».

Vem aí a TVM2
A televisão de serviço público de Moçambique vai lançar um segundo canal de televisão, em Junho do presente ano, afirmou o presidente da TVMoçambique, Simão Anguilaze. Face à concorrência no mercado televisivo moçambicano, o presidente da TVMoçambique aposta na formação e no posicionamento do serviço público do País com a criação de “um novo canal comercial a estrear em Junho de 2008, a TVM2”.

África do Sul expulsa 500 ilegais moçambicanos
O Ministério do Interior da África do Sul deportou recentemente 500 moçambicanos que viviam ilegalmente naquele país e outros 45 que cumpriam penas por crimes diversos, anunciou a Rádio Moçambique. Aos emigrantes ilegais ora expulsos daquele país, juntam-se outros dois mil moçambicanos que o Governo sul-africano repatriou em todo o mês de Janeiro, noticiou ainda a rádio pública moçambicana.

Sete pessoas continuam detidas no caso de «rapto» de 40 crianças
Sete pessoas, incluindo três líderes islâmicos, permanecem detidos em conexão com o caso do “rapto consentido” de 40 crianças no centro de Moçambique, disse fonte da polícia moçambicana. A descoberta na segundafeira pela polícia de um camião com 40 crianças na estrada entre as províncias de Sofala e de Manica, centro do país, levantou inicialmente suspeitas de tráfico de seres humanos, mas a polícia afastou essa possibilidade e investiga agora a teoria de “rapto consentido”.

Dos Santos pode e deve ser criticado, mas... (por Orlando Castro)
O respeito é muito bonito e, creio, todos gostamos. No que ao presidente do MPLA e e Angola respeita, é público que o considero um ditador e o principal responsável, entre muitas outras coisas, pela fome que atinge milhões de angolanos. Isso não me dá direito de ofender José Eduardo dos Santos, esquecendo a educação e entrando pelo insulto soez, torpe e ordinário.

Luanda merecia muito melhor (por Jorge Eurico)
Job Capapinha, o tal que aqui há uns anos mandou (será que a memória dele tem memória deste epísodio?) “capangas” desalojar-me às três da madrugada do palácio do Governo do Cunene pelo simples facto de ter dito ao afilhado de casamento José Eduardo dos Santos, Pedro Mutinde, que não era do MPLA (mas também não sou da UNITA), foi recentemente exonerado, a seu pedido, pelo presidente da República do cargo de governador de Luanda.

ZIMBABUÉ: Fracassam negociações entre duas facções do MDC
As duas facções do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), oposição ao regime de Robert Mugabe, não chegaram a acordo para a criação de uma frente comum a apresentar às eleições gerais de 29 de Março. Os dirigentes das duas facções do MDC afirmaram que as conversações, que começaram sábado último e terminaram um dia depois, fracassaram devido à distribuição de assentos parlamentares e locais, bem como à escolha do candidato a apresentar às presidenciais, insucesso que deverá fortalecer a posição de Mugabe no escrutínio.

CABO VERDE: Cientistas alemães estudam influência do pó do Sahara na América
O deserto do Sahara despeja anualmente no Atlântico 300 milhões de toneladas de poeira, das quais 15 milhões chegam às Caraíbas, admitindo-se que esse pó influencie a formação dos ciclones que assolam a América, segundo cientistas alemães.

Estes e outros artigos podem ser lidos, na íntegra, em PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: