sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Alguns destaques da edição151 de 8/Fev/2008

Hospital Central de Maputo recebeu 84 feridos por armas de fogo
O Hospital Central de Maputo recebeu, na terça-feira e quarta-feira, 191 feridos, 84 dos quais atingidos por armas de fogo, revelou o primeiro enfermeiro-chefe dos Serviços de Urgência e porta-voz da unidade. “A maior parte das vítimas atingidas por armas de fogo apresenta uma parte dos seus membros atravessada por balas”, adiantou Filipe Olito Coimbra.

Negociações sobre aumento nos transportes vão demorar
As negociações entre o Governo e os transportadores sobre o aumento das tarifas dos transportes semipúblicos de Maputo “vão chegar a bom porto”, mas demorarão ainda “mais alguns dias”, disse recentemente o ministro dos Transportes de Moçambique. “É definitivo: vamos chegar a bom porto”, disse António Munguambe, no final do segundo dia de conversações com os representantes dos transportadores, que se seguem aos protestos nas ruas de Maputo, iniciados terça-feira, e que já provocaram pelo menos dois mortos e dezenas de feridos.

Por uma juventude mais actuante e unida contra a corrupção e o nepotismo (por Nvunda Tonet)
DESEJO, ardentemente, que a vinda de Cristo redentor fortaleça os laços de amizade, irmandade e de união no seio das famílias moçambicanas e conduza a sua vida à paz do Senhor. Em 2008, alegria, amor e companheirismo devem estar presentes no nosso dia-a-dia. Antes de mais, gostaria de saudar o leitor deste espaço pela passagem de mais um ano. É natural que os cidadãos se sintam reconfortados ou frustrados com os resultados alcançados ao longo do ano transacto. Mas, o importante é estarmos conscientes de que devemos ultrapassar cada etapa da vida com esperança de um futuro melhor.

Global Steel investe 80ME na exploração de carvão
A Global Steel Holdings anunciou recentemente que vai investir 115 milhões de dólares (cerca de 80 milhões de euros) em projectos de exploração de carvão em Moçambique, que deverão arrancar dentro de quatro anos. A Global Steel, que controla a siderúrgica indiana Ispat Industries, junta-se assim às multinacionais Arcelor Mittal e Tata Steel, que no final do ano passado também anunciaram investimentos na mineração de carvão em Moçambique.

Crónicas de Luanda: A casa do sol do poente (por Gil Gonçalves)
“O Inglês e o Indiano associam-se como o azeite e a água. (Provérbio indiano)”
Enchi-me descontentamento e esperança depois dos inúmeros artifícios que usei para conseguir dinheiro e comprar chapas, cimento, e tijolos da rua. Antes com alvíssaras da corrupção consegui legalizar um terreno. Construí o meu casebre e abanquei. Quinze dias depois uma delegação composta de
fiscais, policias e guarda presidencial marcam-me a casota como no tempo do Moisés e do Faraó.

Banco Mundial concede USD 24 milhões para Mali
O Conselho de Administração do Banco Mundial (BM) aprovou terça-feira um financiamento da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) dum montante de 24 milhões de dólares americanos a título do segundo Crédito de Apoio à Estratégia de Redução da Pobreza (CASRP II) do Mali, soube a PANA de fonte segura.

TIMOR-LESTE: «Reinado não é ameaça à estabilidade», diz Xanana Gusmão
O major fugitivo Alfredo Reinado “não é uma ameaça real à estabilidade” de Timor-Leste, declarou à agência Lusa em Díli o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão. “Da parte do Estado, Alfredo Reinado não é uma ameaça real à estabilidade”, afirmou Xanana Gusmão numa entrevista de balanço dos primeiros seis meses do IV Governo Constitucional, que se completam hoje. “Da parte da população, (Reinado) é uma ameaça, já que ele não actuou sozinho e os jovens saíram para a rua em Díli quando viram o ataque a Same”, por tropas australianas, a 03 de Março de 2007, referiu.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra, em versão PDF, solicitando via e-mail ao lado

Sem comentários: