quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição 150, de 7/Fev/2008

E, finalmente, o Povo saiu à rua... (por Orlando Castro)
- PRM desmobiliza manifestantes à força de bastonadas e de tiros, enquanto FRELIMO apela à calma
MOÇAMBIQUE viveu terça-feira última um violento protesto contra o aumento do custo dos “chapas”. Essenciais (por manifesta incapacidade de o Governo fornecer esse serviço) para o transporte dos trabalhadores que ganham pouco (fora os muitos que só ganham desespero) são também um barómetro da sociedade.

Crónica de Luanda: O livro do pragador (I) (por Gil Gonçalves)
No marxismolenismo tínhamos muito dinheiro, não havia nada para comprar. No capitalismo selvagem há de tudo, mas não temos dinheiro para gastar. Importar é necessário, fabricar não é necessário. A maldade de todas as fomes terrestres. Maldade de maldades! Diz o pragador, maldade e maldades! É tudo maldade. Que vantagem tem o esfomeado, depois do trabalho que fez e não recebe o seu salário? Uma geração de esfomeados perece, e outra, e mais outra, e ainda outra geração perecerá à fome; mas as terras dos ricos enriquecem-nos cada vez mais.

Protestos em Maputo: Retrato de uma cidade em estado de sitio (Pedro Figueiredo/Lusa)
A capital moçambicana está ainda transformada numa cidade em estado de sítio, de onde só se entra ou sai a pé, com barricadas de fogo em algumas das artérias da cidade e o acesso ao aeroporto a fazer-se apenas com escolta militar.
A avenida Acordos de Lusaka, a principal artéria que conduz ao aeroporto, está transformada num cenário de batalha campal entre polícias e manifestantes, que conseguiram cortar este acesso da cidade com um carro e vários contentores de lixo a arder.

Verba da renúncia quaresmal dos Açores vai apoiar vítimas das cheias
As verbas da renúncia quaresmal da Diocese açoriana destinam-se, este ano, a Moçambique, para apoio às vítimas das cheias que recentemente atingiram o país, anunciou ontem o bispo de Angra. Numa nota pastoral, D.António de Sousa Braga explica que o montante da renúncia quaresmal (donativos) vai servir para apoiar o Seminário Teológico Interdiocesano de S. Pio X, de Maputo, e as famílias atingidas pelas recentes inundações.

ZIMBABUÉ: Makoni será adversário de Mugabe nas próximas eleições
O ex-ministro da Economia do Zimbabué, Simba Makoni, líder do partido governante, anunciou ontem a sua intenção de concorrer à Presidência do país nas eleições do dia 29 de Março, nas quais o favorito é o presidente Robert Mugabe, no poder desde 1980. “Compartilho a agonia e a angústia de todos os cidadãos acerca das extremas privações que suportam há anos”, afirmou Makoni, membro do comité central da governante União Nacional Africana do Zimbábue – Frente Patriótica (Zanu-PF), dirigida por Mugabe, de 83 anos.

Pretória critica Nairobi por rejeitar mediador sul-africano
O executivo sul-africano criticou hoje duramente o governo do Quénia por este ter rejeitado o político e empresário Cyril Ramaphosa como mediador na crise que o país atravessa sob o pretexto de Ramaphosa «não ser um mediador honesto». Aziz Pahad, o ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros, disse hoje durante um encontro com a comunicação social que o seu governo «rejeita as razões dadas pelo governo do Quénia com o desprezo que elas merecem».

ANGOLA: Tchizé dos Santos lança forte apelo à tolerância na sociedade
A jornalista e empresária angolana Tchizé dos Santos, publicou um texto no Semanário Angolense onde faz um veemente apelo à tolerância dos angolanos. Neste texto, a filha do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, entre outras nacionalidades, lembra os seus compatriotas que “os portugueses não têm culpa” que em Angola se goste tanto do “seu” “bacalhao com natas”.

Estas e outras notícias podem ser lidas em PDF solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: