terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Alguns destaques da edição 140 de 23/Jan/2008

Ouro, ouro, ouro negro!
- Ainda são desconhecidas as quantidades de hidrocarbonetos existente na bacia do Rovuma

Um responsável do Instituto Nacional de Petróleos de Moçambique afirmou recentemente em Pemba à Rádio Moçambique haver fortes indícios da existência de hidrocarbonetos na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado. Ramiro Nguilaze garantiu à estação emissora que as várias pesquisas em curso indicam a presença de hidrocarbonetos, mas que ainda se desconhecem as quantidades.

Guiné-Bissau: Nino Vieira, campeão do não sei de nada! (por Francelino Alfa)
Os “marcianos” são extra-terrestres. “Seres” que vivem em Marte. Marte, também é conhecido como “o Planeta Vermelho”, devido à sua cor avermelhada. “ (...) Marte é o quarto planeta a contar do sol e é o último dos quatro no sistema solar, situando-se entre a Terra e a cintura de asteróides”.
De noite, aparece como uma estrela vermelha, razão porque os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o deus da fúria e da guerra. Os chineses, coreanos e japoneses chamam-lhe “Estrela de Fogo”, baseando-se nos cinco elementos da filosofia tradicional oriental. Outras civilizações como os babilónios, Marte era “A Estrela da Morte”. (...)”.

Extradição de presos moçambicanos no Brasil aguarda ratificação do Congresso
A extradição de vários moçambicanos presos no Brasil por tráfico de droga aguarda ainda a ratificação do respectivo tratado pelo Congresso brasileiro, afirmou recentemente a embaixadora cessante do Brasil em Maputo, Leda Camargo.

Espanha vai doar 735 mil euros para ajudar vítimas das cheias
A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) anunciou em Madri que vai doar 735 mil euros ao nosso País para ajudar a fazer face às “graves inundações” que o atingem. “A agência responde ao pedido de ajuda do governo de Moçambique com uma doação inicial de 235 mil euros que serão geridos pelo Gabinete Técnico de Cooperação em Maputo”, lê-se num comunicado que a AECID divulgou na sua página na Internet.
Na nota, a agência afirma ainda que vai destinar também 500 mil euros ao Programa Alimentar Mundial (PAM), o que “permitirá abastecer 280 mil pessoas”.

ZIMBABUÉ: Mediador Mbeki perde credibilidade quando data das eleições se aproxima
O Presidente sul-africano Thabo Mbeki, mediador mandatado pela Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) para aproximar Governo e oposição no Zimbabué, é alvo de críticas crescentes no seu país pelo aparente falhanço da sua missão.
Depois de regressar da sua última viagem a Harare, capital do Zimbabué, na quinta-feira, onde, com muita fanfarra, se encontrou com o seu homólogo Robert Mugabe e com dirigentes da oposição (MDC), Mbeki tem-se mantido no mais absoluto silêncio sobre os resultados da jornada negocial.

Joaquim Morais escreve sobre Angola e Savimbi
Angola para todos os angolanos, Um símbolo Uma bandeira Uma pátria», é o título do livro de Joaquim Morais que será apresentado em Braga (Portugal) no próximo dia 9 de Fevereiro, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Artigos desenvolvidos na edição em PDF que podem aceder através do e-mail ao lado

Sem comentários: